sábado, 31 de janeiro de 2009

Quimonda


A situação da Qimonda "é mais grave" do que até agora se sabia e se não houver uma solução até finais de Março, o encerramento "é inevitável", disse hoje o gestor judicial da empresa ao jornal ao Saechische Zeitung.
"No tempo que nos resta, temos de encontrar um investidor, e já houve primeiras manifestações de interesse e contactos, mas num âmbito reduzido", disse Michael Jaffé ao matutino de Dresden, onde está instalada a principal fábrica da Qimonda.

As prioridades do PSD-Madeira

Li no DN que o "Natal custou 500 mil à Câmara da Calheta. Só para iluminações foram 400 mil. O resto foi para presépios.
É mais um indício de que a crise de facto ainda não chegou à Calheta. O custo das ornamentações de Natal neste concelho ronda o meio milhão de euros, o que dá cerca de 100 mil contos na moeda antiga. Contudo, os valores dos ajustes directos levados a cabo pela Empresa Municipal SolCalheta não batem certo com os que constam na Administração Pública. Mesmo assim é dado adquirido que estes não fogem muito da considerável fasquia dos 500 mil euros, sobretudo em tempos de crise".

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Carlos César: INACEITÁVEL, não havia necessidade!

Carlos César disse: “É muito importante que o próximo Governo da República seja do PS, porque, se for do PSD, a sua primeira tentação será dar cabo desta Lei de Finanças Regionais e levar o dinheiro dos Açores para a Madeira”
Embora o dr. Alberto João use e abuse deste tipo de discurso, em vez de resolver os problemas dos madeirenses, pois como sabemos, prefere criar um contencioso permanente contra a República, alimentando um fantasma externo, inventando um inimigo da Madeira que só serve para ganhar eleições, não aceito que o presidente do Governo dos Açores, o socialista Carlos César, desça ao mesmo nível do presidente do Governo Regional da Madeira e, mais grave ainda, entregue de bandeja argumentos fortes para o PSD-M esmagar o PS na Madeira.
Já estou farto de ver o PS a nível nacional ganhar eleições à custa da Madeira e agora é o PS dos Açores a querer ganhar à custa da Madeira. Agora vale tudo?
Na Madeira, existe um PS e pelo que se vê é um PS que tem de enfrentar não só o PSD-M, mas também uns senhores do PS nacional e agora o PS dos Açores! Era o que nos faltava!
E nós? E o PS-Madeira? Basta senhores, na política não vale tudo! No mínimo, exige-se responsabilidade e uma verdadeira solidariedade.

O Jornal da Madeira custa 537 euros por leitor

Segundo li no Tribuna da Madeira, que cita a gerência da Empresa JM, o Jornal da Madeira tem "uma média de clientes diários de 6.833 e uma visualização de um leitor por jornal, o custo aproximado por leitor roda os 537,16 euros" e continua: "além do passivo de 6,5 milhões de euros, os custos de pessoal ultrapassam o total das receitas em 39,78%, correspondendo a mais de metade dos custos operacionais da empresa".
-
Em relação ao passivo, segundo contas anteriores apontavam para os 25 milhões de euros, no entanto, é possível que já tenham pago uma parte substancial. Falta lembrar ainda que este Jornal, um projecto político do PSD-M, recebe do Governo Regional mais de 10 mil euros por dia, o que dá, anualmente, um subsídio de 4 milhões de euros.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Passe escolar com 50% de redução, mas não é na Madeira, porque o PSD-M NÃO QUER!!

A resolução que autoriza a despesa de 15 milhões de euros, a aplicar no acordo sobre o passe escolar a celebrar entre o Estado e os operadores de transportes públicos colectivos foi aprovada, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros.
Em conferência de imprensa, realizada no final da reunião do Conselho de Ministros, o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, recordou que o passe escolar, denominado "passe 4_18@escola.tp", envolve a redução de 50 por cento do custo da tarifa inteira".

A despesa de 15 milhões de euros é relativa às "compensações financeiras" a atribuir aos operadores de serviço de transporte colectivo de passageiros "em razão da obrigação tarifária decorrente da implementação do 'passe mailto:4_18@escola.tp, refere o Conselho de Ministros em comunicado.
-
E na Madeira? O Governo Regional do PSD continua a não governar! Os passes escolares custam na Madeira o mesmo que os passes dos trabalhadores comuns.
O valor do Passe Social (tarifa mensal) é de 35,50 euros; o Passe Estudante custa 35,50 euros.
Ambos os passes custavam, no ano transacto, 35 euros. (Estes valores são aplicados pela Empresa Horários do Funchal)".


Mais um grande negócio da Câmara do Funchal?

CMF aceita Romeiras em troca do Savoy. A capacidade construtiva É idêntica, mas a do Savoy Vale mais cinco milhões.
A Câmara do Funchal prepara-se para formalizar um 'contrato de urbanização' com a SIET Savoy, de Joe Berardo e Horácio Roque, em que aceita uma capacidade construtiva no Pico das Romeiras por troca de uma idêntica na zona do Savoy.

Formalmente, tudo indica não haver qualquer irregularidade. Mas a verdade é que cada metro quadrado de capacidade construtiva na zona do Savoy vale muito mais do que no Pico das Romeiras.
Dois avaliadores ouvidos pelo DIÁRIO estimam que cada metro dessa capacidade valha pelo menos mil euros no Savoy e 150 nas Romeiras. Se assim for, o município fica a perder cerca de cinco milhões de euros.

Urgências na Madeira sem médico durante três horas

Li no DN: O bloco de consultas das urgências do Hospital esteve sem médicos entre a uma e as três e meia da tarde de ontem. Os doentes esperaram, exaltaram-se e gritaram por um atendimento que chegou após horas de espera entre a triagem, a consulta, os exames e a última avaliação do médico.
Miguel Ferreira, o director clínico, garante que estas ausências prolongadas à hora do almoço só se resolverão quando a cantina estiver pronta.
http://www.dnoticias.pt/Default.aspx?file_id=dn04010202290109

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Os custos da democracia II


A democracia tem custos, no entanto, existem os custos necessários e inquestionáveis para a manutenção da qualidade da democracia e existem os custos que servem apenas alguns privilegiados em detrimento do bem comum.
Perante esta evidência, lanço algumas questões de simples retórica:
1 - Será que para a democracia não morrer na Madeira é preciso distribuir aos partidos políticos 5,06 milhões de euros, em 2009, e mais 559 mil euros de retroactivos de 2007?
2 - Será que para o Estado de Direito na Região não desabar é preciso entregar ao PSD-M, partido do Governo Regional, 3,6 milhões de euros por ano?
3 - A democracia esfumar-se-ia se a Lei Orgânica da Assembleia Legislativa da Madeira não pagasse por cada deputado 100 mil euros anualmente?
4 - Será que a democracia se desmoronou com a decisão do Tribunal Constitucional de ter declarado inconstitucionais as duas normas do decreto legislativo regional que permitiu o aumento exagerado e imoral das subvenções dos partidos?
5 - O facto de o PSD-M não deixar que o maior partido da oposição tenha um vice-presidente na Assembleia Legislativa é também um custo da democracia?
6 - E para haver democracia é preciso garantir uma reforma vitalícia aos deputados que tenham exercido o cargo entre 8 e os 12 anos? É isto um exemplo de democracia? E os cidadãos que trabalham?
7 - E os milhões de excessos que se gastam com as campanhas eleitorais? Serão custos assim tão necessários?
8 - E as incompatibilidades dos políticos? É um custo irrevogável na Região? De manhã, tomam uma decisão no parlamento e à tarde dão um parecer sobre a sua própria decisão já na sua empresa privada e dizem que é democracia?
Pois é, são os custos da democracia! E quem os questionar não é democrata?! Era o que faltava! Questiono e questionarei sempre. Para mim, em demasiadas situações, estamos na presença dos custos não da democracia, mas de uma grave irresponsabilidade política que vive à custa dessa mesma democracia e dos impostos dos cidadãos.

Desemprego no mundo

O Pior dos cenários da Organização Internacional do Trabalho: quarenta milhões podem perder emprego este ano no mundo.
O número de desempregados no mundo pode subir para 230 milhões este ano, diz a OIT.
Quarenta milhões de pessoas podem engrossar este ano o número de desempregados no mundo, se a situação económica se continuar a deteriorar, prevê a Organização Internacional do Trabalho (OIT), num relatório hoje divulgado.
No quadro mais grave, o número de desempregados subiria para 230 milhões, mais 40 milhões do que os 190 milhões das estimativas existentes para 2008, refere o relatório anual da organização sobre tendências do mercado de trabalho.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Lucro da McDonald's sobe 80% em 2008

A McDonald's, maior cadeia de restaurantes de comida rápida do mundo, anunciou hoje um aumento de 80% no lucro em 2008, com os baixos preços que praticam a serem preferidos devido à crise económica.
Segundo o presidente da McDonald's, Jim Skinner, a cadeia de restaurantes aumentou ainda o número médio de clientes por dia para 58 milhões, lucrando 4,3 mil milhões de dólares (3,76 dólares/acção) em 2008, um aumento de 80% relativamente a 2007.
As vendas da cadeia aumentaram 6,9% nos Estados Unidos, 8,5% na Europa e 9% na Ásia, Médio Oriente e África.
-
A crise de uns é o lucro de outros.

PSD chumba proposta do PS que impunha hino nacional em actos oficiais

A Assembleia Legislativa da Madeira chumbou hoje o projecto de resolução do PS local que defendia que o hino nacional fosse tocado em todos os actos oficiais na Região.
O projecto de resolução chumbado pelos deputados do PSD-M recomendava "ao Governo Regional e aos Municípios da Região que nos eventos solenes da vida da Região Autónoma da Madeira, nomeadamente em cerimónias comemorativas do Dia da Região e no Dia do Município, em todos os municípios” se devia “ouvir, obrigatoriamente, para além do Hino da Região, o Hino Nacional, como preito de homenagem à nossa memória colectiva portuguesa".

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

A Canon no Japão com planeamento familiar




«Vão para casa e... multipliquem-se».
A Canon parece ter encontrado uma forma muito popular entre os seus funcionários para promover o aumento da natalidade no Japão: duas vezes por semana os trabalhadores podem sair mais cedo para... terem mais filhos.
Num país onde a jornada de trabalho é, frequentemente, de 12 horas, o gigante da electrónica Canon decidiu deixar os seus funcionários saírem mais cedo, às 17h30, duas vezes por semana.
Mas ao atravessarem a porta da sede da empresa, em Tóquio, os trabalhadores levam uma espécie de trabalho de casa: ter mais filhos.
«A Canon tem um programa de planeamento familiar muito forte. Mandar os trabalhadores mais cedo para casa para estarem com as suas famílias faz parte desse programa», explica o porta-voz da companhia, Hiroshi Yoshinaga.
Além de enfrentar uma recessão sem precedentes, o Japão tem actualmente uma taxa de natalidade de 1,34, quando 2.0 seria o necessário para manter a população actual.

Fernando Namora homenageado 20 anos após a morte

O escritor Fernando Namora será evocado no próximo fim-de-semana, por ocasião do 20.º aniversário da sua morte, em duas sessões promovidas pela Associação Portuguesa de Escritores (APE) e pela secção regional do sul da Ordem dos Médicos.
Fernando Namora (15 de Abril 1919 - 31 de Janeiro 1989), a quem o presidente da APE, José Manuel Mendes chama "um dos escritores maiores do nosso século XX, médico e cidadão cuja memória perdurará e a todos implica", será homenageado sábado, dia 31, às 15:30, num colóquio presidido por Mário Soares que decorrerá no Auditório da Ordem dos Médicos, em Lisboa.
A iniciativa, que contará com a participação de vários amigos do escritor, como José Manuel Mendes, Paulo Coelho, Carlos Reis, Baptista-Bastos, Eugénio Lisboa, Jacinto Simões, Joana Ruas e Luís Machado, terminará com a leitura de textos do autor de "Retalhos da Vida de um Médico".
Lusa

Governo 'esconde' visita de Ventura à Austrália?

Li no DN: Visita oficial não publicitada revela incómodo por ausência prolongada.
Uma viagem oficial de um membro do Governo Regional está a originar perplexidade no meio político regional, causando um certo embaraço junto de altas figuras do PSD. Porque Ventura Garcês foi para a Austrália três semanas, sem que o Governo tenha tornado público a sua deslocação.
A visita discreta do responsável pelo Plano e Finanças poderá consubstanciar uma violação da lei ao nível da obrigatoriedade que o Governo tem de publicitar os seus actos, incluindo-se os dos seus membros.
Uma obrigação explícita no Estatuto Político-Administrativo da Madeira, ainda que a este nível exista quem defenda que não é obrigatório fazer publicar no Jornal Oficial (JORAM) as deslocações oficiais, ou seja, a indigitação de quem representa a Região.
http://www.dnoticias.pt/default.aspx?file_id=dn04010101260109
-
Será que a visita foi mesmo escondida? Se foi é grave! O que pretendia esconder? O valor da viagem num tempo de crise? Pois, pois, são as prioridades deste Governo Regional da Madeira!

Universidade da Madeira abre concurso para escolher reitor

A Universidade da Madeira abriu o concurso internacional para eleição do reitor, juntando-se assim à Universidade de Lisboa. No entanto, dadas as dificuldades financeiras das universidades, o cargo poderá não ser atractivo, considera o ainda reitor da instituição.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Mau tempo na barra

Uma onda de vários metros galga, esta manhã, a entrada da nova barra do Porto.
Fotografia: Paulo Pimenta

O sucesso dos governos do PSD-M!?

Desemprego com o nível mais alto da 'era' Jardim.
9.302 desempregados em Dezembro é a taxa mais alta desde há 30 anos.
A situação laboral na Madeira degrada-se à razão dos números mensais que vão sendo divulgados, com cada vez mais gente a inscrever-se no Instituto Regional do Emprego (IRE) e, também, com cada vez menos empresas a oferecer trabalho e outras a despedirem ou a encerrarem portas.
A situação é de tal monta que, tendo por base o desemprego registado no final de Dezembro de 2008, com 9.302 pessoas inscritas, só recuando a Fevereiro de 1979 vamos encontrar valores tão altos. Nesse ano, praticamente ainda no início da governação do presidente do Governo Regional - Alberto João Jardim iniciou funções em Março de 1978 - o mês de Fevereiro registara 9.465 pessoas sem trabalho.
Outro dado, há 27 meses que o desemprego registado está acima dos oito mil desempregados, tendo atingido vários 'picos' próximos dos 9 mil, mas só no mês passado este número atingiu um patamar impensável até há poucos anos, 9.302 pessoas sem trabalho e que deram conta disso à entidade que gere a oferta e a procura de emprego na Região.

PSD contra aumento de 2,9 % na Função Pública!

PSD contra aumento de 2,9% na função pública devido à crise.
O vice-presidente do PSD, António Borges, afirma ao DN que o aumento anunciado pelo Governo para a função pública de 2,9% "é uma medida eleitoralista", que vai "ter um impacto muito negativo na economia portuguesa".
-
É esta a alternativa ao PS? São estes senhores que querem governar o país?

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Ainda o JACKPOT do PSD-M

Guilherme Silva, deputado e advogado do PSD, já tem a solução para a inconstitucionalidade das duas normas do decreto Legislativo Regional que alterou a lei Orgânica da Assembleia Legislativa da Madeira. Diz o senhor advogado e deputado que "a Assembleia pode manter a redacção anterior do diploma, o seu conteúdo normativo, que era também do parlamento madeirense e teve o aval do TC, e actualizar apenas os valores".
É preciso um descaramento que só é possível na Madeira onde se instalou um regime político inchado de arrogância, prepotência e irresponsabilidade.
Ora, o senhor deputado do PSD, advogado Guilherme Silva, encontra meios para encher o seu PSD-M de milhões de euros. O senhor deputado advogado é um perito em encontrar soluções para os problemas que o seu partido tem com a Constituição. O senhor deputado advogado é muito competente em ultrapassar os obstáculos que a Constituição coloca. O senhor deputado advogado Guilherme Silva tem receitas para quase tudo, até resolve o problema das faltas dos deputados da República acabando com as sessões à Sexta-feira e resolve as inconstitucionalidades detectadas pelo Tribunal Constitucional mantendo o mesmo diploma e aumentando as verbas.
O PSD-M decide roubar aos madeirenses para encher os cofres dos partidos e o senhor advogado deputado eleito pelos madeirenses trabalha com grande dedicação para legalizar esse roubo. Legalizar essa vergonha do jackpot ele até consegue, mas, do ponto de vista dos princípios éticos, o dr. Guilherme Silva não tem saída jurídica, social nem religiosa.
No entanto, o mais revoltante é que esta grande esperteza não resolve os problemas dos madeirenses. É constrangedor verificarmos que não se vê o mesmo empenho do senhor deputado advogado Guilherme Silva na procura de soluções para os problemas dos madeirenses.
O desemprego na Madeira já atingiu 10 mil cidadãos, as empresas estão a encerrar a uma velocidade preocupante, os problemas sociais agravam-se, os consumos de drogas e álcool continuam a aumentar na Região, a saúde não funciona, o Hospital quer mandar doentes em coma para casa por falta de meios. E o que faz o dr. Guilherme Silva e o seu PSD-M? Nada! Para estes problemas criados pelos erros estratégicos do seu governo PSD-M o dr. Guilherme não apresenta caminhos nem políticas eficazes.
Ele quer é mais dinheiro da República...dinheiro, dinheiro e mais dinheiro... vamos lá saber para quê!?

Passe Social Escolar: tudo na mesma


Li, no Tribuna da Madeira, que a Secretária Regional do Turismo e Transportes, Conceição Estudante, enganou os estudantes e as suas famílias. Basta ler a notícia para perceber o enredo da história.
"Passe Social escolar: tudo na mesma
Afinal nada se alterou relativamente ao Passe Social Escolar. Depois da promessa feita por Conceição Estudante, no debate do Plano e Orçamento da Região, anunciando a criação de um passe escolar, fica tudo como estava. Ou seja, os alunos, em idade escolar obrigatória, pagam o mesmo que um trabalhador.
A título de exemplo: o valor do Passe Social (tarifa mensal) é de 35,50 euros; o Passe Estudante custa 35,50 euros.
Ambos os passes custavam, no ano transacto, 35 euros. (Estes valores são aplicados pela Empresa Horários do Funchal)".
-
Então, em que ficamos? Mas que medida social é esta?



quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

O PSD-M quer aumentar ainda mais as verbas para os partidos?

No DN:
ALM gasta 5,4 milhões.
As dúvidas no PSD residem, apenas, no valor do factor de multiplicação: 18 ou 20 salários mínimos por cada deputado. O facto de o salário mínimo ter passado de 435 para 459 euros pode obrigar a alguma moderação no aumento, sendo escolhido o '18'. Numa Assembleia com 47 deputados, feitas as contas, a despesa com transferências para os grupos parlamentares seria de 5,4 milhões, ao longo deste ano.
Curiosamente, um número muito parecido com a verba que já consta do orçamento do parlamento regional. Se o factor escolhido for 20, a verba total chega aos 6 milhões de euros. Dúvidas maiores residem no pagamento de retroactivos.
A proposta do PSD-M, rejeitada pelo TC, previa que fossem corrigidas as transferências desde o início da legislatura. Para os social-democratas eram mais de 300 mil euros de retroactivos. Se for adoptada esta nova versão, essas verbas até podem subir, provavelmente para o dobro.
-
Uma vergonha!!

PSD-M prepara-se para novo golpe na Assembleia Legislativa da Madeira

No DN: PSD não larga 'jackpot'.
Cada Deputado passa a valer entre 18 e 20 salários mínimos mensais para os partidos. A nova lei orgânica da Assembleia Legislativa da Madeira cai, mas o dinheiro não se perde. Já não irá directamente para os cofres dos partidos, porque o Tribunal Constitucional considerou essa norma ilegal, mas volta a entrar via grupos parlamentares. E até pode sofrer um aumento em relação ao que estaria previsto.

No mesmo dia em que os juízes conselheiros consideravam a lei orgânica inconstitucional, confirmando as leituras, sobretudo de Monteiro Diniz, de que a ALM não tem competência para legislar sobre financiamento de partidos, já o PSD-M preparava uma alternativa que deverá permitir que todos recebam, sensivelmente, a mesma verba que está prevista.
http://www.dnoticias.pt/Default.aspx?file_id=dn04010101220109

Óscares

Brad Pitt, Sean Penn, Mickey Rourke, Richard Jenkins, Frank Kangela são os candidatos aos Óscares para melhor actor de 2008.
As actrizes nomeadas são Kate Winslet, Melissa Leo, Angelina Jolie, Anne Hathaway e Meryl Streep.
A 81ª edição dos Óscares está marcada para 22 de Fevereiro no Kodak Theatre, em Los Angeles, e será apresentada pelo actor australiano Hugh Jackman.
Lusa / SOL

Ainda a Casa Etnogáfica da Camacha

O espanto da população camachense reside no facto de a Casa Etnográfica ter sido inaugurada com pompa e circunstância pelo presidente do Governo Regional, a 23 de Novembro de 2001 (há somente sete anos), e em tão pouco tempo já não oferecer quaisquer condições de segurança.
Acontece que, como sucede com qualquer edifício, a lei define que o construtor é obrigado a assegurar a garantia do edifício durante cinco anos (dado que nem precisa de ser referenciado no contrato), e desse modo, a construtora poderia ser responsabilizada pelo mau trabalho ali feito. Só que o prazo da garantia foi ultrapassado em 2006.

Elefante branco: Casa Etnográfica da Camacha

Li no DN: Erro de projecto ameaça fazer ruir Casa Etnográfica. "Demolir e fazer de novo é impossível nesta altura", assume actual vereação.
Passados dois anos desde o encerramento da Casa Etnográfica da Camacha, decretado pela Câmara Municipal de Santa Cruz, porque a infra-estrutura cultural corria (e corre) o risco muito sério de ruir, ainda não se vislumbra uma solução a curto prazo que resolva este problema.
Agora, dados recentes permitem concluir que o problema nuclear estava mesmo no projecto de arquitectura feito pela autarquia então liderada por Savino Correia, que não concebeu uma estrutura que suportasse os três pisos do edifício, uma informação que é confirmada pelo actual presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz.
http://www.dnoticias.pt/Default.aspx?file_id=dn04010804220109
-
Mais um exemplo dos desperdícios dos dinheiros públicos. E os responsáveis vão ser responsabilizados?

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Os custos da democracia?

Custos? Sim, a democracia implica custos. Mas a bandeira das despesas, necessárias à manutenção de um estado democrático, não pode ser erguida para defender gastos desnecessários, nem para justificar caprichos ou pequenos interesses de cariz meramente partidário. Os custos da democracia, acima de qualquer demagogia barata, exigem compromissos sérios e o respeito profundo pelos princípios éticos. A democracia não serve para tudo e muito menos para criar regimes de inimputáveis que exercem as políticas do esbanjamento e aplicam, com arrogância, as leis dos desperdícios sem qualquer sentido de responsabilidade nem rigor, nem controlo.
Haja deferência pelos cidadãos que pagam os seus impostos e não se cometam abusos com os dinheiros do erário público
.

Nesta perspectiva, nem que seja a título simbólico, defendo que, neste ano, se deveria juntar dois dos três actos eleitorais previstos. A matéria é discutível, reconheço. Contudo, em meu entender, não haveria qualquer problema político ou legal juntar as eleições europeias com as legislativas nacionais. Podem vir argumentar que seria uma forma de desvalorizar um dos actos eleitorais. Podem justificar que será importante aprofundar o debate pelas questões europeias e, por isso, não convém juntar as eleições.
Olhando, todavia, para as eleições europeias anteriores, nenhum destes fundamentos foi capaz de convencer os eleitores de um modo claro, basta contabilizar a excessiva abstenção. Essa sensibilização e essa discussão deveriam ter sido concretizadas ao longo dos anos, não apenas agora.
Ao juntar as eleições europeias com as legislativas não se comete nenhum crime nem se fere os princípios da democracia, antes pelo contrário, promove-se a rentabilização de meios, a contenção de recursos financeiros, provenientes dos impostos, e poupa-se tempo aos portugueses.

Madeira: Lei do "jackpot" considerada inconstitucional

O Tribunal Constitucional declarou inconstitucionais duas normas do decreto legislativo regional que alterou a lei orgânica da Assembleia Regional da Madeira, aumentando as subvenções dos partidos. A fiscalização preventiva do diploma, conhecido por "lei jackpot", tinha sido pedida pelo Representante da República, Monteiro Diniz. Em comunicado divulgado, a instância refere que, na sessão plenária, decidiu “considerar inconstitucionais as normas constantes dos artigos 1º e 2º do decreto legislativo”.
O Tribunal Constitucional sublinha que o parlamento regional “legislou em matéria relativa ao financiamento dos partidos políticos” – uma matéria que integra a reserva absoluta de competência legislativa da Assembleia da República.
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1356891&idCanal=12
-
Fez-se justiça!

A fúria do mar...

Mau tempo. Ondas até sete metros deixam país sob alerta e barras marítimas encerradas.
in: Sol

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Martin Luther King e Obama

Os sonhos de Obama para o país.
Todos os anos, os Estados Unidos assinalam o dia 19 de Janeiro como o dia de Martin Luther King. Mas nunca a cerimónia de homenagem ao homem que um dia sonhou que ninguém seria julgado pela cor da sua pele fez tanto sentido como hoje. Na véspera de tomar posse, Barack Obama, o primeiro Presidente afro-americano do país, prometeu “renovar a promessa” do sonho americano.
“Hoje, celebramos a vida de um pregador que, há mais de 45 anos, emergiu no nosso Mall, à sombra de Lincoln [o Presidente que aboliu a escravatura] e partilhou o sonho que tinha para a nossa nação”, escreveu Barack Obama num comunicado.
“Amanhã, estaremos juntos como um só povo no mesmo local onde o sonho de King ainda ecoa. Ao fazê-lo, reconhecemos que aqui na América, os nossos destinos estão inextrincavelmente ligados. Decidimos que quando caminhamos, temos de caminhar juntos”.
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1356718&idCanal=11
-
A partir de hoje começa o mundo real para o senhor presidente Obama.

Barack Obama toma posse


Presidência dos EUA. O 44.º Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, toma posse oficialmente em Washington perante uma multidão estimada em dois milhões de pessoas.

O monopólio do Porto do Funchal

Li no DN: "Considerando que a operação da Naviera Armas "traz benefícios substantivos à economia regional, caso sejam tomadas todas as iniciativas capazes de garantir o funcionamento da concorrência", a iniciativa do grupo parlamentar socialista pretende evidenciar "as iniciativas que aproveitem as empresas com capacidade para apresentar soluções de transporte marítimo de mercadorias e pessoas que diminuam o actual preço praticado no porto do Funchal".
Neste contexto, o grupo parlamentar do PS-Madeira promete "tudo fazer para acabar com o bloqueio económico criado pelas opções políticas (e interesseiras) do PSD-Madeira, que provocam uma machadada sem limites na competitividade das nossas empresas e afectam de forma significativa o preço final dos bens consumidos pelas famílias madeirenses, impedindo que os interesses instalados no porto do Funchal sejam privilegiados pelo Governo Regional do PSD em detrimento das populações e empresas da Região".

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Musée du Louvre


Narciso
Pintura de Nicolaï Abildgaard 1743-1809

www.louvre.fr/llv/agenda/detail_exposition.js...

Portugal e Espanha assinaram candidatura ao Mundial de futebol de 2018

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a sua congénere espanhola assinaram hoje, em Lisboa, o formulário que confirma as intenções das duas entidades de se apresentarem em conjunto à organização do Campeonato do Mundo de Futebol de 2018. O documento será enviado à FIFA nos próximos dias.
O presidente da federação espanhola, Angel Villar, aproveitou o momento para defender que ele e o seu homólogo português, Gilberto Madaíl, devem manter-se ligados ao processo, até à decisão da FIFA, prevista para Dezembro de 2010.
in: Público.
-
Bem sei que é só para 2018, mas antes de pensarem em mundiais, seria conveniente encontrar algumas soluções no sentido de salvar os campeonatos nacionais de futebol. As arbitragens e os jogos são de uma pobreza confrangedora.

Frio, qual frio?

Aparentemente imune ao frio, um homem banha-se nas águas gélidas de um canal próximo da cidade de Minsk, capital da Bielorrússia.
(Vasily Fedosenko, Reuters)


sábado, 17 de janeiro de 2009

Os combustíveis aumentam de preço na Madeira

O Governo Regional do PSD decide aumentar os combustíveis na Madeira a partir da próxima semana.
Os novos valores fixados pelo Governo Regional indicam uma subida de quatro cêntimos no gasóleo rodoviário, que passa a custar 91 cêntimos por litro.
A gasolina sem chumbo 95 passa de um euro para um euro e quatro cêntimos. Já o gasóleo colorido e marcado, dirigido à agricultura e às pescas, aumenta três cêntimos ao litro.

Alberto João acredita que a Ferreira Leite vai ganhar?


"Manuela Ferreira Leite disse-me que iria ganhar ao Sócrates"
-
O próprio dr. Jardim já disse em tempos, não muito longínquos, que a Ferreira Leite não tinha condições para ganhar o Sócrates, no entanto, bastou a senhora dizer que iria ganhar e já vai ganhar!
Afinal, o dr. Jardim ainda acredita no Pai Natal. A dr. Ferreira Leite disse ao dr. Jardim que iria ganhar, mas era a eleição interna, se ele viesse para o continente com manias de candidato. Mas o dr. Jardim não percebeu.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Marte está vivo?




A NASA anunciou a descoberta de metano em Marte, emanando de pontos específicos do solo, mas com uma larga distribuição ao longo da superfície do planeta.
A presença do gás pode implicar a existência de actividades geológicas e até biológicas em Marte. Na Terra, cerca de 90% do metano é produzido por organismos.
Em alguns locais, a quantidade de metano encontrado em Marte chega a ser comparável à encontrada na atmosfera da Terra.

Jaime empresário contra Jaime deputado do PSD

Li no Diário de Notícias de hoje: "líder parlamentar vai votar a favor das empresas das águas e lixos, que a assicom rejeita.
Jaime Ramos, presidente da Associação da Indústria e da Construção (ASSICOM), é totalmente contra as propostas do Governo Regional para gestão de resíduos e águas. Isso mesmo deixou claro num parecer enviado à comissão especializada de Recursos Naturais e Ambiente.
Jaime Ramos, deputado, é naturalmente favorável aos diplomas do Governo Regional, sejam eles quais forem. Na próxima semana, a bancada do PSD-M vai aprovar um pacote legislativo do Governo que cria várias empresas para gerir águas e resíduos.
O grupo parlamentar 'laranja', como habitualmente, vai dar o seu voto favorável a esta iniciativa da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, mas o líder da bancada está numa posição incómoda.
-
Na Madeira é assim. O sr. deputado tem uma determinada opinião, mas, o mesmo deputado, sobre o mesmo assunto, na qualidade de empresário ou presidente de uma coisa qualquer já tem uma opinião completamente diferente.
São as incoerências do regime laranja. Depois, admiram-se pelo facto de a imagem dos políticos se encontrar tão negativa. Na Madeira, não há incompatibilidades. Tudo é permitido.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Demitam-se!

O ex-líder do PSD, Luís Filipe Menezes, desafiou hoje os membros da actual direcção do partido a demitirem-se e a convocarem eleições internas, considerando que seriam "irresponsáveis e egoístas" se não o fizessem.
"Se não derem um passo atrás e não permitirem eleições no partido são irresponsáveis e egoístas, estão a prestar um péssimo serviço ao PSD e ao país", disse Menezes à margem da inauguração de obras numa escola de Pedroso, Gaia.

Despedimentos nos jornais

O "Jornal de Notícias" e "Diário de Notícias" vão dispensar cerca de 25 pessoas cada.
A administração da Controlinveste deu início a um processo de despedimento colectivo que abrange 122 colaboradores em diferentes áreas do grupo, de acordo com um comunicado interno a que a Lusa teve acesso. Cerca de metade dos dispensados são jornalistas, sendo que os títulos mais afectados serão os dois maiores jornais do grupo, o "Diário de Notícias" e o "Jornal de Notícias", segundo uma fonte da empresa, citada pela Lusa.
De acordo com a mesma fonte, também o desportivo "O Jogo" irá reduzir cerca de 15 trabalhadores, enquanto o "24Horas" extingue a delegação do Porto, onde trabalham 10 pessoas.
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1356202&idCanal=61

O Governo de José Socrates aprova amanhã o Orçamento suplementar e a revisão do PEC.

