sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Perda de Mandato: o Ministério Público recorreu da decisão do juiz.

Como já tinha informado, o Juiz do Tribunal Administrativo e Fiscal do Funchal considerou improcedente o processo da minha perda de mandato do cargo de vereador, porque ficou provado, em tribunal, que eu não tinha sido notificado pelo Tribunal Administrativo, para que entregasse a minha declaração de património, como prevê a lei.
Deste modo, o juiz decidiu que não havia qualquer fundamento legal que me levasse a perder o mandato.
O Curioso, ou não, de tudo isto é que o Ministério Público recorreu da decisão do juiz e alega que devo mesmo perder o mandato.
O Ministério Público tem todo o direito em recorrer da decisão do juiz, contudo, tendo em conta que eu não cometi nenhuma infracção grave, porque só seria considerada infracção se, após a notificação, não tivesse entregue o documento. Assim, como não fui notificado, então, o documento entrou dentro dos prazos estipulados por lei.
O recurso é ligítimo, mas, a meu ver, completamente descabido e exagerado.
O magistrado do Ministério Público, que assistiu às inquirições e ouviu as testemunhas que vieram a provar que eu não tinha sido notificado, não é o mesmo que recorreu da decisão do juiz. Naturalmente, leu as actas, mas não esteve frente a frente com as testemunhas nem as questionou.
Existem na Região tantos casos de irregularidades detectados pelo tribunal de contas, existe uma onda de suspeição devido a relatórios de inspecções, existem várias violações de PDMs, existem tantos sinais exteriores de riqueza de certas pessoas, há políticos a comprarem apartamentos de luxo a menos de metade do preço da avaliaçao, entre outras tantas situações.
O que tem feito o Ministério público em relação a estas matérias? Tem actuado? Tem ou não tem arquivado processos sobre estas matérias?
Em relação ao meu caso, que pago todos os impostos, que não possuo qualquer património que não esteja a pagar ao banco e que é possível confirmar com a declaração do IRS, que entrego todos os anos dentro dos prazos, que não cometi nenhum crime, o Ministério público recorre do processo que envolve apenas um simples documento que já fora entregue.
Está no seu direito, mas que é esquisito lá isso é.
Estou revoltado, desiludido, e não posso dizer o que me vai na alma!
Mas ando a reflectir sobre muita coisa, lá isso ando.
Gosto imenso da política, enquanto debate de ideias, enquanto dedicação à causa pública, todavia, há um tempo para tudo, há limites e ainda não sei o que vou fazer!

29 comentários:

Anónimo disse...

É abraços e palmadinhas nuns e para outros é tratamento à paulada.

São as assimetrias da nossa sociedade.

Anónimo disse...

Mais uma vez e tal como se lê em outros blog's, o MP desta terra esta comprado, princialmente contra aqueles que têm voz e coragem de vir a publico escrever algumas realidades do nosso ilhéu.

fernanda disse...

não desanime

Elvira Carvalho disse...

Por essas e por outas, é que eu estou revoltada e queria um Portugal diferente.
Bom fim de semana
Um abraço

Anónimo disse...

O MP pode perder o recurso. É o mais certo.

Anónimo disse...

calma.

o m.p.vai perder o recurso. o taf do funchal é de grande qualidade.

quase todas as sentenças do juiz são mantidas pelos tribunais de recurso.

Anónimo disse...

Parece que as instruções para recorrer vêm de Lisboa, segundo o DN-M.

MMV disse...

Isto é falar com o Ministro da Justiça... A Justiça anda mal...

quintarantino disse...

Ânimo... e crença. O Miguel sabe quem sou e porque lhe digo isto.

O Sibarita disse...

Olá Rui! Se essa moda pega aqui no Brasil não ficava um meu irmão! kkk Os polticos daqui são diferentes nesse aspecto, sonegam tudo e não dá em nada é tudo coadunado, justiça, politica, juízes, políticos e por ai vai... Um dia melhora!

No seu caso torço e tenho certeza que a verdade será prevalecida e seu cargo preservado.

Obrigado pelas palavras no nosso blog, volte sempre...

abraços,
O Sibarita

isabel mendes ferreira disse...

o mundo louco da in.justiça...



beom dia.

Anónimo disse...

Não se preocupe com isso, é bem provavel que fique como vereador sempre la dentro. E, mesmo que saia, cá de fora, pode continuar a bombardear na mesma as irregularidades. Eu imagino a revolta que sente, pois já passei por algo parecido... Olhe pro meu exemplo, sou um puto teso que anda em são vicente a mandar bocas e escrever cartas pro DN dia sim, dia sim e já consegui mudar tanta coisa no concelho miserável onde vivo, e isso que estou no continente, se estivesse na madeira, ainda conseguia fazer mais. Basta termos opiniões bem fundadas e consegue-se mudar muita coisa para melhor. É pena que sejamos tão poucos a fazer isto, mas cada um de nós contamos e valemos muito, estejamos dentro ou fora de um cargo político. Desistir nunca, pois isso faria com que muitos que o odeiam ficassem a rir-se da sua cara.

Anónimo disse...

Vi pela net as noticias da RTP-M. Voce falou muito bem! É preciso abrir os olhos do povo para verem como as câmaras desperdiçam dinheiro à fartazana. É urgente que você fale com a equipa de comunicação do PS-M para que editem os vídeos de todas as aparições do PS nos media, especialmente na RTP-M e coloquem tudo no site do PS, pois o site do PS precisa de muita mais dinâmica! Com a inclusão de todos os videos e textos de jornais de assuntos relacionados com o PS-M, tornam possível que, uma pessoa que não esteja a par de nada disto, entre no site do PS-M e em poucos minutos possa saber tudo!

Anónimo disse...

E depois é mentira o que o povo diz acerca da corrupção na Madeira. O criminoso é o teso que tem coragem de falar.

amsf disse...

Rui Caetano disse:

"Gosto imenso da política, enquanto debate de ideias, enquanto dedicação à causa pública, todavia, há um tempo para tudo, há limites e ainda não sei o que vou fazer!"

Não tenho dúvidas que o Rui vai continuar a "lutar" pois desistir era entregar-lhes a vitória de "mão beijada"!

Su disse...

aqui é tudo bom...aqui são todos tão bons......:))))

calma----espera------------há paletes de tectos falsos:)


jocas maradas

Joana disse...

Não há nada como dormir sobre o assunto. :)

A respostas temo-las invariavelmente à nossa frente, o que falta muitas vezes é a nossa predisposição a vê-las e aceitá-las. (Um dica: opte por aquilo que o faz feliz, independentemente de tudo o mais. Se é coisa para dedicar a vida e de alma e coração que lhe traga mais alegrias, que tristezas).

Boas reflexões (e bom soninho!)

Jinhos.

miruii disse...

Se tens a consciência tranquila, vai com calma, meu amigo, mas insiste sempre. Força!
Se tens certezas e provas do que dizes, vai em frente. Força!
Estamos na Europa, vivemos em democracia, a JUSTIÇA há-de funcionar.
Não é só na Madeira, também aqui a Justiça tem uma balança mal aferida, mas tenhamos fé.
Um abraço

Sol da meia noite disse...

Penso que as pessoas honestas começam a ser marginalizadas pela sociedade, porque incomodam. Entendes?
Revolta, entendo. Mas silêncio, não.
Dar tempo ao tempo, pensar e agir.

Beijinhos!

Arthur disse...

Legal seu blog, os brasileiros de cá poderiam fazer uns blogs assim tb... =/

Me tira uma dúvida, como é o voto ai? Obrigatório, ou você pode não votar? Aqui é obrigatória, acho isso terrível, parece coisa de ditadura.

Valeu a visita no blog,

Abraços e bom fim de semana pra ti.

Admin disse...

Veio nem li seu post todo, pois estou desiludido com essa porra que se chama política ninguém se importa mais com porra nem uma .


Herberth Reis

Anónimo disse...

Um retrato de um Portugal totalmente desiquilibrado,onde a honestidade é um bem em desuso.
Bom fim de semana
Bjs Zita

Rosa Maria disse...

Continue a denunciar o que vai mal porque nunca � demais sabermos as coisas que v�o acontecendo...

Berta Helena disse...

Rui Caetano,

Só lhe posso dizer que compreendo a sua posição e que lqmento...

Abraço.

Vladimir disse...

Qual é a sua opinião sobre a desconfiança?

7 disse...

Amigo, a sua coragem para publicar é sempre bem vinda, o mesmo fiz eu no meu blogue com os posts "O Arguido". Contudo depois do que li, quando refere que outros políticos compram casas mais caras que não são declaradas, acho que o amigo deveria tirar esse comentário, pois poderá ter que provar essas afirmações caso alguém leia o seu artigo. Eu sei que eventualmente é verdade o que diz, mas não podemos acusar sem provas, se não ainda arranja um grande sarilho. Abraços.

Mónica disse...

Há muita injustiça na justiça! Anda tudo perdido.

Já reparou que na imagem da balança...há um lado mais descaído que outro. Que se pode dizer?

Anime-se! :)

amsf disse...

Caro 7 Pecados mortais

Associada a essa afirmação não vejo mencionado qualquer nome pelo que não vejo quem é que o pode processar. Se qualquer político o pudesse fazer por difamação também qualquer loura, alentejano, cigano, homosexual, etc, o podia fazer em relação a qualquer anedota ofensiva referente a uma dessas pessoas. Não sou juiz ou advogado mas parece-me que tal não é possível de fazer-se.

Unknown disse...

O MP precisa de mostrar serviço. E nada como um político apanhado nas suas redes para fazer as delicias do Procurador-Geral e dos Ministérios da Administração Interna e da Justiça…