sexta-feira, 12 de setembro de 2008

PSP- Escola Segura

Ouvi numa rádio que, entre os dias 22 de Setembro e 17 de Outubro, a PSP implementará na Região a operação, desencadeada também a nível nacional, "Escola Segura-Abertura do ano lectivo 2008/2009", com o objectivo de promover o reforço da segurança junto dos alunos, professores, pais e auxiliares de educação.Nesta matéria, a Polícia de Segurança Pública tem realizado na Madeira, ao longo dos anos, um excelente trabalho não só através da fiscalização no interior e arredores dos estabelecimentos de ensino, mas também em termos de prevenção.
Talvez fosse necessário reforçar este projecto com mais viaturas e polícias.

Políticas eficazes de apoio à natalidade? Quando?

O envelhecimento da população é uma notícia que arrasta uma série de problemas, mas, no meu entender, os sucessivos governos do nosso País continuam a investir muito pouco no apoio aos novos casais e ainda menos nos apoios aos nascimentos. Falam imenso, prometem bastante, contudo, na prática, resume-se a pouco.

Li a seguinte notícia, em diversos órgãos de comunicação social: "Mortes superaram número de nascimentos em Portugal
Estatísticas confirmam abrandamento do crescimento populacional e a tendência de envelhecimento demográfico
Pela primeira vez em 90 anos, o número de mortes registadas em Portugal foi superior aos nascimentos, segundo os indicadores demográficos relativos a 2007 divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

No ano passado morreram em Portugal 103.512 pessoas, enquanto o número de nascimentos não foi além dos 102.492, dados que traduzem um saldo natural negativo, na ordem dos 0,01 por cento.
As estatísticas confirmam o abrandamento do crescimento populacional e a tendência de envelhecimento demográfico, já que diminuiu, mais uma vez, o número de nados vivos (menos 2.957 do que em 2006), aumentando o número de óbitos (mais 1.522). De acordo com o INE, a taxa de crescimento efectivo fixou-se nos 0,17 por cento, só não sendo negativa devido ao ligeiro aumento da população imigrante no país, que no ano passado cresceu 0,18 por cento.
Até agora, só uma vez, em 1918, coincidindo com a gripe espanhola, o número de mortes registadas em Portugal tinha sido superior ao de nascimentos.
No total, no final de 2007 residiam em Portugal 10.617.575, dos quais 446.333 imigrantes legais. Entre os residentes, 15,3 por cento eram jovens com menos de 15 anos e 17,4 por cento idosos com mais de 65. "A população residente em Portugal tem vindo a denotar um continuado envelhecimento demográfico, como resultado do declínio da fecundidade e do aumento da longevidade", salienta o INE.
O índice de fecundidade foi de 1,33 crianças por mulher, face a 1,36 registado no ano anterior e muito longe das 2,1 necessárias para assegurar a substituição de gerações. Já a idade média da mulher ao primeiro filho aumentou ligeiramente, fixando-se nos 28,2 anos". (...)

Hugo Cháves e os EUA

O clima de tensão lá para os lados da Venezuela está a aquecer. É preocupante esta atitude de afronta de Chávez, pois os madeirenses emigrantes naquele país são aos milhares.
O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou esta madrugada numa manifestação pública ter ordenado a expulsão, em 72 horas, do embaixador americano em Caracas, em solidariedade com a Bolívia, que também expulsou quarta-feira o representante americano em La Paz. Simultaneamente, Hugo Chávez ameaçou suspender o fornecimento de petróleo venezuelano para os Estados Unidos, que são o seu principal cliente, se Washington hostilizar o governo de Caracas.

Cristiano Ronaldo - Bota de Ouro


O troféu Bota de Ouro conquistado por Cristiano Ronaldo e que o distingue por ter sido o melhor marcador da Europa na época passada está já em exposição na sede do Banif, no Funchal.
O ceptro, que é promovido pela European Sports Magazine (ESM), premeia os 31 golos apontados pelo jogador ao serviço do seu clube, Manchester United, da Liga inglesa.
A cerimónia terá lugar sábado, no Hotel Savoy, no Funchal, reunindo personagens do futebol mundial.
Uma grande promoção do destino Madeira.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

11 de Setembro- Barack Obama e John McCain.


Um dia terrível que deveria servir como lição para para aqueles que governam o mundo dos todos poderosos. Mas, pelo que temos assistido, continuam a cometer os mesmos erros e insistem na arrogância do poder do dinheiro. Veremos o que fará o próximo presidente dos EUA.
Os candidatos à Presidência dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama e o republicano John McCain, deixaram de lado a disputa e se encontraram na tarde desta quinta-feira, 11 de Setembro, em Nova York, para homenagear a memória das vítimas dos atentados do 11 de Setembro de 2001.

As praxes...

As praxes estão à porta. Esperemos que não se repita os excesso e o abuso de outros anos, que haja uma boa dose de civismo e responsabilidade. O Alerta do Ministro é positivo.
"Ministro Mariano Gago alertou as instituições públicas e privadas
que o Ministério do Ensino Superior vai denunciar qualquer "prática de ilícito" nas praxes.
O ministro do Ensino Superior anunciou hoje que será dado conhecimento ao Ministério Público de qualquer "prática de ilícito" nas praxes e serão utilizados os meios necessários para responsabilizar civil e criminalmente quem não evitar os danos ocorrido".

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

PSD - Menezes candidato?

Segundo a Lusa, o ex-líder social-democrata, Luís Filipe Menezes, admitiu recandidatar-se à presidência do PSD num eventual congresso que considerou urgente realizar até ao primeiro trimestre de 2009, para que haja regeneração do partido.
Em entrevista à SIC Notícias, Luís Filipe Menezes defendeu a necessidade de mudança no partido, que actualmente "não dá horizontes" aos portugueses, até "ao primeiro trimestre do próximo ano", altura em que os sociais-democratas deverão "fazer uma reflexão" e escolher um novo líder no sentido de "fazer uma grande transformação".
O presidente da Câmara Municipal de Gaia admitiu a hipótese de se candidatar apenas num "contexto de um presidente do PSD não ser (simultaneamente) candidato a primeiro-ministro", apontando como "bons candidatos" ao cargo "Marcelo Rebelo de Sousa, Miguel Cadilhe ou Mira Amaral".
O PS assiste ao ziguezague laranja e continua a aplaudir.

A revisão constitucional não acaba com a pobreza

O presidente do Governo Regional e o PSD-M vêm provando, dia após dia, que não têm soluções para os problemas da Região. Então, para distrair vão lançar uma discussão sobre uma proposta de revisão constitucional fora de tempo e sem qualquer benefício para as populações que vivem em grandes dificuldades.
Esta estratégia da revisão constitucional serve apenas os senhores instalados no poder e os interesses político-partidários, egoístas, do PSD-M. Até parece que extinguir o cargo de representante da República resolve o problema do desemprego, combate a pobreza, reduz o preço dos bens de primeira necessidade e dos combustíveis. Não, ficará tudo na mesma. Quanto a exigirem mais poderes legislativos é caso para perguntar para quê, uma vez que não utilizam os poderes que já possuem, em prol do povo, tal como faz o governo dos Açores. O PSD-M vive à custa de um clima de guerrilha permanente, prejudicando os madeirenses.
Perante as suas evidentes debilidades e incapacidade para lançar um novo modelo de desenvolvimento mais sustentado, o partido do poder regional insiste na farsa do contencioso das autonomias, numa tentativa desesperada de tapar os olhos dos madeirenses. Uma estratégia obsoleta e com eficácia apenas do ponto de vista eleitoral, porque os problemas continuam por resolver.
O PSD-M tem muito por explicar! Estão no Governo há 30 anos, sozinhos, a desprezar o papel das oposições. Revisão Constitucional? Os madeirenses não comem revisões constitucionais! Estes senhores do PSD-M têm de esclarecer aos madeirenses é por que razão o seu governo não governou de modo a impedir que hoje houvesse cerca de 9 mil desempregados na Região, que 47% da população escolar precisa de beneficiar da Acção Social Escolar, que existe cerca de 8 mil madeirenses e três mil famílias a necessitarem de receber Rendimento Social de Inserção, que cerca de 7 mil famílias madeirenses vivem com um rendimento médio mensal de 145 euros, que os salários dos madeirenses são 5% inferior aos do restante país, que 15% da população vive em situação de pobreza persistente e que 31% da população vive em risco de pobreza.

Violência nas escolas - SOS professores

João Grancho, presidente da Associação Nacional de Professores e responsável da Linha SOS Professor, afirmou que os docentes que contactaram a linha, durante o ano lectivo anterior, são alvo de agressões, ameaças, indisciplina e comportamentos delinquentes de pais e alunos.
Segundo João Grancho, pelo menos 190 professores foram vítimas de alunos e encarregados de educação no último ano lectivo.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Rio Tejo candidato a Património da Unesco




A Associação portuguesa Amigos do Tejo e a Associação espanhola Tajo Sostenible vão apresentar uma candidatura do Rio Tejo a Património da Humanidade da Unesco, na Exposição Internacional de Saragoça.
A candidatura baseia-se nos “valores naturais e históricos únicos” do rio, que nasce em Espanha e desagua junto a Lisboa.
A candidatura parte da riqueza histórica e natural do Tejo, que devido às sua grande extensão, inspirou tradições, usos, costumes e culturas muito diversificadas, tanto em Portugal como em Espanha.

Jardim e as ameaças...

Cá está! A mesma estratégia de sempre. O PSD-M não tem capacidade para resolver os problemas dos madeirenses e, por isso, vai se entretendo a inventar palhaçadas que não servem aos madeirenses, mas são excelentes máquinas de caçar votos para eternizar os instalados do aparelho laranja.
Li, hoje, no DN:

"Data: 09-09-2008
Jardim volta às ameaças
Se AR chumbar proposta da Madeira, PSD avança para outros foros
É mais uma ameaça de Jardim à República. Desta vez o presidente do PSD prefere as meias palavras, mas, tendo em atenção anteriores declarações, é clara a ameaça de recurso a entidades internacionais contra o Estado português.
Só não é claro se essa acção implica a defesa da independência. "Neste momento, o PSD está preparado para fazer face a uma recusa da Assembleia da República (AR), se nos negar direitos constitucionais, continuaremos com o processo. Não vale a pena perguntarem como, que eu não digo".
Em rigor, de alguma forma Jardim já havia dito. Em causa está a proposta de revisão da Constituição que o PSD vai fazer a Assembleia Legislativa da Madeira - ALRAM - aprovar e que será depois apresentada na AR, pelos deputados a eleger nas legislativas do próximo ano.Jardim diz que esse acto eleitoral vai ser transformado num plebiscito à proposta de revisão da Assembleia.
O presidente do PSD volta a dizer que, no ano passado, houve um plebiscito à Lei de Finanças regionais, que foi ignorado pelo PS. "Agora, se o povo madeirense plebiscitar aquilo que a ALRAM decidir sobre o nosso futuro constitucional, a AR poderá amanhã dizer autoritariamente: não aceitamos nada disso. Mas houve mais um plebiscito. Uma vez mais a opinião pública internacional fica a saber aquilo que os madeirenses querem.
Só com um plebiscito era pouco. Dois já são importantes. Eu quero lembrar que a Constituição torna direito interno português as normas de direito internacional sobre liberdade dos povos".
Foi logo após estas palavras que Jardim disse que, nessa linha, o PSD já sabe o que fazer se houver um chumbo da proposta madeirense de alteração da Constituição, por parte da AR".

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

MTV: Russell Brand e BaracK Obama

Segundo o Público, http://www.publico.clix.pt/videos/?v=20080908164135&z=1, o comediante inglês Russell Brand acabou por ser a principal atracção da entrega dos prémios da MTV, que decorreram ontem nos Estados Unidos.
Brand falou de política, apelou ao voto em Barack Obama e chamou «cowboy atrasado mental» a George W. Bush.

Quercus denuncia atentado ambiental em Santana

Há dias, a Quercus acusou a Câmara Municipal de Santana de manter uma lixeira junto à ribeira dos Arcos. A associação ambiental refere que parte dos resíduos depositados acabam queimados a céu aberto, um procedimento proibido por lei desde 2004. Segundo a comunicação social, a Quercus denuncia a presença de amianto, material cancerígeno cuja remoção e tratamento obriga a “procedimentos exigentes”.

A associação ambiental refere ter solicitado a intervenção do serviço de Inspecção Ambiental visando o encerramento da lixeira. “A Quercus-Madeira considera inadmissível que a Câmara Municipal de Santana persista na manutenção desta lixeira infringindo a Lei e pondo em causa o ambiente e a saúde pública.”
Carlos Pereira, Presidente da Câmara Municipal, foi lesto a responder: "Lixeira a céu aberto em Santana é para manter-se". Tá tudo dito, mais palavras para quê?
É com este tipo de política ambiental que os munícipes de Santana querem continuar?

Linha de crédito para pequenas e médias empresas

O Governo de José Sócrates vai criar uma nova linha de crédito para apoiar as Pequenas e Médias Empresas (PME), no valor de 400 milhões de euros, que estará disponível já em Outubro.
A iniciativa governamental, destinada a projectos até um milhão de euros, foi confirmada esta segunda-feira pelo ministro da Economia, Manuel Pinho, em declarações prestadas à rádio TSF.
“Vamos negociar com a banca condições que serão seguramente competitivas”, revelou o governante, acrescentando não poder garantir que as taxas sejam tão baixas como as da anterior linha de crédito. Todavia, assegurou: “Serão seguramente abaixo da Euribor e com um período de carência para as PME”.
Os empresários já saudaram a criação da nova linha de crédito, através de Joaquim Cunha, presidente das Pequenas e Médias Empresas de Portugal, que alertou para a necessidade de o Governo dar condições iguais de acesso a todos os empresários, recordando que a anterior linha de crédito, lançada em Junho, acabou por esgotar-se em apenas duas semanas.

domingo, 7 de setembro de 2008

Eleições em Angola: MPLA lidera

Segundo o Público, o MPLA, Movimento Popular para a Libertação de Angola, continua a liderar as eleições legislativas angolanas.
Quando estão contados perto de 90 por cento dos votos, a Comissão Nacional Eleitoral avança que o partido no poder consegue 81,82 por cento dos sufrágios, seguido da União para a Independência Total de Angola (UNITA) com 10,5 por cento.
O povo escolheu? Se escolheu, a escolha está feita. Esperemos um futuro melhor para os angolanos.

Projecto de revisão constitucional

João Carlos Gouveia, presidente do PS-Madeira, ao reagir ao projecto de revisão constitucional apresentado pelo dr. Alberto João, referiu, e muito bem, que o PS-Madeira “entende a autonomia como um projecto nacional e não faz sentido que um Primeiro-ministro, um presidente da Assembleia da República ou um Presidente da República se sintam quase que prisioneiros das atitudes e dos comportamentos do Sr. Presidente do Governo Regional.
Nós não queremos um representante da República, o que queremos é que tanto os titulares de órgãos de soberania como os próprios órgãos de soberania assumam as suas responsabilidades na Região Autónoma da Madeira”

A realidade madeirense!

O Diário de Notícias de hoje, http://www.dnoticias.pt/, na sua habitual análise da semana, fala de uma realidade criada por quem nos tem governado ao longo de 30 anos, mas que tem sido constantemente escondida.
"'Lebres' partidárias insensíveis à pobreza
problemáticas sociais exigem uma actuação dos protagonistas da política
-
(...) 47% da população escolar da Região a beneficiar da Acção Social Educativa é elucidativo do mau estado da economia doméstica.
Merecia muita atenção, mas pelos vistos só André Escórcio sentiu a interpelação. Os outros andam entretidos com o ridículo, com as suas pretensões ou com as festas.
Os dados são oficiais e confirmam uma pobreza galopante. Basta cruzar uma série de dados para percebermos que a Madeira está carenciada e em colapso.
Quase oito mil madeirenses e três mil famílias recebem rendimento social de inserção. Um apoio sempre em alta e acima da média nacional, com a Região a ter o mais elevado valor médio mensal da prestação de RSI do país.
Estima-se que cerca de sete mil famílias da Região vivam com um rendimento médio mensal de 145 euros. Uma miséria.
Há estudos que comprovam que somos os portugueses mais pobres e que indicam que os trabalhadores madeirenses têm salário médio inferior em quase 5% aos restantes compatriotas.
Mais de metade da população madeirense está vulnerável à pobreza e 15,1% vive em situação de pobreza persistente. A percentagem de população em risco de pobreza (31%) é a maior entre todas as regiões no plano nacional.Temos um PIB per capita superior à média nacional, mas o reflexo na economia local é diminuto.
O rendimento líquido anual médio por agregado familiar na Madeira está abaixo da média nacional.
O dinheiro dos tempos da fartura não foi justamente distribuído e não promoveu o povo. Engordou as 'lebres' partidárias de vários quadrantes que ingenuamente aceitam ser marionetas, para que os mentores da descredibilização do sistema dividam para reinar, possam passear a cadela, espetar chumbo nos coelhos, dar umas passas, gastar a herança suspeita e encerar os carrinhos de estimação".

sábado, 6 de setembro de 2008

Manuela Ferreira Leite? Finalmente!

A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, quebra amanhã o silêncio de um mês em Castelo de Vide, na Universidade de Verão do partido.
Manuela Ferreira Leite? Mas quem é a senhora?

Universidade da Madeira com irregulariades?

Pedro Telhado está com problemas, pois aquilo lá para os lados da Universidade da Madeira está muito mal!! Porque será? Li hoje no DN:
"Irregularidades na UMa
A denúncia terá seguido para Lisboa. Telhado Pereira ainda não foi notificado
Irregularidades na contratação de professores e mestrados com custos elevados são algumas das falhas apontadas no dossier sobre o Departamento de Gestão e Economia da Universidade da Madeira.
A situação do Departamento - do qual é oriundo o actual reitor - terá sido denunciada à Direcção Geral do Ensino Superior, mas até ao momento Pedro Telhado Pereira não foi notificado.
(...)

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Governo Regional deixou o rabo de fora!!


O deputado André Escórcio publicou, no seu bolgue http://comqueentao.blogspot.com/ , mais um post pertinente.
-
"Finalmente!
Finalmente, o Governo vem provar os níveis de pobreza da Região. E deixaram o rabo de fora. A intenção primeira foi, claramente, a de dar público testemunho de uma acção social educativa que abrange
47% dos estudantes.
Todavia, dir-se-á que o Governo ficou com o rabo preso pois aquela percentagem prova os níveis de pobreza da Região. E os 47% não diz toda a verdade da Região, uma vez que, a partir de € 261,00 per capita não há lugar a qualquer apoio. Como se uma pessoa, com € 261,00, face aos múltiplos encargos familiares, não fosse considerada pobre.
Sinto uma revolta ao ver que se mascara a realidade com algumas migalhas do orçamento, como se a pobreza fosse uma fatalidade, enquanto, ao lado, desbaratam-se milhões em estádios de futebol para a continuada estupidificação do Povo. E, depois, admiram-se com o insucesso na escola, com as taxas de abandono e com a ausência de capacidade profissional.
Triste Governo que não consegue ver para além do horizonte visual!"

Eleições em Angola

Os jornalistas da SIC, do Expresso, da Visão, do jornal Público e da Rádio Renascença, que pretendiam fazer a cobertura jornalística das eleições angolanas, não receberam vistos de entrada em Angola, apesar dos vários pedidos nesse sentido. Um estado democrático pode contestar, argumentar e contradizer as notícias que entenderem, mas impedir a entrada no seu país de meios de comunicação social por mera represália ou atitude prepotente é grave, em todos os domínios da vida democrática, mas principalmente do ponto de vista da liberdade de expressão.

O Presidente angolano José Eduardo dos Santos declarou que as eleições legislativas no país, que qualificou de momento político e histórico “muito importante” para Angola, se estão a desenrolar normalmente, apesar de os observadores europeus terem já hoje qualificado a organização do escrutínio de “desastre” e de "caos".

Cristiano Ronaldo na Madeira




Melhor marcador europeu.
Já fixaram a data e será no Hotel Savoy. Dia 13 de Setembro. A decisão de Cristiano Ronaldo receber o troféu de Melhor Marcador Europeu 2007/2008 na Madeira, enche todos os madeirenses de orgulho.
Tendo em conta o tipo de cobertura jornalística que este evento proporciona, a Madeira ganhará uma enorme projecção mediática e promocional.
Parabéns e obrigado Cristiano Ronaldo.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Professores no desemprego!

O Diário do Notícias de ontem publicou uma reportagem sobre as contratações de professores na Madeira avançando com os seguintes números: " 8620 candidatos. A maioria foi excluída. Só há lugar para 1572"
A dirigente sindical Marília Azevedo abordou a questão indicando os números da Secretaria Regional da Educação: "Refere que se candidataram 8620 docentes, para todos os grupos de docência, mas, (...) apenas serão contratados 1572". "Pelo menos 7048 docentes deverão ficar excluídos".
Marília Azevedo tem toda a razão ao afirmar que esta situação é muito grave na Região e no Continente, diz, e muito bem, que estamos na presença de um drama social, pois, "Por trás destes números está uma família em situação de desemprego".
No meu ponto de vista, faltou discutir um pormenor relevante.
Ora, destes candidatos excluídos, 7048, quantos é que não possuem uma licenciatura via ensino?
Quantos destes candidatos frequentaram e concluíram cursos com uma vertente apenas científica e não via ensino?
Quantos destes candidatos sem a mínima formação pedagógica, sem um curso estruturado para formar professores, sem vocação para estar à frente de uma turma de alunos, se candidataram porque não encontraram uma vaga na sua área específica?
Quantos destes candidatos se formaram no ramo das mais diversas engenharias e em tantas outras áreas profissionais, sem uma única vertente ligada à docência, mas procuram no ensino uma saída?
Estes números necessitam de um outro olhar. De um olhar que nos valorize enquanto professores.
Desconheço estes números, mas devem ser muitos, seria interessante conhecê-los e reflectir sobre esta questão.
Não tenho nada contra estas pessoas, têm o direito de se safar na vida, pois se o sistema permite estas candidaturas a culpa não é deles, mas de quem organiza o ensino.
Precisamos de valorizar a nossa profissão. Temos de acabar com a ideia de que qualquer um pode ser professor desde que tenha uma licenciatura. Não pode ser!
Sendo assim, esta gente licenciada deveria também concorrer para ocupar vagas de médicos e enfermeiros nos hospitais e centros de saúde. E, já agora, deveriam concorrer para as vagas de juízes nos tribunais ou de pilotos na aviação civil.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Muito pertinente

Data: 03-09-2008
-
Oportunidade aos nossos

-
A Europa vai disponiblizar 65 milhões para os Açores, Canárias e Madeira recuperarem o atraso na Inovação e Desenvolvimento. Esta é, sem dúvida, uma oportunidade única para a Madeira recuperar o atraso que tem nesta área, onde investe apenas 0,2% do seu PIB por ano, menos de metade dos Açores e menos de um quinto das Canárias. Mas, não basta vir o dinheiro. Mais importante que isso é o Governo e a Sociedade em geral apoiarem e se empenharem na valorização do conhecimento. Para isso há que premiar todos aqueles que se destacam na sua área, independentemente da sua cor partidária e dos interesses instalados. Infelizmente, muitas vezes isso não acontece. Prova disso é o recurso constante ao exterior, quando muitas vezes temos cá dentro melhor qualidade. Se assim continuar, por mais milhões que venham, seremos sempre uma Região sem hipótese no mundo do Conhecimento.
-
Óscar de Freitas Branco - Subeditor de Política e Economia do DN

A culpa é dos outros?


A crise na Madeira não pára de crescer, mas os governantes regionais, por enquanto com a bandeira do PSD-M na lapela, continuam sem soluções para tentar resolver os graves problemas dos madeirenses.
Em cada intervenção do PSD-M não ouvimos qualquer novidade. A estratégia de guerrilha permanente é a de sempre: gritam, ofendem, acusam, esbracejam, lançam ódios, até cantam e dançam nas festas, contudo, embora tenham autonomia para implementar políticas diferenciadas do Governo da República, adaptadas à nossa realidade regional, recusam-se a governar de um modo eficaz em prol dos reais interesses dos madeirenses.
O PSD-M é que nos governa e com maioria absoluta. A Madeira é uma região autónoma. Tem um governo próprio. Tem uma Assembleia Legislativa própria. Tem poder legislativo. Os impostos dos madeirenses ficam, até ao último cêntimo, nos cofres do Governo Regional. É o PSD-M que gere os milhões de euros de subsídios que recebe da República e da UE.