O Governo marcou para amanhã uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros para aprovar o Orçamento Suplementar e a revisão do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC).
-
E na Madeira, quando é que o Governo Regional começa a governar?

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

VER PARA CRER

Li, no Blogue do presidente do grupo parlamentar do PS-Madeira, Victor Freitas, o seguinte post que para acreditar é preciso ver.






LOCAL DA OCORRÊNCIA:Recta do Inatel-Est. Regional 102- Santo António da Serra- Santa Cruz, dia 13-12-2008, 10h. da manhã.

As levadas da Madeira Nova agora já não levam só água, também sangue, será da revolução da independência tão apregoada como arma contra Lisboa? Não. Basta estarem perto do novo matadouro regional em tempo de chuva. Seria tb interessante saber como são tratados os dejectos da suinicultura do lado. É incrível como se põem em risco a saúde pública numa Europa evoluída e ninguém faz nada.
Agora compreendo porque a 600 metros de altitude e em tempo de frio existem tantas moscas no Santo da Serra. Em anexo fotografias do extraordinário evento.
Nos EUA, isto seria seguramente associado a uma acção extraterrestre...(lembram-se do caso das vacas esventradas???). Na América do Sul, conotariam com certeza à reencarnação dos rituais em honra dos deuses Incas, Ascetecas ou Maias ( pensa-se hoje que tb eram E.T.s)... Em África.... Na Madeira, eu penso seguramente que as autoridades que tal coisa permitem são sem dúvida alguma ALIENS e dos bem MAUS.
(TÊM SEGURAMENTE OS SEUS DESCENDENTES A VIVER NOUTRO PLANETA E COMO TAL PODEM VER ESTE A .....) O pecado da omissão é o pior de todos. E vocês vão fazer alguma coisa?!
-
O PS irá solicitar esclarecimentos sobre esta matéria ao Senhor Secretário do Ambiente!

A era do empreendedorismo

Hoje, é comum ouvir-se o termo empreendedorismo. À primeira análise, até parece que se trata de uma simples questão de moda, mas, na verdade, não é, pois o assunto é bastante sério e torna-se inclusive essencial no desenvolvimento de uma sociedade.
Se conseguirmos formar cidadãos com um espírito empreendedor, então, o nosso país terá um futuro auspicioso. Decidir por uma postura empreendedora exige de nós o querer fazer com vontade persistente, mas não basta querer fazer, é preciso acreditar nas nossas potencialidades inovadoras e nunca perder a motivação.
Acredito também que a própria sociedade, nas suas diversas valências, e o ensino, em concreto, deveriam investir de modo substantivo num processo de formação ao longo da vida cuja trave mestra fosse o educar para o empreendedorismo.
A vida do nosso tempo já não tem reservado um lugar ao sol para os cidadãos que se recusam a agarrar novos desafios, preferindo passar ao lado das oportunidades que vão surgindo, por simples comodismo ou, muitas das vezes, porque têm medo de correr riscos. Se não quisermos ficar no rol dos excluídos, a sociedade dos nossos dias obriga-nos a estar atentos e a assumir uma atitude dinâmica na vida profissional, social e pessoal.
Deste modo, considero que as escolas têm um longo caminho a percorrer neste campo da formação de cidadãos empreendedores.
Há a necessidade de a escola ensinar, ainda mais, a olhar para o mundo como uma oportunidade de vida. É preciso ajudar os alunos a despertar a inquietação e a motivar para a curiosidade. Por isso, entendo que as escolas deverão investir de um modo sistematizado no ensino do empreendedorismo.
Poderia ser possível criar uma disciplina do empreendedorismo onde os alunos aprendessem a conceber um projecto empresarial fictício, mas exequível. Assim, poderiam praticar a gestão, cumprindo todos os requisitos legais como se estivessem à frente de uma iniciativa verdadeira. Ganhariam prática e novas competências, tentariam prever acontecimentos, aprenderiam a corrigir e a alterar os objectivos consoante os resultados. Tomariam consciência dos riscos e das consequências das decisões tomadas.
Seria mais uma forma de despertar nos alunos a necessidade de fazer, mas de fazer algo concreto, inclusive, um possível negócio de produção ou comercialização de produtos ou serviços que tivessem a hipótese de aplicar num futuro próximo e na vida real. Seria mais uma estratégia de se aperceberem que se estiverem atentos ao mundo envolvente, as oportunidades existem, mas é imprescindível manter-se bem informado e trabalhar no sentido de agarrar essas oportunidades de vida.