segunda-feira, 31 de março de 2008
Pagamento de juros!
sábado, 29 de março de 2008
A história repete-se?
-
A primeira "descoberta" de António Guterres quando chegou à liderança do PS foi o défice democrático na Madeira. No Inverno de 92, com o Pavilhão dos Desportos a aplaudir o discurso da vitória sobre Jorge Sampaio, Guterres prometeu um duro combate ao "jardinismo". Foi o acontecimento da época: pela primeira vez, a oposição parecia ousar a afronta a Alberto João Jardim.
Durante um ano - talvez nem isso - a Madeira esteve no epicentro da guerra PS-PSD. Sucediam-se os episódios edificantes: Guterres era a "mula da cooperativa" (Alberto João dixit) e o presidente do Governo Regional da Madeira um "Bokassa", por sugestão de Jaime Gama, que por sua vez, foi qualificado como "uma coisa gorda e viscosa", pela voz de Duarte Lima.
Quando chegou ao Governo, o silêncio do PS prolongou-se. Jardim, de resto, passou a ser mais bem tratado depois da saída de Cavaco Silva, com quem nunca teve boas relações - não eram os défices democráticos de Jardim que irritavam particularmente o ex-primeiro-ministro, mas o défice da conta da Madeira."
Incoerências do PS a nível nacional?
"O PS de Lisboa, quando está aflito, vem buscar a Madeira: a Madeira vive em Défice Democrático, a Madeira é um mau exemplo de Democracia, na Madeira as eleições são uma farsa, etc. etc. etc. Isto é, Alberto João Jardim dá muito jeito ao PS de Lisboa. Passado o aperto, vencida a aflição, vêm os altos dignatários do regime socialista à Madeira, mesmo em plena campanha eleitoral e ele é abraços, ele é elogios, ele é declarações de admiração mútua. E o PS Madeira que se dane. Ou seja o PS Regional e a Madeira servem de carne para canhão para as estrátégias eleitorais do PS de Lisboa.Aos dirigentes do PS de Lisboa o PS-Madeira tem de pedir: não ajudem mas também não desajudem, não compliquem, não se sirvam do PS-Madeira para as suas estratégias eleiçoeiras. A cada um deles, dos dirigentes do PS de Lisboa, devem os socialistas madeirenses dizer, quer quando falam da situação política na Madeira em momentos de aflição, quer quando vêm desdobrar-se em salamaleques, dirão, no Futuro, os socialistas da Madeira, a cada um dos dirigentes do PS de Lisboa:
- "Por qué no te callas?"
As incoerências de Jaime Gama
-
quinta-feira, 27 de março de 2008
Redução do IVA
O Governo Regional, PSD-M, vai acompanhar a medida de reduzir o IVA aqui na Região ou não? Ou vai acusar o Governo da República pelo facto de o IVA na Madeira permanecer inalterado?
Aguardemos pelas lindas historiazinhas que este PSD-M ainda nos vai contar!
quarta-feira, 26 de março de 2008
l'État c'est moi
E hoje na Madeira como é? O regime não se repete? Ainda há quem pense da mesma forma? Não sei.
O Dr. Alberto João Jardim, Presidente do Governo Regional, em resposta a um jornalista, disse, que eu ouvi, as seguintes palavras: l'État c'est moi.
terça-feira, 25 de março de 2008
Desemprego na Madeira
Será mesmo verdade? Será mesmo verdade que a Madeira é a única região do país onde o desemprego continua a subir?
Li no Blogue replicaecontrareplica.blogspot.com que o desemprego sobe 4,7% na Madeira e desce 11,6% em todo o continente português. Isto está bonito, está!
Apenas uma questão: quem é que nos governa há 30 anos?
É o PSD-M!
segunda-feira, 24 de março de 2008
O episódio das bandeiras
Os pequenos partidos da Madeira
domingo, 23 de março de 2008
Agressões a professores
sexta-feira, 21 de março de 2008
1,5 milhões para o GOLFE?
Dia Mundial da Poesia
Porque estou condenado a ser um homem livre, escrevo para sentir essa liberdade em cada umbral do meu olhar. Ao escrever, escuto sempre o ritmo do mar, os passos do imaginário agarrados aos acasos da vida e sinto o calor das minhas emoções inquietas. Tal como dizia Fernando Pessoa “Oiço cair o tempo, gota a gota, e nenhuma gota que cai se ouve cair”.
-
O Poeta
O poeta
abre a casa da pedra irreal
para esboçar a areia sem cor
cria o espelho com o linho das palavras
porque só ele conhece a dança da primavera
nos lábios frágeis de uma flauta
com a nitidez das notas
ergue as pálpebras
o poeta
contra a arrogância do vento
não esconde o mito original
de juntar o aroma dos pomares
ao sal de uma lágrima
liberta pelo esplendor da criação.
-
Rui Caetano
quarta-feira, 19 de março de 2008
Biblioteca Municipal
O melhor local para a construção desta biblioteca, no meu entender, é no antigo porto de contentores do Funchal. A localização é óptima, as vias de comunicação são excelentes e o espaço precisa de ser revalorizado. Que haja responsabilidade política e sentido de serviço público.
Notícia do DN:
-
Data: 19-03-2008
-
"Falta de verbas inviabiliza Biblioteca no Matadouro
Diz-se agora que o projecto para o matadouro não é viável, apesar das promessas feitas.
A nova Biblioteca Municipal - que ficaria instalada no antigo matadouro do Funchal e que durante anos foi anunciada como um dos projectos mais importantes das celebrações dos 500 anos da cidade - afinal não se vai concretizar.
A informação foi confirmada pelos serviços de assessoria de imprensa da Câmara Municipal do Funchal. Não conseguimos chegar à fala com o presidente, Miguel Albuquerque, mas o assessor de imprensa Fernando Mata explicou: "A futura Biblioteca Pública Municipal irá ser concretizada, disso não há dúvidas. Só que não irá ser no local para onde estava prevista, ou seja, no Matadouro".
A justificação apresentada é surpreendente, já que, segundo Fernando Mata, o facto da Biblioteca não ser construída naquele local deve-se "aos elevados custos" que a construção iria implicar. "São questões financeiras, de custos muito elevados, que alteraram a posição da Câmara sobre a localização da futura Biblioteca".
Luís Rocha
segunda-feira, 17 de março de 2008
Escolas e Ministra da Educação...
sábado, 15 de março de 2008
As minhas leituras
sexta-feira, 14 de março de 2008
Magistrados na Madeira com processos disciplinares?
-
PGR levanta processos disciplinares a quatro magistrados da Madeira
O PGR anunciou esta noite que quatro magistrados estão a ser alvo de processos disciplinares. O comunicado de Pinto Monteiro surge duas semanas depois receber o relatório da equipa de investigação por si nomeada, na sequência das denúncias feitas pelo líder do PS-Madeira
-
por Graça Rosendo
-
Quatro magistrados do Ministério Público da Madeira estão a ser alvo de processos disciplinares. Dois deles já tinham sido transferidos daquela região autónoma e, esta sexta-feira, a Procuradoria-Geral da República anunciou a instauração de processos contra os outros dois.
Em comunicado divulgado esta noite, a PGR afirma que os quatro processos deverão estar concluídos em breve, tendo sido instaurados na sequência das inspecções efectuadas aos serviços do MP da Madeira, pelo Conselho Superior do Ministério Público.
Um dos magistrados visados nestes processos é Carlos Santos, que foi transferido há quase um ano para o Tribunal de Família e Menores do Porto. Entre outras coisas, o magistrado foi investigado por causa das suas ligações ao futebol, uma vez que Carlos Santos foi dirigente do Nacional, um dos clubes envolvidos no caso Apito Dourado.
Outro dos magistrados que poderá vir também a ser transferido é Carlos Cardoso, colocado no Tribunal de Família da Madeira. No ano passado, fez queixa de dois advogados, que foram ao seu gabinete entregar um envelope com dinheiro, mas estes alegaram ter o dinheiro sido pedido por ele. A queixa do magistrado acabou por ser arquivada pelo actual coordenador do MP na região.
O comunicado do PGR diz ainda que, na sequência da análise às denúncias feitas publicamente (pelo PS-Madeira e pela comunicação social), foram instaurados dois novos inquéritos e uma acção preventiva.
A maior parte dos factos denunciados, porém, «são em grande parte objecto de processos penais que correm termos e se encontram em fases processuais diversas», diz Pinto Monteiro, acrescentando: «Já no corrente ano [foram] deduzidas três acusações por crimes económico-financeiros».
Finalmente, o PGR revela que os serviços do MP na Madeira foram reestruturados, passando a existir uma «direcção personalizada» para investigar corrupção e criminalidade económica. Ou seja, prevê-se que este trabalho fique, exclusivamente, nas mãos de dois magistrados, que trabalharão directamente com a PJ do Funchal.
O comunicado de Pinto Monteiro surge duas semanas depois de o PGR ter recebido o relatório final do trabalho feito pela equipa por si nomeada há três meses, para fazer o levantamento e a análise das denuncias feitas pelos dirigentes do PS-Madeira.
Pinto Monteiro recebeu o secretario-geral dos socialistas regionais em Outubro, que acusou o MP da Madeira de não investigar casos polémicos contra o Governo.
Investigadores queixam-se do estatuto da Madeira
Segundo soube o SOL, o relatório desta equipa – coordenada por Teresa Almeida, magistrada da 9ª secção do DIAP de Lisboa – analisa também os motivos da morosidade de algumas investigações.
Um dos exemplos dados é o da notificação do antigo líder do PS-Madeira, Jacinto Serrão, que esteve um ano para ser notificado para uma inquirição como testemunha, e em relação a quem o parlamento só autorizou responder por escrito.
O MP quer ouvir o ex-líder do PS-M por causa de denúncias feitas por ele publicamente, quando estava à frente da oposição naquela região autónoma."
quinta-feira, 13 de março de 2008
Relatório sobre as Contas da Madeira
foto: TERESA GONÇALVES
-
ETAR da Calheta
quarta-feira, 12 de março de 2008
Cota 500!
terça-feira, 11 de março de 2008
Onde esconderam os INDICADORES?
O NÚMERO DE POSTOS DE TRABALHO QUE SE PERDERAM NA MADEIRA DESDE 2004:
OS MADEIRENSES QUE FORAM PARA O DESEMPREGO 9000;
O NÚMERO DE IMIGRANTES QUE DEPOIS DAS OBRAS ABANDONARAM A REGIÃO 7500, 8000, 10000????
O NÚMERO DE MADEIRENSES QUE EMIGRARAM 5000; 7000; 8000????
QUANTOS POSTOS DE TRABALHO FORAM EXTINTOS... 15.000; 20.000 OU 25.000???"
segunda-feira, 10 de março de 2008
Sentimento de insegurança
Só hoje, li na Comunicação Social:
"Violência na "Noite da Mulher"
domingo, 9 de março de 2008
Os professores
Mas queria acrescentar que o PS de Sócrates está a exagerar em determinadas políticas, seja do campo social, seja do âmbito económico. O PS é um partido que protege os mais desfavorecidos.
sexta-feira, 7 de março de 2008
O Poder Absoluto do dr. Alberto
Marina do Lugar de Baixo
-
-
"Governo chama a si controlo total dos planos
Um estudo pedido a Sofia Galvão conduziu à elaboração de um Sistema Regional de Gestão Territorial que centraliza as decisões na Quinta Vigia
Se é para aprovar um PDM, Jardim resolve.
A aprovação de planos sectoriais, de áreas como transportes, comunicações, energia e outros, constarão, apenas, de uma resolução do GR. Muitas matérias de ordenamento, que anteriormente deveriam passar pelo parlamento, arriscam-se a seguir, directamente, da Quinta Vigia para o Jornal Oficial.
quarta-feira, 5 de março de 2008
A cultura nas câmaras municipais
As Câmaras necessitam de gente qualificada nesta área cultural que saiba planear, traçar objectivos e que tenha uma outra visão política.
domingo, 2 de março de 2008
O abandono!
sábado, 1 de março de 2008
As minhas poesias
Abro os olhos e fixo a janela aberta ao som da água
que corre no pequeno riacho
defronto-me com um espaço longe daquela janela
mas não apanho o entendimento desse espaço
ouço somente a água desprendida a correr
seguindo o firmamento que é só dela
antes de ruir com este momento e voltar a adormecer
seguro-me ao umbral da janela
ansioso por mais um outro segredo.