terça-feira, 4 de janeiro de 2011

COMUNICADO DO PS - As crianças têm direito à alimentação

Nos últimos tempos, têm sido do conhecimento público situações dramáticas que estão a viver algumas escolas, com carências a diversos níveis, desde material escolar a produtos de higiene e saúde.
Esta semana, a situação agudizou-se com casos de falta de fornecimento de alimentação às crianças, por causa do corte do fornecimento de gás, por incumprimento de prazos de pagamento.
Numa altura em que muitas famílias madeirenses sentem graves carências económicas, algumas crianças têm na escola, em casos mais dramáticos, o recurso à refeição escolar como último recurso de subsistência.
Não se compreende, assim, que as entidades públicas responsáveis por esta situação não tomem as providências necessárias para acudir a este problema de carácter humanitário.
O PS, não obstante a alegação de que se tratam problemas pontuais de tesouraria, não pode deixar de lembrar que tudo isto deriva de políticas sociais erradas. A Madeira regride várias décadas. As crianças madeirenses voltam ao tempo da “lancheira” ou cesto do almoço.
O PS apela ao Governo Regional e às Secretarias envolvidas para que se entendam e não deixem as crianças à fome. Se for necessário, para ultrapassem os mecanismos burocráticos bloqueadores e que se accione um Fundo de Emergência Social para o efeito.
O PS, por seu lado, assumirá as suas responsabilidades e está disponível para encontrar soluções de urgência que não impeçam o direito à alimentação, sobretudo quando se trata de crianças!

Funchal, 4 de Janeiro de 2011

O Presidente do PS-Madeira
Jacinto Serrão
In PS

Sem comentários: