terça-feira, 15 de dezembro de 2009

EUA retiram 800 mil lotes infantis de vacina da Sanofi por ser fraca

O Centro de Controlo e Prevenção das Doenças dos Estados Unidos ordenou, hoje, a retirada de 800 mil doses da vacina contra a gripe A fabricada pela farmacêutica Sanofi Pasteur, por alegadamente não ser suficientemente forte.
As doses da vacina são seringas pré-carregadas e sem conservantes pensadas para crianças com entre 6 meses e 3 anos, que constituem um dos principais grupos de risco de contágio e que devem tomar duas doses da vacina. De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção das Doenças, que não sabe quantas doses da vacina já foram aplicadas, as crianças que as tomaram devem voltar a ser vacinadas.
Tendo por base testes laboratoriais, as autoridades sanitárias informaram que os lotes da vacina passaram nas provas para ser comercializados mas a sua potência enfraqueceu, posteriormente, entre 10 e 12 por cento.
Segundo o Centro de Controlo e Prevenção das Doenças, uma vez devolvidos os lotes não utilizados da vacina, não serão encomendadas mais doses sem conservantes. A farmacêutica Sanofi, que começou a distribuir a vacina da gripe A nos Estados Unidos em Setembro, fez 67 milhões de dólares com a sua venda no terceiro trimestre do ano e anunciou, em Outubro, que espera aumentar as vendas deste produto no quatro trimestre, encaixando 500 milhões de dólares.
A vacina da Sanofi não está à venda em Portugal. A gripe A já afectou cerca de 50 milhões de pessoas nos Estados Unidos, causando 10 mil mortes e perto de 213 mil internamentos entre Abril e 14 de Novembro, de acordo com o último balanço.

Sem comentários: