segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Os novos POBRES da Madeira.

Ninguém imagina a crise económica que se instalou no seio das muitas famílias madeirenses. Tenho um amigo bancário que me contou, há dias, que o seu banco, durante este mês, já tinha tomado conta de 26 apartamentos por falta de pagamento e depois de já ter havido uma renegociação dos respectivos empréstimos.
As famílias entregam o apartamento, perdem tudo o que já tinham investido. Umas vão viver para casa dos pais, outras alugam um apartamento mais pequeno e com uma renda acessível.
Casos destes, tenho ouvido falar quase todos os dias.
Os juros têm aumentado de uma forma violenta, apanhando as famílias de surpresa, mas não podemos esquecer de que o desemprego é também um dos principais factores desta grave crise económica e familiar da nossa Região.
Esta situação agrava-se a cada dia, e há que adoptar políticas económicas e sociais que encontrem resposta para estas situações dramáticas.
Mas o Governo do PSD-M só se preocupa com o problema financeiro dos clubes de futebol profissional, com Estádios de futebol de milhões de euros, com milhões e mais milhões de euros para os partidos políticos e para a Assembleia Legislativa da Madeira e com desperdícios e mais desperdícios do erário público, com esbanjamentos e outras políticas que não vêm ao encontro da resolução dos problemas dos novos pobres do povo madeirense.

15 comentários:

Jac C. disse...

Vc é bem crítico.
Acho legal isso!
Ver, julgar e até agir.
Atua politicamente?

Abraços e até breve!

Sancho Gomes disse...

E eu que pensava que a crise e que a falta de medidas de carácter social para combater este flagelo era nacional. Mas pelos vistos não, o governo socialista faz maravilhas por Portugal, que até tem uma taxa de desemprego bastante baixa, não é Rui?

Ana Luar disse...

Uma realidade que assusta Rui... bem visto este post!

Dakini disse...

Tenho ouvido falar nessas situações e parecem inacreditaveis pois mais situacoes que hajam cada vez mais as pessoas compram casas e apartamentos e carros e depois teem de os entregar... é a situação do nosso pais que nao nos deixa viver de maneira pratica as coisas estao cada vez mais dificeis!

RB disse...

não tenho muita noção da vida por ai, mas tenho uma ideia muito semelhante ao que escreves...
complicado, muito
beijo meu

Anónimo disse...

Eu também posso dizer-lhe que o comércio em São Vicente está todo a morrer e quando abrirem o Sá na vila de são vicente, será a morte de todo o comércio tradicional. Não há natalidade, não há jovens, só reformados que não consomem e a malta nova foge toda para o Funchal ou para a inglaterra lavar pratos. Os meus pais tem um café e mini-mercado e nunca tiveram uma quebra tão grande nas vendas como neste ano de 2007. Todas as pessoas queixam-se que estão sem dinheiro, muitas levantam compras a crédito e temos de esperar meses até receberem os salários e os mesmos já não tenham sido queimados antes de recebidos.Se tivessemos empregados e pagássemos aluguer, já teriamos fechado a porta há muito tempo! Estou preocupado e sinceramente acho que quando voltar a Madeira é para casar e fazer malas para a Espanha. Se em 2009 não mudar a cor política de algumas câmaras na Madeira, a ilha está perdida.

Anónimo disse...

tem todo a razão, mas não é só na Madeira, tá assim por todo o Portugal e ilhas.
Cumprimentos

Maria Laura disse...

Tal como aqui, no continente. É terrível e muito precária a situação dos jovens casais, por exemplo. Medidas são necessárias, com urgência.

Menina do Rio disse...

Pois é...até o dia que em que todos emigrem e deixem uma Ilha deserta...

Beijos

quintarantino disse...

Meu caro amigo, eu juro que não é de propósito nem por eu ser "laranja" mas a crise é transversal ao país... aqui no continente é o mesmo!

Rui Caetano disse...

Sancho, a crise tem também responsabilidades do Governo da República é verdade, mas o Governo Regional não pode fugir às suas culpas, quem nos governou foi o PSD-M, que essbanjou milhões de euros foi o PSD-M, e, além disso, o GR tem poder para intervir nesta matéria, mas pouco faz.

Sancho Gomes disse...

Rui, reconheço que pode ser ignorância da minha parte, mas quais são as competências do GR que permitiriam intervir em situações como as que apontou? Existem, naturalmente, situações de probreza onde os serviços regionais podem efectivamente intervir. Não será, contudo, o caso que apontou!

Mónica disse...

Olá Rui,

mais uma vez concordo consigo. Em vez de se investir bem em coisas mais importantes tais como o incentivo à educação, ao desporto (modalidades fora do futebol) em que existe casos de regiões com bons atletas e que por falta de patrocínios não investem nos mesmos, à saúde, etc.

Aumenta-se os impostos mas os ordenados mantêm-se. Como pode haver circulação do dinheiro? As pessoas cada vez consomem mais do que podem.

maria-joão disse...

Também aqui. Também aqui as casas escorregam por entre os dedos como grão de areia.

MMV disse...

Não será do Governo da Republica?! Taxas de Juro?! Banca?! humm... parece-me algo do Governo Socialista!