sexta-feira, 3 de julho de 2009

JORNAL DA MADEIRA - prejuízos de 33 milhões de euros

Um relatório do Tribunal de Contas revelado hoje, dá conta de que a Empresa Jornal da Madeira (EJM), detida pelo Governo Regional, tinha em 2007 prejuízos acumulados de 33 milhões de euros.
Segundo o TC, os prejuízos do Jornal da Madeira dizem respeito a 29,2 milhões de euros de resultados transitados e a 3,8 milhões de euros de resultados líquidos.
Estes resultados conduziram, refere a auditoria do TC, a que a Região Autónoma da Madeira "na qualidade de titular de uma participação de capital social de 4,3 milhões de euros (99,98 por cento) tivesse vindo a financiar a empresa através de suprimentos, os quais perfizeram, naquele ano, um total acumulado de 23,4 milhões de euros".
O TC recomenda ao Conselho de Gerência da EJM que "diligencie no sentido de reduzir a escrito as decisões de natureza estrutural, caso das opções relacionadas com a gratuidade do jornal que deveriam constar das actas dos órgãos competentes".
A Secretaria Regional dos Recursos Humanos, na qualidade de departamento governamental com a tutela da EJM, o TC sugere que "acompanhe a situação económica-financeira da EJM com a observância do quadro normativo disciplinador da área em apreço, nomeadamente os eventuais efeitos da denominada Lei do Pluralismo e da Não Concentração nos Meios de Comunicação Social".
O Governo Regional detém uma participação na EJM de 99, 98 por cento, estando o restante capital social distribuído pela Diocese do Funchal e por um privado.

Sem comentários: