domingo, 30 de setembro de 2007

Mais uma "NEGOCIATA" do PSD-M


A política, que deveria ser uma das actividades mais nobres da sociedade, cai na lama, quase todos os dias, e o mais frustrante é que os principais responsáveis por esta imagem tão degradada são os próprios políticos.
Na Madeira, o PSD-M prepara, às escondidas, um enorme insulto aos madeirenses. O PSD vai apresentar uma proposta de lei, na Assembleia Legislativa da Madeira, com o objectivo de aumentar significativamente os dinheiros para os partidos.
Depois do volumoso “JACKPOT” do ano passado, negociado para os partidos enriquecerem, o PSD-M vem agora inventar mais uma aldrabice.
Agarrando-se à sua prepotência de sempre, vão roubar ao erário público mais verbas e impor mais uma nova “negociata” para que os partidos políticos da Região passem a receber ainda mais por cada deputado eleito.
Hoje, os partidos já recebem, por cada deputado eleito, cerca de 86 mil euros anuais. No entanto, os mesmos políticos que estão no poder Regional e tanto lamentam as dificuldades económicas da Madeira preparam-se para aumentar as verbas para os seus cofres partidários, na ordem dos 100 mil euros anuais.
Quero ver depois como é que vão explicar aos madeirenses que não há dinheiro para a saúde; que não há dinheiro para a educação; que não há dinheiro para apoiar os idosos.
Em suma, com que lata é que vão dizer aos madeirenses que o Governo Regional do PSD não tem dinheiro para os diversos apoios de cariz social, quando desviam, pela calada, o dinheiro de todos nós para os caprichos e mordomias dos partidos políticos?
Um escândalo do tamanho do mundo!

sábado, 29 de setembro de 2007

Ser Poeta

O poeta
abre a casa da pedra irreal
para esboçar a areia sem cor

cria o espelho com o linho das palavras
pois só ele conhece a dança da primavera
nos lábios frágeis de uma flauta.

Com a nitidez das notas
ergue as pálpebras
o poeta
contra a arrogância do vento

e não esconde o mito original
de juntar o aroma dos pomares
ao sal de uma lágrima
liberta
pelo esplendor da criação.

Rui Caetano

(Desta vez, deixo aqui uma poesia da minha autoria)

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

VERGONHA hoje na Assembleia Municipal do Funchal

Hoje, houve uma reunião da Assembleia Municipal do Funchal e assistiu-se a uma vergonhosa atitude de alguns autarcas do PSD.
Ora, quando um dos autarcas do PS começou a intervir, da ala onde se encontravam agrupados os representantes do PSD ouviram-se uivos, gritos prolongados e lamentosos de cão, e, pasme-se, alguém começou a ladrar, qual cão de fila. É mesmo verdade! Ladravam como autênticos cães, a tentarem humilhar o autarca do PS que falava.
A falta de respeito atingiu o topo da indecência.
O que estes meninos mimados e domados pelo poder absoluto fizeram foi de uma falta de dignidade atroz. Agiram com uma falta de elevação sem retorno. Foi do mais baixo que já se assistiu.
O mais grave é que não foi a primeira vez, em outras reuniões da Assembleia Municipal, as mesmas cenas já tinham ocorrido.
São por atitudes deste quilate que os cidadãos fogem da política, são por estas razões que os políticos e a política têm a imagem tão degradada.
O sr. presidente da Assembleia Municipal vai assistindo e fazendo de conta que não está a ouvir.
Podem dizer que não se deve informar estas situações, que só servem para prejudicar a imagem da política.
Podem dizer inclusive que são questões menores, mas eu não me importo, estou indignado. Não somos santos, não somos puritanos, no entanto, estas atitudes são de gente sem um mínimo de honradez.
E os cidadãos têm de conhecer os comportamentos desta gente que está na política, mas que ao agir desta forma mostra que não tem educação, nem formação de base, nem berço, nem aceitam os valores da liberdade nem os da democracia. Em suma, não sabem viver numa sociedade plural.

Um aqueduto abandonado na Ribeira Brava


O Governo Regional e as autarquias da Madeira não possuem uma política do Património. Esqueceram-se de preservar a nossa história, desvalorizando as suas reais potencialidades tanto em termos turísticos, como na criação de qualidade de vida para os cidadãos.
Investiram num desenvolvimento apressado e sem planeamento, desqualificando, por isso, a paisagem urbana e rural.
Não nos podemos esquecer de que as artes, a arquitectura, a preservação do ambiente e da paisagem, a recuperação de centros ou núcleos históricos constituem um valor cultural imprescindível para a formação da identidade e do carácter de uma cidade, de uma freguesia ou de uma localidade.


A política cultural das autarquias não se pode limitar a organizar espectáculos musicais e a atribuir subsídios, embora sejam muito importantes, é preciso muito mais.
Uma verdadeira política cultural tem de se ligar às questões do património. O turismo procura na Região o deslumbramento da natureza, a paisagem, o clima e a segurança. O turista procura, nos concelhos que percorre ao longo da ilha, a nossa autenticidade, a originalidade de cada sítio, as nossas características rurais.
Como é evidente, deverão ser as Câmaras as primeiras a defender este património natural e a incentivar a sua preservação.
Um desafio: sejam inovadores e criem uma Sociedade de Desenvolvimento do Património.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Secção do PSD no Maringá? E em Marte?

Estas eleições do PSD transformaram-se numa anedota. Dos ataques pessoais, às irregularidades, passando pelo pagamento de quotas a mortos e agora surge uma secção do PSD em Maringá. Nem me atrevo a classificar o acto eleitoral interno laranja como uma comédia, porque de comédia não tem nada, é mesmo uma anedota daquelas que nos atira ao chão de tanto rir à gargalhada.

Filipe Meneses, candidato à liderança do PSD, afirmou que o Marques Mendes pagou a quota a 200 militantes da cidade do Maringá, uma recôndita cidade do Paraná.
Ora, se o Marques Mendes ganhar estas eleições, o que não fará nas eleições legislativas de 2009. Com esta força toda, vai descobrir eleitores em Marte. O Sócrates que se prepare.

Dia Mundial do Turismo

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Turismo! Muito bonito e interessante em termos de promoção do nosso destino turístico.
Mas... e nós, e nós os madeirenses, e nós os que sonhamos, há anos e anos, por um dia pagarmos uma viagem ao continente português a um preço acessível às nossas bolsas. Para quando o dia mundial em que os responsáveis do Governo anunciarão a redução dos preços das passagens aéreas entre a Madeira e o Continente?
E não venham agora acusar apenas o Governo Socialista, este problema vem desde sempre, estiveram no Governo o Cavaco, com maioria absoluta, o Durão Barroso, o Santana Lopes e o Paulo Portas, todos da direita, desde o PSD ao PP, e nada fizeram.

As justificações vinham ornamentadas com conjuntos de frases feitas, traziam muitas flores e alguns bailinhos, todavia, o preço das passagens, em vez de reduzir, ia aumentando, ano após ano, atingindo preços exorbitantes.
Este governo está a dar os primeiros passos nesta matéria, embora esteja a andar demasiado devagar, aliás, até arrisco a dizer que com esta velocidade, apenas os nossos bisnetos é que vão usufruir deste direito de pagar um preço acessível para viajarem ao Continente.
E, por favor, não venham com mais desculpas inócuas. Resolvam o problema e já!

Resultado da Sondagem

A Sondagem que lancei, aqui neste espaço, sobre os Parques Empresariais, terminou. O resultado foi bastante esclarecedor. O empate entre as Câmaras e as Associações de Empresários é curioso, as duas soluções são viáveis não só pelo facto de estarem por dentro das necessidades dos empresários e conhecerem as realidades locais, como pela simples razão de o responsável pela gestão dos Parques não ter conseguido trazer resultados positivos para os Concelhos.
Não há dúvida de que os Parques Empresariais da Região devem sair da alçada da Madeira Parques. Falharam em todos os aspectos.
Pois, se as Câmaras continuam a licenciar empresas fora dos Parques, em alguns casos a uns míseros 500 metros de distância, quer dizer que estão de costas voltadas para a Madeira Parques, quer dizer que não confiam na gestão dessa Empresa, quer dizer que os referidos Parques continuarão vazios, apesar dos milhões gastos.
Perante esta realidade, o governo só tem um caminho: fechar a Empresa Madeira Parques e poupar os milhares de euros de ordenados chorudos que paga aos gestores.

Quase nada



O amor
é uma ave a tremer
nas mãos de uma criança.
Serve-se de palavras
por ignorar
que as manhãs mais limpas
não têm voz.


Eugénio de Andrade

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Traidores no PS-Madeira!!


Já não é de agora, todavia, nos últimos tempos, a situação ganhou contornos tão evidentes e descarados que é preciso resolver a questão o mais breve possível.
O blogue do Filipe Malheiro, ilustre militante e secretário-geral adjunto do PSD-M, publica informações fidedignas sobre reuniões da Comissão Política do PS-M, relatando, quase ao pormenor, as várias intervenções, dizendo o que um disse e o outro não disse, contando quem entra e quem sai, descrevendo quem se espreguiça e quem boceja e tudo isto pouco tempo depois de terminada a reunião.
Outras vezes, como recebe alguma informação sobre a vida interna do PS-M, primeiro do que os dirigentes do PS, publica as notícias em primeira mão no seu blogue. O caso mais recente é o da demissão de militante do Vereador de Câmara de Lobos, eleito nas listas do PS. Eu, por exemplo, tive essa informação através do referido blogue.
Não sei se existe um traidor no seio do PS, também não sei se existem mercenários nos órgãos do partido que vendem informações, o que sei e todos já se aperceberam é de que alguém trafica informação. O mais interessante é que até sabemos quem é a fonte covarde que, segundo o Filipe Malheiro, ganhou o seu respeito e confiança, face à credibilidade da notícia dada. Cá por mim, resolvia o assunto já.

O que esta fonte traiçoeira, sem coluna vertebral e sem qualquer dignidade se esquece é que quem se transforma em traidor e covarde uma vez, quem vende a alma a cada esquina e a qualquer preço tende a vender-se durante toda a vida. E se tiver oportunidade vende a mãe ao primeiro que aparecer, por isso, será tratado sempre como um traidor em qualquer partido. Curve-se as vezes que se curvar, será tratado sempre como alguém ignóbil e desprezível, até por quem o comprou.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Os mortos já votam no Marques Mendes



Esta guerra interna no PSD está a um nível elevadíssimo. Então não é que acabei de ouvir na televisão um dos candidatos a acusar o outro de ter pago as quotas de dois militantes que já tinham falecido.
Ora, na Madeira, em tempos, os mortos votavam no PSD-M, agora, no Continente, com o Marques Mendes e para o Marques Mendes, os mortos também já votam.

Poesia para um sonho


Confiança

O que é bonito neste mundo, e anima,
É ver que na vindima
De cada sonho
Fica a cepa a sonhar outra aventura...
E que a doçura
Que se não prova
Se transfigura
Numa doçura
Muito mais pura
E muito mais nova...


Miguel Torga

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Ainda os Professores e os Alunos

Quem é que formou e enformou os cidadãos de hoje, desde os mais simples aos mais capazes, passando pelos excelentes e grandes cérebros da economia, das finanças, da cultura e dos políticos que ocupam os diversos sectores e espaços organizativos da nossa sociedade? Foram os professores! Quem é que ensinou estes ilustres a ler e a escrever, a analisar e a reflectir? Foram os professores!
O ensino tem andado ao sabor de vaidades políticas. Num ano, exigem exames nacionais e provas globais, no outro, retiram-nos. Alteram as estruturas dos currículos sem ouvirem os professores, aumentam os conteúdos das disciplinas sem ajustar a carga horária; facilitam as transições de ano lectivo e inventam interrupções lectivas.
E os professores?! Adaptam-se a esta instabilidade, ano após ano, política após política, obrigados a cumprir os extensos programas!
Hoje, as funções docentes não se limitam a trabalhar os conteúdos das disciplinas, também prescrevem aos professores as tarefas de educarem para: a sexualidade, questões ambientais, primeiros socorros, alimentação saudável, segurança rodoviária, respeito e valorização dos idosos.
Gerem conflitos, ajudam a solucionar os imensos casos de alcoolismo, drogas, roubos e agressões entre os alunos. Transformam-nos ainda em pais, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais... e, por vezes, são alvos das raivas, insolências e violência dos alunos.

domingo, 23 de setembro de 2007

Ser Professor Hoje

Amanhã inicia-se, na Região, o ano lectivo. A azáfama recomeça, os alunos vão à procura de um sonho, enquanto os professores tentarão fazer o seu melhor.
Esta profissão atravessa, talvez, o seu pior período, sendo o problema do desemprego o mais grave e o mais difícil de resolver.
Os professores representam um dos pilares fundamentais de uma sociedade desenvolvida, fazendo parte de um dos sectores mais decisivos para a construção do futuro.

A escola não se limita a transmitir conhecimentos, pois os professores assumem o papel de educadores e formadores, ajudam os alunos a adquirir, a organizar e a gerir o saber, ao mesmo tempo que lhes transmitem valores de cidadania e responsabilidade, garantindo a formação integral dos homens e mulheres da sociedade.
A Educação precisa de uma reforma séria e o primeiro lance até poderá incidir na área dos professores, porque nem tudo corre bem no reino da docência, todavia, o sucesso das novas medidas depende da capacidade do governo em motivar, mobilizar e melhorar o potencial dos professores.

sábado, 22 de setembro de 2007

Poesias que nos ensinam


O Dia

Passa o dia contigo
Não deixes que te desviem
Um poema emerge tão jovem tão amigo
Que nem sabes desde quando em ti vivia.


