Novamente o Jornal da Madeira. sexta-feira, 4 de janeiro de 2008
O Jornal da Madeira DÁ QUE PENSAR!!
Novamente o Jornal da Madeira. quinta-feira, 3 de janeiro de 2008
Os ordenados exorbitantes!
Os presidentes das empresas públicas da Madeira recebem, em média, um salário de 5.055 euros mensais, entre o ordenado e despesas de representação.O Governo Regional rouba a pista de atletismo dos Barreiros aos funchalenses!
No ano em que o concelho do Funchal comemora 500 anos, os funchalenses recebem como presente do Governo Regional a destruição da única pista de atletismo existente no Concelho. quarta-feira, 2 de janeiro de 2008
Jornal da Madeira gratuito!
O Jornal da Madeira, com 76 anos de existência, passa a ser distribuído gratuitamente a partir de hoje, 2 de Janeiro. Ora, perante estes números, suportados por todos nós, o Jornal da Madeira de gratuito não tem nada, além de ferir as regras de mercado nesta área da comunicação social.
Além de representar mais um panfleto partidário do PSD-M e do Governo Regional, que custa 10 mil euros diários aos bolsos dos madeirenses, é mais um exemplo dos vergonhosos desperdícios do Governo Regional.
Quercus leva 'dossier' ao Procurador-Geral da República?
Afinal não é só o PS-Madeira que entrega ao Procurador-Geral da República documentos a denunciar irregularidades graves na Região Autónoma da Madeira. segunda-feira, 31 de dezembro de 2007
Viva 2008!
O novo ano de 2008 depende de nós, neste momento, é uma janela aberta ao nosso querer e às nossas vontades fortes, tal como sugere o belíssímo quadro de Salvador Dali. Por isso, evitemos desiludi-lo.
sábado, 29 de dezembro de 2007
O faz-de-conta!
Há algum tempo atrás, foi lançado um desafio a várias figuras públicas da Região com o objectivo de angariar fundos para comprar brinquedos de Natal às cerca de 400 crianças que se encontram em diversas instituições sociais e que não passariam o Natal com as famílias.quinta-feira, 27 de dezembro de 2007
Assassinaram Benazir Bhutto!
Ao desfilar com apoiantes pela capital paquistanesa, duas explosões ocorreram no meio da multidão, perto dos carros da sua comitiva, matando pelo menos 140 pessoas e ferindo mais de 200. A ex-primeira-ministra, entretanto, não foi atingida.Desde o seu regresso ao Paquistão, a ex-primeira-ministra, que chegou a ser mantida em prisão domiciliária, temporariamente, pediu a renúncia do general Pervez Musharrafda à presidência do Paquistão, mesmo depois do referido general ter proposto à líder oposicionista, Benazir Buttho, o cargo de primeira-ministra.
(Informações retiradas de alguns jornais e da Wikipédia).quarta-feira, 26 de dezembro de 2007
A Árvore de Natal
A tradição da Árvore de Natal tem raízes muito mais longínquas do que o próprio Natal.Os romanos enfeitavam árvores em honra de Saturno, deus da agricultura, mais ou menos na mesma época em que hoje preparamos a Árvore de Natal.
Segundo a tradição, S. Bonifácio, no século VII, pregava na Turíngia (uma região da Alemanha) e usava o perfil triangular dos abetos com símbolo da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). Assim, o carvalho, até então considerado como símbolo divino, foi substituído pelo triangular abeto.
Na Europa Central, no século XII, penduravam-se árvores com o ápice para baixo em resultado da mesma simbologia triangular da Santíssima Trindade.
A primeira referência a uma “Árvore de Natal” surgiu no século XVI e foi nesta altura que ela se vulgarizou na Europa Central, há notícias de árvores de Natal na Lituânia em 1510.Diz-se que foi Lutero (1483-1546), autor da reforma protestante, que após um passeio, pela floresta no Inverno, numa noite de céu limpo e de estrelas brilhantes trouxe essa imagem à família sob a forma de Árvore de Natal, com uma estrela brilhante no topo e decorada com velas, isto porque para ele o céu devia ter estado assim no dia do nascimento do Menino Jesus.
O costume começou a enraizar-se. Na Alemanha, as famílias, ricas e pobres, decoravam as suas árvores com frutos, doces e flores de papel (as flores vermelhas representavam o conhecimento e as brancas representavam a inocência). Isto permitiu que surgisse uma indústria de decorações de Natal, em que a Turíngia se especializou.
No início do século XVII, a Grã-Bretanha começou a importar da Alemanha a tradição da Árvore de Natal pelas mãos dos monarcas de Hannover.
terça-feira, 25 de dezembro de 2007
A comemoração do Natal
O Natal surge como o aniversário do nascimento de Jesus Cristo, Filho de Deus, sendo actualmente uma das festas católicas mais importantes.Inicialmente, a Igreja Católica não comemorava o Natal.
Uma das explicações para a escolha do dia 25 de Dezembro como sendo o dia de Natal prende-se como facto de esta data coincidir com a Saturnália dos romanos e com as festas germânicas e célticas do Solstício de Inverno, sendo todas estas festividades pagãs, a Igreja viu aqui uma oportunidade de cristianizar a data, colocando em segundo plano a sua conotação pagã.
Apesar de ser uma festa cristã, o Natal, com o passar do tempo, converteu-se numa festa familiar com tradições pagãs, em parte germânicas e em parte romanas.
domingo, 23 de dezembro de 2007
Ilustrações do pai Natal por Thomas Nast, em 1866


Ao contrário do que muita gente pensa, a imagem do Pai Natal vestido de vermelho e com barba branca não é da autoria da marca de refrigerantes Coca-Cola. É certo que, durante muito tempo, o Pai Natal foi desenhado vestido com uma grande variedade de cores e era representado a fumar um cachimbo de barro ou a beber vinho.Também é correcto que, nos anos 30, a Coca-Cola decidiu usar a figura do Pai Natal na sua publicidade de Inverno e contratou o artista Haddon Sundblom para lhe compor a imagem.
Nast foi um grande cartunista americano e trabalhava para o jornal "Harper's Weekly", aproveitando o espaço que lhe era reservado no jornal para fazer crítica política e para abordar os problemas sociais da época.
Mesmo assim, a autoria do senhor vestido de vermelho e de barbas brancas pertence a Nast, já que ele em 1866 criou um livro ilustrado a 4 cores intitulado de "Santa Claus and his work" , onde aparece desenhado pela primeira vez o Pai Natal tal como o conhecemos hoje.
--
Estas são as primeiras imagens do Pai Natal a publicitar a Coca-Cola que surgiram apenas em 1930.


O Pai Natal de barba branca puxado por renas
A personagem do Pai Natal baseia-se em São Nicolau.A História de São Nicolau.
Nicolau nascera entre o séc. III e o IV, não se sabe ao certo, entre os anos 270 e 250 d.C., em Lycia, na Ásia Menor.
Milhares de milagres foram creditados como cedo sua obra, actualmente S. Nicolau é um dos Santos mais populares entre os cristãos e milhares de igrejas por toda a Europa receberam o seu nome (só em Roma existem 60 igrejas com o seu nome, na Inglaterra são mais de 400).A sua fama vem-lhe da sua generosidade com os mais desfavorecidos, em particular crianças que protegia com toda a dedicação.
Os marinheiros, escravos e presos diziam-se protegidos pelo santo, isto porque, São Nicolau, esteve preso no reinado de Diocleciano, durante a perseguição aos cristãos, ficando encarcerado por muito tempo. Mas mais tarde Constantino, O Grande, ordenou a libertação de vários presos religiosos entre os quais se encontrava Nicolau.
As lendas e histórias que se associam à vida deste homem são muitas, mas todas se prendem com a sua bondade e protecção dos mais desprotegidos. Assim, há uma lenda que diz que Nicolau ressuscitou três crianças, convertendo-as em fiéis dedicados e seguidores.
Com o passar dos anos e com as ajudas que dava a todos os que o rodeavam, principalmente crianças sem protecção e abandonadas, São Nicolau ficou para a história como um homem bom e generoso.
Nuns locais, dizia-se que se deslocava num trenó puxado por oito renas, noutros a figura do velhinho de longas barbas brancas aparecia num burrinho, trazendo um saco cheio de presentes. Mais tarde a lenda e as palavras do povo acreditavam que este santo homem descia pelas chaminés das casas, de noite, para deixar os seus presentes, nas meias e sapatinhos das crianças (principalmente na Suécia e Nortuega).
sexta-feira, 21 de dezembro de 2007
Feira do Marítimo
Os feirantes estão zangados com o horário de funcionamento da Feira do Marítimo, fixado entre as 12h e a meia noite. Dizem que estão a ter apenas prejuízos e que não têm possibilidades de recuperar os gastos. quinta-feira, 20 de dezembro de 2007
Presidente da Câmara de Santana é arguido?

O Diário de Notícias da Madeira, através da jornalista Marta Caires, noticiou o seguinte:
terça-feira, 18 de dezembro de 2007
Complexo Desportivo do Marítimo
O Marítimo tem um complexo desportivo, em Santo António, onde o erário público investiu milhões de euros. segunda-feira, 17 de dezembro de 2007
22 milhões de euros!!
Ouvi na RTP-M o presidente do Nacional dizer que o erário público entregou 22 milhões de euros para pagar o Estádio do Nacional. domingo, 16 de dezembro de 2007
Gestão de resíduos sólidos e as Câmaras Municipais
A Associação de Municípios, ao longo deste ano, nada fez para negociar com o governo estes valores. A direcção da AMRAM foi pressionada pelas Câmaras a criar uma equipa de trabalho para resolver o problema, porque a direcção mostrou incapacidade e incompetência.
A título de exemplo, a Câmara da Ribeira Brava, quando recolhia e entregava, com as suas viaturas, os resíduos na Meia Serra, em Santa Cruz, pagava, como taxa fixa, 9.750 euros. A partir do momento em que passou e entregar na Meia Légua, em casa própria, na estação de transferência construída no seu Concelho, passou a pagar 16.975€. Inadmissível.
E se os munícipes, por iniciativa própria, decidirem entregar qualquer tipo de lixo nesta estação de transferência têm de pagar o que depositarem. Incompreensível!
As câmaras pagam uma determinada quantia por cada tonelada de lixo entregue nas estações de transferência, mas, além deste valor, pagam ainda uma taxa fixa todos os meses.
Valor da taxa fixa mensal
--
Porto Moniz - 4.055 €
Santana - 11.697 €
S. Vicente - 8.717 €
Calheta - 15.559 €
Ponta do sol - 10.630 €
Ribeira Brava - 16.975 €
Machico - 30.737 €
Santa Cruz - 48.122 €
Câmara de Lobos - 41.551 €
Funchal - 220.373 €
Porto Santo - 12.323 €
sábado, 15 de dezembro de 2007
Deputados com fome!
Ontem, nas notícias da RTP-M, assisti a um episódio hilariante, mas triste, protagonizado por um deputado do PSD-M. sexta-feira, 14 de dezembro de 2007
Manuel Alegre irreverente?
Manuel Alegre, deputado do PS, votou ao lado da oposição e de uma forma diferente do seu partido. quinta-feira, 13 de dezembro de 2007
Proteccionismos?

É hoje uma empresa da distribuição alimentar com sucesso no continente português e na Europa apresentando como uma das suas principais características vender produtos alimentares próprios a preços baixos.
Questões de qualidade? Parece-me que não. Questões de não viabilidade económica? também não me parece, pois se continuam a autorizar a abertura, em todos os sítios e recantos da ilha, de outros supermercados e grandes superfícies comerciais significa que ainda há espaço para este tipo de negócios.
Ou será por praticarem preços tão reduzidos? Será por questões de concorrência?

Protecção a alguns lóbis do ramo? Outros interesses menos visíveis? Não sei!
O que é evidente é que nós, os consumidores, sairíamos beneficiados com a concorrência destes supermercados na Madeira. Mas pelos vistos "outros valores mais altos se alevantam" !!
quarta-feira, 12 de dezembro de 2007
A Praxe!
Um estudante da Escola Superior Agrária de Coimbra ficou paraplégico em consequência de uma praxe em Novembro passado. terça-feira, 11 de dezembro de 2007
Mais guerras de facções no PSD-M!!
«Fora dos subterrâneos
Ressalvando que cada um é livre de fazer o que bem entender, a verdade é que a mesquinhez dos almoços e dos jantares para uns, ficando outros deliberadamente de fora (fiquem descansados que eu não alinho nessa mediocridade), tudo por causa do futuro do PSD, continua. Cada vez mais estou convencido que os "coveiros" do partido estão activos. E caso as bases social-democratas, as que não se rendem a manipulações, ou a aliciamentos, reagem e estão atentas a tudo o que se vai passando - e que se vai passar cada vez mais até 2011 - e escorraçam esses "conceitos" convencido que ganham votos no eleitorado, ou o PSD da Madeira vai passar por tremendas dificuldades em relação às quais eu nem quero imaginar. E não me venham com moralismos. Eu estou fora de tudo, não faço parte de grupinhos, grupelhos (também os há), não alinho em intrigas, não me faço a lugares, não anda a correr atrás de ser eleito seja para o que for. Graças a Deus, estou fora de tudo o que se passa nos subterrâneos. Mas não contem comigo para atacar pessoas, com quem trabalhei ou trabalho no partido e politicamente colaborei ou colaboro, e contra as quais nunca me posicionarei, quer gostem ou não deles. Fujo como o "diabo da cruz" quando me vêm com a mediocridade da "política com a pança cheia"»
segunda-feira, 10 de dezembro de 2007
Cunha e Silva critica vedetismo de Miguel Albuquerque?
O vice presidente do governo regional, Cunha e Silva, o delfim escolhido por Alberto João Jardim, ontem, no seu reduto da Calheta, durante um mega-jantar com idosos daquele Concelho, voltou a criticar fortemente o seu rival de sucessão, dr. Miguel Albuquerque??domingo, 9 de dezembro de 2007
Os ajustes de contas no PSD-M!

Eram tantas as referências ao assunto que eu, realmente, procurei confirmar se é verdade ou não que andam umas “aves” de rapina loucas a almoçar e a jantar, num frenetismo doido e que tem a ver com o futuro do PSD madeirense. De facto tem havido aqui e acolá algumas iniciativas, poucas, mas que nada de concreto propiciaram. Muitos dos participantes nestes “repastos” há muitos anos que estão á espera que João Jardim se ponha a andar. Até me lembro de um comentário, recente, de um desses gananciosos - que apenas levaria o PSD para a derrota eleitoral, porque da fama ele não se safa.. - lamentar-se que o anúncio de uma recandidatura estragava-lhe todos os planos. Contudo disseram-me hoje que, num desses repastos de intriga surgiram “luzes”: Miguel Mendonça, toca a andar porque FULANO quer o tacho. Quanto a Jaime Ramos, patins com ele porque BELTRANO quer ser líder parlamentar. Quanto ao resto depois veremos. O objectivo agora é o Parlamento. Antes que Alberto João Jardim pense passar por lá na fase de mudança no partido. Relativamente a João Jardim, dizem os tais “repastensess”, quanto mais longe melhor, desde que não se meta na “história”. O que eu posso dizer a essa gentinha é que da parte que me toca, apoiarei e farei parte da corrente “jardinista” que por enquanto está tranquilamente à espera que estas aves poisem, para então avançar. Há tempo para tudo. E falo de uma verdadeira corrente “jardinista”, constituída não por “jardinistas” que estão doidos por o ver pela costas.»
As facções internas do PSD-M!
A vida interna do PSD-M está mesmo complicada. As facções internas abriram definitivamente as trincheiras, pela guerra da sucessão ou da queda!!sexta-feira, 7 de dezembro de 2007
Comparem os preços - Açores e Madeira

AÇORES ------------------------------------ MADEIRA
Gasóleo - 0,90 --------------------------------- 1,154
Gasolina 95- 1,25 ------------------------------ 1,339
Gasolina 98- 1,29 ------------------------------ 1,48
Garrafa de gás de 13 Kg - 12,74 -------------- 18,95
Crise no turismo?
O Turismo na Madeira caminha, a passos largos, para um período de enormes problemas. António Trindade, uma das referências da hotelaria regional, garantiu a um meio de comunicação social que, além do abandono do operador TUI Nordic a partir de 2008, parece que o Thomas Cook Nordic, outro operador de alguma importância, também se prepara para abandonar a rota Madeira. quarta-feira, 5 de dezembro de 2007
Gostem ou não gostem, este é o símbolo do boletim de voto!
Não conheço nenhum deputado eleito pelo circulo eleitoral da Madeira para a Assembleia da República que não tivesse sido eleito nas listas de um partido. Um PSD dos grandes no desemprego? Porque será?
Roque Martins inscreveu-se no Centro de Desemprego!!!! terça-feira, 4 de dezembro de 2007
O PSD-M mente aos madeirenses

Ora, se agora não conseguem cumprir os contratos-programa prometidos, em virtude da nova Lei das Finanças Regionais, porque é que não cumpriram as promessas entre 2002 a 2005? Neste período, não havia esta nova Lei das Finanças Regionais a impedir a execução das obras. Havia toda a liberdade para gastar o dinheiro, mas mesmo assim, o Governo Regional adiou também nesta altura imensas obras em todos os concelhos da Região. Não houve um único que tivesse todas as promessas cumpridas. Ocupação das Ribeiras
Os problemas graves que têm ocorrido na Madeira, provocados por derrocadas ou pelas águas das ribeiras, ainda não serviram de lição. Hoje, continuamos a encontrar empresas instaladas em sítios demasiado perigosos para os trabalhadores e residentes. domingo, 2 de dezembro de 2007

Excerto:
sábado, 1 de dezembro de 2007
Curiosidades da língua portuguesa

A palavra vem directamente do italiano bancarrotta e significa "banca rotta". Em português, "banco quebrado, partido, destruído". Assim, bancarrota é a justaposição de "banca + rota" (quebrada, em italiano).






