terça-feira, 30 de setembro de 2008
Crise internacional
PSD-Madeira congela tempo de serviço dos funcionários públicos
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Jardim condenado a pagar 20 mil euros a Edite Estrela
Os factos remontam a Abril de 2004, por ocasião das eleições para o Parlamento Europeu, quando numa visita em campanha eleitoral à Madeira, Edite Estrela terá afirmado que a política do Governo Regional era de «betão» e que «esquecia as pessoas».
A esta crítica, o presidente do Governo Regional ripostou dizendo que se tratava de «uma peixarada».O Tribunal considerou que o governante madeirense «excedeu na crítica política» e condenou Alberto João Jardim a uma indemnização a título de danos pessoais de 20 mil euros.
O presidente do Governo Regional, à margem da inauguração da praia artificial de areia amarela em Machico, um investimento de três milhões de euros, revelou à comunicação social que vai recorrer da sentença: «vou recorrer da decisão».
Lusa/SOL, http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Default.aspx
Bombeiros voluntários e as dificuldades económicas
A polémica continua. Cerca de 45 profissionais dos BVM ficaram prejudicados com a nova empresa de transporte de doentes não urgentes. E fazem novas revelações.
O mundo dos seguros - Fortis
domingo, 28 de setembro de 2008
A pobreza na Tabua, Ribeira Brava - Madeira
Perfil do novo pobre
PSD-Madeira dividido
O PSD de C.ª de Lobos está dividido entre quem apoia e quem está contra Arlindo Gomes.
Depois da tempestade da sexta-feira na Assembleia Municipal, ontem poucos membros do PSD de Câmara de Lobos quiseram falar da guerra que existe no interior dos social-democratas locais"
sábado, 27 de setembro de 2008
Wigtown, Escócia-A cidade nacional do livro
Localizada numa península de Galloway, Wigtown é, desde há dez anos, a cidade nacional do livro na Escócia. A pequena povoação de mil habitantes acolhe este ano, de 26 de Setembro até 5 de Outubro, um concorrido Book Festival.Há dez anos, numa das suas primeiras deliberações, o parlamento escocês atribuiu à cidade de Wigtown, na altura profundamente deprimida, fruto do colapso da industria e da agricultura locais, a designação de Cidade Nacional do Livro da Escócia.
Criaram-se financiamentos, fomentou-se a abertura de livrarias e a realização de um festival literário, todos os anos. Hoje, a cidade atrai cada vez mais turistas, nacionais e estrangeiros, tendo-se tornado próspera.
José Mourinho, de 'Special One' a 'Invincibile'
Há seis épocas que o treinador português não conhece o sabor da derrota na condição de visitado. Nos últimos 100 jogos 'caseiros' por FC Porto, Chelsea e Inter de Milão, Mourinho venceu 84.
As guerras no interior do PSD-Madeira
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Regenerar os partidos
Estatuto dos Açores aprovado por unanimidade
Em causa está o Artigo 114, relativo à dissolução da Assembleia Legislativa Regional, que mereceu a contestação do próprio Presidente da República, Cavaco Silva. Para PSD e PCP não há dúvida de que esta norma é inconstitucional.
quinta-feira, 25 de setembro de 2008
Novo estádio do Marítimo- GR mexe no projecto
"CMF já tem conhecimento da decisão
O Conselho de Governo decidiu hoje eliminar algumas infraestruturas do projecto de remodelação do Estádio dos Barreiros.
Os deputados do PSD-Madeira não chumbaram o Código do Trabalho?
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
Três notas de André Escórcio
-
A leitura da comunicação social da Região merece-me três notas sobre as quais concentrei a minha atenção:
1º O artigo de opinião do Deputado Carlos Pereira. Aqui fica a parte inicial. O restante pode ser lido aqui."Encanta-me o prazer, e assumo totalmente o pleonasmo, de viver paredes meias, ou quase coincidentes, com a irreverência da mudança. Por isso, preocupa-me a malícia dos que preferem a morbilidade de manter tudo igual, numa tentativa absurda e manhosa de disfarçar fragilidades, preconceitos, incompetência e, no limite, falta de "amor próprio". É normalmente assim com aqueles que insistem em justificar o poder estabelecido, demonstrando estarem absolutamente contagiados pela ronha que, por vezes, também ataca os homens. Não sei nada dessa "parasitose", mas observo alguns indivíduos com ronha e há neles uma espécie de comichão silenciosa que provoca chagas, dores e maleitas incuráveis, remetendo-os para um desassossego sem limites".
2º O aval do Governo Regional à Associação de Futebol da Madeira, no valor de € 3.208.500,00 euros, pelo prazo de 15 anos, para financiar a construção do complexo desportivo de Gaula. É quase certo que se trata de um valor que, tarde ou cedo, de uma ou de outra forma, será o orçamento da Região a pagar. A AFM não tem, pelos seus próprios meios capacidade de pagar tal valor. Ou então, por uma questão de transparência política e pública, deve o avalista e a instituição beneficiária esclarecer como tudo se processará no que diz respeito às fontes de receita. E, já agora, justificar-se-á uma instalação daquelas, com os encargos que tem, pomposamente designada por "casa das selecções"? Quais selecções e quantas por ano desportivo?
3º Um rácio de 0,24 casos de homicídios e mortes violentas por mil habitantes colocam o Funchal no 12.º lugar, entre Setúbal (0,28) e Porto (0,23), num 'ranking' onde constam 99 cidades médias europeias. A prova evidente que este já não é, infelizmente, um "Cantinho do Céu". Depois, o Funchal, no que concerne à violência doméstica, das nove cidades portuguesas, é a que apresenta o maior rácio de maus tratos em casa: 6 por mil habitantes, numa lista com 98 cidades europeias. Afinal, que sociedade estamos a construir? Seria interessante, para compaginar com outros indicadores disponíveis e, daí, retirarmos outras leituras, a publicação do número total de homicídios registados na Madeira nos últimos dez anos e o número de suicídios registados no mesmo período".
Praia amarela em Machico
O ataque da melamina... café, sopa, chá...
Apesar de as autoridades salientarem que o consumo normal não irá provocar grandes problemas, os avisos deixam a população confusa sobre que marcas e produtos são seguros consumir.
Produtos lácteos da China
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Acesso à universidade
Dezenas de certificados de equivalência ao 12.º ano de alunos de currículos estrangeiros poderão ter sido passados com notas inflacionadas e utilizados no concurso de acesso ao superior deste ano.
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
Novo Estádio do Marítimo
domingo, 21 de setembro de 2008
Jogos Olímpicos - Montreal, Barcelona, Sydney e Atenas
Compensa ser anfitrião da maior festa desportiva do planeta? Depende da dimensão da "casa": Montreal ainda paga o Estádio Olímpico, Barcelona, Sydney e Atenas não escapam às dívidas.
José Mourinho - Inter de Milão
«Não diria que sou especial. Talvez não seja o melhor do mundo mas penso que nenhum técnico é melhor do que eu», afirmou o português.
Inicio do ano lectivo
Os professores não se limitam a leccionar. A organização das turmas, a elaboração dos horários dos professores, alunos e auxiliares da acção educativa, a discussão, criação e preparação de projectos, de vária ordem, com o objectivo de melhorar a qualidade de ensino das nossas escolas. A revisão e actualização de regulamentos internos, projectos pedagógicos, actividades de complemento curricular, contratação e acções de formação de professores. Preparação de reuniões com os directores de turma e com os diversos departamentos, planificação dos conteúdos programáticos, preparação das aulas, definição de prioridades para o ano lectivo, em suma, actividades que os professores se empenham com orgulho e espírito de serviço à educação e formação integral dos alunos.
Quanto aos pais, entre outras responsabilidades, cabe-lhes também a tarefa complicada de incentivar e motivar os seus filhos a estudar. Num tempo de crise, as famílias portuguesas ainda têm de encontrar nos seus orçamentos uma fatia considerável para a educação dos seus filhos.
sábado, 20 de setembro de 2008
António Costa recandidata-se
Colisão planetária noutra constelação
sexta-feira, 19 de setembro de 2008
África do Sul - Thabo Mbeki
O Ministério Público acusa autarcas do PSD-Madeira? Não pode ser!
Ex-vice da CMF acusado pelo MP? Não pode ser!
Data: 20-09-2008
Rui Marote terá beneficiado união e empresa do seu filho contra interesses da CMF
O ex-vice-presidente e vereador da Câmara Municipal do Funchal, Rui Marote, está acusado pelo Ministério Público da prática, em co-autoria material, de um crime de participação económica em negócio consumado, em concurso aparente com um crime de abuso de poder. Contactado ontem pelo DIÁRIO, o arguido escusou-se a fazer "qualquer comentário" sobre o caso. A acusação é sustentada numa investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária do Funchal a factos corridos em 2002.
O então 'número dois' da Câmara com o pelouro do Desporto e o actual chefe de aprovisionamento da CMF, António Sérgio Figueira, que também está indiciado no processo pela prática do mesmo crime, são acusados de terem prejudicado os interesses da Câmara em benefício do Clube de Futebol União e da empresa 'Placar Vertical', através do pagamento de equipamentos desportivos.
A CMF pagou a compra destes, tendo sido emitidas para o efeito várias requisições com o propósito de evitar que cada uma ultrapassasse os 5.000 euros, limite que obriga à realização de um formalismo legal: a consulta de mais do que uma empresa. Por outro lado, foi alegadamente evitada a atribuição de subsídio, acto que teria de ser objecto de deliberação camarária.
A aquisição do material desportivo, que acabou por ser entregue maioritariamente aos escalões de formação do União, e a pequena parte restante dividida entre o Club Sport Marítimo e a Associação de Futebol da Madeira, foi feita à empresa 'Placar Vertical - Publicidade e Marketing Lda.', da qual é sócio Roberto Marote, filho do antigo 'vice' da CMF.
A operação, segundo as contas da PJ, rendeu aos 'cofres' desta empresa lucros que ascenderam a cerca de 490%, tendo em conta o preço unitário de compra e o preço unitário de venda (segundo o que seria praticado a preços normais de mercado).O MP entende que os arguidos conluiaram entre si para favorecer a 'Placar Vertical' e o União Futebol Clube, em clara violação dos deveres profissionais, de zelo e lealdade, conferindo a estas duas entidades uma vantagem patrimonial que de outra forma não poderia ter sido obtida.
Um benefício considerado ilícito, à luz da inobservância dos formalismos legais previstos na lei. E lesivo dos interesses patrimoniais da autarquia funchalense, defende o MP. A compra dos equipamentos desportivos resultou de um compromisso assumido por Rui Marote numa reunião mantida com três dirigentes do União, entre os quais se encontrava o filho Roberto.
Encontro que surgiu na sequência de um contacto telefónico do presidente do Clube, Jaime Ramos, a solicitar o apoio da Câmara para as camadas de formação desta colectividade. Ao que o DIÁRIO apurou, actualmente está a correr o prazo de abertura de instrução, na qual os arguidos dispõem de 20 dias para apresentar provas documentais ou testemunhais no sentido de contradizer os termos da acusação agora formulada.
Raul Caires
Código do Trabalho aprovado
Transportes escolares
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
UEFA: Marítimo - Valência
ONU- fome no mundo
O director-geral da ONU citou os dados da FAO e disse que os preços dos produtos alimentares sofreram um aumento de 12% em 2006, de 24% em 2007 e de 50% nos sete primeiros meses de 2008.
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
China: Leite em pó contaminado?
Segundo o ministro chinês da Saúde, mais de 6.200 bebés adoeceram depois de terem sido contaminados com o leite em pó, um número que é cinco vezes maior o inicialmente anunciado. Desses, 158 enfrentam uma falha renal grave.
Também de acordo com Chen Zu, uma terceira criança já morreu.
Investigações entretanto realizadas concluíram que 22 marcas de leite em pó continham a substância tóxica industrial melamina, que seria acrescentada para que a fórmula parecesse mais rica em proteína.
Até à data, quatro pessoas foram detidas acusadas de adulterar o leite e outras 22 estão a ser interrogadas.