Relatório PISA, da OCDE, incluiu a opinião de 102 estudantes da Região.
Mais de 90% dos alunos portugueses afirmam ter uma imagem positiva dos professores. O dado consta do relatório PISA, da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico), referente a 2009, divulgado no final do ano passado.
Os testes foram aplicados a 6.298 alunos portugueses, dos quais 102 da Madeira, de 212 escolas.
De acordo com o estudo, os professores portugueses são os que têm a imagem mais positiva de entre os docentes de 33 países da OCDE, aumentando, face ao relatório de 2006, 10 pontos percentuais. Contudo, não é apenas a imagem dos docentes que sai beneficiada. Na comparação com os países da OCDE, Portugal é o 4.º país que mais progrediu em leitura e em matemática e o 2.º país que mais progrediu em ciências.
É também o 6.º país cujo sistema educativo melhor compensa as assimetrias socioeconómicas e um dos países com maior percentagem de alunos de famílias economicamente desfavorecidas que atingem excelentes níveis de desempenho, em leitura.
Em 2009, Portugal obteve em literacia de leitura 489 pontos, situando-se, pela primeira vez, na média da OCDE.
Embora os dados sejam positivos, o presidente do conselho executivo da Escola Secundária Jaime Moniz considera que é ainda cedo para determinar se esta será uma mudança meramente estruturante, salientando que apenas o relatório de 2012 poderá confirmar esta tendência.
Jorge Moreira acredita, no entanto, que algumas das medidas introduzidas nos últimos anos, como as aulas de 90 minutos e as aulas de substituição poderão ter contribuído para estes resultados.
Os testes foram aplicados a 6.298 alunos portugueses, dos quais 102 da Madeira, de 212 escolas.
De acordo com o estudo, os professores portugueses são os que têm a imagem mais positiva de entre os docentes de 33 países da OCDE, aumentando, face ao relatório de 2006, 10 pontos percentuais. Contudo, não é apenas a imagem dos docentes que sai beneficiada. Na comparação com os países da OCDE, Portugal é o 4.º país que mais progrediu em leitura e em matemática e o 2.º país que mais progrediu em ciências.
É também o 6.º país cujo sistema educativo melhor compensa as assimetrias socioeconómicas e um dos países com maior percentagem de alunos de famílias economicamente desfavorecidas que atingem excelentes níveis de desempenho, em leitura.
Em 2009, Portugal obteve em literacia de leitura 489 pontos, situando-se, pela primeira vez, na média da OCDE.
Embora os dados sejam positivos, o presidente do conselho executivo da Escola Secundária Jaime Moniz considera que é ainda cedo para determinar se esta será uma mudança meramente estruturante, salientando que apenas o relatório de 2012 poderá confirmar esta tendência.
Jorge Moreira acredita, no entanto, que algumas das medidas introduzidas nos últimos anos, como as aulas de 90 minutos e as aulas de substituição poderão ter contribuído para estes resultados.
In DIÁRIO
Sem comentários:
Enviar um comentário