Embora desconheça a génese da sua constituição, segundo li, os seus mentores, como um movimento de cidadãos livres, assumem como objectivos principais a promoção do Estado de Direito e a salvaguarda das Liberdades dos cidadãos.
A criação deste tipo de organizações é positiva. E no nosso contexto político e social ainda se torna mais importante, por poder representar um espaço democrático onde deverá imperar o debate e o confronto das ideias com diversidade e pluralidade.
A Madeira está repleta de associações e organizações civis, de bombeiros, de carácter social, desportivo, cultural, recreativo, empresarial, lideradas, fundadas e dominadas pelos homens do poder laranja, desde deputados, governantes, a altos dirigentes do PSD.
Por isso, considero importante que pessoas de outros quadrantes políticos, mesmo que sejam profissionais da política, diferentes entre si, opostos nas ideias e na concepção do mundo, se organizem e criem uma organização cívica deste teor.
Em relação à minha adesão e participação na referida Associação, não tenho condições pessoais para dar o meu contributo, pois, neste momento, além da minha actividade profissional, professor, ocupar a grande parte do meu tempo, assumo também grandes responsabilidades no partido Socialista como Coordenador da política autárquica e vereador.
Assim, nesta fase, depois da minha profissão e de outros projectos de índole pessoal, opto por me dedicar à minha actividade partidária.