quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

SIDNEY

O fogo de artifício na ponte de Sidney é uma das imagens célebres da passagem de ano. A Austrália e muitos países do Oriente já acolheram 2009, que chega a Portugal daqui a algumas horas.

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Deputados do PSD-M – os traidores da Autonomia

Uma vergonha! Os deputados do PSD-Madeira na Assembleia da República, contradizendo as suas posições políticas defendidas na Região, abstiveram-se na votação do Estatuto Político-Administrativo dos Açores agachando-se ao PSD Nacional e colando-se ao “sr. Silva”.

Perderam toda a credibilidade nesta matéria relacionada com as Autonomias. Convém lembrar que os deputados do PSD, eleitos nas listas dos Açores, ao contrário dos seus colegas de partido da Madeira, votaram ao lado da Autonomia e dos açorianos, votaram, sem medo, a favor do novo Estatuto.

Os deputados do PSD-Madeira e o Governo Regional não se cansam de gritar em cada esquina por mais autonomia e mais poder legislativo, no entanto, quando uma Região autónoma, como a dos Açores, apresenta um Estatuto com mais poderes, os “laranjinhas” madeirenses são os primeiros a não concordar, assumindo uma postura incoerente com os seus discursos.

Ao não votarem a favor deste diploma, estes senhores deputados provam, mais uma vez, que a sua estratégia não consiste em obter mais autonomia para a Madeira e mais capacidade legislativa, porque, na verdade, já possuem imenso poder concedido por essa autonomia, embora se recusem a esgotá-la. Poderiam intervir em tantos sectores da sociedade madeirense aplicando outro tipo de políticas em prol dos cidadãos, todavia, não o fazem. Falta-lhes coragem e visão política.
A estratégia, já gasta, mas eficaz em termos de resultados eleitorais, consiste em manter uma guerra política permanente contra um inimigo externo, mesmo que essa atitude prejudique a Madeira e os cidadãos madeirenses. Se este sentido de voto fosse assumido pelos deputados do PS-Madeira seriam, sem dúvida alguma, crucificados e catalogados de traidores sem indulto por toda a comunicação social, pelos deputados do PSD e pelo Governo Regional. Não obstante, como os traidores e os anti-autonomistas foram os do PSD-Madeira, então, suaviza-se a incoerência, tenta-se justificar o injustificável, procura-se criar uma névoa qualquer de modo que este erro político, cometido pelos deputados do PSD-Madeira, passe despercebido.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Coma alcoólico na Madeira

Na Madeira, aliás, como em todo o lado, muitas pessoas têm dificuldade em se divertir sem beber para além dos limites do corpo. É uma questão de atitude e de falta de responsabilidade consigo próprio, é, acima de tudo, uma questão cultural que, a meu ver, não se procura combater, mas alimentar ainda mais.
Tenta-se a cada evento promovido fazer com que as pessoas, principalmente os jovens, bebam sem parar, fazendo com que esse comportamento seja um dos principais objectivos de uma qualquer festa.
O problema não está no beber, porque podem beber. O problema encontra-se nos excessos que praticam num determinado momento e na frequência com que bebem sempre em excesso, transformando esse excesso em perigosa normalidade.
É assim com o álcool e é assim com o tabaco.
-
"Festa não é igual a copos" .
Mais de duas dezenas de pessoas deram entrada no hospital em coma alcoólico
"As pessoas têm de começar a pensar que 'Festa' não é igual a copos, e copos, e mais copos". A opinião é do director clínico do Hospital Central do Funchal, que reage de forma muito crítica ao número elevado de pessoas que nestes últimos dias deram entrada nas urgências em coma alcoólico. Ultrapassaram as duas dezenas. Miguel Ferreira explicou que a taxa alcoólica na Madeira "é elevadíssima" e que, no Natal e fim do ano, é muito mais evidente o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

Estatuto dos Açores

Segundo o SOL, o Presidente da República pronuncia-se sobre o Estatuto dos Açores.
O presidente da República, Cavaco Silva, pronuncia-se hoje publicamente sobre o Estatuto dos Açores, confirmou fonte oficial do Palácio de Belém.
Os deputados do PSD-M, paradoxalmente, ao não votarem ao lado dos açorianos, preferiram a abstenção,votaram contra a autonomia.
E na Madeira, como é?

domingo, 28 de dezembro de 2008

Ricardo Quaresma e Nuno Gomes - os mais bem pagos

FC Porto lidera tabela dos mais bem pagos. Na época 2007/08, dez futebolistas receberam dos respectivos clubes mais de um milhão de euros, entre salários e prémios. Ricardo Quaresma, ex-FC Porto foi o atleta mais bem pago, tendo recebido pouco mais de 2,1 milhões de euros.
O top dos dez jogadores mais bem pagos é composto exclusivamente pelos três grandes. O FC Porto foi o clube que mais contribuiu para esta lista com cinco jogadores, seguido do Sporting com três e do Benfica com dois.
Depois do primeiro lugar ocupado por Ricardo Quaresma, com 2.135 milhões de euros, apenas Nuno Gomes, Benfica recebeu uma verba acima dos dois milhões de euros, ocupando o segundo lugar da tabela. O terceiro posto é ocupado por Lucho González, FC Porto, que recebeu pouco mais de 1.650 milhões de euros.

Funchal - Chuva intensa volta a fazer estragos



No Funchal, é sempre assim. Basta chover com alguma intensidade. Porque será?
-
"As chuvas e o vento forte que se fizeram sentir na Madeira na noite de sexta-feira e madrugada de ontem voltaram a fazer estragos. Estradas interrompidas por causa de derrocadas e adufas entupidas foram algumas das ocorrências que deram trabalho, não só às corporações dos bombeiros da capital mas também a funcionários da Câmara Municipal do Funchal.
Na manhã de ontem, algumas derrocadas impediram a circulação automóvel durante várias horas. Uma delas aconteceu na Estrada Monumental, na zona das Quebradas. A queda de pedras e terras durante a madrugada ocupou uma faixa de rodagem e condicionou o trânsito."

sábado, 27 de dezembro de 2008

Gaza: pelo menos 155 mortos em ataque israelita contra posições do Hamas

Pelo menos 155 palestinianos morreram hoje num ataque aéreo do Exército israelita contra a Faixa de Gaza, avança a AFP citando a rádio Hamas. O chefe dos serviços de emergência em Gaza relata, por seu lado, a existência de mais de 200 feridos. Cerca de 30 mísseis israelitas, disparados a partir de bombardeiros F-16, atingiram complexos do Hamas, que controla Gaza desde o Verão de 2007.
-
A hipocrisia dos Homens! Por um lado, num tempo em que se comemora o Natal, cantam os hinos da paz, do amor e da solidariedade e por outro promovem a guerra, a morte e o sofrimento.

'Jackpot' da Assembeia inventado pel PSD-M vai para o Tribunal Constitucional

Nova 'sorte grande' dos partidos é mais inconstitucional que a anterior.
'O decreto legislativo regional que visa dar mais dinheiro aos partidos políticos (5,5 milhões/ano no total) é inconstitucional. A opinião é do Representante da República para a Madeira, Monteiro Diniz, que pediu a apreciação preventiva da constitucionalidade de três artigos do diploma, conhecido por 'jackpot'.
No requerimento de mais de 20 páginas, que deu entrada ontem à tarde no Tribunal Constitucional (TC), o juiz conselheiro defende que a Assembleia Legislativa da Madeira não tem competência para legislar sobre o financiamento dos partidos, pois trata-se de uma matéria de reserva específica da Assembleia da República.
Ao contrário do que aconteceu em 2005, o novo 'jackpot' deixa de dar dinheiro aos grupos parlamentares e passa a dar aos partidos, o que é motivo para merecer um chumbo do TC, considera o responsável.
Ler em: http://www.dnoticias.pt/Default.aspx?file_id=dn04010103271208
-
Ainda bem que Monteiro Diniz não se deixou iludir.

Farol

O Farol do Cabo Neddick iluminado para o Natal, em York, ontem no Maine, na costa leste dos EUA.
Fotografia: Lucas Jackson/Reuters.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Rio Songgua

Um homem mergulha na água gelada do rio de Songgua, em Harbin, na província chinesa de Heilongjiang. (Sheng Li / Reuters)

Olhar o NATAL III

Esta época festiva tem ainda a particularidade de desenhar um tempo de paradoxos, pois numa face evidencia os excessos dos gastos familiares e na outra desmascara as graves carências, onde só existe as emoções e as sensações da época.
Os madeirenses, neste Natal, apesar das dificuldades económicas, vão construir o seu presépio, com orgulho e animação bastante, transmitindo os hábitos tradicionais às novas gerações. Mas, na hora de colocar o sapatinho na lareira, ou no momento de pousar a ceia sobre a mesa, ou nos instantes em que deveriam colocar as guloseimas nos bolsos dos seus filhos, as lágrimas silenciosas vão saltar do fundo da íris, cortando a alma de tantos pais e mães, porque os problemas financeiros entraram no seio das famílias de tal forma que não lhes dá a possibilidade de satisfazerem os desejos nem de semearem a felicidade plena dentro de casa.

O custo de vida já não permite as despesas essenciais, quanto mais as extraordinárias. Os ordenados não acompanham o poder de compra, as pensões de reforma não são suficientes, os medicamentos continuam caríssimos, a prestação da casa sobe sem parar, os livros escolares levaram uma grande fatia do que restava, o passe escolar custa muito dinheiro.
Algumas das famílias passam esta quadra festiva em casa dos pais, porque já entregaram a casa ao banco. Outras, o carro foi levado pelas dívidas, outras famílias perderam o seus empregos, arrastados pelo esbanjamento e pelo desperdício de políticas erradas, bem como pelo crescimento apressado da Madeira. Hoje, limitam-se a percorrer a nova estrada ou o túnel e alguns têm a possibilidade de escolher entre três caminhos para chegar a casa, quando antes tinha um ou nenhum. Mas, e o resto? Onde ficam as pessoas neste modelo de desenvolvimento imposto? Quantas famílias vão passar um Natal repleto de angústia, tristeza e, em alguns casos, inundado de desespero?

Apesar de tudo, vamo-nos deixar envolver pelo ambiente natalício e pelo sorriso das crianças. A hora é de festa e de expectativa por um futuro melhor. As luzes de mil cores acendem o ânimo dos madeirenses e incitam-nos a atravessar os dias de rosto erguido em direcção aos amanhãs inquietos, mas a transbordar de esperança.
O Pai Natal traz uma mensagem diferente, uma mensagem que fala na coragem de mudar. E ao mesmo tempo que abre as cartas imaginárias, enviadas de todo o mundo pelos sonhos de criança, compõe para os madeirenses uns cânticos que ensinam a ler, compasso a compasso, as partituras da ousadia de ser livre.


quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Olhar o Natal II

Quando é Natal, os nossos olhares enchem-se de magia. Os familiares e os amigos encontram-se nos braços da cordialidade, os pobres estendem o olhar em busca de afectos transformados em esmolas. As histórias dos avós retinem na nossa memória, como se fossem um chamamento de outrora. As crianças correm pelos cantos do lar acolhedor a mostrarem, umas às outras, os presentes que encontraram no sapatinho. Felizes, os pais, os primos, os tios, os padrinhos e os amigos mais próximos conversam junto da lareira, enquanto apreciam os licores caseiros e saboreiam as broas de mel, ao som de uma melodia. O povo enche as igrejas, crente e submisso à palavra que sustenta o espírito, apenas o espírito. Assistimos ao regresso das tradições religiosas. São as missas do parto e a missa do galo com os lugares da frente reservados para as entidades oficiais, os políticos, os militares e outros tantos cheios de galões, aqueles que nunca se curvam perante as palavras que condenam a ganância, a soberba, o cinismo, a traição dos valores cristãos e ouvem o sermão com muito respeito, mas sem o escutar, ali mesmo em frente de todos.
O importante é que estejam bem acomodados, mais próximos da cruz e da voz dos pregadores que também não conseguem ser o “Sal da Terra”.
Cá fora, as montras das lojas ganham novas cores, as vozes estrangeiras misturam-se com o sotaque madeirense e ambos passeiam nas ruas, apreciam as luzes, a música no ar, as bandas, os coros a cantar. O cheiro a Natal ecoa nos presépios edificados nas praças, neste vaivém, homens e mulheres, mesmo sem se conhecerem, cruzam-se e numa voz sincera desejam um feliz Natal uns aos outros.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Pai Natal

Uma escultura de um Pai Natal gigante feito de areia está a atrair turistas na praia de Puri, na Índia.

