quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Rui Caetano propõe lobby autonómico na República

Deputado do PS envia carta a todos os parlamentares da Madeira e Açores.
Explicar as autonomias à "comunidade nacional" é o objectivo do deputado do PS-M, na Assembleia da República, que para isso pretende a colaboração de todos os parlamentares das regiões autónomas.
Rui Caetano vai enviar uma carta aos deputados de São Bento, oriundos da Madeira ou dos Açores, a propor a realização de 'Conferências Autonómicas' que poderão ter como palco as representações das duas regiões na capital.
O deputado refere, no texto a que o DIÁRIO teve acesso, que "há sectores na sociedade portuguesa onde as autonomias nunca foram pacíficas". Uma atitude que, segundo Rui Caetano, radica numa visão "centralista do Estado" que tem impedido qualquer descentralização "mesmo para as regiões do território continental".
Explicar as autonomias
Na carta, alerta os deputados da Madeira e dos Açores, dos vários partidos, para o facto de, "nos últimos tempos, o sentimento anti-autonomista" ter começado a ganhar "contornos preocupantes" e a atingir sectores que anteriormente estavam imunes a estes comportamentos.
"A aversão às autonomias ganha proporções muito particulares nestes tempos em que os recursos escasseiam", sublinha.
Rui Caetano considera importante explicar as vantagens da autonomia ao resto do País.
"Cabe-nos a nós, deputados insulares, dar o nosso contributo para que a nação entenda, cada vez mais, as autonomias como um factor de coesão nacional", afirma.
Caetano admite que a ideia de criação de um 'lobby' insular possa ser aprofundada e avançar para outras iniciativas, mas começa por propor a realização de 'Conferências Autonómicas' - a designação pode ser outra -, em Lisboa, em espaços como as Casas da Madeira e dos Açores. Conferências que deverão ter uma participação o mais alargada possível.

In Diário

Sem comentários: