terça-feira, 30 de setembro de 2008

Crise internacional

O primeiro-ministro, José Sócrates, perante a ameaça de uma crise internacional, garantiu hoje "que as poupanças dos portugueses estão garantidas".
"Quero tranquilizar os portugueses quanto às suas poupanças. O sistema financeiro português tem mostrado boa resistência a boa saúde, mas isso não dispensa que os EUA façam o que têm que fazer para resolver um problema que eles próprios criaram. Não fazer nada não é solução”, afirmou Sócrates:
Será que as poupanças estão mesmo garantidas? Esperemos que sim.

A vingança de Carlos Pereira !

Era voz corrente na Madeira que o Nacional oferecia prostitutas aos árbitros." A frase de Carlos Pereira, presidente do Marítimo – conseguida a pulso pelo procurador Paulo Sérgio –, aqueceu ontem os ânimos no Tribunal de Gondomar, no início do julgamento do caso Marítimo-Nacional.

PSD-Madeira congela tempo de serviço dos funcionários públicos

Os funcionários públicos bem podem queixar-se da “Autonomia à maneira do PSD”: tal como nos impostos elevados e nas políticas sociais, o Governo do PSD-Madeira, com o apoio de alguns e o silêncio de muitos que deviam denunciar, virou os poderes que lhe foram dados contra os Funcionários Públicos.
É verdadeiramente escandaloso que o Governo do PSD tenha congelado tempo de serviço dos Funcionários Públicos madeirenses, ao contrário do Governo Socialista dos Açores.
Retirado do blogue de Victor Freitas, http://replicaecontrareplica.blogspot.com/

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Jardim condenado a pagar 20 mil euros a Edite Estrela


O presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, foi hoje condenado pelo Tribunal Judicial do Funchal a pagar uma indemnização de 20 mil euros à eurodeputada Edite Estrela

Os factos remontam a Abril de 2004, por ocasião das eleições para o Parlamento Europeu, quando numa visita em campanha eleitoral à Madeira, Edite Estrela terá afirmado que a política do Governo Regional era de «betão» e que «esquecia as pessoas».

A esta crítica, o presidente do Governo Regional ripostou dizendo que se tratava de «uma peixarada».O Tribunal considerou que o governante madeirense «excedeu na crítica política» e condenou Alberto João Jardim a uma indemnização a título de danos pessoais de 20 mil euros.

O presidente do Governo Regional, à margem da inauguração da praia artificial de areia amarela em Machico, um investimento de três milhões de euros, revelou à comunicação social que vai recorrer da sentença: «vou recorrer da decisão».

«Quando se trata de membros do governo regional que são injuriados ou difamados a indemnização é mil, dois ou cinco mil euros quando é ao contrário não bate certo», disse.«Como recorri desta decisão de um Tribunal da República na cidade do Funchal obviamente não vou comentar da decisão», finalizou.
Lusa/SOL, http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Default.aspx

Bombeiros voluntários e as dificuldades económicas

Segundo li no Tribuna da Madeira, http://www.tribunadamadeira.pt/ , "Bombeiros com a “corda ao pescoço” obrigados a “limpar túneis e garagens”.
A polémica continua. Cerca de 45 profissionais dos BVM ficaram prejudicados com a nova empresa de transporte de doentes não urgentes. E fazem novas revelações.
Com o início da actividade da ESB, os Bombeiros Voluntários perderam o direito às horas extraordinárias. Valor esse que, segundo os profissionais, não era declarado no recibo de ordenado. Muitos viram-se obrigados a fazer trabalhos de limpeza, em part-time, para fazer face às despesas.
Houve quem já renegociasse o crédito de habitação. O Comandante dos BVM, Rui Pedro, garantiu ao Tribuna que estão em curso contactos e reuniões para “melhorar a vida do bombeiro”.

O mundo dos seguros - Fortis

O grupo financeiro Fortis, parceiro do BCP na área dos seguros que atravessa uma grave crise de confiança do mercado, será parcialmente nacionalizado, anunciou o primeiro-ministro belga, Yves Leterme.
Os governos da Bélgica, Holanda e Luxemburgo (Benelux) acordaram injectar 11,2 mil milhões de euros naquele banco para ajudar a instituição a sair da crise financeira.
O mercado dos seguros está cada vez menos seguro. Quem nos salva desta crise financeira?

domingo, 28 de setembro de 2008

A pobreza na Tabua, Ribeira Brava - Madeira

O padre da freguesia da Tabua, Concelho da Ribeira Brava, faz um retrato, doloroso, daquela povoação madeirense. Leiam a reportagem no DN de Sábado http://www.dnoticias.pt/default.aspx?file_id=dn04010201270908
Perfil do novo pobre
"A Tabua tem fama de ser uma freguesia pequena em tamanho mas até é muito comprida e com grandes problemas sociais. Um deles é a pobreza envergonhada ou disfarçada que se vem notando cada vez mais. Antes, o pobre era facilmente identificado porque vinha de saco às costas, bordão na mão e a pedir esmola.
O pobre de hoje conduz um carro e vive na maior angústia, até mesmo sem ter o que comer", retrata o padre. Um drama que lhe tem sido levado ao conhecimento, vivendo depois atormentado com a dor dos paroquianos.
"Há dias, uma senhora com uma farda e a conduzir um carro disse-me com as lágrimas nos olhos que teve de desligar o frigorífico porque não tinha nada para meter lá dentro."
O desemprego é outro problema que se acentua no mapa social da Tabua. Contudo, sem resolução no imediato. "Abrimos o Lar da Tabua e logo surgiu uma 'montanha' de pessoas a pedir trabalho, não para melhorar a vida mas para sobreviver.".

PSD-Madeira dividido

Eles estão no poder, sempre estiveram no poder, mas isso não impede que os seus militantes se atirem uns contra os outros na praça pública. A guerra no interior do PSD-Madeira pelos tachos está à vista. Pode-se ler no DN de hoje, http://www.dnoticias.pt/default.aspx?file_id=dn04010106280908, "Guerras autárquicas no PSD.
O PSD de C.ª de Lobos está dividido entre quem apoia e quem está contra Arlindo Gomes.
Depois da tempestade da sexta-feira na Assembleia Municipal, ontem poucos membros do PSD de Câmara de Lobos quiseram falar da guerra que existe no interior dos social-democratas locais"

sábado, 27 de setembro de 2008

Wigtown, Escócia-A cidade nacional do livro




Localizada numa península de Galloway, Wigtown é, desde há dez anos, a cidade nacional do livro na Escócia. A pequena povoação de mil habitantes acolhe este ano, de 26 de Setembro até 5 de Outubro, um concorrido Book Festival.Há dez anos, numa das suas primeiras deliberações, o parlamento escocês atribuiu à cidade de Wigtown, na altura profundamente deprimida, fruto do colapso da industria e da agricultura locais, a designação de Cidade Nacional do Livro da Escócia.
Criaram-se financiamentos, fomentou-se a abertura de livrarias e a realização de um festival literário, todos os anos. Hoje, a cidade atrai cada vez mais turistas, nacionais e estrangeiros, tendo-se tornado próspera.
Uma cultura diferente, um modo de vida diferente. Uma forma diferente de investir no futuro.

José Mourinho, de 'Special One' a 'Invincibile'

Cem jogos sem perder em casa.
Há seis épocas que o treinador português não conhece o sabor da derrota na condição de visitado. Nos últimos 100 jogos 'caseiros' por FC Porto, Chelsea e Inter de Milão, Mourinho venceu 84.
Impressiona é o número de triunfos na centena de jogos 'caseiros'. Mourinho levou as suas equipas a 84 vitórias e apenas 16 empates, com 217 golos marcados e 50 sofridos. E não se pode dizer que as equipas de Mourinho jogaram muito à defesa, pois a média de golos marcados por jogo é de 2.17, contra os 0.50 de golos sofridos.
Não pode ser apenas coincidência ou a estrelinha da sorte. Estas vitórias marcam um estilo. É fruto de muito estudo, trabalho e empenho do mister Mourinho.

As guerras no interior do PSD-Madeira

O DN, http://www.dnoticias.pt/Default.aspx?id=04, publica hoje uma notícia que mostra as guerras internas do PSD-Madeira. A guerra da sucessão em Câmara de Lobos há muito que já começou. A divisão é evidente."PSD dá bronca na Assembleia de Câmara de Lobos. Higino teles, do PSD, foi o único a votar contra pedido de endividamento.
Estalou o verniz' na reunião de ontem da Assembleia Municipal de Câmara de Lobos. Higino Teles, presidente da Junta de Freguesia local, não poupou nas críticas ao executivo de Arlindo Gomes durante o debate para aprovação da contratação de um empréstimo a longo prazo no montante de quatro milhões de euros.
O autarca, eleito pelo PSD, foi, inclusive, o único elemento presente na sessão que votou contra a proposta do presidente da autarquia, igualmente eleito pelo PSD".

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Regenerar os partidos

Há certos políticos que insistem em sujar a sua actividade política com a nódoa da incoerência. Estes senhores, depois de se tornarem políticos a partir dos aparelhos partidários, depois de anos e anos como dirigentes partidários sem desencadearem uma única mudança a nível do funcionamento do seu partido, depois de ocuparem altos cargos políticos surgem agora como os grandes críticos dos partidos, como os grandes arautos da credibilização da vida partidária.
Dizem que os partidos políticos precisam de mudar porque não têm nada a ver com a população e a qualidade das pessoas que andam no seu interior não é nada boa. E o que é que andaram por lá a fazer?

Mas já não dizem que foram eles os construtores do pior desses aparelhos partidários. Foram eles que sustentaram essa forma de fazer política partidária, foram eles que mais ajudaram a denegrir a imagem dos partidos e dos políticos em geral e têm hoje esta posição crítica ou porque estão no final da carreira política, ou porque perderam os lugares de sempre, ou porque, simplesmente, está na moda. Tiveram tempo, estabilidade e poder para mudar o que havia para mudar, mas nada fizeram nesse sentido, antes pelo contrário, anulavam qualquer tentativa de mudança. A incoerência aumenta quando são estes mesmos senhores que falam na criação de novos partidos e em movimentos independentes de partidos (?), naturalmente, liderados por estes senhores críticos, mas que agora, se criarem um novo partido ou se integrarem um movimento independente qualquer regeneram-se, qual Fénix renascida das próprias cinzas. Na verdade, os partidos políticos têm de alterar a sua forma de funcionamento. Se pretendem reconquistar a confiança do povo e criar uma imagem de credibilidade há que se adaptar aos novos tempos, mudando comportamentos e lançando novas formas de fazer política partidária.

Estatuto dos Açores aprovado por unanimidade

A nova versão do polémico Estatuto Político-Administrativo dos Açores foi ontem aprovada por unanimidade na Assembleia da República. Mas o braço-de-ferro vai continuar.
Apesar de ter votado a favor do diploma, o PSD já informou que irá pedir a fiscalização sucessiva do documento, por considerar que há uma norma inconstitucional. Posição que mereceu o apoio do PCP.
Em causa está o Artigo 114, relativo à dissolução da Assembleia Legislativa Regional, que mereceu a contestação do próprio Presidente da República, Cavaco Silva. Para PSD e PCP não há dúvida de que esta norma é inconstitucional.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Novo estádio do Marítimo- GR mexe no projecto

Li hoje no DN uma notícia do jornalista Artur de Freitas Sousa a dizer que o "GR mexe no projecto dos Barreiros" ?
"CMF já tem conhecimento da decisão
O Conselho de Governo decidiu hoje eliminar algumas infraestruturas do projecto de remodelação do Estádio dos Barreiros.
Em comunicado, o Conselho de Governo sustenta que o clube possui algumas das infraestruturas projectadas para os Barreiros enquanto outras existem em quantidade suficiente na Região.
O GR recorda ainda as actuais dificuldades financeiras da Região sendo que algumas das infraestruturas eliminadas não constituem, de momento, prioridade de despesa pública".
-
Não entendo nada! O concurso público está a decorrer, há já 12 empresas que levantaram o caderno de encargos para depois concorrerem e o projecto ainda está a sofrer alterações? Mas que planeamento é este?
E como já aqui publiquei, porque razão não apresentam o projecto publicamente tal como fizeram com o da Praia Formosa? O que pretendem esconder?
É verdade que o Diário de hoje descreve as diversas infra-estruturas do projecto do novo estádio, mas, e o desenho, a estrutura, o modelo onde está? Tem piada que o Diário, a título de comparação, apresentou a imagem de um estádio inglês.
Não existe desenho ainda? Antes, não tinham terrenos e mostraram o projecto, agora, têm terrenos, noutro local, e já não mostram o projecto.

Os deputados do PSD-Madeira não chumbaram o Código do Trabalho?



Correia de Jesus, Hugo Velosa e Guilherme Silva, deputados do PSD-Madeira na Assembleia da República traíram os madeirenses? Não votaram contra a revisão do Código do Trabalho, aprovada na generalidade. Abstiveram-se. Quer dizer que não defenderam os interesses dos trabalhadores madeirenses? Quer dizer que são traidores?
Votaram contra as posições do PSD-Madeira e o Governo Regional? Ou foi tudo combinado? Lá, não votam contra e aqui falam contra o Código? Assim conseguem enganar os madeirenses.
Os trabalhadores madeirenses devem saber que os deputados do PSD-Madeira não tiveram coragem para votar contra o Código do Trabalho recentemente aprovado na Assembleia da República.
São ou não são traidores? A estratégia de entregar declarações de voto é uma simples manobra de diversão para justificar o injustificável.
O que conta é que não votaram contra.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Três notas de André Escórcio

O deputado do PS-Madeira, André Escórcio, no seu blogue, http://comqueentao.blogspot.com/, escreve três reflexões sobre alguns assuntos publicados na Comunicação Social regional de hoje que, pela sua pertinência, merecem uma leitura atenta.
-
"A MALÍCIA DE UMA RONHA INSUSTENTÁVEL
A leitura da comunicação social da Região merece-me três notas sobre as quais concentrei a minha atenção:
1º O artigo de opinião do Deputado Carlos Pereira. Aqui fica a parte inicial. O restante pode ser lido
aqui."Encanta-me o prazer, e assumo totalmente o pleonasmo, de viver paredes meias, ou quase coincidentes, com a irreverência da mudança. Por isso, preocupa-me a malícia dos que preferem a morbilidade de manter tudo igual, numa tentativa absurda e manhosa de disfarçar fragilidades, preconceitos, incompetência e, no limite, falta de "amor próprio". É normalmente assim com aqueles que insistem em justificar o poder estabelecido, demonstrando estarem absolutamente contagiados pela ronha que, por vezes, também ataca os homens. Não sei nada dessa "parasitose", mas observo alguns indivíduos com ronha e há neles uma espécie de comichão silenciosa que provoca chagas, dores e maleitas incuráveis, remetendo-os para um desassossego sem limites".
2º O aval do Governo Regional à Associação de Futebol da Madeira, no valor de € 3.208.500,00 euros, pelo prazo de 15 anos, para financiar a construção do complexo desportivo de Gaula. É quase certo que se trata de um valor que, tarde ou cedo, de uma ou de outra forma, será o orçamento da Região a pagar. A AFM não tem, pelos seus próprios meios capacidade de pagar tal valor. Ou então, por uma questão de transparência política e pública, deve o avalista e a instituição beneficiária esclarecer como tudo se processará no que diz respeito às fontes de receita. E, já agora, justificar-se-á uma instalação daquelas, com os encargos que tem, pomposamente designada por "casa das selecções"? Quais selecções e quantas por ano desportivo?
3º Um rácio de 0,24 casos de homicídios e mortes violentas por mil habitantes colocam o Funchal no 12.º lugar, entre Setúbal (0,28) e Porto (0,23), num 'ranking' onde constam 99 cidades médias europeias. A prova evidente que este já não é, infelizmente, um "Cantinho do Céu". Depois, o Funchal, no que concerne à violência doméstica, das nove cidades portuguesas, é a que apresenta o maior rácio de maus tratos em casa: 6 por mil habitantes, numa lista com 98 cidades europeias. Afinal, que sociedade estamos a construir? Seria interessante, para compaginar com outros indicadores disponíveis e, daí, retirarmos outras leituras, a publicação do número total de homicídios registados na Madeira nos últimos dez anos e o número de suicídios registados no mesmo período".

Praia amarela em Machico


A praia de areia amarela em Machico está quase pronta. Recebeu 22 toneladas de areia de Marrocos. Teve um investimento do Governo Regional acima dos 3 milhões de euros.
Será que este volumoso investimento compensa? Haverá algum retorno deste investimento? Não será mais uma daquelas obras do Governo Regional que, a determinada altura, se transformará num elefante amarelo? Com a crise que os madeirenses atravessam será que esta obra era uma prioridade?
Ou, mais uma vez, o objectivo desta praia foi para satisfazer algum capricho de alguém?

O ataque da melamina... café, sopa, chá...

Em Taiwan, vários produtos instantâneos fabricados localmente mas com ingredientes importados do continente chinês testaram positivo a melamina e estão a ser retirados do mercado como café, sopa e chá com leite da marca Mr Brown. Entretanto, na antiga colónia britânica, as autoridades oficiais detectaram também melamina no leite Dairy Farm puro, da multinacional Nestlé, que é usado em catering.
Apesar de as autoridades salientarem que o consumo normal não irá provocar grandes problemas, os avisos deixam a população confusa sobre que marcas e produtos são seguros consumir.
Esta desgraça da melamina não fica pelo leite chinês? Alastra-se por outros produtos? Café, sopa, chá? Nem digo mais nada!!

Produtos lácteos da China

O Ministério da Economia, que tutela a ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica), reafirmou ao PÚBLICO que “não há qualquer indício ou suspeita sobre a presença de produtos lácteos em lojas ou armazéns chineses” existentes em Portugal. Ontem, e apesar do embargo em vigor desde 2002, a Comissão Europeia pediu garantias à China sobre os produtos alimentares que chegam à Europa.
Esperemos que seja mesmo verdade.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Acesso à universidade

Segundo o Público, http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1343654&idCanal=58, a Inspecção-Geral de Educação está a investigar uma subida suspeita de notas de acesso à universidade
Dezenas de certificados de equivalência ao 12.º ano de alunos de currículos estrangeiros poderão ter sido passados com notas inflacionadas e utilizados no concurso de acesso ao superior deste ano.
A ser verdade, há que encontrar os responsáveis e não deixar passar impune esta ilegalidade.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Novo Estádio do Marítimo

Segundo o presidente do Marítimo, houve pelo menos 11 empresas que levantaram o caderno de encargos referente ao concurso público internacional para a empreitada de construção do novo Estádio do Marítimo. Uma obra que apresenta um valor estimado em 46,5 milhões de euros.
Quando o projecto estava previsto para a zona da Praia Formosa, o presidente do marítimo apressou-se a apresentar o projecto, com pompa e muita circunstância, embora ainda não tivesse adquirido a totalidade dos terrenos necessários.
Projecto da Praia Formosa anulado

Entretanto, o Estádio mudou de sítio e caiu nos Barreiros, mas agora, nesta nova versão, ninguém conhece o projecto. Está escondido.
Porque será? De que é que têm medo? Porque será que nenhum meio de comunicação social conseguiu ter acesso ao referido projecto? Não tem interesse jornalístico?
Como já foi publicado, o projecto já deu entrada nos serviços da Câmara Municipal do Funchal e contempla acomodação para nove mil espectadores, sendo que o relvado e parte da pista serão as únicas estruturas existentes a serem preservadas.
Quer dizer que a pista é para se manter? Então, já houve mudanças, parece que as críticas dos partidos políticos e dos atletas sobre a anunciada retirada da pista de atletismo surtiram efeitos positivos.
Mostrem lá o projecto. É público ou não é público? Ou há problemas com o Plano Director Municipal?

domingo, 21 de setembro de 2008

Jogos Olímpicos - Montreal, Barcelona, Sydney e Atenas

O Público de hoje, http://jornal.publico.clix.pt/, aborda uma questão muito interessante sobre os Jogos Olímpicos:
"Jogos Olímpicos e as cidades organizadoras.
Compensa ser anfitrião da maior festa desportiva do planeta? Depende da dimensão da "casa": Montreal ainda paga o Estádio Olímpico, Barcelona, Sydney e Atenas não escapam às dívidas.
Atenas (2004) ou Sydney (2000) ainda estão a pagar a factura dos enormes investimentos feitos. São investidos milhões de euros em tudo o que possa tornar aqueles 17 dias nos mais memoráveis da história do desporto. Montreal, anfitrião dos Jogos em 1976, continua com a conta bancária negativa..."

José Mourinho - Inter de Milão

"Cheguei em Londres e disse: sou um técnico normal a treinar um grupo especial e no dia seguinte transformei-me no ‘especial’», disse Mourinho, ao jornal italiano La Gazzetta Dello Sport.
«Não diria que sou especial. Talvez não seja o melhor do mundo mas penso que nenhum técnico é melhor do que eu», afirmou o português.

Inicio do ano lectivo

A abertura do ano escolar para os alunos é já amanhã, embora, a azáfama nos estabelecimentos de ensino já se tenha iniciado há muito tempo. A preparação do ano lectivo nas escolas é uma tarefa árdua que exige dos professores, os que estão nas direcções executivas e todos os outros envolvidos nas diversas actividades preparatórias, um intenso trabalho e uma dedicação talvez pouco reconhecida pela sociedade e menos ainda pelos órgãos de comunicação social.
Os professores não se limitam a leccionar. A organização das turmas, a elaboração dos horários dos professores, alunos e auxiliares da acção educativa, a discussão, criação e preparação de projectos, de vária ordem, com o objectivo de melhorar a qualidade de ensino das nossas escolas. A revisão e actualização de regulamentos internos, projectos pedagógicos, actividades de complemento curricular, contratação e acções de formação de professores. Preparação de reuniões com os directores de turma e com os diversos departamentos, planificação dos conteúdos programáticos, preparação das aulas, definição de prioridades para o ano lectivo, em suma, actividades que os professores se empenham com orgulho e espírito de serviço à educação e formação integral dos alunos.
Quanto aos pais, entre outras responsabilidades, cabe-lhes também a tarefa complicada de incentivar e motivar os seus filhos a estudar. Num tempo de crise, as famílias portuguesas ainda têm de encontrar nos seus orçamentos uma fatia considerável para a educação dos seus filhos.

sábado, 20 de setembro de 2008

Terrorismo no Paquistão

Mais um atentado no Paquistão. A explosão de uma viatura armadilhada no perímetro do hotel Marriott em Islamabad, na capital do Paquistão, fez pelo menos 60 mortos e mais de uma centena de feridos. O hotel ficou devastado após o atentado, que ateou um incêndio de grandes proporções.

António Costa recandidata-se

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, manifestou hoje o desejo de se recandidatar pelo PS a mais um mandato na liderança da autarquia nas eleições autárquicas de 2009.
Pois claro, só poderia ser, e contra Santana ainda melhor.

Lisboa - Santana Lopes

Pedro Santana Lopes vai concorrer à Câmara de Lisboa, em 2009? Óptimo, o PS aplaude. Afinal aquilo vai ser um passeio para o António Costa.

Colisão planetária noutra constelação

Um trabalho artístico mostra uma colisão planetária na constelação de Aries. Massas de poeira que flutuam em torno de um distante sistema solar binário sugerem que dois planetas semelhantes à Terra se desintegraram mutuamente numa violenta colisão, revelaram ontem investigadores dos Estados Unidos.
Imagem: Lynette R. Cook/Reuters/ cedência da UCLA.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

África do Sul - Thabo Mbeki

O partido no poder na África do Sul, o Congresso Nacional Africano (ANC) pediu ao Presidente Thabo Mbeki que se demita antes do fim do seu mandato, que termina em Abril de 2009, e ele já aceitou retirar-se voluntariamente.
“Após uma discussão longa e difícil, o ANC decidiu retirar [a confiança] ao Presidente Thabo Mbeki antes do fim de o seu mandato expirar”, anunciou Gwede Mantashe, secretário-geral do ANC.

O Ministério Público acusa autarcas do PSD-Madeira? Não pode ser!

Autarcas do PSD-Madeira? Eleitos nas listas do PSD-Madeira? É tudo mentira, é tudo falso, os autarcas do PSD-Madeira são todos uns santos, são imaculados, puros, são os representantes da santidade na Madeira Nova. Leiam a notícia no Diário de Notícias http://www.dnoticias.pt/default.aspx?file_id=dn04010210200908

Ex-vice da CMF acusado pelo MP? Não pode ser!

Diário de Notícias http://www.dnoticias.pt/
Data: 20-09-2008
Rui Marote terá beneficiado união e empresa do seu filho contra interesses da CMF
O ex-vice-presidente e vereador da Câmara Municipal do Funchal, Rui Marote, está acusado pelo Ministério Público da prática, em co-autoria material, de um crime de participação económica em negócio consumado, em concurso aparente com um crime de abuso de poder.
Contactado ontem pelo DIÁRIO, o arguido escusou-se a fazer "qualquer comentário" sobre o caso. A acusação é sustentada numa investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária do Funchal a factos corridos em 2002.
O então 'número dois' da Câmara com o pelouro do Desporto e o actual chefe de aprovisionamento da CMF, António Sérgio Figueira, que também está indiciado no processo pela prática do mesmo crime, são acusados de terem prejudicado os interesses da Câmara em benefício do Clube de Futebol União e da empresa 'Placar Vertical', através do pagamento de equipamentos desportivos.
A CMF pagou a compra destes, tendo sido emitidas para o efeito várias requisições com o propósito de evitar que cada uma ultrapassasse os 5.000 euros, limite que obriga à realização de um formalismo legal: a consulta de mais do que uma empresa. Por outro lado, foi alegadamente evitada a atribuição de subsídio, acto que teria de ser objecto de deliberação camarária.
A aquisição do material desportivo, que acabou por ser entregue maioritariamente aos escalões de formação do União, e a pequena parte restante dividida entre o Club Sport Marítimo e a Associação de Futebol da Madeira, foi feita à empresa 'Placar Vertical - Publicidade e Marketing Lda.', da qual é sócio Roberto Marote, filho do antigo 'vice' da CMF.
A operação, segundo as contas da PJ, rendeu aos 'cofres' desta empresa lucros que ascenderam a cerca de 490%, tendo em conta o preço unitário de compra e o preço unitário de venda (segundo o que seria praticado a preços normais de mercado).O MP entende que os arguidos conluiaram entre si para favorecer a 'Placar Vertical' e o União Futebol Clube, em clara violação dos deveres profissionais, de zelo e lealdade, conferindo a estas duas entidades uma vantagem patrimonial que de outra forma não poderia ter sido obtida.
Um benefício considerado ilícito, à luz da inobservância dos formalismos legais previstos na lei. E lesivo dos interesses patrimoniais da autarquia funchalense, defende o MP. A compra dos equipamentos desportivos resultou de um compromisso assumido por Rui Marote numa reunião mantida com três dirigentes do União, entre os quais se encontrava o filho Roberto.
Encontro que surgiu na sequência de um contacto telefónico do presidente do Clube, Jaime Ramos, a solicitar o apoio da Câmara para as camadas de formação desta colectividade. Ao que o DIÁRIO apurou, actualmente está a correr o prazo de abertura de instrução, na qual os arguidos dispõem de 20 dias para apresentar provas documentais ou testemunhais no sentido de contradizer os termos da acusação agora formulada.
Raul Caires

Código do Trabalho aprovado

A proposta do Governo de revisão do Código do Trabalho foi aprovada hoje, na generalidade, com os votos favoráveis do PS, abstenções do PSD e CDS-PP, e os votos contra da oposição de esquerda e de quatro deputados socialistas.
Ao lado das bancadas do PCP, Bloco de Esquerda e de "Os Verdes", votaram contra o diploma do Governo a deputada independente Luísa Mesquita, e os socialistas Manuel Alegre, Teresa Portugal, Júlia Caré e Eugénia Alho.
Eu também votaria contra.

Transportes escolares

Miguel Albuquerque, presidente da Câmara Municipal do Funchal, disse que o Governo decidiu transferir as responsabilidades dos transportes escolares e passes para as Autarquias sem qualquer compensação financeira. Quem assumia os encargos com os transportes escolares e passes era o Governo Regional, ao transferirem essa responsabilidade para as autarquias, o Governo Regional deixou de gastar qualquer cêntimo com essa referida área do ensino básico.
Sendo assim, embora o Governo da República devesse atribuir mais alguma compensação às autarquias, quem deveria ajudar as Câmaras era o Governo Regional através de contratos programa.
A Lei das Finanças Locais indica que estas matérias devem ser adaptadas pelos governos regionais, mas o que o governo do PSD-Madeira decidiu foi abandonar as autarquias e atirar as culpas, mais uma vez, contra o Governo da República, prejudicando as Câmaras, as escolas e os madeirenses.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

UEFA: Marítimo - Valência


Vão ao site do Valência e descubram a praia amarela que por lá aparece como sendo no Funchal. http://www.valenciacf.es/

ONU- fome no mundo

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) divulgou, ontem,quarta-feira, que os números relativos à fome no Mundo tiveram um acréscimo de 75 milhões em 2007, atingindo agora 925 milhões de pessoas. Os dados foram divulgados pelo director-geral da organização, Jacques Diouf, salientando que o aumento do número de pessoas sub-nutridas se deve à subida dos preços dos produtos alimentares.
O director-geral da ONU citou os dados da FAO e disse que os preços dos produtos alimentares sofreram um aumento de 12% em 2006, de 24% em 2007 e de 50% nos sete primeiros meses de 2008.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

China: Leite em pó contaminado?

Como é que isto é possível no mundo de hoje? Como é que um ser humano, se se pode considerar ser humano, comete estes crimes premeditados ou por negligência? Inaceitável. Imperdoável.

Segundo o ministro chinês da Saúde, mais de 6.200 bebés adoeceram depois de terem sido contaminados com o leite em pó, um número que é cinco vezes maior o inicialmente anunciado. Desses, 158 enfrentam uma falha renal grave.
Também de acordo com Chen Zu, uma terceira criança já morreu.
Investigações entretanto realizadas concluíram que 22 marcas de leite em pó continham a substância tóxica industrial melamina, que seria acrescentada para que a fórmula parecesse mais rica em proteína.
Até à data, quatro pessoas foram detidas acusadas de adulterar o leite e outras 22 estão a ser interrogadas.