quinta-feira, 28 de agosto de 2008

PSD-Madeira vinga-se do PSD nacional

O PSD-Madeira ainda não digeriu o desprezo que o PSD nacional concedeu à possível candidatura do seu idolatrado chefe dr. Alberto à liderança. Como represália e vingança política, quase todos os dias, atacam a dra. Ferreira Leite, a sua líder eleita. O PS agradece esta inesperada coligação.
E quanto à ilustre ideia do tal novo partido do dr. Alberto, este grande projecto não pretende atingir o PS, antes pelo contrário, com esta possível divisão, o PS aplaude. Eu até considero que esta ideia nem tem como propósito destruir o PSD nacional. Este plano político-partidário tem um único objectivo: o interior do PSD-M. No continente ninguém o quer, por isso, precisa de uma solução pessoal.
Na Região, quem ganha eleições é o dr. Alberto e ele quer continuar a ser o líder incontestado, mas com uma auréola renovada, pseudo-restaurada. Quer um partido só seu, limpo de delfins e pretendentes seja lá do que for, criado por si, onde só entra quem ele quiser e como entender.
Teria uma certa piada o dr. Alberto ser o principal responsável pela destruição do PSD-M! O PS assiste ao circo e continua a aplaudir.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

O envelhecimento da nossa população



Tal como na restante Europa, a população portuguesa está a envelhecer e as medidas políticas implementadas, tentando contrariar esta realidade, foram poucas e têm sido ineficazes. Os governos, irresponsavelmente, têm desvalorizado este problema, quando decidirem intervir esperemos que não seja tarde.
"Em 2035, um em cada quatro portugueses terá mais de 65 anos. Segundo um estudo do Eurostat divulgado ontem, o índice de envelhecimento atingirá valores verdadeiramente alarmantes dentro de 27 anos.
Nessa altura, segundo noticia a agência Lusa, 24,9 por cento da população portuguesa terá mais de 65 anos, contra os 17,4 por cento actuais. Em 2060 serão 30,9%.
O Instituto de Estatística europeu prevê também que, em 2015, a taxa de mortalidade ultrapasse a da natalidade.
A única solução para o crescimento da população europeia será a imigração.
Na Região, existem 73 idosos por cada 100 jovens. Há cada vez mais idosos e menos jovens na Madeira. Nos últimos 10 anos, o índice de envelhecimento não parou de aumentar, passando de 63,3 em 1996 para 73,2 em 2007, segundo a Direcção Regional de Estatística.
Contam-se já 73 residentes com mais de 65 anos por cada 100 crianças até aos 14".

A guerra, a Rússia e a Géorgia!!




O Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, anunciou que a Rússia reconhece a independência das duas repúblicas separatistas da Geórgia, a Abkházia e a Ossétia do Sul.
“Inaceitável”, “ilegal” ou “injustificável” são alguns dos adjectivos usados pelos países ocidentais para criticar o reconhecimento russo da independência da Ossétia do Sul e Abkházia. O Reino Unido propõe mesmo a formação de uma coligação internacional contra a “agressão russa na Geórgia”.
Esta situação complica-se de dia para dia. Esta gente já tinha saudades da guerra, da morte, da dor e da crueldade.
Há homens a gerir os destinos do mundo que nem entre os animais irracionais deveriam encontrar guarida.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

As alterações do novo Estádio do Marítimo

Afinal, o Governo Regional vai entregar o Estádio dos Barreiros ao Marítimo clube e não à SAD? Esta mudança de planos vem mostrar, mais uma vez, o desacerto do GR e a sua falta de estratégia.
O Interesse público do estádio vai continuar? Mas como, se a estratégia comercial do novo Estádio se mantém? É, no mínimo, positivo começarem a fazer alguns acertos à ideia inicial, no entanto, não são suficientes.
Já agora, como é que anda aquela história das suspeitas de fraude fiscal do Marítimo?

Extracção ilegal de areia nos Socorridos!

Há coisas que ninguém consegue perceber. Então, a Câmara Municipal do Funchal, através do seu vereador Costa Neves, alerta para o perigo na Ribeira dos Socorridos? O senhor vereador receia que, se a extracção ilegal de areias continuar, a Central Térmica corre perigo?
-
O DN noticia:
-
"A Câmara Municipal do Funchal (CMF) reforça o alerta para os perigos subjacentes à extracção ilegal de areia na Ribeira dos Socorridos, dois meses depois do DIÁRIO ter denunciado a prática.
Costa Neves, vereador do Ambiente, faz votos para que a remoção cesse na totalidade e para que "o leito da ribeira seja reposto" antes do período de chuvas.
"Espero que isso venha a acontecer antes de Outubro", afirma. O vereador da CMF chama a atenção para a dimensão da Ribeira dos Socorridos e para a proximidade com a Central Termo eléctrica da Vitória. "É uma ribeira muito grande e com capacidade para acumular caudais de água muito volumoso", vinca.
Para Costa Neves, a forma como se processou a extracção de inertes e como "o leito está estrangulado em algumas áreas" é preocupante.
O representante da Câmara do Funchal diz mesmo que a ribeira pode vir a ser "uma verdadeira dor de cabeça", uma vez que a exploração do leito já envolveu uma área significativa "desde a foz da Ribeira dos Socorridos até praticamente a afluente Ribeira da Lapa".
Contra as directivas do Governo Regional, a extracção de inertes prosseguiu em força no mês de Julho, não havendo indicações, quer na Câmara, quer na Associação Quercus, de que a actividade tenha sido suspensa".
Esta reacção da CMF insinua tentativa de sacudir a água do capote.
Alguém que me explique!! Mas não existe lei? Não vivemos num Estado de Direito? Ou andam a atirar areia para os olhos para nos entretermos?
Se a extracção é ilegal, como confirmam, por que razão não se pediu ao Ministério Público que mandasse parar essa extracção?
Segundo consta, nesta história, existem alegados pequenos (grandes) pormenores que ainda ninguém explicou aos madeirenses!!!!

domingo, 24 de agosto de 2008

Jogos Olímpicos de Pequim - encerramento

Os jogos Olímpicos de Pequim terminaram. Assisti a uma grande quantidade de competições. Algumas delas foram fantásticas, o espectáculo proporcionado pelos atletas foram de uma beleza marcante.
Pequim trabalhou para surpreender e conseguiu. Apesar dos problemas com a poluição, das encenações, das ginastas sem idade suficiente para competir, segundo os regulamentos, das falsificações e dos truques olímpicos que encenaram, evitando quaisquer erros ou imperfeições, "tudo em prol do interesse nacional", os chineses conseguiram brilhar na abertura, no encerramento e durante os jogos com as medalhas de ouro conquistadas.
Uns Jogos que ficarão na história.
Quanto a Portugal, é a hora de definir o que pretende conquistar nos próximos Jogos Olímpicos de LONDRES 2012.

sábado, 23 de agosto de 2008

PSD-Madeira sem dignidade! Um novo partido?

A maioria destes senhores do PSD-Madeira, salvo raras e honrosas excepções, caem na incoerência com uma facilidade estonteante.
Andaram, anos e anos, a dar a vida pelo seu PSD-M, o PSD-M era o único partido perfeito, eram os autonomistas, defensores da liberdade e da democracia. Era o partido do povo, o único que defendia as questões sociais, a cultura, opatrimónio, a orla marítima e a criação de riqueza.
O PSD-M era aquele que tinha conseguido construir um paraíso na terra, a nossa Madeira, para eles a Madeira livre.
Mas eis que o seu idolatrado chefe, o que lhes garante as vitórias e as benesses, o dr. Alberto, disse que queria um novo partido porque o que existia já não servia para nada. E o dr. Alberto não fez bluf, nem estamos na presença de uma brincadeira de verão.
Estranhamente, ou não, estes tais senhores PSDs vão todos que nem cordeirinhos com medo de represálias, agachadinhos e a rastejar dizer que concordam com o dr. Alberto, que ele é que tem razão, que a ideia de um novo partido até é boa caso o PSD não consiga derrotar o PS de José Sócrates.
Mas o dr. Alberto não tinha dito que se iria reformar da política? Onde pára a colona vertebral.
Ao ponto a que isto chegou. O que as pessoas são capazes de fazer para continuarem a garantir os seus jogos e tudo o que sabemos, mas não podemos dizer.
Tenham alguma dignidade!

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Jogos Olímpicos - Nélson Évora -"Deco do atletismo"

Os jornais chineses falam da vitória de Nelson Évora no triplo salto com imensos elogios. Referem-se ao nosso Campeão Olímpico como o 'Deco do atletismo', uma vez que, tal como Deco, obteve a nacionalidade portuguesa.
Os pais de Nelson Évora têm nacionalidade cabo-verdiana e o jovem atleta nasceu na Costa do Marfim, em 1984, obtendo a nacionalidade portuguesa em 2001.
Pois é, será um tema discutível, mas se analisarmos todos os atletas que participam nos Jogos Olímpicos, teremos muitas dificuldades em conhecer os seus países de nascimento.
Os casos mais badalados foram os dos brasileiros, Jorge e Renatão, e brasileiras, Cristine Santana e Andreza Martins, do voleibol de praia que representaram a bandeira da Geórgia.

Jornal da Madeira...

Hoje, recolhi gratuitamente o Jornal da Madeira de um dos expositores espalhados pelo Funchal e surgiu-me uma dúvida.
Passados estes meses da célebre mudança de estatuto de gratuito para preço simbólico de 10 cêntimos, alegadamente para cumprir a lei da concorrência, será que alguém consegue explicar aos madeirenses quais foram os resultados dessa inteligente jogada?
Já cumprem a lei da concorrência? Já não recebem os milhões de euros de apoios do Governo Regional? Já existe pluralismo no Jornal da Madeira?
Embora o JM tenha alterado o estatuto de gratuito para um custo de 10 cêntimos, o JM continua a ser distribuído gratuitamente e, nos locais de venda, as ordens que existem é para que não cobrem qualquer cêntimo pelo Jornal, deve ser distribuído gratuitamente, como antes.
Então, em que ficamos? A situação é a mesma! Foi um faz de conta! Para que foi toda aquela trapalhada de gratuito a não gratuito, mas que afinal continua gratuito?
O PSD-M ainda não resolveu o problema que criou nem encontra soluções credíveis. Continuam a tentar enganar tudo e todos, mas os erros estratégicos são tão visíveis que quem se deixar enganar é porque decidiu ser cego o resto da vida.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Futebol feminino- Selecção Nacional de sub-19



A Selecção Nacional Feminina Sub-19 inicia a época de 2008/2009 com um estágio de preparação de três dias, no Estádio Nacional e das 35 jogadoras chamadas pela seleccionadora nacional, três são de clubes madeirenses, mas quero aqui destacar a já habitual convocação da nossa craque madeirense, ribeirabravense, Amélia Pereira.
Muitos parabéns.

Jogos Olímpicos Beijing-2008 - Liu Xiang lesionou-se!



Depois de participar na primeira largada para a prova de 110 m com barreiras que foi queimada, o velocista Liu Xiang desistiu de participar das eliminatórias devido a uma lesão.
Considerado como um herói nacional da China, Liu Xiang pediu desculpas por ter desistido dos Jogos Olímpicos.
Liu Xiang lesionou-se e abandonou a pista sem iniciar a sua corrida. Os chineses entraram em estado de choque.

Alberto João e o novo Partido...

O dr. Alberto João Jardim quer um novo partido para combater o PS de José Sócrates? Depois de terem recusado a sua candidatura à liderança do PSD nacional, colocando-o fora da equipa, surge o inesperado "deus ex machina" da era contemporânea a resolver o seu problema pessoal com a criação de um novo partido nacional. E o PSD-Madeira em que ficava? Coligavam-se?
Esta nova peripécia do dr. Alberto faz-me lembrar aquelas crianças que jogavam na equipa de futebol lá do bairro porque eram os donos da bola.
Caso contrário não seriam escolhidos para jogar, uma vez que não tinham jeito nenhum para o futebol.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Wang Xiaofeng: Portugal nos Jogos Olímpicos é alvo de brincadeira...

Os chineses brincaram com a selecção olímpica portuguesa, também têm esse direito. Quantas vezes também já brincámos e soltámos fortes gargalhadas à custa dos chineses, da sua língua e de muitos dos seus hábitos.
O jornalista chinês Wang Xiaofeng da revista Sanlian Life Week, no seu blogue www.xiaofeng.net, alterou uma fotografia da selecção olímpica portuguesa a desfilar na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos (JO), associando o nome de Portugal em chinês e a bandeira nacional a uma marca de dentífrico e a um sorriso perfeito.
"Sinto que preciso de explicar. Antes de mais, não tenho más intenções. (...) Se ofendi alguns portugueses, gostaria de pedir desculpa", escreveu o jornalista, em inglês, e assinalando que a barreira da língua e a diferença cultural podiam levar a mal entendidos.
"Quando os atletas portugueses entraram no Estádio Olímpico, com o cachecol metade verde e metade vermelho, lembrei-me logo da embalagem da marca de pasta de dentes Colgate", contou Wang à agência Lusa.
O significado da palavra Portugal, que em chinês se diz Putaoya, foi o outro ponto de partida para a brincadeira, segundo explicou o jornalista.
"Putao" significa "uva" em chinês, e "ya" significa "dente".
A fotografia manipulada mostrava a equipa portuguesa a sorrir para o público e a exibir cachecóis com o nome de Portugal escrito em caracteres na metade verde e a marca Colgate na metade vermelha.
Wang encontrou a imagem dos atletas olímpicos lusos na página de Internet do jornal China Youth Daily e recorreu ao Photoshop para a transformar.

Presença portuguesa nos Jogos Olímpicos


Os resultados dos atletas portugueses são muito bons, não poderíamos esperar mais. Basta assistir às provas para percebermos que perante tanta qualidade dos atletas dos outros países, o nosso Portugal ainda tem um longo e penoso percurso a fazer. Quando ouvi, numa entrevista, um dos nossos atletas eliminado dizer que à hora da sua prova deveria estar a dormir, porque era muito cedo e não rende tanto àquela hora, está tudo dito. Com esta mentalidade não vamos a lado nenhum.
Felizmente temos uma grande senhora que se chama Vanessa Fernandes. Ganhou uma medalha de prata e demonstrou que é das melhores do mundo.
Aguardemos pelos restantes resultados.

