sábado, 5 de junho de 2010

Furacão fiscal em Itália detecta ligações à Madeira

A Polícia Financeira de Itália anunciou ontem a detenção de nove pessoas envolvidas num esquema de fraude fiscal, o qual provocou perdas para os cofres públicos na ordem de 31 milhões de euros.
As autoridades locais apontaram a praça financeira da Madeira - a par de São Marino e Panamá - como uma das bases do sistema de evasão ao fisco, com recurso a facturas falsas e lavagem de capitais.
A investigação ontem anunciada não é a primeira que 'tropeça' em sociedades sediadas na Madeira. Em Março passado, a Consob, a autoridade italiana de supervisão e regulação dos mercados de valores mobiliários e instrumentos financeiros, anunciou uma investigação às actividades do grupo Starfin. As primeiras conclusões descreveram a 'holding' como um "jogo de espelhos", destinado a ocultar os seus proprietários e fluxos financeiros.
Quase metade do capital (44 por cento) do grupo era detido por três sociedades registadas no 'offshore' da Madeira - 'Mariscal - Consultadoria', 'Kurasi Investment' e 'Kiwexim Investment' - e todas elas com sede na sala 605 do Edifício Marina Fórum.
O labirinto de empresas envolvia uma quarta empresa madeirense (Glencove Corporation) e outras sediadas no Panamá, Luxemburgo, Chipre, Reino Unido e até Afeganistão.
http://www.dnoticias.pt/impressa/diario/212531/economia/212638-furacao-fiscal-em-italia-detecta-ligacoes-a-madeira

Sem comentários: