terça-feira, 30 de junho de 2009

Polémica com a PT - PS acusa Ferreira Leite de falta de memória

A venda da rede fixa à PT foi aprovada em Conselho de Ministros pelo Governo de Durão Barroso, recorda o coordenador do PS para a área económica. O PSD «mudou de posição» quando regressou ao Governo, acusa Victor Baptista Helena Pereira.
A venda da rede fixa de telecomunicações à PT no valor de 365 milhões de euros foi aprovada pelo Governo PSD-CDS, em reunião de Conselho de Ministros, a 11 de Dezembro de 2002.
in SOL

Avião com 150 pessoas a bordo cai ao largo das Comores - Encontraram um menino com vida

Um porta-voz da companhia aérea Yemenia informou que as equipas de resgate encontraram um sobrevivente do acidente com o Airbus A310, que caiu no Oceano Índico nesta terça-feira. Há informações de que o sobrevivente seja uma criança.
«Encontrámos um menino com vida. Está actualmente num barco com as equipas de resgate», declarou à AFP por telefone o médico Ben Imani, cirurgião no hospital El Maaruf da capital comorense, Moroni.

Ferreira Leite afinal é uma santa, pois é...

Ferreira Leite entra na polémica e desmente Granadeiro sobre pressões
Manuela Ferreira Leite entrou hoje na polémica com Henrique Granadeiro, que a acusou de ter feito pressões, quando estava no Governo, para a sua saída da Lusomundo Media, em 2004. E disse que, se algum dia um Governo PSD tentou influenciar a linha editorial do “Diário de Notícias” e do “Jornal de Notícias”, então detidos pela Lusomundo, “fez mal”.

Golpe militar

Canhões de água tingida de vermelho tentam conter os protestos dos hondurenhos que se opõem ao golpe militar que no domingo enviou o Presidente Manuela Zelaya para o exílio.
Esta segunda-feira, Barack Obama condenou expressamente o golpe, juntando-se ao coro de críticas da comunidade internacional. © AP

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Teixeira dos Santos: “A crise aproxima-se do fim”

Teixeira do Santos, ministro das Finanças, considera que os dados revelados hoje pelo INE são “sinais positivos que indicam que a crise se aproxima do fim”.
in Público

Michael Jackson pesava 51 quilos

Cantor tinha marcas de agulhas em vários pontos do corpo.
Há mais mistérios a rondar a morte do cantor Michael Jackson. De acordo com o relatório preliminar da autopsia, Jackson pesava apenas 51 quilos e apresentava marcas de agulhas em várias partes do corpo.
Estes dados vieram reforçar a tese da família do cantor, que põem em causa a actuação do médico Conrad Murray, que vivia na mesma casa de Michael.

domingo, 28 de junho de 2009

Falência do 'JM' disfarçada pelo governo e pela banca


Li no DIÁRIO

MILHÕES DA REGIÃO E EMPRÉSTIMOS NÃO EVITAM CAPITAIS PRÓPRIOS NEGATIVOS DE 32,6 MILHÕES.

A situação é de falência. E de incumprimento do artigo 35.º do Código das Sociedade Comerciais, já que a Empresa Jornal da Madeira tem capitais próprios negativos no valor de 32,6 milhões de euros.

Tal como acontece todos os anos, o fecho da conta de 2008 trouxe um prejuízo de 3,9 milhões de euros. Justificados, sobretudo, no facto dos proveitos e ganhos operacionais (1,6 milhões de euros) não cobrirem os custos associados (4,6 milhões).

Não é claro o montante dos custos totais de funcionamento do Jornal da Madeira, embora se possa destacar que os encargos com o pessoal representarem 2,8 milhões de euros, enquanto os chamados custos administrativos ascenderam a 380 mil euros. A estes valores acresce os encargos financeiros, com o pagamento de juros sobre os empréstimos que custaram 493 mil euros, bem como os 1,7 milhões de euros pagos pelos serviços externos.


Ler mais em


Projecto de revisão constitucional do PSD pago pelo erário público


Li no Público
Assembleia da Madeira pagou pareceres para iniciativas do PSD.
Encomendados por ajuste directo a juristas da área social-democrata, pareceres custam em média mais de 25 mil euros.
A Assembleia Legislativa da Madeira (ALM) tem pago pareceres jurídicos para fundamentar, ou justificar a posteriori, projectos de resolução, iniciativas legislativas ou meros caprichos eleitoralistas do PSD regional. Custam, em média, mais de 25 mil eu-ros cada e, na generalidade, são encomendados por ajuste directo a juristas da área social-democrata, actuais ou ex-deputados.
-
A ser verdade, esta atitude não é vergonhosa? Mais uma vez se prova que o PSD e o dr. Jardim só têm interesses político-partidários. Servem-se apenas dos madeirenses e da autonomia.
Se é mesmo verdade, isto não é roubar aos madeirenses? O PSD não está a roubar aos madeirenses em prol dos seus caprichos partidários?
Mas perante esta notícia, veremos os comentários ou os desmentidos dos senhores do PSD-M, bem como a reacção dos blogues afectos ao PSD.

sábado, 27 de junho de 2009

Cavaco Silva marca eleições legislativas para dia 27 de Setembro

Cavaco Silva foi sensível aos argumentos da maioria dos partidos políticos e decidiu marcar as eleições legislativas para dia 27 de Setembro, em data diferente das autárquicas que foram ontem marcadas para dia 11 de Outubro.
“Entendo que, em matéria de marcação de eleições, a opinião dos partidos políticos deve ser especialmente considerada pelo Presidente da República”, justificou hoje Cavaco Silva, numa curta declaração na residência oficial.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Ministério da Educação assume que acordo com sindicatos não é possível

O secretário de Estado da Educação, Jorge Pedreira, assumiu esta tarde, em conferência de imprensa ,que não vai ser possível chegar a acordo com os sindicatos dos professores sobre a revisão do Estatuto da Carreira Docente.

Rei da PopMichael Jackson morre aos 50 anos


O cantor norte-americano Michael Jackson faleceu esta quinta-feira, em Los Angeles, vítima de uma paragem cardíaca. A figura mais marcante da música popular do século XX, assombrada pelos escândalos, desaparece a três semanas de um muito aguardado regresso aos palcos.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Michael Jackson teve uma paragem cardíaca

Paramédicos encontraram músico sem respirar.
O cantor norte-americano Michael Jackson deu entrada no hospital de Los Angeles devido a uma paragem cardíaca.
Segundo o jornal “Los Angeles Times” um responsável dos paramédicos revelou que receberam uma chamada da casa do cantor e quando chegaram ao local o músico não respirava.
Os paramédicos realizaram uma reanimação cardio respiratória. Não se sabe mais sobre a condição do músico. O cantor, famoso pelos sucessos musicais como “Thriller” ou “Bad” estava previsto dar um concerto em Londres, a 13 de Julho no espaço para concertos O2 arena. Há 12 anos que Michael Jackson não dá um concerto.
in Público

Os problemas no hospital continuam!

Li no DIÁRIO
Almada abandona reunião e deixa médicos sem resposta. Sindicato pede aos médicos para não fazer horas extras além do limite semanal.
O conselho de administração da SESARAM reuniu ontem com os médicos para esclarecer horários de trabalho e horas extras.
Mas o encontro veio adensar o clima de descontentamento interno. Almada Cardoso é criticado pelos seus pares pelo facto de lhes "ter virado as costas" ao "abandonar a reunião sem responder às perguntas.".
Os ânimos voltam a estar agitados no hospital com a classe médica descontente com a postura de "autismo" assumida pela direcção. A reunião de ontem veio reacender os conflitos entre a hierarquia e os médicos que se dizem "desrespeitados" pelo também médico Almada Cardoso e equipa.
-
E os utentes? Como é que um médico aborrecido e atormentado com estas e outras situações laborais atende os utentes? É apenas uma dúvida.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

As grandes prioridades - PSD-M requer debate urgente sobre Revisão Constitucional

O grupo parlamentar do PSD na Assembleia Legislativa da Madeira (ALM) requereu o agendamento de um debate urgente sobre a temática da Revisão Constitucional no seguimento de um parecer solicitado pelo presidente da ALM.
O grupo parlamentar defende ser do interesse da Região Autónoma a apresentação de uma proposta de Revisão Constitucional à Assembleia da República no início da próxima legislatura.
-
O PSD-M, em vez de governar e lançar um conjunto de medidas políticas que ajudem os madeirenses a ultrapassar a crise, prefere brincar à política. A prioridade é a Revisão Constitucional. Quais serão os benefícios para os madeirenses? Revisão Constitucional? Hoje, têm poder legislativo e nada fazem! Vão enganar os madeirenses mais uma vez.
As suas grandes prioridades não são os madeirenses, mas sim os seus interesses político-partidários.

Autoeuropa não despede contratados e vai ter 10 dias de lay-off

A administração da Autoeuropa decidiu hoje que não irá dispensar “para já” nenhum dos 250 trabalhadores a contrato a prazo, mas vai avançar com uma paragem de dez dias entre Setembro e Dezembro em regime de lay-off (paragem de trabalho com diminuição das remunerações).

terça-feira, 23 de junho de 2009

Madeira - são 12.187 pessoas sem trabalho, quando há um ano eram 8.637

Li no DIÁRIO

Mais 3.550 desempregados em Maio que há um ano.
O desemprego continua a assolar a sociedade madeirense, que passado mais um mês do 'Ano da Crise' resultou em novo aumento de 343 pessoas sem trabalho. O problema é que em um ano o desemprego registado aumentou 41,1%, de 8.637 em Maio de 2008 para 12.187 pessoas inscritas no Instituto Regional do Emprego em Maio de 2009.
O impacto da crise internacional em Portugal e na Madeira parece ser a única justificação plausível, pelo menos no que toca ao Governo Regional, que desta feita afirma existir um abrandamento. Mas já lá vamos.
Por agora, analisemos os dados ontem divulgados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, que mostram um ligeiro aumento de 2,9% de Abril para Maio (11.844 para os tais 12.187 desempregados).
Analisando todas as regiões do País, a Madeira figura uma vez mais no topo de uma crise sem fim à vista. A variação mensal (+2,9%) é a mais alta das sete regiões, bem à frente do Norte (+0,8%) que, juntamente com a Madeira, não deram grande contributo para baixar a média nacional (-0,5%). O melhor desempenho em Maio foi do Algarve (-6,2%), logo seguido do Alentejo (-5,5%) e dos Açores (-5,4%).
Mas, quase que para contrariar estes números positivos, a região mais turística de Portugal, o Algarve, teve uma subida homóloga do número de desempregados a bater todos os recordes: + 82,0% ou mais de oito mil pessoas face a Maio do ano passado. Neste campo, como já referido, a Madeira está no topo, com os tais 41,1% de aumento, muito à frente dos Açores (27,3%) e de Lisboa (27,1%). A média nacional também deixa a desejar: +27,6%.

Acidente grave

Pelo menos seis pessoas morreram e cerca de 70 ficaram feridas no choque de segunda-feira, entre dois comboios da rede de metro de Washington, anunciou o presidente da Câmara da cidade.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Legislativas a 27 de Setembro e Autárquicas a 11 de Outubro

Li no blogue de Filipe Malheiro

Legislativas nacionais serão a 27 de Setembro...

O Presidente da República vai marcar as eleições legislativas para a Assembleia da República no domingo 27 de Setembro. Segundo informação que me "passaram" hoje, a decisão já foi tomada, embora não anunciada, e existe uma articulação com o Governo a quem cabe a marcação das eleições autárquicas.

...e autárquicas serão a 11 de Outubro

De acordo com a mesma minha fonte, também o governo socialista já decidiu, embora não tenha ainda divulgado, que as eleições autárquicas se realizarão a 11 de Outubro. Com este calendário - 27 de Setembro e 11 de Outubro - a posição do PSD que isoladamente defendia a realização simultânea dos dois actos eleitorais, não obteve acolhimento, nem em São Bento, nem em Belém.

Cónego da Sé critica "mentiras" sobre a pobreza

Li no DIÁRIO


Manuel Martins conhece mães que enganam a fome dos filhos dando-lhes chá.

O cónego Manuel Martins teceu ontem duras críticas à forma como o Governo Regional, nomeadamente através da Segurança Social, vem lidando com a pobreza. Mas foi o 'chumbo' dado pelo PSD/Madeira na Assembleia Legislativa à proposta do Bloco de Esquerda, que propôs a criação de cantinas sociais para ajudar a combater 'pobreza envergonhada', que orientou a denúncia feita pelo sacerdote durante a homilia proferida na Sé Catedral.
"Ouvi notícias esta semana (passada) que o parlamento regional recusou medidas de combate à pobreza, afirmando haver organismos onde podem dirigir-se os pobres", começou por recordar para depois perguntar aos que defendem "tal posição": "Conhecendo como conheço a falsidade de tantas medidas anunciadas de combate à pobreza e situações de miséria e de fome de tantas famílias (...), onde estão esses organismos de ajuda para que eu possa indicá-los aos muitos pobres que diariamente na igreja pedem ajuda".
Segundo o sacerdote, existem casos sociais que precisam de ajuda por causa do "desemprego, alcoolismo, droga" e de "famílias jovens que não podem pagar o crédito à habitação" ou o "pão para os filhos". Há também "famílias que têm idosos acamados e doentes, casais que esperam e desesperam meses à espera de uma reunião com os agentes da Segurança Social para pedir ajuda - e são sempre adiadas ou quase sempre", acrescentou.
A classe médica também não escapou ao olhar crítico do cónego da Sé, já que este denunciou casos de "reformados que continuam a não receber qualquer ajuda para os medicamentos porque na receita vem a cruzinha da não autorização da troca por genéricos".
O Cónego da Sé continuou, afirmando que "há hoje situações dramáticas de injustiças sociais gritantes que causam tanta indignação que muitas vezes levam-nos à revolta". E esta, explicou, nasce naturalmente "da compaixão do sofrimento dos pobres e do cinismo dos insensíveis".
Para Manuel Martins, face a este cenário é preciso "uma grande dose de bom-senso e de caridade para não nos tornarmos amargos perante tantos anúncios de ajuda aos necessitados que não passam de mentiras descaradas"."Conheço pessoalmente situações de pobreza extrema e de fome", afirmou, apontando casos de "mães que para enganar a fome dos filhos recorreram a fazer chá porque já não têm pão". Voltando-se para o interior da instituição que representa, o cónego deixou o seguinte aviso: "E se a Igreja abdicar dessa tarefa da defesa dos pobres por a considerar incómoda, menor ou alheia à sua missão evangelizadora, não está a cumprir com a sua missão".
http://www.dnoticias.pt/default.aspx?file_id=dn04010213220609


-
Ora, esta reacção deverá ser comparada ao comportamento e à estratégia do senhor padre do Campanário que preferiu investir 27 mil euros num sistema de som para a sua igreja.

Portal do Licenciamento

O Poder Local tem tido com este governo do PS um rumo de modernidade e, consequentemente, uma maior de eficácia em termos de relacionamento entre os munícipes e os municípios. O Portal do Licenciamento é um exemplo desta estratégia. O governo do PS criou um sistema informático que permite a tramitação dos procedimentos de controlo prévio, com o objectivo de desmaterializar o relacionamento entre os municípios e as entidades da Administração Central e a interacção entre os cidadãos particulares e as autarquias locais.

Este portal de apoio ao Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação vem simplificar os processos de licenciamento em todos os níveis de intervenção, respondendo às exigências da sociedade de hoje, mais tecnológica e muito mais exigente em termos da qualidade, eficiência e rapidez dos serviços públicos.
Na primeira fase houve a preocupação de desmaterializar o relacionamento entre os municípios e a Administração Central, facilitando o acesso aos necessários pareceres, às autorizações, às informações entre outras necessidades das operações urbanísticas requeridas. Com esta nova ferramenta informática, os municípios remetem os pedidos por via electrónica para as diversas entidades da Administração Central, eliminando a circulação de papel e reduzindo, de um modo substancial, o tempo de conclusão dos processos.
Numa segunda fase, tão ou mais significativa, passa a existir uma melhor rapidez de relacionamento entre os cidadãos e os municípios. Os particulares passam a ter a possibilidade de apresentarem on-line os pedidos de licença, ou outras questões relacionadas com os seus licenciamentos e autorizações municipais, recebendo também a notificação sobre a decisão final do processo pela mesma via. A indispensável comunicação sobre o processo é feita na plataforma informática.
Ganha-se em termos de produtividade, os serviços públicos respondem com maior rapidez aos seus munícipes, existe uma maior segurança e transparência no processo garantindo níveis de satisfação elevado por parte de todos os intervenientes.


sexta-feira, 19 de junho de 2009

Uma VERGONHA!!!!! Um ESCÂNDALO !!!!!!!!!


Ontem, na reunião da Câmara da Ribeira Brava, fiquei perplexo com o sentido das prioridades do senhor presidente e do senhor padre da freguesia do Campanário. Indignei-me!

Então, foi à reunião uma proposta, apresentada pelo senhor padre da paróquia do Campanário, a solicitar um apoio financeiro para o sistema de som da igreja local.

O valor dessa bendita aparelhagem fixava-se nos 27 mil euros. Na proposta, o senhor padre teve a amabilidade de nos informar que a Junta de Freguesia local já tinha garantido o apoio de 5 mil euros.

Apesar da minha argumentação, apesar da minha revolta, apesar de me ter referido à crise que os ribeirabravenses atravessam, ao desemprego, às necessidades dos idosos e das famílias mais carenciadas, ao erro estratégico e sentido errado das prioridades definidas pela Câmara e pelo senhor padre, os vereadores do PSD-M aprovaram, apenas com o meu voto contra, o apoio de 20 mil euros para o senhor padre comprar um sistema de som para a igreja.

Argumentou um vereador que o papel espiritual também era importante e era grave o facto de as pessoas já terem muita dificuldade em ouvir a missa.

Uma vergonha! Como é que uma Junta de Freguesia desperdiça 5 mil euros para o som da igreja? Como é que a CMRB desbarata 20 mil euros neste capricho?

Mas, infelizmente, o povo gosta! O povo assim quer!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Sou candidato ao FUNCHAL

Está definido. O Secretariado da Concelhia do Funchal do PS aprovou, por unanimidade, o meu nome para candidato à Câmara Municipal do Funchal.
Naturalmente que falta a aprovação na Comissão Política Concelhia, mas aí será a aprovação de toda a equipa.

Tou farto destes socialistas açorianos

Li no DIÁRIO

Ferreira Leite vai privilegiar a Madeira

O presidente do Comité Permanente do PS/Açores, André Bradford, acusou ontem a líder do PSD de "privilegiar a Madeira" em detrimento dos Açores, considerando que o arquipélago poderá ser prejudicado se Manuela Ferreira Leite chegar a primeiro-ministro.
"Uma hipotética vitória de Manuela Ferreira Leite [nas legislativas de Outubro] seria a consagração no cargo executivo mais importante do país de uma centralista, de uma pessoa que não tem respeitado os Açores"
-
Não aceito! Não admito! Não me calo! Mas que disparates são estes? A isto chamo egoísmo político-partidário e falta de estratégia.
Já não basta os socialistas do Continente quererem ganhar eleições à custa dos madeirenses e do PS-M e vem agora os açorianos bater na mesma tecla? Sejam honestos e não entrem em demagogia barata. A Ferreira Leite sempre foi contra a Autonomia, sempre prejudicou a Madeira, foi ela a autora do endividamento zero, do pagamento por conta e outras medidas políticas desastrosas. Não se façam de vítimas!
Aliás, o PSD sempre beneficiou os Açores e prejudicou os madeirenses. Quem de facto beneficiou os madeirenses e a Madeira foram os governos do partido socialista lembrem-se do engenheiro António Guterres que pagou a dívida da Região.
Estes senhores, que são governo, que ganhem as eleições nos Açores e combatam a abstenção vergonhosa em que caíram e não venham com demagogias, falsidades sem fundamento, com um vale tudo e sem o mínimo respeito pelo PS-M.
Comigo terão a resposta adequada, aqui e nos órgãos nacionais do partido. Na próxima reunião da Comissão Nacional hei-de manifestar a minha posição!

A intrujice do PSD da Madeira

Muito bem. Podem ler no blogue do deputado do PS Carlos Pereira a sua excelente intervenção, na Assembleia Legislativa da Madeira.

Só com paciência de Monge


Monges noviços budistas recolhem esmolas numa estrada de Monywa, 140 quilómetros a noroeste de Mandalay, em Myanmar, antiga Birmânia.
(Soe Zeya Tun, Reuters)

Jorge Jesus - uma nova esperança!

Futuro da Auroeuropa volta a estar em risco

“Tentámos construir um chapéu-de-chuva que nos protegesse da tempestade e esse chapéu foi deitado fora”. Foi desta forma que António Chora, coordenador da Comissão de Trabalhadores (CT) da Autoeuropa, reagiu ontem à noite, ainda a quente, ao “não” com que os trabalhadores da fábrica de Palmela rejeitaram em plenário a proposta de pré-acordo que a CT havia negociado com a administração da empresa.
in Público

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Obama mata mosca durante entrevista

Numa entrevista ao canal norte-americano CNBC, o presidente norte-americano Barack Obama acrescentou um toque cómico ao matar uma mosca.
Numa entrevista ao canal norte-americano CNBC, o presidente norte-americano Barack Obama acrescentou um toque cómico ao matar uma mosca que insistentemente o importunava na conversa sobre as eleições no Irão.
Obama dizia que o resultado das eleições não haveriam de mudar a política dos Estados Unidos em relação àquele país.
Mas incomodado com uma mosca que insistia em participar na entrevista que concedia, na Casa Branca, o presidente norte-americano resolveu pôr um fim ao problema com as próprias mãos.
O presidente esperou o insecto pousar, levantou a mão e acertou literalmente na mosca elogiando em seguida a própria performance.
A equipa de jornalistas não interrompeu a filmagem e Obama não se importou. Inclusive apontou para o insecto abatido na carpete de uma das salas da Casa Branca e perguntou: “Quer filmar isso?”.
http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1264638&seccao=EUA

Há casos de eleitores que votaram duas vezes nas eleições europeias

São casos residuais. Mas há eleitores que conseguiram votar duas vezes nas últimas eleições europeias, confirmou esta tarde à TSF o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Nuno Godinho de Matos em resposta a uma notícia, avançada pelo “Diário de Leiria” sobre um homem que conseguiu votar duas vezes.
Vítor Manuel Teixeira da Costa Santos tinha recebido o novo cartão de eleitor há pouco tempo, depois de mudar de residência para outra freguesia. No domingo, dia 7, dia de eleições europeias, foi votar na freguesia de onde era natural, em Golpilheira, concelho da Batalha, com o velho cartão de eleitor. Depois decidiu verificar se o sistema funcionava e com o cartão do cidadão foi votar na freguesia de residência, em Maceira, Leiria, onde reside há 28 anos.
Acabou por conseguir votar nos dois sítios. A história é contada hoje pelo “Diário de Leiria”.Contactado pelo “Diário de Leiria”, Nuno Godinho de Matos afirma que o facto só pode ter sido devido a “um erro informático”, que fez com que o cidadão registado em Maceira permanecesse recenseado na Golpilheira. E adiantou ainda que a CNE tem conhecimento de mais um caso.
O porta-voz alerta ainda para o facto de se votar duas vezes conscientemente ser crime, apesar da Lei Eleitoral para o Parlamento Europeu, no seu artigo 14º B, apenas entender como punível o voto em simultâneo em Portugal e noutro país da União Europeia.
À TSF, Nuno Godinho de Matos defendeu que o caso deve ser denunciado à Direcção-Geral da Administração Interna e frisou que estes casos, embora necessitem de ser corrigidos, são residuais e não colocam em causa os resultados eleitorais.

CMF - Instrução: Juiz manda todos para julgamento no 'caso Marote'

Li no DIÁRIO

O caso envolve quatro arguidos, todos com Termo de Identidade e Residência (TIR).
O caso de peculato, abuso de poder e participação económica em negócio em que está envolvido o ex-vice-presidente da Câmara do Funchal (CMF), Rui Marote, segue para julgamento com os quatro arguidos acusados pelo Ministério Público (MP).
Ontem, na decisão instrutória, o juiz Alexandre Azadinho pronunciou o único arguido que havia requerido a abertura de instrução. O debate instrutório havia decorrido a 28 de Maio no Tribunal Judicial do Funchal.
A abertura de instrução foi pedida por um dos arguidos, quadro da CMF. Vinha acusado da prática de um crime de participação económica em negócio, e agora vai responder por dois crimes ( a instrução agravou a acusação).
O ex-vereador vai responder, acusado desde o início pelo MP, pela prática, em co-autoria material, de um crime consumado de participação económica em negócio, em concurso aparente com um crime de abuso de poder.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Cavaco diz que legislativas e autárquicas podem "coincidir"

O Presidente da República, Cavaco Silva, disse hoje que ainda "não há qualquer decisão" sobre a data das eleições legislativas e autárquicas, lembrando que as duas datas podem "eventualmente coincidir".
-
Se coincidir vai ser lindo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Cabul à vista

Um rapaz afegão olha para Cabul do cimo de uma colina. A cidade construída para poucas centenas de milhar de pessoas agora acolhe uma população estimada em mais de quatro milhões.
Fotografia: Ahmad Masood/Reuters

Professores - PSD NEGA A CONTAGEM DO TEMPO DE SERVIÇO CONGELADO

Li no blogue do deputado do PS André Escórcio:




De acordo com o Regimento da Assembleia Legislativa da Madeira subiu hoje a plenário a designada PETIÇÃO, assinada por 4000 educadores e professores, que reivindicavam a contagem do tempo de serviço, congelado durante 28 meses, apenas para efeitos de reposicionamento nos novos escalões configurados no Estatuto da Carreira Docente.

Se do PSD nada a havia a esperar, do meu ponto de vista, não deixa de ser estranha a posição de alguns partidos que se mostraram ambíguos na sua argumentação relativamente a posições anteriores sobre esta matéria. Aqui fica a posição que assumi no decorrer dos trabalhos:



Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados, Quero, em primeiro lugar, cumprimentar a Senhora Deputada Isabel Cardoso, do PCP, uma ilustre Colega por quem tenho muita estima e desejar-lhe as maiores felicidades nesta sua nova tarefa. A Educação fica muito a beneficiar com a sua presença nesta Assembleia.

Quando quatro mil educadores e professores assinaram uma Petição solicitando a contagem integral do serviço docente prestado, mas congelada 28 meses, não foi por oportunismo muito menos por sentido corporativo.

Assinaram porque sentiram que lhes assistia razão e na plena consciência que estão a ser vítimas de uma injustiça. Nós estamos certos que qualquer um de nós neste parlamento faria o mesmo se se sentisse espoliado dos seus direitos.

E o curioso é que todos os grupos parlamentares e partidos perceberam a injustiça que estava a ser cometida; só o grupo parlamentar do PSD não quis entender. E esta história não nasce no momento em que os educadores e professores assinaram a petição que hoje debatemos.

Já muito antes, entre outras intervenções sensibilizadoras para o problema, dois projectos de Decreto Legislativo Regional tinham sido apresentados pelo grupo parlamentar do PS e recordo que ambos foram chumbados pela maioria: o primeiro, especificamente sobre a contagem do tempo de serviço prestado pelos docentes; o segundo, na adaptação à Região do Decreto-Lei sobre os Vínculos Carreiras e Remunerações, no qual propusemos a contagem do tempo de serviço mas, desta feita, abrangendo toda a função pública.


Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,Empurram Vossas Excelências este assunto para o governo da República, misturando aqui aspectos orçamentais, com vantagens para uns docentes em relação a outros dentro do espaço nacional.
O Senhor Deputado Jorge Moreira chegou até a falar de implicações na mobilidade dos docentes. Tudo argumentos sem qualquer sentido. Até porque o governo sabe, o Senhor Secretário da Educação sabe, o Senhor Deputado Jorge Moreira sabe que para efeitos de concurso e de aposentação todo o tempo de serviço conta. O que está aqui em causa é o reposicionamento na carreira de acordo com esse tempo de serviço.

Senhores Deputados, tenham presente que o governo dos Açores, através de negociação com os parceiros sociais, há muito que resolveu este problema. Simplesmente porque a Região Autónoma dos Açores entendeu e bem resolver esta situação no quadro da sua Autonomia política e administrativa.
Porque o entendimento que tem da Autonomia é que ela só se justifica se souber marcar a diferença.

Os professores, Senhores Deputados, porque estamos aqui exclusivamente a falar da Petição apresentada pelos professores, não estão a pedir o pagamento de retroactivos durante os 28 meses de congelamento. Apenas estão a solicitar que o tempo de serviço prestado conte para o reposicionamento nos novos escalões da carreira docente.
Não há aqui qualquer sentido de oportunismo ou de uma mera luta sindical, apenas está em cima da mesa, não um favor do governo, mas o cumprimento de um elementar direito de justiça.

Não basta, Senhores Deputados, dizer-se por aí que o governo está ao lado dos professores. Que nada será feito nas costas dos professores. O importante é face às situações concretas de correcção de processos mal conduzidos, sejam da responsabilidade de quem for, concretizar, na prática, esse sentimento. E em muitas matérias é por demais evidente que o governo tem uma prática que não acompanha o discurso político.

Este é um dos casos mais flagrantes.Pode o Senhor Deputado Jorge Moreira argumentar como quiser e entender, pode, por momentos meter a Autonomia na gaveta, mas não conseguirá enganar todos os parceiros sociais e, por extensão toda a classe docente.
O tempo de serviço foi prestado e, portanto, nada mais natural do que, no plano administrativo, se reponha essa injustiça sob pena desta situação ser considerada um roubo.
Senhor Presidente,Senhoras e Senhores Deputados,Soube o governo, através de um acto administrativo impróprio, atribuir a todos os professores, em dois anos consecutivos, uma avaliação de bom desempenho docente à revelia do próprio Estatuto da Carreira Docente.
Estão lembrados, certamente dessa situação. Só que esse processo não implicava com o orçamento. Mas agora, quando está em causa a justiça do reposicionamento nos novos escalões, o governo recua, foge, diz que nada é com ele, que a República resolva. E no meio disto nem coragem tem para olhar para o comportamento do governo açoriano.
Os educadores e professores têm razão. Não há nesta matéria qualquer justificação que impossibilite a concretização deste direito. Eu tenho aqui uma tabela que demonstra os prejuízos resultantes das novas tabelas salariais. Há diferenças, na globalidade dos escalões, se compararmos a antiga tabela com a que se encontra em vigor, que se situam num prejuízo para o docente que varia entre € 3.200,00 nos primeiros escalões e os € 19.916,00 nos escalões mais altos. Porque o tempo de serviço em cada escalão foi substancialmente alterado. Não bastasse este agravamento, ainda por cima, não querem reposicionar os docentes nos escalões a que têm direito.
Nos Açores, o Governo, no pressuposto da unidade na diversidade, passou das palavras aos actos. Não se ficou por discursos laudatórios à função docente. Passou das palavras aos actos, restabelecendo a justiça e dignificando, do ponto de vista salarial, a função social da classe docente.
Nos Açores, o PS e o CDS/PP votaram favoravelmente um projecto idêntico ao que o PS apresentou nesta Assembleia. Nos Açores, o PSD absteve-se. Na Madeira, o PSD votou contra. Nos Açores, os 18.600 funcionários públicos viram todo o tempo de serviço contado para efeitos de reposicionamento nas carreiras. Na Madeira, todos ficaram lesados na progressão profissional.
Esperamos que o PSD reponha a verdade sobre este processo. Fica desde já assumido que na próxima sessão legislativa apresentaremos, na decorrência desta Petição, um novo projecto no sentido da contagem do tempo de serviço.
Porque, repetimos, está em causa um acto de justiça e porque o sentido de voto do PSD que tem sido negativo é, para nós, absurdo por dois motivos: primeiro, porque nega a Autonomia nos planos teórico, prático e da própria capacidade legislativa da Assembleia; segundo, porque constitui uma traição aos professores em função das promessas globais feitas na campanha eleitoral de 2007.
Hoje, pelo Regimento, não poderemos ir mais além nas palavras. Mas fica a promessa que vamos regressar a este assunto.

Eleições europeias II

A União Europeia tem de se empenhar ainda mais no sentido de criar melhores condições de acesso dos cidadãos europeus aos mecanismos de uma Aprendizagem ao Longo da Vida, promovendo uma grande diversidade de intercâmbios, impulsionando a cooperação entre os povos, bem como fomentando a mobilidade entre os diversos sistemas de ensino e formação.
O futuro da Europa e o sucesso das suas políticas encontram-se assentes nos pilares da sociedade do conhecimento. A mobilidade dos estudantes e de outros profissionais contribui para a promoção dos princípios da liberdade, da democracia, da solidariedade, da tolerância e da diversidade cultural, enfim, de uma consciência europeia. Assim, paulatinamente, tomaremos consciência dos reais poderes da UE e passaremos a entender a Europa como um espaço público nosso.
As políticas têm de se aproximar dos cidadãos e sair da torre de marfim lá longe instalada. Devemos exigir que a Europa comum responda com resultados positivos à crise económica. Uma Europa de sucesso tem políticas activas seguras para resolver os problemas do desemprego, da pobreza, das desigualdades sociais entre outros objectivos estruturantes.
Não basta chamar os cidadãos para votar, nem convidá-los para trabalhar ou estudar na Europa, é preciso muito mais. Os cidadãos têm de perceber e sentir que o seu voto pode mudar o rumo das políticas europeias.
A sensação é que tudo ficará na mesma. Ganhe uns ou outros, a diferença é residual. As políticas para relançar a economia e promover o emprego, para regular o sistema financeiro, as políticas sociais, a reorientação das políticas comuns agrícola e de pescas, as garantias de liberdade, de segurança, de justiça entre outras medidas que precisamos de ver implementadas serão sempre as mesmas se ganhar uma família política ou outra.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Eleições europeias I

As eleições europeias vieram provar que o grande desafio da Europa reside na criação de uma identidade europeia. Enquanto os estados-membros não forem capazes de transmitir um sentir europeu entre os seus cidadãos, muito dificilmente conseguirão mobilizar as populações a participarem de modo convicto na escolha de um rumo político europeu ou mesmo na definição de um futuro para a nossa Europa.
O desinteresse dos cidadãos é evidente. A abstenção, na nossa Região, rondou os 60%. Além disso, temos 2521 votos brancos e 2896 nulos. Somando estes últimos números encontramos 5400 votos que não optaram por nenhuma das alternativas políticas.
Estes sinais impõem uma profunda reflexão e reivindicam atitudes políticas e mudanças substanciais. Também se assistiu a nível europeu, em alguns países, a um crescimento perigoso dos partidos da extrema-direita. Ora, estes factos vêm demonstrar que a estratégia delineada para a Europa comum ainda não foi capaz de criar um ambiente de sucesso. Os cidadãos ainda não se sentem cidadãos europeus!
Falta um conjunto de medidas mais convincentes e mais válidas. Enquanto a UE não incutir nos cidadãos uma cultura de pertença europeia, um sentir europeu, uma identidade europeia, acredito que o projecto europeu continuará, por muitos mais anos, sustentado em bases demasiado frágeis.
Sem a existência de uma identificação dos cidadãos com a União Europeia e com os seus valores fundamentais, e sem uma consciência das possibilidades de participação e do exercício da cidadania que este grande projecto oferece, mais difícil se tornará concretizar os grandes objectivos e prioridades do processo de integração, e mais fragilizada ficará a União para enfrentar os actuais e novos desafios.
Por conseguinte, considero a cidadania e a identidade europeia questões-chave e prioritárias para as quais todos os países, sem excepção, deverão adoptar uma estratégia comum cimentando as restantes prioridades e políticas comuns, nomeadamente a coesão económica, social e territorial.

domingo, 14 de junho de 2009

Estado palestiniano desmilitarizado? E Israel?

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu propôs a criação de um Estado palestiniano desmilitarizado, e impôs como condição do início de negociações de paz que Israel seja reconhecido como "o Estado dos judeus."

sábado, 13 de junho de 2009

Educação

Fenprof acusa Ministério de estar ao “seu pior nível”, mas mantém-se nas negociações.
A Federação Nacional de Professores vai prosseguir as negociações com o Ministério da Educação, apesar de considerar que na ronda de hoje este se mostrou “ao seu pior nível”.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Espanha aumenta impostos sobre os combustíveis e o tabaco - Ministra salienta que continuam mais baixos que em Portugal

Provisórios há 30 anos no bairro da Penha de França

Li no DIÁRIO:
Telhados de fibrocimento e esgotos a rebentar, as 27 casas pré-fabricadas do Bairro da Penha de França passaram há muito o prazo de validade.
Os telhados de fibrocimento estão comidos pelo tempo, quase não se percebe, por entre a verdura dos quintais e hortas, que as casas são pré-fabricadas e estão velhas. Construídas no fim dos anos 70 para acolher funcionários municipais e refugiados das ex-colónias, foram entregues por 15 anos e a título provisório.
30 anos depois o bairro da Penha de França tem a lotação quase completa e os moradores não sabem dizer se algum dia vão sair dali. Escondido - quem passa na estrada que vai dar ao Hospital dos Marmeleiros não o vê - o bairro municipal do Imaculado Coração de Maria tem 27 casas.
"Quase todas ocupadas", explica Maria Fernanda, que veio morar para a Penha de França porque o marido retornou de África após o 25 de Abril. "Era provisório e todos os anos dizem que vamos mudar, que é só mais um ano". Há 30 anos que vive assim e, cada ano que passa, as condições pioram. Agora é o esgoto. Deu parte na Câmara, vieram depressa.
"Não me posso queixar, desta vez foram rápidos por causa das eleições". Dois rapazes de uma empresa contratada pela autarquia estão a tratar o problema do esgoto, mas Maria Fernanda tem consciência que o problema não se resolve.

Cavaco propõe legislativas a 20 ou 27 de Setembro

O Presidente da República deverá convocar as eleições para a Assembleia da República para os dias 20 ou 27 de Setembro, datas que colocará aos partidos chamados a Belém. E tudo indica que as autárquicas se irão realizar a 11 de Outubro.
As eleições legislativas têm de ser marcadas com um mínimo de 60 dias de antecedência, mas Cavaco Silva poderá convocá-las já nas próximas semanas. Ao passo que as eleições locais são marcadas pelo primeiro-ministro e com, pelo menos, 80 dias de antecedência.
Neste momento, já nenhum partido defende a realização das duas eleições em simultâneo.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Cristiano Ronaldo no Real Madrid por 94 milhões

O Manchester United aceitou a proposta recorde de 80 milhões de libras (94 milhões de euros) do Real Madrid para adquirir o futebolista português Cristiano Ronaldo, revela o clube inglês na sua página oficial.

Fenprof ameaça abandonar negociações com o Ministério da Educação

A Federação Nacional de Professores anunciou hoje que poderá abandonar as negociações com o Ministério da Educação (ME) se na nova ronda, marcada para amanhã, este não der sinais de ter mudado de posição em relação ao Estatuto da Carreira Docente e ao modelo de avaliação de desempenho.
-
E a Federação Nacional de Professores faz muito bem!

João Cravinho pede mudanças: “Sócrates sozinho já não chega”

As ondas de choque no PS por causa da derrota nas eleições europeias não param e todos os dias alguns destacados militantes pedem mudanças. Ontem foi a vez de João Cravinho, ex-deputado do partido, deixar o aviso: "Sócrates sozinho já não chega (...). Tem de estar com mais alguém, vários que dêem a noção de que a política que se vai seguir na próxima legislatura não é a política de um homem só."

Na América, África e Ásia moram as “7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo”

Costuma dizer-se que a primeira globalização foi a portuguesa e essa universalidade está bem patente nos monumentos anunciados esta noite, numa gala em Portimão, como as “7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo”.
Fortaleza de Diu (Índia), Fortaleza de Mazagão (Marrocos), Basílica do Bom Jesus de Goa (Índia), Cidade Velha de Santiago (Cabo Verde), Igreja de São Paulo (Macau), Convento de São Francisco de Assis da Penitência (Ouro Preto, Brasil) e Convento de São Francisco e Ordem Terceira (Salvador da Baía, Brasil) foram as eleitas, em representação dos três continentes — América, África e Ásia — que fizeram a história da expansão marítima portuguesa.
in: Público

«Em política não há gratidão», diz Dias Loureiro

O antigo administrador da Sociedade Lusa de Negócios e ex-ministro Dias Loureiro disse hoje, durante uma homenagem na terra natal de Aguiar da Beira, que «em política não há gratidão».
-
É preciso ter uma lata! GRATIDÃO? Se houvesse gratidão, se houvesse justiça, este senhor estava preso e bem preso.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Fenprof espera que Ministério da Educação mude de política

A Federação Nacional dos Professores espera que a derrota do PS nas eleições europeias tenha reflexos nas negociações em torno da revisão do Estatuto da Carreira Docente e da alteração do modelo de avaliação de desempenho.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Durãso Barroso candidato

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, declarou-se esta manhã candidato a um novo mandato à frente dos destinos do Executivo europeu.O anúncio foi feito na sequência de um encontro com o primeiro-ministro da República Checa, Jan Fischer, que ocupa a presidência rotativa da União Europeia (UE) e após contactos com o Governo sueco, que sucederá aos checos em Julho.
“Estou honrado por o presidente do Conselho Europeu me ter perguntado hoje se eu avançaria para um segundo mandato. Aceitei esse pedido”, disse o antigo primeiro-ministro português.

Cavaco veta nova lei do financiamento dos partidos

O Presidente da República vetou hoje a nova lei do financiamento dos partidos, apontando «várias objecções de fundo» ao diploma, como o «aumento substancial do financiamento pecuniário não titulado» ou a possibilidade dos partidos obterem lucros nas campanhas.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Resultados na Madeira


Depois da estrondosa derrota do PS na Região há que repensar, urgentemente, estratégias. Mais tarde ou mais cedo, a arrogância paga-se caro. O governo do PS não seguiu o melhor caminho.

Embora tivéssemos acompanhado a onda de derrota do PS nacional e do PS Açores, considero importante, aqui na nossa Região, olhar o futuro com uma perspectiva diferente. Não desistir, nunca baixar os braços, nunca deixar de acreditar nem voltar as costas aos madeirenses. Olhar em frente e voltar à luta, mas adoptando estratégias políticas mais eficazes.

José Sócrates não resistiu à escolha dos eleitores

O primeiro-ministro, José Sócrates, não resistiu ao voto de protesto e sofreu ontem nas urnas a sua primeira derrota eleitoral.
Mas aquela que foi uma expressiva derrota do PS - mais de meio milhão de votos a menos do que há cinco anos -, representou o regresso do PSD às vitórias, num acto eleitoral onde Manuela Ferreira Leite averbou a sua primeira vitória.
-
Parabéns ao PSD! Em democracia, há vencedores e vencidos e, desta vez, o PS perdeu, e muito. Há que repensar muita coisa.

domingo, 7 de junho de 2009

EuropeiasUrnas encerraram às 19h, estimativas de abstenção entre 60,7% e 65,5%

As urnas das eleições europeias de hoje encerraram hoje às 19h, com as projecções avançadas a essa hora pelas televisões a indicarem uma abstenção estimada entre os 60,7 por cento (SIC) e 65,5 (TVI).

Saramago chama Berlusconi de “coisa”, “vírus” e “delinquente”

“Uma coisa perigosamente parecida com um ser humano, uma coisa que dá festas, organiza orgias e manda num país chamado Itália”, foi assim o começo do artigo de opinião que o Nobel português da Literatura, José Saramgo, escreveu para o diário espanhol “El País” sobre o primeiro-ministro italiano, Sílvio Berlusconi.




La cosa Berlusconi
Por JOSÉ SARAMAGO
"No veo qué otro nombre le podría dar. Una cosa peligrosamente parecida a un ser humano, una cosa que da fiestas, organiza orgías y manda en un país..."
http://www.elpais.com/global/

Europeias: cerca de 9,6 milhões de portugueses podem votar

As urnas estão abertas em Portugal continental, Madeira e Açores e cerca de 9,6 milhões de portugueses podem hoje votar nas eleições europeias para eleger 22 dos 736 deputados do Parlamento Europeu.
As urnas estão abertas desde as 8h00 no continente e na Madeira e desde s 9h00 nos Açores, devido à diferença horária e fecham às 19h00.

sábado, 6 de junho de 2009

OBAMA - um homem com visão de FUTURO

Obama defende em França que se deve sair do impasse entre Israel e a Palestina.
O Presidente norte-americano Barack Obama chegou esta manhã a Caen, Noroeste de França, para um encontro com o homólogo francês Nicolas Sarkozy, antes de participar nas cerimónias dos 65 anos do desembarque das tropas aliadas na Normandia que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial.
No encontro defendeu que se deve sair do impasse entre Israel e a Palestina, e que Israel deve parar com os colonatos, enquanto os palestinianos devem também renunciar à violência.

Air France - Mau tempo não explica desastre do voo AF 447

O Airbus A330 da Air France que desapareceu com 228 pessoas a bordo sobre o Atlântico enviou 24 mensagens antes de deixar de dar sinal, revelou a investigação francesa ao desastre, que minimiza ainda o papel do mau tempo na tragédia.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Washington vai mandar enviado a Portugal para discutir libertação de detidos em Guantánamo

Um enviado especial norte-americano vai deslocar-se «em breve» a Portugal para discutir a libertação de presos de Guantánamo, disse hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado Amado falava após um encontro de mais de 40 minutos com a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, hoje em Washington.
O ministro português disse não haver ainda uma data concreta para a deslocação do enviado especial, mas reafirmou a prontidão de Portugal para receber alguns dos libertados de Guantánamo.
Luís Amado e Hillary Clinton discutiram também o processo de paz no Médio Oriente e a actual situação no Afeganistão.
Lusa / SOL

Sondagem dá quatro pontos de avanço do PS sobre o PSD

O PS pode garantir a vitória nas eleições europeias com quatro pontos percentuais de vantagem sobre o PSD (36 contra 31,9 por cento), conseguindo a eleição de nove deputados contra oito dos sociais-democratas.
Este é o resultado de uma sondagem efectuada pela Eurosondagem para o Expresso, SIC e Rádio Renascença.
O Bloco de Esquerda (BE) é apresentado como o principal partido de esquerda em oposição aos socialistas, e poderá conseguir uma percentagem de votos superior a dez pontos.

Ferreira Leite falha encontro com Merkel e irrita Durão Barroso

Hoje, Manuela Ferreira Leite cancelou um encontro agendado para esta terça-feira com a chanceler alemã, Angela Merkel, e que era suposto servir para dar um impulso à campanha do PSD na recta final para as eleições europeias.
in SOL

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Discurso de OBAMA na Universidade do Cairo


Obama sublinha "interesses mútuos" entre a América e o mundo muçulmano.
Entre citações do Corão, de antigos presidentes como Thomas Jefferson, Obama sublinhou a necessidade das relações entre a América e o mundo muçulmano serem baseadas nos interesses comuns.
"Devemos focar-nos no que nos aproxima e não o que nos separa”. “O ciclo de discórdia deve acabar”, disse o Presidente, na Universidade do Cairo.
Embora admitindo que o discurso dirigido ao mundo muçulmano feito a partir do Egipto criou muita expectativa, “um discurso apenas não pode fazer a mudança da noite para o dia”, alertou.

PGR dá tratamento de excepção a Dias Loureiro

Dias Loureiro pediu, o Ministério Público aceitou. O ex-conselheiro de Estado vai dar a sua versão sobre o negócio de Porto Rico, um dos nove processos relacionados com o BPN.
Dias Loureiro vai ter a oportunidade contar ao Ministério Público a sua versão sobre o chamado negócio de Porto Rico, ainda durante este mês. O ex-conselheiro de Estado pediu ao procurador-geral da República para ser ouvido, no âmbito do inquérito a que o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) tem em curso, e Pinto Monteiro fez-lhe a vontade três dias depois de ter recebido o pedido. Uma decisão que já foi considerada como excepcional. Segundo referiu ao DN fonte do Ministério Público, já que o procurador poderia ter remetido a carta aos magistrados que têm o processo e serem eles a decidir.
-
Os beneficiados do sistema. Uma vergonha esta nossa justiça. Os amiguinhos a se protegerem, a dar jeitinhos. Se fosse um cidadão comum já estava preso! Estes senhores que, alegadamente, se fartaram de roubar e enganar tudo e todos são protegidos.