Olhar o Natal I

Natal. Um tempo sempre renovado e cheio de ambientes envolventes. Ano após ano, os rituais desta época repetem-se como se fossem vividos pela primeira vez. É o reviver de sensações, o calor do pinheiro enfeitado, o estender do papel para moldar o presépio, o semear do trigo, as cartas ao Pai Natal. Apetece olhar para trás e caminhar sobre a nostalgia da infância escrita nas páginas das nossas recordações.
Um conjunto de sentimentos emerge de dentro, solta-se da alma sem aviso, sem definição, mas que, com o aproximar do topo do dia vinte e cinco, se transforma numa alegria contagiante. São os aromas dispersos, as cores quentes, os sons, são os arrepios de frio aquecidos pela surpresa dos presentes já esperados. É o redesenhar dos nossos sonhos, é a necessidade de acolher a água que rega as raízes das nossas utopias com as mãos em concha. É o acreditar na certeza do amor.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Os deputados do PSD-M são os traidores da autonomia

Li, no Farpas da Madeira, o seguinte post da autoria do Paulo Barata. Excelente!
-
"Ser ou não ser
Se fossem os deputados do PS-Madeira na Assembleia da República a se absterem na votação do Estatuto dos Açores o Jornal da Madeira colocaria a sua foto na capa com o título "Traidores". O PSD convocaria a comunicação social para reforçar quem são os traidores da Autonomia.
O Presidente do PSD gritaria mil vezes traidores. Os escribas do regime escreveria TRAIÇÃO!Mas como nada disso aconteceu, os "verdadeiros" autonomistas continuarão sem mácula.
Afinal tudo não passa de uma questão de gritaria e não de constatação de factos".

domingo, 21 de dezembro de 2008

O Coelho e os 30 euros para os idosos

Ainda o Deputado do PND. Tenho ouvido algumas pessoas ligadas à política dizerem que a entrega dos 30 euros aos idosos é demagogia, é uma tentativa de comprar votos, é não saber fazer política a sério, é enganar os madeirenses e é a prova de que este partido não tem propostas para resolver os problemas da Madeira.
E eu pergunto sempre a essas pessoas: o que é que dizem do PSD-Madeira oferecer em época de eleições telha, blocos, cimento, tintas, brinquedos, azeite e leite? E no Natal, as ofertas dos cabazes de compras e mais brinquedos às crianças? E as viagens e os passeios que oferecem aos idosos? O deputado Coelho oferece 30 euros e qual é o problema?
A lógica de muita gente ligada à política é que se estas coisas forem feitas pelo PSD-Madeira representa inteligência política, significa saber fazer política, significa que o partido tem uma estratégia muito bem delineada. Significa que o PSD-Madeira sabe ganhar eleições. Mas se as mesmas coisas forem feitas pelos partidos da oposição já é demagogia e falsa política.
O deputado do PND decidiu entregar aquele dinheiro aos idosos e tem esse direito. Quem define a estratégia política do PND são os responsáveis pelo partido e não os outros.
Podemos e devemos comentar as estratégias dos outros, podemos e devemos discordar, argumentar, mas também concordar. Os eleitores é que vão dizer se gostam ou não desta forma de fazer política.
Este é o modo deste pequeno partido fazer a sua política e pelas reacções que tenho ouvido parece que tem atingido os seus objectivos.
O PSD-Madeira sempre fez este tipo de política ao longo dos 30 anos que governa, com mais poder, mais dinheiro etc, e os resultados estão à vista de todos.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Salvador Dali

«O Zimbabué pertence-me», diz Mugabe

O Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, afirmou na sexta-feira que o país lhe «pertence», desafiando assim os apelos à demissão que aumentam face à crise humanitária e económica.
«O Zimbabué pertence-me», disse, num discurso proferido no congresso do partido União Nacional Africana do Zimbabué-Frente Patriótica (ZANU-PF).
http://clix.visao.pt/Actualidade/Mundo/Pages/OZimbabuepertencemedizMugabe.aspx
-
Já ouvi este tipo de afirmações por estes lados insulares.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Deputado José Manuel Coelho- PND dá 30 euros aos idosos com mais de 70 anos

Na próxima segunda-feira, a partir das 9 horas, as pessoas, com mais de 70 anos, que se deslocarem à sede do Partido da Nova Democracia - Rua da Alfândega 71, 2º andar - vão receber um envelope com 30 euros.
A promessa foi feita, ontem, pelo deputado José Manuel Coelho que considera que esta é a melhor forma de distribuir o dinheiro que a Assembleia Legislativa envia para os partidos, ao abrigo da lei orgânica. O PND garante que irá entregar o dinheiro a todos os idosos que o solicitarem, até se esgotarem os cinco mil euros que recebeu da ALM, este mês.
Ao todo, deverá chegar para 166 pessoas. O deputado do PND discorda das verbas elevadas de financiamento dos grupos parlamentares, o famoso 'jackpot', mas considera ainda mais grave a actualização que foi aprovada na última sessão plenária. Com a nova lei, o parlamento vai gastar 5,1 milhões de euros, por ano, em transferências que passam a ser feitas directamente para os partidos políticos.
"É um escândalo, numa terra onde há tanta gente desempregada e reformas miseráveis", afirma. José Manuel Coelho promete que se o PSD insistir em aplicar a retroactividade aos aumentos, a contar desde o início da Legislatura (2007), irá distribuir a verba do seu partido, em sacos de dinheiro, à porta da Assembleia.
-
Parabéns!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Vaivém ENDEAVOUR

O vaivém espacial ‘Endeavour’, montado em cima de um Boeing 747, modificado para o efeito, sobrevoa o deserto de Mojave, na Califórnia, a caminho do Centro Espacial Kennedy, na Florida (USA).
(Carla Thomas/Reuters)

Reciclagem na Nicarágua

Um homem procura objectos recicláveis na lixeira conhecida como La Chureca, em Managua, perto do Lago Xolotlan.
Fotografia: Oswald Rivas/ Reuters

Quase 75% dos professores trocavam de profissão se pudessem

Inquérito. Quase 75 por cento dos professores mudavam de profissão se tivessem alternativa e 81 por cento admitem que, se pudessem, pediam a aposentação, mesmo com penalizações, segundo um inquérito a mais de mil docentes que será apresentado hoje.
De acordo com dados do Observatório da Avaliação de Desempenho, órgão criado pela Federação Nacional dos Sindicatos da Educação e pelo Instituto Superior de Educação e Trabalho, apenas 26 por cento dos inquiridos continuariam a escolher a profissão de professor.
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=120479
-
Eu não mudaria de profissão mesmo que tivesse oportunidade. Sou professor e gosto imenso da minha profissão, sinto-me realizado profissionalmente.

Luís Filipe Menezes acusa Ferreira Leite

Luís Filipe Menezes acusa Ferreira Leite de «falta de seriedade intelectual» ao apoiar Santana.
O ex-dirigente do PSD, Luís Filipe Menezes, considera que o apoio de Manuela Ferreira Leite a Santana Lopes enquanto candidato à Câmara de Lisboa demonstra «inqualificável incoerência», «falta de seriedade intelectual» e «descarada falta de verticalidade»

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=120458

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

O PSD-M coloca os partidos políticos fora da crise??????????????

Um escândalo!!!!!!!!!! Mas que revolta!!!!!!!!!!!!!O PSD-Madeira não tem dinheiro para combater a pobreza, o PSD-Madeira não tem dinheiro para pagar um complemento de reforma ao idosos, mas tem milhões de euros para entregar aos partidos políticos.
É preciso gritar bem alto e lutar contra esta afronta, é preciso dizer aos madeirenses o que anda o PSD-Madeira a fazer ao dinheiro dos contribuintes. Afinal existe dinheiro! Eu, por mim, vou fazer o meu trabalho e cumprir o meu papel, lá isso, garanto que vou fazer.
-
"Partidos já têm dinheiro fresco a caminho. ALM vai entregar 5,06 milhões de euros, em 2009, mais 559 mil euros de retroactivos a 2007.
Agora só é preciso que o representante da República não encontre razões para devolver à ALM ou pedir a revisão preventiva da constitucionalidade ao documento ontem aprovado pelo PSD.
Se assim for, os partidos têm dinheiro fresco a caminho. As alterações à lei orgânica da Assembleia vêm dar encaixes financeiros de relevo aos partidos, com destaque para o PSD que, só em retroactivos, vai receber 392 mil euros.
Todos os partidos votaram contra as alterações, mas, se a lei entrar em vigor, todos vão receber os aumentos. Houve uma excepção, o MPT, que se absteve. João Isidoro desafiou mesmo a restante oposição a entregar a uma instituição de solidariedade o acréscimo de dinheiro dado pela nova versão da lei orgânica.Os partidos opuseram-se às alterações por: discordarem dos critérios, que dizem favorecer os grandes grupos parlamentares; ser "escandaloso" o aumento, ainda para mais em altura de crise; não haver dinheiro para políticas sociais, mas haver para os partidos; considerarem suficientes os montantes actuais; não ser urgente mudar a lei, apesar de ser importante esclarecer a questão de quem tem competência para fiscalizar.
O documento proposto e aprovado pelo PSD, diz ser interpretativo e atribui tais competências ao Tribunal Constitucional e não ao de Contas, como reivindica este último.
Ao todo, vão ser distribuídos 5,06 milhões de euros em 2009. A estes juntam-se os 559 mil euros de retroactivos."
http://www.dnoticias.pt/default.aspx?file_id=dn04010102171208

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Bush agredido em visita surpresa ao Iraque

A cinco semanas de abandonar a Casa Branca, o ainda Presidente norte-americano fez no domingo uma visita surpresa.
Depois de uma viagem secreta de onze horas, o Air Force One de George W. Bush aterrou no aeroporto de Bagdad esta tarde, onde estava montada uma cerimónia para o receber.
Na agenda de Bush, constava uma série de encontros rápidos com vários líderes iraquianos, entre os quais o primeiro-ministro Nouri al-Maliki e o presidente Jalal Talabani.
Foi durante uma conferência de imprensa que um iraquiano indignado descalçou-se e atirou os dois sapatos em direcção à cabeça do ainda presidente norte-americano. O homem foi imediatamente retirado.

http://aeiou.visao.pt/Actualidade/Mundo/Pages/bushiraque.aspx
-
Os iraquianos atiram sapatos, mas o senhor Bush mandou atirar toda a artilharia de guerra que possuía contra o Iraque.

Nova lei do tabaco

Li, no Diário de Notícias, que "Vai entrar em vigor a adaptação, que vem suavizar as restrições da lei nacional.
É uma vitória de Alberto João Jardim. Queria uma lei do Tabaco mais branda na Madeira do que no resto do país e vai tê-la. Monteiro Diniz já mandou para publicação no Diário da República a adaptação madeirense do diploma conhecido como lei do tabaco.

Depois de 'sair' no diário oficial, a lei entra em vigor. Mas isso não impede que seja suscitada a revisão sucessiva da constitucionalidade. É que, apesar de o PSD ter feito algumas alterações ao documento devolvido numa primeira fase, pelo representante da República, subsistiram dúvidas quanto à sua constitucionalidade. As mesmas que impediram a oposição de mudar o voto contra, em segunda deliberação".
-
Quer dizer que vou voltar a fumar o fumo dos outros? Na Madeira, não se promove a saúde nem o bem-estar dos cidadãos.

domingo, 14 de dezembro de 2008

BPN - Dias Loureiro e El-Assir



Os negócios ‘hermanos’ do amigo árabe.
Como é que as rotas de Dias Loureiro e do libanês El-Assir se cruzam em Espanha?
Chama-se La Granjilla. Nesta urbanização, perto do Escorial, nos arredores de Madrid, situa-se o conjunto de moradias de luxo que, apurou a VISÃO, foi dado como garantia de parte do crédito do BPN ao negociante de armas El-Assir que, pelas contas do Público, atingirá 42 milhões de euros.
Uma moradia naquele subúrbio de elite ultrapassará o milhão de euros.
Apesar da grandeza dos números, o BPN – entretanto nacionalizado e, agora, controlado pela Caixa Geral de Depósitos – ainda não procedeu à execução dessa garantia, embora tenha já inscrito na rubrica do «malparado» o empréstimo entregue ao amigo árabe de Dias Loureiro. Uma empresa denominada La Granjilla Corporation – ou seja, com o mesmo nome da urbanização onde El-Assir terá interesses imobiliários –, faz igualmente parte de uma lista de créditos concedidos pelo BPN a te
rceiros de forma irregular, sem que os normais procedimentos bancários fossem acautelados.

Muçulmanos apedrejam Satanás


Peregrinos muçulmanos atiram pedras a um pilar que simboliza Satanás, em Mena, próximo de Meca, na Arábia Saudita.
Fotografia: Ahmed Jadallah/Reuters



“Manuela Ferreira Leite tem sido uma líder de facção”

Ângelo Correia, militante do PSD, critica Manuela Ferreira Leite por ser líder de uma facção.

Natal - Famílias deixam idosos com alta no hospital

Todos os anos, na época de Natal, o Hospital Curry Cabral regista 15 a 20 casos de idosos que se mantêm internados depois de terem alta porque ninguém os vai buscar. A situação repete-se em unidades de saúde um pouco por todo o país.
Este ano, ainda não foi identificado qualquer caso naquela unidade de saúde lisboeta, mas os que lá trabalham estão apenas à espera do dia em que tudo começa a mudar.
-
Esperemos que este ano represente o início da mudança. Que nenhum idoso fique abandonado no hospital.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Sócrates convoca Conselho de Ministros extraordinário para amanhã

O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou hoje em Bruxelas a realização de um Conselho de Ministros extraordinário amanhã, onde deverá ser aprovado o plano português de resposta à crise financeira e económica.
Sócrates falava no final de uma Cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, na qual os 27 aprovaram um plano de relançamento da economia europeia, equivalente a 1,5 por cento do PIB (200 mil milhões de euros).

Conselho Europeu

O Conselho Europeu «mais importante» da vida de Durão Barroso terminou hoje, em Bruxelas.
Os líderes dos 27 salvaram o Tratado de Lisboa e aprovaram um plano de resgate financeiro e novas medidas ambientais. Nicolas Sarkozy sublinhou o «carácter histórico das decisões assumidas» durante a presidência francesa da União Europeia.
©AP

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

MANOEL DE OLIVEIRA

Cem anos de Manoel de Oliveira: "Não existem cinco cineastas tão livres assim", diz Miguel Marías, ex-director da Cinemateca Espanhola, figura tutelar da crítica em Espanha.

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1352708&idCanal=14

Manoel de Oliveira festeja hoje centenário

Figura nacional e ícone do Porto

Num século de vida, Oliveira gerou muitos passados e fixou em imagens um certo Porto do Século XX.
Já não há comboios na Ponte Maria Pia. Já não há espanto no olhar dos miúdos da Ribeira. Já não há fumo a sair das chaminés do casario. Já não há barcaças desengonçadas na Afurada. Já não há faina nas margens do Douro. Já não há muito passado escondido nas janelas das casas postas em cascata sobre a última colina da cidade antes da água. Nenhuma memória é anterior ao olhar. Nenhuma recordação do Porto vive sem o olhar deixado por Manoel de Oliveira.
Nenhum desabafo é tão profundo como profunda é a tristeza contida na mudez filmada a preto e branco dos homens da faina fluvial. Sem serem senhores do rio, eram escravos do que o Douro gerava.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Hubble descobre dióxido de carbono em planeta extra-solar

O Telescópio Espacial Hubble permitiu a descoberta de dióxido de carbono na atmosfera de um planeta extra-solar. Este é um passo importante na descoberta, na atmosfera de planetas que orbitam outras estrelas, de moléculas ligadas à vida, tal como a conhecemos na Terra.
Observações anteriores do planeta HD 189733b efectuadas pelo Hubble e também pelo Telescópio Espacial Spitzer, já tinham permitido detectar vapor de água e metano na atmosfera deste planeta.
Esta descoberta e as técnicas utilizadas para a fazer são muito encorajadoras para os futuros utilizadores do Telescópio Espacial James Webb (JWST). O JWST poderá permitir realizar este tipo de estudo em planetas de tipo terrestre com massas iguais ou algumas vezes superiores à massa da Terra.

http://clix.expresso.pt/gen.pl?sid=ex.sections/24954

Jaime Gama avisa deputados que «são eleitos» para comparecer às reuniões

«Vejo a necessidade básica de haver sentido do dever, cumprimento dos mandatos, assiduidade. Ser deputado não é beneficiar de um direito, é contrair um dever para com os eleitores», disse Jaime Gama, questionado sobre eventuais alterações ao regimento da Assembleia.
A Assembleia funciona com base no regimento e noutras disposições adoptadas, com «regras de transparência», afirmou Jaime Gama, advertindo os deputados que «devem comparecer às reuniões plenárias e às reuniões das comissões».
«É para isso que são eleitos», disse à saída da conferência de líderes parlamentares.

Deputados faltosos

Sobre as faltas dos deputados da Assembleia da República, os senhores que, perante um fim de semana longo, decidiram passear e não trabalhar, embora recebessem o ordenado por inteiro, ao contrário dos restantes trabalhadores, apenas quero comentar a excelente proposta do dr. Guilherme Silva, o deputado eleito pelas listas do PSD-Madeira.
Ouvi numa rádio, se me dissessem teria dificuldade em acreditar, mas na verdade ouvi o dr. Guilherme Silva propor que uma das formas de evitar a falta dos deputados era não marcar sessões plenárias à Sexta-feira.
Assim, segundo dizia, os senhores deputados, que recebem ordenados chorudos, poderiam juntar-se às famílias mais cedo e sem necessidade de faltar. Mas que sacrificados eles são, que mártires, que pena temos deles!
Que grandes exemplos de cidadania! Oh homem, se o sacrifício de ser deputado da República é tão difícil de suportar que se demitam e vão mas é trabalhar.
É preciso não ter vergonha na cara nem respeito pelos portugueses que trabalham.
O sr. deputado que seja original e proponha então que as empresas portuguesas dispensem os seus trabalhadores à Sexta-feira e sem descontar um cêntimo dos ordenados.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

A Universidade da Madeira e o advogado Ricardo Vieira


Isto é mesmo assim? Li no DN:
"Queixa contra Ricardo Vieira.
Presidente do departamento de biologia pede esclarecimentos à ordem.
A 'guerra' entre o Departamento de Biologia e a reitoria da UMa assume, agora, novos contornos. ´
Graça Costa, presidente do Departamento e da respectiva Comissão Científica, tem dúvidas quanto à actuação do advogado Ricardo Vieira, tendo pedido esclarecimentos à Ordem dos Advogados.
Na queixa, que deu entrada no passado dia 27 de Novembro, a docente refere que "aparentemente, o Sr. Dr. Ricardo Vieira é advogado e defensor da Universidade da Madeira e, em simultâneo e ao mesmo tempo, advogado e defensor contra a mesma Universidade da Madeira".

domingo, 7 de dezembro de 2008

Atenas - Onda de protestos atinge a Grécia depois de polícia abater rapaz de 15 anos

Centenas de pessoas manifestaram-se, esta noite, no centro de Atenas e em outras cidades gregas depois da morte de um rapaz com 15 anos, baleado por um polícia. Lojas destruídas, caixotes do lixo incendiados e barricadas são o rasto dos distúrbios.
Os manifestantes, a maioria habitantes do bairro de Exarchia, no centro da cidade, protestaram contra a actuação da polícia, gritando frases contra o Governo de direita de Costas Caramanlis e do ministro do Interior, Prokopis Pavlopoulos.
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1352354&idCanal=11

sábado, 6 de dezembro de 2008

Nicolas Sarkozy encontrou-se com o Dalai Lama


O Presidente francês, e da UE (em exercício), tentou “desdramatizar” a reunião, que fez com que a China cancelasse a cimeira anual com a UE prevista para a semana passada e ameaçasse sanções comerciais.
“Sou livre, enquanto Presidente da República francesa, de fazer a minha agenda”, disse antes. “Enquanto presidente do Conselho Europeu, tenho valores, convicções.” Mas não chegou a criticar Pequim, dizendo antes que “o mundo precisa de uma China que participe na governação mundial” e, por outro lado, “o mundo precisa de uma Europa poderosa”. “Temos o dever de trabalhar juntos”, concluiu.