sábado, 30 de maio de 2009

Depois de perder a final da Champions, Cristiano Ronaldo disse mal das tácticas de Ferguson

Cristiano Ronaldo, actor principal do Manchester United, foi a Roma jogar a final da Champions, foi desaparecendo ao longo dos 90 minutos e saiu descontente. Não só pelo resultado, mas também pelas tácticas de Alex Ferguson.
"Os nossos primeiros dez minutos foram muito bons mas depois nunca mais nos encontrámos dentro de campo. As tácticas não foram boas e tudo correu mal."
Com a assinatura de Ronaldo, estas palavras deixaram rasto. Estas e outras. "É uma das piores noites da minha carreira. Não consigo explicar o que se passou. Nós, os jogadores, não estivemos bem e as tácticas também não foram boas", repetiu o avançado português.
Como se isto fosse pouco, CR7 ainda falou sobre o futuro, ao que parece indefinido entre Manchester United e Real Madrid - esta época, Ronaldo, e o Manchester United "por supuesto", perdeu os dois jogos em que actuou de branco, com Liverpool e Barcelona.

Filósofo José Gil diz que o Ministério da Educação “virou todos contra todos”

Li no Público

A relação afectiva entre professor e aluno foi substituída pelo desprezo deste para com o primeiro, acusa o filósofo e professor universitário José Gil

Entrevista

PÚBLICO - No seu último livro apresenta o “homem avaliado” como sendo a “figura social do século XXI”. Trata-se de facto de uma alteração radical? Ser-se avaliado não é propriamente uma novidade destes tempos.
José Gil - Estamos a falar de uma situação generalizada na sociedade dita da modernização. Não é só em Portugal, é em toda a Europa. Não há duvida que não pode haver aprendizagem sem haver avaliação e que toda a aprendizagem, a mais arcaica que se conheça, a aprendizagem do discípulo que tinha um mestre na Renascença, na pintura, ou na Índia com um yogui que ensinava um discípulo. Em todas essas práticas há avaliação. Quer dizer a avaliação é inerente, necessária, à própria aprendizagem.
ler a entrevista em:

sexta-feira, 29 de maio de 2009

BPN - José Lello ataca Maria de Belém por críticas a Vital

O dirigente do PS José Lello defendeu hoje Vital Moreira no desafio que fez ao PSD para explicar a «roubalheira» no Banco Português de Negócios (BPN), considerando «displicente» a deputada socialista Maria de Belém neste caso.
-
Já não percebo nada! Com tiros nos pés deste género até parece que o PS quer entregar de bandeja a vitória ao PSD.

Mas que vergonha!! Para quando o Provedor da Justiça?

O Presidente da República, Cavaco Silva, afirmou hoje no Porto que o impasse na eleição do Provedor de Justiça "atinge a credibilidade das instituições democráticas".

Tejo Internacional coberto de verde

O Tejo internacional está completamente coberto de verde, devido à poluição vinda de Espanha. A situação este ano é a pior de sempre, alerta a associação ambientalista Quercus.

Mendonça quer Jardim por mais um mandato


Li no DIÁRIO
Presidente da ALM considera que a crise vai obrigar à permanência na chefia do Governo

"O meu delfim chama-se Alberto João Gonçalves Jardim". A afirmação é de Miguel Mendonça, presidente da Assembleia Legislativa e membro da Comissão Política do PSD-M que assume, claramente, que pretende que o presidente do Governo continue nessas funções, por mais um mandato. Uma posição contrária à do próprio líder que prometeu que sairia em 2011.
-
A desculpa já está encontrada. Tudo congeminado com o dr. Alberto. Os delfins vão ter de continuar a esperar, penso que um dia, nas calendas gregas, chegará a oportunidade dos delfins laranjinhas...

quinta-feira, 28 de maio de 2009

O "santinho" do dr. Dias Loureiro...

O ex-dirigente do PSD Manuel Dias Loureiro apresentou ontem a sua demissão do cargo de conselheiro de Estado ao Presidente da República, um dia depois de o antigo presidente do BPN, Oliveira e Costa, o ter acusado de mentir sobre as pressões que terá exercido sobre a supervisão do Banco de Portugal. Foi ainda acusado ter liderado o negócio ruinoso da aquisição de uma empresa em Porto Rico, que levou o BPN a perder 70 milhões de euros.

"HOME"

No dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, o filme de carácter ecológico "Home" vai ter estreia mundial. Lisboa vai ter projecção gratuita seguida de um concerto.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Uma imagem que perturba. Para quê tanta ganância? Estes olhares apenas querem matar a fome!!!!

Crianças paquistanesas esperam por comida num campo de refugiados em Peshawar. Duzentas mil pessoas fugiram de casa em Maio face ao avanço dos talibã. © AP

Isto é roubar?


Oliveira e Costa recebeu indemnização de 800 mil euros para abandonar BPN
O antigo líder do grupo SLN/BPN, José Oliveira e Costa recebeu uma indemnização de quase 800 mil euros por ter saído do Grupo em Fevereiro de 2008.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Oliveira e Costa promete contar quanto pagou aos seus colaboradores no BPN

O anterior líder do Grupo Sociedade Lusa de Negócios/Banco Português de Negócios (SLN/BPN) vai amanhã ao Parlamento revelar os milhões de euros que foram pagos aos seus colaboradores durante a sua liderança, nomeadamente a Dias Loureiro e Luís Caprichoso.

Miguel Albuquerque admite suceder a Jardim numa renovação futura

Li no DN:
O presidente da Câmara do Funchal, Miguel Albuquerque, que se recandidata agora ao quinto e último mandato, admitiu suceder a Alberto João Jardim na liderança do Governo Regional, no quadro de uma renovação do PSD.
O presidente da Câmara do Funchal, Miguel Albuquerque, que se recandidata agora ao quinto e ultimo mandato, admitiu suceder a Alberto João Jardim na liderança do Governo Regional, no quadro de uma renovação do PSD. Quando for o momento da sucessão de Alberto João Jardim, Miguel Albuquerque não descarta essa possibilidade: "se as circunstâncias se proporcionarem, porque depende muito da vontade, vamos ver na altura".

domingo, 24 de maio de 2009

A curta-metragem "Arena" de João Salaviza, a única película portuguesa no Festival de Cannes, venceu hoje a Palma de Ouro

A produtora da curta-metragem "Arena" que hoje venceu a Palma de Ouro, no festival internacional de cinema de Cannes, comentou que a atribuição do prémio é "maravilhoso, mas completamente inesperado".
Em declarações à Agência Lusa, Maria João Mayer, da produtora Filmes do Tejo, afirmou que a participação na competição oficial já tinha sido "óptimo, óptimo, óptimo".
"E a Palma de Ouro é uma maravilha, mas bastante inesperado", considerou a produtora, acrescentando que o prémio poderá dar "continuidade" ao trabalho do jovem realizador João Salavisa.

Filipinas - Dia da Festa de Santa Rita

Duas crianças e uma maçã para fazer a festa.
Todos os anos é assim, nas Filipinas. Ao terceiro domingo de Maio celebra-se o Dia da Festa de Santa Rita de Cascia (A Padroeira das Causas Impossíveis).

As crianças são as que se divertem mais.
Fotografia: John Javellana (Reuters)

sábado, 23 de maio de 2009

25 mil para os clubes do 'regional' se houver Série Madeira



Não concordo! Mas que igualdade? Então não deveriam estar todos no mesmo patamar de igualdade? Deveriam começar todos com o mesmo valor de apoios! Uns com 200 mil e outros com 25 mil? Errado!
-
Caso fique hoje confirmada a criação da Série Madeira para 2009/2010, cada um dos sete clubes do 'regional' que nela irão participar vai receber cerca de 25 mil euros do Governo Regional. Os restantes irão receber mais. Em alguns casos, muito mais. Contas feitas, é esse o resultado da resolução aprovada pelo executivo madeirense na sua reunião da passada quinta-feira, onde ficaram definidos os valores do apoio a prestar a cada equipa, isto caso a Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol viabilize hoje a Série madeirense na III divisão.
Tal como Francisco Fernandes, secretário regional da Educação e Cultura, havia já anunciado, não se registaram grandes novidades no modelo de apoios, mantendo-se exactamente o que estava definido para a terceira divisão.
A única novidade acaba por ser a dedução do valor estimado de poupança nas estadias e alimentação, pois com a Série Madeira deixa de ser necessária essa despesa, calculada pelo Governo Regional em 23.625 euros anuais - 15 deslocações de 21 elementos, a 75 euros por cada um deles. Se no caso dos clubes que já estavam a nível nacional esses 23 mil euros não têm grande impacto, já no que toca aos sete clube oriundos do 'regional' (União, Canicense, Porto Moniz, 1º de Maio, Estrela da Calheta, Andorinha e Santacruzense) o caso é bem diferente, pois trata-se de quase metade da verba a que iriam receber - segundo o regulamento, uma equipa pelo primeiro ano na terceira divisão recebe cerca de 49 mil euros.
Assim, para estes, o subsídio do Governo fica-se pelos 25.587 euros/ano, ou seja, pouco mais de 2.100 euros por mês. Atendendo a que os custos médios da organização dos jogos se ficarão pelos 750 euros, cada clube irá gastar cerca de 12 mil euros/ano nesse capítulo, sobrando outro tanto para as despesas de gestão.
Curto! Bem melhor ficarão Portosantense (com dupla majoração devido à dupla insularidade), Ribeira Brava e Caniçal, ainda abrangidos pela 'almofada', e até Câmara de Lobos, com direito a subsídio pela sua permanência máxima na III divisão.

O planeamento do PSD-M - há mais enrocamentos a dar problemas

Li no DIÁRIO:

Reis Magos e Ponta Delgada são, neste momento, os enrocamentos mais polémicos.

Esta semana ficámos a saber que o enrocamento da praia da Ponta do Sol, que custou 3,2, milhões, está mal feito e por isso terá de ser desmontado.
Mas, pelos vistos, esta não é a única das infraestruturas, que cresceram como cogumelos no litoral madeirense, que está a dar problemas. Por exemplo, na zona Leste da Madeira (Santa Cruz e Machico), o Governo Regional construiu dois enrocamentos (Reis Magos e Machico).
O dos Reis Magos é um caso evidente de uma obra mal planeada e que, frequentemente, tem sido alvo das críticas dos banhistas, ambientalistas e de algumas forças partidárias (inclusivamente, do ex-presidente da Câmara de Santa Cruz, Savino Correia, que se opôs à construção desta estrutura).
O problema que frequentemente ali se levanta diz respeito à acumulação de detritos e sujidade dentro do enrocamento que, depois de ali entrarem, não conseguem sair, pois este não foi construído de forma a permitir a circulação normal das correntes e marés. Tudo porque em todo este espaço, apenas foi deixada uma abertura de três metros que parece não ser suficiente para permitir a circulação e subsequente limpeza das águas.

João Bénard da Costa: Esta vida não acabou aqui

Sabia tudo com paixão. Acreditava que a criação humana era "uma forma de nos defendermos contra a morte".
Talvez só um crente possa criar êxtase, e foi assim que João Bénard da Costa escreveu sobre o tudo e tanto que sabia em permanente jogo omnívoro - não como um crítico, que sempre disse não ser -, mas como quem amava a arte porque amava a vida.

Queria ser arrebatado, saber e deixar de saber. Acreditava em dar "testemunho do que vai durar contra o que parece que está para durar". Acreditava em convencer "quem eu quero que goste tanto como eu gosto" e, "se possível, goste como eu gosto".

E parecia-lhe perda de tempo escrever sobre aquilo de que convictamente não gostava - "o mundo do audiovidual" ou "a arte para o público", Orozco ou Rivera, cinema inglês género Stephen Frears ou o eixo contemporâneo Hong Kong-Taiwan.
http://ipsilon.publico.pt/cinema/texto.aspx?id=231919

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Eleição do provedor de Justiça vai a segunda volta

Jorge Miranda, indicado pelo PS, e Maria da Glória Garcia, pelo PSD, foram os dois candidatos mais votados nas eleições parlamentares para o cargo de provedor de Justiça, pelo que deverão disputar uma segunda volta daqui a uma semana.

Feira do livro do Funchal

Mais uma feira do livro. É já uma tradição que se tem modernizado e adaptado aos novos tempos de um modo bastante positivo. Ao longo do ano, por toda a região, organizam-se feiras do livro, realizadas fundamentalmente pelas escolas, a realidade porém é que a grande feira do livro é a da nossa Capital, organizada pela Câmara Municipal.
Representa mais uma excelente iniciativa com o objectivo de promover o livro e a leitura, onde se destacam as exposições, os concursos, a leitura colectiva, passeios culturais, apresentações e sessões de autógrafos, concertos e noite dos poetas, teatro, wokshops e atelier infantil. Nestes momentos, a par de algumas novidades editoriais e da oportunidade para adquirir algumas obras com alguns descontos, a feira permite, de uma forma mais informal, o convívio e o encontro entre os livros, os escritores e os leitores.
A meu ver, esta feira deveria ter um âmbito mais abrangente, diria ainda mais regional, com carácter intermunicipal. Assim, haveria a possibilidade de valorizar e rentabilizar ainda mais esta importante iniciativa cultural, além do facto de surgir a possibilidade de reforçar o seu orçamento.
Com o envolvimento de outras autarquias, em parceria, haveria mais mobilização das mais variadas instituições sociais e culturais, inclusive das escolas de toda a Região, com uma programação bem estruturada.
O investimento deveria incidir na promoção em cada uma das escolas da região, escolas profissionais, universidade, e outras instituições do ensino superior, com concursos literários de prosa e poesia, recitação, espectáculos de teatro relacionados com o livro e a leitura, música, onde não poderia faltar a componente tecnológica nem actividades relacionadas com as obras dos programas da disciplina de Português.
Os debates e os encontros na Feira poderiam ser alargados a outras artes, ao digital, à linguagem gestual, à ciência, ao património, à cidadania, e encontrar espaços também para a divulgação e dinamização da blogosfera, enquanto meio de promoção do livro, da leitura e da escrita.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Mourinho no Real Madrid?

"Fico no Inter a 99,9%. Mas aquele que treinar o Real na próxima época será um homem afortunado. Para mim, a coisa mais importante é que o meu presidente sabe de tudo e por mim próprio, não pela imprensa ou porque alguém lhe disse. O primeiro a saber que há qualquer coisa foi o meu presidente", referiu Mourinho em declarações ao canal de televisão Sky Sports, referindo-se às recentes notícias e à sua relação com Massimo Moratti.

Autarquias cobram mais de 100 milhões de euros ao Estado

As autarquias reclamaram aos serviços e organismos do Estado 102 milhões de euros relativos a dívidas vencidas até ao final de 2008.
Foram 137 as Câmaras que reclamaram dívidas e nenhum ministério escapou a esta solicitação.

11.844 madeirenses no desemprego

O número de desempregados na Região subiu 35% face a Abril de 2008. Algarve, Madeira e Açores registaram acréscimos acima da média do país.
O Algarve, a Madeira e os Açores foram as regiões do país em que se registaram maior aumento do número de desempregados. De acordo com dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) hoje divulgados, o desemprego aumentou em todas as regiões do país em Abril face ao mesmo mês de 2008.

Contudo as regiões do Algarve, da Madeira e dos Açores registaram acréscimos superiores à média do país (27,3%), em termos homólogos.
O Algarve apresenta um crescimento de 66,7% face a Abril de 2008, a Madeira subiu 35% para 11.844 inscritos, seguida dos Açores, que cresceu 28,7%, para 4.831 desempregados.
O Alentejo foi a região do país onde o número de desempregados inscritos menos subiu, relativamente há um ano atrás, crescendo 23% para 22.481 pessoas.

Ainda o futebol - Excelente crónica hoje no DIÁRIO

245 mil "sócios e accionistas"
Com a 'táctica' de 31,5 milhões para o estádio, Pereira até esqueceu as rifas de Jardim.
Os sorrisos que vimos estampados nos rostos dos ilustres dirigentes do Marítimo e do presidente do Governo Regional, na Quinta Vigia, só não são de sarcasmo porque os 31,5 milhões de euros dos 46,5 milhões necessários para o tão propalado estádio, vão sair do bolso dos contribuintes.Garantido que ficou o financiamento no final do encontro na Quinta Vigia, Carlos Pereira até conseguiu interpretar as provocações de Alberto João Jardim como ninguém o fizera.
Ao contrário do que todos nós lemos e ouvimos, o chefe do Executivo não propôs que o plantel do Marítimo fosse rifado "do meio campo para a frente". Jardim dispensou dois terços dos jogadores mas isso resumiu-se, afinal, a "um aproveitamento da comunicação social em relação ao desabafo de um sócio e accionista do Marítimo", entendeu assim Carlos Pereira.
Ora, não é um "sócio e accionista", nem é Alberto João Jardim. São 245 mil madeirenses que voluntária e involuntariamente contribuem para os devaneios do futebol. Ainda que aqui haja uns mais conscientes do que os outros, não creio que a maioria dos madeirenses, maritimistas ou não, se revejam nesta política de apoios, porque elegem outras prioridades para a Madeira, em domínios como a Saúde, a Cultura e o Emprego.
Perante a actual conjuntura sócio-económica, chega mesmo a ser uma ofensa para todos nós. Se as contas fossem feitas à medida da rentabilidade financeira e da capacidade de gestão da SAD desportiva do Marítimo, as metas e as ambições seriam certamente outras. Com 'tácticas' destas...
Ricardo Duarte Freitas - Jornalista

Futebol - Steaua Bucareste - Presidente assume lugar de treinador

O romeno Gigi Becali, proprietário do Steaua Bucareste, está a orientar os treinos da equipa de futebol, depois da demissão do treinador Marius Lacatus, no domingo.
De acordo com a imprensa romena, Becali dirigiu pessoalmente as sessões de trabalho, deixando claro que será ele a fazer as convocatórias e a decidir quem joga nos três últimos jogos da época da equipa em que alinham os portugueses Semedo e Tiago Gomes.
Entre as suas primeiras decisões como 'técnico', Becali promoveu à primeira equipa o jovem avançado Vlad Rusu e proibiu os futebolistas de falarem à imprensa. Esta é a primeira vez que o polémico proprietário do Steaua Bucareste assume as funções de treinador, ainda que em outras ocasiões se tenha intrometido no trabalho das equipas técnicas, o que, há dois anos, levou o antigo internacional romeno Hagi a abandonar o comando técnico.
Becali já exigiu aos jogadores que se qualifiquem para a primeira edição da Liga Europa (que substitui a Taça UEFA).
-
Depois de Gigi, aqui, na Madeira e no glorioso, por aquilo que temos assistido, teremos o treinador Alberto J. Jardim tendo como adjunto Carlos Pereira.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Governo deixa cair lei do pluralismo e da não concentração dos media

O Governo vai deixar cair a lei do pluralismo e da não concentração dos meios de comunicação social vetada hoje, pela segunda vez, por Cavaco Silva, mas o PS vai inscrever os seus princípios no programa eleitoral de Governo.

Li no blogue bastaqsim.blogspot.com esta grande novidade. O PSD-M não consegue mudar, as pessoas até podem ser outras, mas a mentalidade autocrática é a mesma de sempre. No entanto, esta fuga ao debate demonstra a fraqueza do candidato do PSD-M. Não vai a debate porque levaria uma "banhada" das grandes!

-
Compromete debate na RTP? Como? repita que eu não ouvi bem. E se fosse do BE,PS,PCP,CDS, a RTPM anulava? Mal chegou, e já impõe regras, as do costume.




" Nuno Teixeira compromete debate na RTP Televisão aguarda pela ERC para decidir se junta ou não os restantes candidatos ao PE A recusa do social-democrata Nuno Teixeira deitou por terra a intenção da RTP-M em juntar todos os candidatos madeirenses ao Parlamento Europeu (PE), num debate direccionado para as eleições europeias e que estava agendado para amanhã.A televisão regional aguarda agora por um parecer da ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social para decidir se vai cancelar a iniciativa ou se mantém o programa, numa data a agendar, mesmo sem a presença do Partido Social Democrata (PSD-M)".


Berlusconi subornou um advogado para garantir “impunidade” e “lucros”

O advogado britânico David Mills mentiu “para proporcionar impunidade a Silvio Berlusconi e ao grupo Fininvest”. Não é Mills que o diz – o britânico, condenado em Fevereiro a quatro anos e meio de prisão por ter sido subornado para falsear o seu testemunho em dois processos contra Silvio Berlusconi, dissera-o em tempos, mas depois desdissera-se.
A citação é da sentença do tribunal de Milão que o condenou, divulgada hoje, três mês e meio depois da condenação.
-
Se fosse apenas o Berlusconi...

terça-feira, 19 de maio de 2009

Governo determina encerramento compulsivo da Universidade

O ministro do Ensino Superior, Mariano Gago, determinou hoje o encerramento compulsivo da Universidade Internacional de Lisboa e da Figueira da Foz, bem como do Instituto Superior Politécnico Internacional, por «manifesta falta de viabilidade económico-financeira».

DIGNIDADE!

Presidente do Parlamento britânico apresentou a demissão
O presidente do Parlamento britânico, Michael Martin, disse hoje que se vai demitir a 21 de Junho, depois de o seu desempenho ter sido posto em causa devido ao escândalo de apresentação indevida de despesas por vários deputados.

Quanto custa a falta de planeamento do PSD-Madeira

Li no DIÁRIO:

GR vai desmontar obra de 3,2 milhões.
Câmara já exigiu a alteração do enrocamento de protecção à praia da Ponta do Sol.
O esporão de protecção à zona balnear da Ponta do Sol construído em 2004 vai sofrer alterações quanto ao seu posicionamento. Afastá-lo da praia, prolongando-o até junto a um rochedo existente mais longe da costa, é o objectivo.
Desconhece-se para já quando arrancam os trabalhos e quanto vai custar a correcção do enrocamento de protecção, mas tendo em conta que o 'paredão' actual foi orçado em mais de 3,2 milhões de euros e sabendo-se que o novo modelo preconizado é (muito) mais extenso que o actual, é possível que esta rectificação seja ainda mais onerosa do que o valor pelo qual a obra foi adjudicada em 2003.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Dr. Alberto, o subserviente...

Alberto João critica os empresários que foram ao almoço com o primeiro-ministro? E fala em subserviência ao primeiro-ministro? Esta tem piada!
Os empresários madeirenses são uns heróis, os responsáveis também pela Madeira Nova, são sinónimo de desenvolvimento e gente de bem apenas e só quando almoçam, jantam ou beijam a mão do sr. dr. Alberto João. Mas se participarem num almoço com o primeiro-ministro do país, aí eles já não cumprem o seu papel de empresários nem honram a Madeira.
O dr. Alberto não tem vergonha na cara, se alguém se comportou que nem um cordeirinho manso foi o dr. Alberto, basta ver a forma como se agachou para cumprimentar o primeiro-ministro. O dr. Alberto fala muito, mas é por trás, pela frente cala-se.

Desabamento de viaduto na China

Parte de um viaduto, suportada por oito pilares e com uma extensão de 200 metros, desabou ontem em Zhuzhou, província de Hunan, China. Dos escombros foram retirados quatro corpos.
Fotografia: Reuters

Provas do básico adequadas mas com casos de "facilitismo"

Associação de Professores de Português lamenta que as provas de aferição não testem muitas das competências que constam do programa.
As provas de aferição de Língua Portuguesa realizadas hoje por cerca de 230 mil alunos do 4.º e 6.º anos do ensino básico adequam-se às exigências esperadas para estes níveis de escolaridade. Mas em ambos os testes há um caso de "evidente e inaceitável facilitação da resposta", considera a Associação de Professores de Português (APP).

Movimento da JSD contesta liderança de Vânia Jesus

Li no DIÁRIO:
'Juventude activa e credível' ameaça pedir congresso extraordinário, após as eleições.
Polémica desde o início do mandato, a liderança de Vânia Jesus na JSD-M pode estar a braços com a pior onda de contestação de sempre.
As movimentações contra a jovem deputada ganharam novos contornos nos últimos três meses, com o aparecimento de um movimento que se auto-designa 'Juventude Activa e Credível' (JAC) e que diz estar na posse de 471 assinaturas a favor da convocação de um congresso regional extraordinário.
-
Então, há guerras no interior da JSD? A menina Vânia está a ser contestada devido à inércia do seu mandato?

domingo, 17 de maio de 2009

Dr. Alberto e os gays do seu governo?

Alberto João ataca o lóbi gay em Santana? Ahahahahahahahahahha... em Santana? Olhou à volta viu limões e lembrou-se deles, dos gays? Em quem seria que o dr. Alberto se inspirou?
O dr. Alberto tá a dizer que existe um lóbi gay dentro do seu governo e nas presidências das câmaras do PSD-M? Quem diria! o Dr. Alberto a dizer tais coisas contra os seus amiguinhos laranjinhas. Isso não se faz. O homem está obcecado?

Kuwait - mulheres eleitas para o parlamento

As mulheres foram eleitas para o Parlamento do Kuwait pela primeira vez na história deste rico emirado do Golfo após as eleições legislativas de sábado, segundo os primeiros resultados oficiais hoje publicados.
As candidatas liberais Aseel al-Awadhi e Rula Dashti, que completaram os seus estudos nos Estados Unidos, fazem parte das dez deputadas eleitas no terceiro distrito eleitoral. Awadhi conquistou a segunda posição e Dashti foi sétima.
Lusa/SOL
-
Tenho a convicção de que o mundo será melhor quando as mulheres tiverem os mesmos direitos, as mesmas oportunidades e a mesma liberdade dos homens, desde que não se limitem a imitar os seus erros, como se vê em tantas organizações políticas e sociais.

sábado, 16 de maio de 2009

E o dr. Alberto João pensa em quê?

Quando o dr. Alberto faz inaugurações não está a pensar em eleições? Quando o dr. Alberto faz aqueles discursos ofensivos e de baixo nível em actos oficiais não está a pensar em eleições? Quando o dr. Alberto oferece aquelas jantaradas nos pavilhões desportivos não está a pensar em eleições? Quando o dr. Alberto oferece aquelas espetadas, pão, vinho seco e salsichas Isidoro nas inaugurações públicas e privadas não está a pensar em eleições? Quando o dr. Alberto faz aquelas vergonhosas intervenções em actos públicos a atacar o PS e o primeiro-ministro não está a pensar em eleições?
Quando o dr. Alberto entrega 10 mil euros por dia ao Jornal da Madeira não está a pensar em eleições? Quando o dr. Alberto manda distribuir de borla o JM não está a pensar em eleições?
Naturalmente que não! O dr. Alberto só pensa naquelas viagens secretas, com tudo pago pelo erário público, que lhe garantem umas riquíssimas feriazinhas sem se aborrecer com os graves problemas dos madeirenses.

PSD-M enganou os madeirenses? Governo atrasa-se no apoio aos desempregados


Madeirenses enganados mais uma vez pela demagogia barata do dr. Alberto?

Li no DIÁRIO:

DOIS MESES DEPOIS DIPLOMA REGIONAL ESTÁ POR APROVAR.
Constitui a mais importante e mediática medida do plano anti-crise do Governo Regional. E Alberto João João Jardim surpreendeu, no dia 18 de Março, ao assumir um subsídio a fundo perdido aos desempregados que têm empréstimos no banco ou pagam renda.
Se a intenção era boa e coincidia, na data, com igual anúncio por parte de José Sócrates de uma medida semelhante, a verdade é que a sua operacionalização está atrasada, pois volvidos dois meses o decreto legislativo regional , que o presidente do Governo Regional garantiu, na data, que estava em elaboração, está ainda por aprovar.

Cristiano Ronaldo conquista mais um troféu!

O Manchester United é campeão de Inglaterra. Com um empate a zero frente ao Arsenal, a equipa onde alinham Cristiano Ronaldo (titular) e Nani (não convocado) conquistou o seu 18º título e é tricampeã.

Títulos à vista para Ronaldo e Mourinho


É apenas coincidência que dois dos mais mediáticos portugueses à escala planetária possam ser campeões no mesmo dia? Não, claro: Cristiano Ronaldo, de 24 anos, e José Mourinho, de 46, amados e odiados um pouco por todo o Mundo, estão à beira do título em Inglaterra e Itália, respetivamente.

Para recordar...


Menos 130 mil empregos em três trimestres agravam muito o cenário de crise

A subida abrupta do desemprego está confirmada. A taxa de desemprego no primeiro trimestre de 2009 registou a maior subida desde 1983, apenas comparável à verificada no quarto trimestre de 2002.
Só nos últimos três trimestres foram destruídos cerca de 130 mil postos de trabalho e reduziu-se a 4 mil os empregos criados no mandato deste Governo. Até o Estado está a contribuir para a descida do emprego.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

"Não é preciso mastigar mais". O presidente do governo regional dos Açores quer o recentramento do PS à esquerda. Para lutar pela maioria

Carlos César, presidente do governo regional dos Açores desde 1996, quer o regresso de Manuel Alegre "a uma posição mais influente no PS".
"Não é preciso mastigar mais: devemos deglutir e digerir convenientemente as diferenças que dão forças ao PS. Acho que tudo isso tem que ser decidido com urgência, para o líder do PS se poder concentrar com tranquilidade na preparação da oferta eleitoral do PS - que deve passar por uma demonstração forte de renovação de ideias mas, sobretudo, do grupo parlamentar e do governo".

quinta-feira, 14 de maio de 2009

'Herschel' e 'Planck' à descoberta do universo


A Agência Espacial Europeia lança hoje dois telescópios que vão oferecer uma nova visão sobre o Universo. O gigante 'Herschel' vai estudar galáxias e estrelas, enquanto o pequeno 'Planck' vai olhar para a radiação cósmica de fundo. Um físico português está envolvido nesta última missão e a empresa Critical Software ajudou a desenvolver o sistema operativo.
William Herschel descobriu a radiação infravermelha no séc. XVIII e Max Planck foi o pai da teoria quântica, no início do séc. XX. Em comum, além da paixão pela ciência, têm o facto de terem nascido na Alemanha e darem nome aos dois telescópios que hoje partem a bordo do foguetão Ariane 5, da estação de Kourou, na Guiana Francesa.
Pela frente, têm uma viagem de dois meses até ao segundo ponto de Langrange, a 1,5 milhões de quilómetros da Terra, a posição ideal para darem aos astrónomos uma nova visão do universo.

Visita Oficial- PSD-Madeira ataca visita de Sócrates à ilha

O PSD-M afinal é coerente! O Diário de Notícias de Lisboa já transcreveu as palavras do PSD-M sobre a visita do primeiro-ministro à Madeira. “Mentiroso”, “caixeiro viajante” foram algumas das expressões utilizadas no plenário desta manhã pelo vice-presidente da bancada do PSD, Jorge Moreira, para atingir o Primeiro-Ministro na véspera da sua visita oficial à região.
Vá lá que foram coerentes. Como alguém não pode, nestes dias que antecedem a visita, repetir o que tem afirmado nas inaugurações e outros actos oficiais contra o primeiro-ministro, manda outros lembrar o contencioso, ordena que outros utilizem a baixa política e a ofensa com objectivos político- partidários egoístas apenas mesmo que prejudiquem a Madeira. Pois esta gente não está preocupada com a Madeira, mas com os seus pequenos interesses.

Show lésbico na Queima das Fitas do Porto

Associação de estudantes tem conhecimento do show.
Contratar strippers para a Queima das Fitas do Porto é já uma tradição de alguns anos dos alunos de Engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).
Contactada pelo CM, a Associação Académica confirma ter conhecimento do show lésbico a que dezenas de alunos assistiram na passada quinta-feira.
'Contratar strippers para a Queima tornou-se já uma tradição, é já um costume acontecer. Sei que, pelo menos desde 2007, isto tem vindo a acontecer', explicou César Santos, membro da associação de estudantes.
Embora inicialmente tenha começado por imputar a responsabilidade à Federação Académica do Porto (FAP), o estudante acabou por admitir que há fortes probabilidades de que esta não tenha conhecimento do sucedido. 'A FAP não tem controlo sobre o que se passa nas barracas, isso é responsabilidade dos estudantes,' afirmou.
No entanto, César Santos garante que 'é do conhecimento público a existência da tradição' e que 'só não sabe dela quem não vai à Queima'.

Nova escultura da Vénus com 35 mil anos é a mais antiga representação humana

Quando se olha para a nova Vénus de Hohle Fels é impossível não nos lembrarmos da fotografia icónica da arte figurativa pré-histórica — a Vénus de Willendorf, descoberta na Áustria em 1908 e que tem 28 mil anos.
A nova figura feminina tem as proporções dos caracteres sexuais femininos ainda mais exageradas e estima-se que foi esculpida há mais de 35 mil anos.
“Não há nenhuma dúvida de que a representação de um peito aumentado, das nádegas e genitália acentuadas resultam de um exagero deliberado das características sexuais da figura”, disse Nicholas Conard no artigo publicado hoje na revista Nature. O investigador da Universidade de Tubinga (Alemanha) estudou detalhadamente a figura, que foi um dos seis fragmentos de marfim encontrados em Setembro de 2008 no Sudoeste da Alemanha. A descoberta foi feita nas grutas de Hohle Fels em estratos do Paleolítico Superior, poucos milhares de anos depois dos primeiros Homo sapiens sapiens — o homem moderno — terem colonizado a Europa.
A escultura, que tem menos de seis centímetros e 33 gramas, é a representação mais antiga conhecida de arte figurativa.
“É incontornável que a Europa tem as manifestações artísticas figurativas mais antigas”, disse ao PÚBLICO Mariana Diniz, arqueóloga e professora da Faculdade de Letras de Lisboa.
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1380478

Ordem pode suspender médicos que foram a congresso de ginecologia na Malásia

A viagem de cerca de 40 médicos à Malásia a um congresso de ginecologia, que incluiu no programa a visita a uma ilha a 700 quilómetros de distância em que os clínicos se disfarçaram de piratas, já está a ser avaliada pela Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) e vai ser também investigada pela Procuradoria-Geral da República, a quem a Ordem dos Médicos (OM) pediu ontem a abertura de um inquérito.
in:Público
-
Ora, os srs. médicos quiseram aprender bem longe! A Malásia é um local ideal para se debater as questões relacionadas com a ginecologia...

quarta-feira, 13 de maio de 2009

O humor das Bilhardeiras

Quem tem por hábito ligar a sua rádio pelas 7h.40 ou pelas 18h.20 sintonizado na TSF Madeira, corre o sério risco de passar uns 10 minutos bastante divertidos. Nestas horas, “senhoras e senhores, chegaram elas”, as Bilhardeiras. A partir daí, em quase todos os programas, fartamo-nos de rir às gargalhadas com as “bombas” atiradas pelas bilhardeiras de serviço. Falam, intrigam, alcovitam, denunciam, insinuam e relatam de tudo e de todos sem qualquer complexo. Até contam as aventuras do célebre “bóbó da Quinta Grande” e da “Cristininha”.
Coscuvilham sobre a política, o desporto, a “alta” e a “baixa” sociedade, a cultura, acontecimentos banais do dia-a-dia, eventos diversos, em suma, conseguem transformar um pequeno episódio da vida social madeirense numa paródia. Aquilo é uma autêntica bilhardice sem freio na língua nem nas canções que, na maioria dos programas, apresentam uma letra incrivelmente hilariante, como elas dizem, “a nossa rafeirada musical”. Onde será que aquelas duas “desavergonhadasbilhardeiras desenterram algumas daquelas maravilhas do espectáculo musical? A sorte é que no final da actuação, as nossas amigas guardam os CDs no fundo da sanita com muita água a correr. O que é nosso também é muito bom. O programa humorístico da TSF AS Bilhardeiras é um programa de humor e crítica, tantas vezes lancinante, com imensa qualidade ao nível dos melhores programas radiofónicos de humor “rasgadinho” que conheço.
Deste género, o que faz parte da nossa memória como o melhor de todos é, inquestionavelmente, o clássico Os Parodiantes de Lisboa. Embora noutro contexto, servindo um humor mordaz e uma crítica requintada à sociedade, aos hábitos e ao regime, nasceu, em 1947, pelas mãos de José Andrade, Os Parodiantes de Lisboa que fez sorrir todo o País. Anos mais tarde, lançaram novos programas onde se destaca o “Graça com Todos”.
Na actualidade, e sem especificar as rádios, os mais conhecidos para mim, além das Bilhardeiras, são Portugalex, A Dona Rosete, com Maria Rueff e “O Tal País” de Herman José, mas este sem grande piada.

O dr. Alberto com o dr. Pinto de Sousa

Sócrates, o primeiro-ministro, na visita à Madeira vai receber o dr. Alberto João Jardim, o presidente do governo regional. Espero que o dr. Alberto repita, frente a frente, o que tem dito do primeiro-ministro nas inaugurações e em outros eventos oficiais.
Pois é, o dr. Alberto João, o corajoso, tem a oportunidade de confrontar o sr. Pinto de Sousa e voltar a acusar o sr. primeiro-ministro de ladrão! Ou não vai dizer nada? Não me digam que vai ser só elogios? Hipocrisia??
Espero para ver!

terça-feira, 12 de maio de 2009

Savoy despede mais de 100 num processo duvidoso

Li no DIÁRIO:
Cabelos brancos, mãos e rosto enrugados de mais de 40 anos de trabalho. Semblante triste. Os homens não choram, rezam as crónicas, mas ontem o inesperado último dia de trabalho dos colaboradores da empresa Siet Savoy fez chorar homens e mulheres que deram fama ao Hotel Savoy. Uma onda de tristeza e de revolta marcaram a saída dos trabalhadores desta unidade hoteleira, que pela boca de Horácio Roque - e perante o silêncio de Joe Berardo - ficaram a saber que o hotel onde trabalharam toda a sua vida ia fechar.

Inflação em Portugal terá sido negativa pelo segundo mês consecutivo em Abril

Os preços em Portugal devem ter subido 0,3 por cento em Abril, enquanto a taxa de inflação homóloga deverá continuar pelo segundo mês consecutivo em terreno negativo, segundo as previsões dos analistas contactados pela Lusa.
-
Até quando?

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Sócrates visita Madeira esta sexta-feira

José Sócrates vai visitar a Madeira na próxima sexta-feira. Da agenda consta a entrega de computadores Magalhães a alunos de uma escola e um encontro com empresários locais.
Esta é a primeira vez que o primeiro-ministro se desloca ao arquipélago governado por Alberto João Jardim.
-
Será que o PSD-M prepara uma manifestação de apupos escondidos atrás de outros sectores da sociedade madeirense?

Turquia - Cavaco defende integração na UE

Presidente da República, Cavaco Silva, defendeu hoje que a União Europeia precisa da Turquia para ser mais forte no cenário internacional, mas sublinhou que o povo turco tem uma palavra a dizer no processo de adesão.

Luís Miguel França candidato do PS-M

Confirmou-se. É mesmo o nosso candidato. Como disse o Cláudio Torres, no blogue Farpas da Madeira, o PS-Madeira está mais rico.

O touro levou a melhor!!

O jovem iniciado Vicente Marrero foi colhido pelo primeiro touro que tentava lidar, durante uma tourada ocorrida ontem, em Valência, parte oriental de Espanha. Estranha forma de começar a carreira. (Juan Carlos Cardenas, EPA)
-
Sou contra a tourada.

FC Porto é tetracampeão nacional

O FC Porto sagrou-se esta noite tetracampeão nacional, pela segunda vez na história, depois de bater o Nacional da Madeira por uma bola a zero, no estádio do Dragão, na 28.ª jornada da Liga Sagres. O golo da vitória foi apontado já na segunda parte por intermédio de Bruno Alves.
O meu Benfica não tem emenda. Ano após ano, a cometer os mesmos erros. E já sabemos, para o ano é que é. Contratações e mais contratações, sonhos e mais sonhos, ambições, etc etc, etc, o mesmo de sempre e depois a desilusão.
O meu Nacional ainda deu muita luta a este Porto. Parabéns ao Porto e também ao NACIONAL.

domingo, 10 de maio de 2009

Um Oceano de Branco no Pavilhão Atlântico

Chama-se Sensation, Ocean of White – um Oceano de Branco – e começou há 11 anos na Holanda. Ontem chegou a Portugal, onde se juntaram 15 mil pessoas, oriundas de vários pontos do mundo, vestidas de branco da cabeça aos pés.
Fotografia: Nacho Doce/Reuters

O drama contado na 1.ª pessoa por quem se prepara para entregar o T2 ao banco

Li no DIÁRIO :
As lágrimas vieram aos olhos quando a conversa resvalou para a constatação: "É triste chegar aos 50 anos nesta situação, vermos que não temos nada". E a situação de 'Mónica' (nome fictício) não é para menos. Funcionária pública, marido desempregado, com um T2 no Caniço que vai devolver ao banco porque o seu ordenado não dá para pagar a prestação.
Ganha cerca de 800 euros líquidos, sensivelmente o mesmo que a prestação bancária. Há um ano deixou de pagar a prestação ao banco e agora tem um prazo para deixar o apartamento.
http://www.dnoticias.pt/Default.aspx?file_id=dn04010201100509
-
O PSD-M está à frente do Governo Regional da Madeira há mais de 30 anos. As políticas aplicadas são todas da sua responsabilidade. Quando nos dias de hoje a realidade social madeirense atinge estes contornos, então, somos obrigados a concluir que o PSD-M, apesar dos milhões de euros recebidos da UE, Governo da República e impostos, falharam. Não souberam governar.