O Governo Regional assinalou o Dia Mundial do Ambiente aprovando uma nova lei do tabaco.
O JM anuncia essa medida do Governo Regional.
O Governo Regional assinalou o Dia Mundial do Ambiente aprovando uma nova lei do tabaco.
O JM anuncia essa medida do Governo Regional.
O exercício da democracia na Madeira tem imensas deficiências, mas o respeito que o Governo Regional tem pela Assembleia Legislativa é nulo.
O mercado editorial na Madeira é demasiado limitado. Do ponto de vista dos apoios públicos, infelizmente, as portas estão de tal forma controladas que quem não fizer parte da “elite” cultural cá da praça, demasiado selectiva não pela qualidade, mas pelas amizades, poucas oportunidades terá em publicar um texto inédito.

Uma editora é uma empresa, por isso, compreendo que tenha dificuldade em investir nesta área sem garantirem alguma viabilidade. O mundo do livro exige muitos encargos. Os custos de impressão são elevados, os meios de divulgação além de escassos são caros e o sector das vendas exige também a sua margem de lucro.

Manuela Ferreira Leite venceu as eleições internas do PSD. A nossa conhecida ex-ministra da Educação e ex-ministra das Finanças volta à cena política em força. Veremos com que novidades! A primeira iniciativa do PSD-Madeira é anunciar que esta senhora não vem à festa do Chão da Lagoa. Está a começar muito bem.
Mais de metade das crianças Europeias não sabia ler nem escrever.
As famílias madeirenses atravessam grandes dificuldades económicas. O desemprego aumenta, os bens de primeira necessidade aumentam. Os combustíveis estão a preços incomportáveis porque o PSD-M não baixa os impostos, as Câmaras do PSD-Madeira aumentam o valor da água e para substituir a taxa do contador, criaram mais um imposto para que os madeirenses paguem os desperdícios e os esbanjamentos da má gestão autárquica.
"Passados que estão dois meses do temporal que se abateu sobre a Região, o qual levou muita da areia amarela da praia artificial da Calheta, para o fundo do mar, o DIÁRIO sabe que aquele espaço receberá uma recarga de 2,8 mil toneladas de areia oriunda de Marrocos. (...) Confirmada que está a chegada ao porto do Caniçal do navio graneleiro 'Seisbulk' procedente do porto de Laayoune, o mesmo transporta nos respectivos porões cerca de 2.800 toneladas de areia amarela, que será depositada ao longo da zona de solário daquela praia.
O Campeonato da Europa de Futebol vai começar e considero oportuno fazer uma breve reflexão sobre o mundo das importações e das exportações de jogadores de futebol.
Urge reflectir sobre esta questão de um modo sério. Na nossa Selecção Nacional de Futebol, já temos dois brasileiros a representar o nosso país e, na minha modesta opinião, julgo que haveria jogadores portugueses, sem serem brasileiros nacionalizados portugueses, que poderiam ocupar, e muito bem, a sua posição na equipa das Quinas.
Mas são opções. Não concordo, mas não será por isso que deixarei de torcer pela minha Selecção Nacional.
As Câmaras Municipais da Madeira demonstram a sua dificuldade em gerir os destinos dos Concelhos com orçamentos de contenção e de rigor. As últimas decisões vêm dar a entender que primeiro olham para os seus interesses imediatos, alguns deles longe do anseio dos munícipes, e só depois é que surge a preocupação com os problemas dos cidadãos. A medida de criar uma tarifa de disponibilidade de serviço em substituição da taxa de aluguer dos contadores da água vai nessa linha de actuação. As justificações apontadas não conseguem abafar o erro estratégico nem o quanto estão a prejudicar os munícipes. 

Não há mesmo nada a fazer! A hipocrisia de tanta gente do PSD-M e de muitos dos presidentes de Câmara desta nossa terra tornou-se no lema do seu exercício de poder.
O Diário de Notícias da Madeira lembra a todos os madeirenses que os impostos pagos na Região são da responsabilidade do Governo Regional da Madeira do PSD. Quem impõe os valores a pagar é o Governo Regional da Madeira e não o Governo da República. É por isso que o custo de vida nos Açores, com o Governo PS, é mais baixo do que na Madeira.
DN: data: 26-05-2008
O conceito de democracia do Presidente do Governo Regional e presidente do PSD-M, dr. Alberto João Jardim, continua preso às amarras da autocracia e da prepotência.
"Não permitirei que os bombeiros da Madeira sejam incomodados por energúmenos e, portanto, quem os perturbar é expulso".
Este Governo do PSD-M tem feito algumas obras mal planeadas, algumas sem qualquer sentido estratégico, no entanto, reconheço que existem outras obras de boa qualidade, como por exemplo esta.
Na Madeira, com o Governo PSD, os madeirenses pagam mais IRS do que nos Açores que tem um Governo Socialista. Na Internet, tentem fazer uma simulação de entrega da vossa declaração do IRS. Primeiro, introduzam todos os vossos dados e valores correspondentes e seleccionem a Região Madeira. Depois, exactamente com os mesmos dados e valores, seleccionem a Região Açores. Ficarão atónitos com os resultados.
Proposta
O Presidente do Governo Regional, Dr. Alberto João, não pára de nos impressionar. O sr. Presidente disse que "A Madeira tem todas as condições para ser até ao final deste século uma grande potência no Atlântico... potência económica...".
Eis de novo um comportamento condenável do Grupo Parlamentar do PSD-M, em plena Assembleia Legislativa da Madeira.
Estas atitudes vêm mostrar o nível do grupo parlamentar do PSD-M, estes comportamentos, a juntar a tantos outros, vêm clarificar quem são os verdadeiros responsáveis pela má imagem do Parlamento madeirense.
Os educadores e professores da Região, de todos os graus de ensino, viram suspensa a contagem do tempo de serviço para efeitos de progressão na carreira e, obviamente, de vencimentos, entre 30 de Agosto de 2005 e 31 de Dezembro de 2007.
O Campeonato Nacional de Futebol terminou. O meu Benfica foi uma desgraça para nunca mais esquecer, o meu Nacional outra desilusão, por isso, o Campeonato terminou e ainda bem. No próximo ano há mais.
Ou apostam num projecto de continuidade ou, mais uma vez, muito pouco, ou nada, se conseguirá a nível da promoção do destino Madeira.
Os senhores do PSD-M na Assembleia estão muito preocupados com o prestígio do Parlamento Regional. Estão ofendidos. Coitadinhos! Até parece que não conhecemos o tipo de comportamento que, em tantas ocasiões, têm tido na Assembleia Legislativa da Madeira. Por muitas vezes, estes senhores deputados do PSD-M procedem de um modo mesmo mauzinho, negativo e inqualificável.



Mais um episódio que vem denegrir a Assembleia Legislativa da Madeira. O deputado do PND, José Manuel Coelho, que substituiu o deputado eleito, dr Baltazar Aguiar, trouxe para o Parlamento um relógio de grandes dimensões ao peito como forma de protesto contra o vergonhoso regimento que o PSD-M pretende impor aos deputados da oposição, tudo fazendo para os calar.
No Diário de Notícias da Madeira, continua a "novela" dos sindicatos. O Mnistério Público já foi chamado. Isto está lindo, está. -
O Diário de Notícias da Madeira do dia 2 de Maio trouxe uma notícia que mostra o estado actual dos sindicatos na Região. Porque razão chegaram a este ponto? Em tempos, não muito longínquos, escrevi sobre os sindicatos e os eternos dirigentes sindicalistas. Lembro-me bem das reacções de alguns sindicalistas. E agora? Então, como vai o nosso sindicalismo? Basta ler a referida notícia e as respostas de outros sindicalistas nos dias seguintes. Este nosso sindicalismo está num caminho oposto ao dos interesses dos trabalhadores.
"É o meu pior 1.º de Maio de sempre". A confissão da ex-dirigente sindical, Guida Vieira, traduz a "mágoa, a vergonha e a tristeza" sentidas ontem, no Dia do Trabalhador. A crispação interna não demoveu a manifestação da União dos Sindicatos da Madeira (USAM), mas o melindre que rebentou há dois dias está longe de voltar a unir as estruturas sindicais na tão ambicionada coesão de bandeiras.
Ofereço-te os sons da Natureza
o todo magnífico
ofereço-te
a alma dos segredos soltos
em asas selvagens sem firmamento
repara:
a harmonia das cores
o vasto mar
o sol a aquecer o sangue até à tua inquietação
é tudo para ti
agarra
como se fosse a grande crença
e
esconde no coração apenas aquela porção de céu
a bater no silêncio da maresia
não desisto enquanto não te oferecer a eternidade
a riqueza única
o húmus da minha paixão.
-
Rui Caetano
As grandes greves e acções de massas do operariado norte-americano pela redução da jornada de trabalho para 8 horas, que vieram dar origem à fixação do 1.º de Maio como Dia Internacional do Trabalhador, aconteceram há mais de 100 anos, foi em 1890. 