Além disso, não é o Governo Regional que paga aos madeirenses as reformas, o Rendimento Social de Inserção, a Universidade da Madeira, a convergência tarifária de electricidade, os tribunais, as polícias, a cadeia, a Marinha, o Exército, a Força Aérea, as viagens dos residentes, o acesso gratuito aos canais generalistas através do cabo TV, 5% de IRS às autarquias, etc.
Então, se a Madeira atravessa enormes dificuldades, com 9 mil desempregados e problemas sociais gravíssimos, a culpa não é de quem sempre nos governou de um modo prepotente, seguindo o caminho cego do esbanjamento, do desperdício e, fundamentalmente, da mentira?
A culpa é dos outros? Até quando?

166 milhões por Ronaldo

O Manchester City está disposto a oferecer 166 milhões de euros por Cristiano Ronaldo. Sulaiman Al Fahim, dono da empresa que comprou o clube (a Abu Dhabi United), quer o português do rival United, na reabertura do mercado.
"Cristiano Ronaldo disse que quer jogar na melhor equipa do Mundo, veremos, em Janeiro, se é verdade. Seremos um clube melhor do que Real Madrid e Manchester United ", afirmou o milionário árabe à imprensa inglesa.
Além de Ronaldo, Al Fahim tem como alvos os espanhóis Fabregas (Arsenal) e Fernando Torres (Liverpool).

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Manchester City e Robinho


Ainda não tinha percebido aquele negócio do Robinho para o Manchester City. Como era possível um negócio daquela envergadura, 40 milhões, por um clube da dimensão do Manchester City.
Mas já está tudo explicado. O Clube foi recentemente comprado pelo grupo Abou Dahbi dos Emiratos Árabes Unidos. Por isso, dinheiro deixou de ser um problema. Os outros clubes ingleses que se preparem para uma nova forte concorrência.

EUA/ Irão

Será mesmo verdade o que noticia o jornal Der Telegraaf de Amesterdão?
"Um ataque aéreo dos Estados Unidos contra as instalações nucleares e de mísseis do Irão, previsto para as próximas semanas, levou os serviços de espionagem holandeses a interromper uma secreta operação que visava infiltrar e destruir a indústria de armamento da República Islâmica"?
O vice-chefe das forças armadas iranianas, Masoud Jazayeri, avisou que qualquer intervenção contra o seu país desencadeará a Terceira Guerra Mundial".
Novamente as ameaças de uma nova guerra. A ser verdade o que aqui se diz, além das questões humanitárias e das vítimas inocentes, os reflexos catastróficos a nível económico serão à escala mundial.

A fúria de "GUSTAV"





A todos os níveis, os EUA têm imenso poder, mas nestas questões da natureza são tão frágeis como todos os outros países do mundo. O furacão "GUSTAV" tem sido implacável.
Esperemos que a intervenção social junto destas populações afectadas seja ao nível de uma grande potência mundial.

Ano escolar

A abertura do ano escolar está à porta. Chegou o momento de substituirmos as conversas relacionadas com o Verão e as férias pelos problemas relacionados com o ensino. Será o tema dos próximos tempos.
Os discursos políticos e os reivindicativos são os mesmos de sempre. Entre outras situações, os sindicatos falam das colocações e do desemprego entre os professores, o governo fala de melhorias na qualidade do ensino, enquanto os pais se lembram de que têm de encontrar dinheiro para comprar os livros dos filhos e estes, talvez a grande maioria, considera que ainda é cedo para pensar na escola e no estudo.
A Madeira é uma região autónoma, tem um governo próprio e uma Assembleia Legislativa própria. Por isso, o Governo Regional apresentou um Estatuto da Carreira Docente diferente do nacional.
Assim sendo, deixo uma questão: os sindicatos e os professores da Madeira estão satisfeitos com o novo Estatuto da Carreira Docente aprovado pelo Governo Regional que, mais uma vez, recusou a proposta do PS-Madeira?
Pelas reacções que temos assistido ou anda muita gente distraída ou estão todos satisfeitos com este novo Estatuto regional elaborado e aprovado pelo PSD-Madeira.