Porto Santo

Parece que as coisas lá para os lados do Porto Santo não andam lá muito bem. A qualidade não existe só nas palavras.
Filipe Malheiro já alertou no seu blogue e diversos amigos que chegaram daquela Ilha trazem notícias pouco abonatórias.
Será por isso que o Cristiano Ronaldo pensa em desistir do tal projecto de luxo? Naturalmente que não.

domingo, 17 de agosto de 2008

A droga e o álcool na Madeira...

O Diário de Notícias, http://www.dnoticias.pt/, traz a seguinte notícia sobre este flagelo:
-
Data: 17-08-2008

"Plano para a droga e álcool sem resultados
Técnicos pedem 'reformulações' urgentes à política do Governo; comissão antialcoólica, criada em 2004, aumentou reinternamentos no 'Trapiche'
-
Suspenso. Será esta a palavra que melhor descreve o estado da Região no campo das toxicodepêndencias. Os resultados das políticas governamentais tardam em aparecer, as críticas abundam entre os técnicos no terreno, onde também não faltam indícios das falhas no sistema, mas há um momento certo para se falar. Ninguém quer ser responsabilizado", explica o psicólogo Emanuel Alves".
Pois é, mas quem é que nos tem governado ao longo dos anos? Quem foi que disse que a aposta no futebol era para retirar os jovens destes flagelos?
A resposta é fácil, porque a culpa é da oposição. Que culpas têm os governantes do PSD-Madeira? Nenhuma!
Os partidos da oposição é que deveriam ter investido em políticas eficazes e não os governantes!
A CULPA É DA OPOSIÇÃO... e não se fala mais do assunto.
Qual droga qual quê, qual alcoolismo qual quê, o mais importante é que enviámos muitos atletas madeirenses aos Jogos Olímpicos. Isto é que é obra do PSD-Madeira.

sábado, 16 de agosto de 2008

Jogos Olímpicos e Michael Phelps




Michael Phelps é, hoje, o homem do momento. A partir de agora, ninguém pode falar de Jogos Olímpicos sem se referir a este fenómeno da natação que merece todas as honras. Eis um exemplo de dedicação, empenho e espírito de sacrifício. Os resultados deste enorme nadador definem o seu estilo: ganhou 8 medalhas de ouro.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Os Jogos Olímpicos, a Rússia e a Geórgia!!

A Rússia e a Geórgia deram mais um exemplo da faceta de hipocrisia do ser humano. Nestes novos tempos, quando se esperava que os problemas políticos, pelo menos numa Europa democrática, deveriam ser resolvidos com a força do diálogo e com as armas da palavra e da argumentação, agarram-se novamente aos hábitos animalescos da violência e da morte gratuita.

Espalhar a morte entre os homens, as mulheres e as crianças pelo domínio de Ossétia do Sul, um ex-território soviético que em 1992 proclamou a independência, é um acto inominável de puro desprezo pela dignidade humana.


Durante os Jogos Olímpicos, a Rússia e a Geórgia entram em estado de guerra declarada e o mais revoltante é ouvir, dos dois lados do conflito, que esta guerra, um assassínio colectivo, tem como objectivo a protecção dos cidadãos. Mas que paradoxo.
Neste confronto, os únicos inocentes são os povos que apenas sonham com uma vida de paz e de liberdade.
Em termos políticos, os governantes de um lado e de outro são todos responsáveis e sanguinários. Em vez de semearem a morte, obrigando os soldados a espalharem o terror, estes políticos deveriam pegar nas armas e lutar uns contra os outros até se aniquilarem, mas longe dos povos. É muito fácil mandar os outros se matarem.


Os confrontos garantem o sofrimento e o desespero entre todos, aqui não existem vencedores, todos são derrotados, o povo perde as suas habitações, muitas mães perdem os seus filhos, as mulheres os seus maridos e os filhos os seus pais.
Quando decorrem os Jogos Olímpicos, um espectáculo que, através da competição, deveria servir para aproximar e reconciliar os povos, como simbolizam os cinco anéis de cores diferentes entrelaçados representados na bandeira, os políticos daqueles territórios, autênticos impostores, decidem competir com o sangue dos seus próprios povos.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Cristiano Ronaldo no Porto Santo


Afinal como é? Cristiano Ronaldo desistiu ou não desistiu de construir um empreendimento de luxo na Ilha do Porto Santo? Se desistiu, quem são os responsáveis? Ou será melhor desistir mesmo?
Outra pergunta: A Praia do Porto Santo será privatizada em parcelas ou não? Uns governantes dizem que sim outros dizem que não!!