Sophia de Mello Breyner Andresen

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

A intolerável realidade do nosso futebol


As contas do nosso futebol.
Apresento as contas de um clube madeirense que se encontra a disputar o Campeonato Nacional de Futebol, na II Divisão, Série B, o Clube Desportivo da Ribeira Brava. Não expresso, para já, qualquer comentário. Analisem estas contas recolhidas do seu relatório de contas de 2006.
Subsídios recebidos pelo Clube:
Dos cofres da Câmara Municipal: 240.736,25 €
Por via do IDRAM recebem mais: 381.395,22 €
Do governo regional mais: 28.512,23 €

Receitas
O Clube arrecadou, no ano inteiro, em venda de bilhetes, 908 €, menos do que no ano anterior que foi de 1.415,00 €. Os sócios pagaram 3.749,56 € de quotas, também inferior ao ano transacto que foi de 5.617,50 €.

Despesa total
Durante o ano de 2006, o relatório do clube apresenta uma despesa total de 650.310,71 €.

Dívidas à banca
O clube pagou, durante o ano de 2006, a quantia de 23.327,62 € apenas para pagar juros da dívida. Tendo entregue também à banca 227.426,72 € com o objectivo de amortizar a dívida que ainda se situa nos 252.520,18 €. É curiosa a forma como alguns dos custos são indicados no relatório, vejamos: apresenta custos com pessoal de 350.172,54 €. Mais à frente, indica a verba de 98.402,66 € de ordenados de jogadores. E depois volta a apresentar uma outra verba de 170.850,00 €, referente ao pagamento de honorários.

Poesias

Passamos pelas coisas sem as ver,
gastos, como animais envelhecidos:
se alguém chama por nós não respondemos,
se alguém nos pede amor não estremecemos,
como frutos de sombra sem sabor,
vamos caindo no chão, apodrecidos.

Eugénio de Andrade


Temos de olhar para o que acontece a nosso redor!

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Parque Urbano de São Vicente


Na Vila de São Vicente foi inaugurado, em Setembro de 2004, pelo Governo Regional, um empreendimento, da responsabilidade da Sociedade de Desenvolvimento do Norte da Madeira, chamado Parque Urbano.
Gastaram milhares de euros para edificarem um conjunto de contentores de cimento para lojas comerciais, mas, porque não fizeram qualquer estudo de necessidades, nem se preocuparam em planear o investimento de modo que tivesse viabilidade económica, o projecto resultou num fracasso.
Passados apenas dois anos da sua conclusão, houve a necessidade de remodelar todo o projecto tornando-o num espaço mais homogéneo e funcional. Levaram dois anos a perceber que o brutal investimento na infra-estrutura pública tinha falhado na captação de investimento privado.
Estamos na presença de outro exemplo de vergonhosos desperdícios dos dinheiros públicos. E foram os próprios autarcas do PSD-M que afirmaram que o projecto não tinha sido feliz e, por isso, as mudanças seriam necessárias.
Isto é, mais gastos do erário público para recuperar mais uma obra mal concebida pelos senhores do poder laranja.

Políticas Intermunicipais

Nos tempos modernos, o poder local já não pode ser visto como um bairro fechado dentro de si mesmo. Hoje, exige-se uma outra visão estratégica. Considero primordial o relançamento de um debate que promova políticas de parceria intermunicipal. Há problemas que são comuns a todos os Concelhos, por isso, a intervenção conjunta dos diversos municípios obterá melhores resultados e efeitos mais práticos.
As cidades e/ou os concelhos madeirenses deveriam funcionar, em muitos aspectos, como uma área metropolitana. As Câmaras devem rentabilizar os recursos públicos, apostar na convergência de meios e de apoios a vários níveis, definindo, deste modo, uma política de desenvolvimento sustentável que garanta a qualidade de vida dos cidadãos.
Nesta perspectiva, há um conjunto de medidas estruturantes, como os transportes públicos, as actividades culturais, a educação e outras mais, que deveriam ser planeadas em conjunto.

Aquilino Ribeiro


Ontem foram transladados os restos mortais do escritor Aquilino Ribeiro para o Panteão Nacional, em Lisboa. Considero este acto simbólico como uma forma de homenagear um dos grandes vultos da literatura portuguesa. Aquilino nasceu a 13 de Setembro de 1885, no Carregal e faleceu em 1963.
Das mais de 70 obras escritas, relembro as mais conhecidas: A Casa Grande de Romarigães; O Malhadinhas e Quando os Lobos Uivam.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

José António Chaves um homem das letras com qualidade



O meu amigo e colega de mestrado, José António Chaves, foi o vencedor do conhecido Prémio Literário Vergílio Ferreira 2007, vertente ensaio. O seu trabalho tem como título As Vozes das Mulheres - uma escrita acerca das mulheres e das viagens interiores de Maria Ondina Braga.

Não é a primeira vez que o Chaves ganha um concurso literário, pois, há pouco tempo, ganhou um prémio promovido pela FENPROF, quando apresentou um estudo sobre a poesia de Miguel Torga.

Para o Chaves um grande abraço e muitos parabéns.