sábado, 3 de novembro de 2007

"Res Publica da Madeira"

Foram várias as pessoas que me interpelaram querendo conhecer a minha opinião acerca da organização cívica Res Publica da Madeira, fundada por 3 deputados, 2 do PS-M e 1 do PND-M, e se aceitaria integrá-la.
Embora desconheça a génese da sua constituição, segundo li, os seus mentores, como um movimento de cidadãos livres, assumem como objectivos principais a promoção do Estado de Direito e a salvaguarda das Liberdades dos cidadãos.
A criação deste tipo de organizações é positiva. E no nosso contexto político e social ainda se torna mais importante, por poder representar um espaço democrático onde deverá imperar o debate e o confronto das ideias com diversidade e pluralidade.
A Madeira está repleta de associações e organizações civis, de bombeiros, de carácter social, desportivo, cultural, recreativo, empresarial, lideradas, fundadas e dominadas pelos homens do poder laranja, desde deputados, governantes, a altos dirigentes do PSD.
Por isso, considero importante que pessoas de outros quadrantes políticos, mesmo que sejam profissionais da política, diferentes entre si, opostos nas ideias e na concepção do mundo, se organizem e criem uma organização cívica deste teor.
Em relação à minha adesão e participação na referida Associação, não tenho condições pessoais para dar o meu contributo, pois, neste momento, além da minha actividade profissional, professor, ocupar a grande parte do meu tempo, assumo também grandes responsabilidades no partido Socialista como Coordenador da política autárquica e vereador.
Assim, nesta fase, depois da minha profissão e de outros projectos de índole pessoal, opto por me dedicar à minha actividade partidária.

9 comentários:

Letícia Losekann Coelho disse...

Faço parte de um partido político tb..faço parte do PMDB. Sou vice presidente da Juventude de Porto Alegre, minha cidade!
Me licenciei dos cargos partidários, pq ando com dúvida sobre a atuação dos partidos aqui no Brasil! Não generalizo pessoas e muito menos partidos...mas está muito complicado, estou meio descrente na verdade!
Acredito nas organizações sociasi, quando tem foco sempre dão certo!
beijos :)

Anónimo disse...

Também acho bem que se criem estas associações que não estejam contaminadas de alaranjado mas penso que tem de haver mais participação de pessoas fora do PSD nas associações de bombeiros e afins, pois eles estão lá e quando há bronca encobrem e a oposição nunca sabe de nada por causa disso... Também gostaria de participar em mais coisas mas já não tenho tempo para mim, quanto mais para alinhar em mais coisas...

Anónimo disse...

Vejo nas suas palvras pouca convicção, nesta Res Pública.

il _messaggero disse...

Pessoalmente saúdo a criação destes espaços de discussão pública, especialemente quando constituídos fora de alguma esfera partidária...

Num país que carece destes espaços - pese a tendência mostre que há espaço para tal, num país cujo sistema político assenta nos aparelhos partidários - muitas vezes inquinados em questíunculas internas e desligado dos anseios das populações, estes espaços podem ser um bom veículo para a plena participação cívica de todos.

No entanto e olhando ao panorama geral na região, não deixa de ser verdade tudo aquilo que disse.

O Sibarita disse...

Pô meu camarada! É uma pena que você não possa contribuir...

abraços,
o Sibarita

Anónimo disse...

IN DOPORTUGALPROFUNDO
Domingo, 4 de Novembro de 2007
A dança sistémica
O dr. Ricardo Manuel de Amaral Rodrigues, conhecidíssimo nas ilhas dos Açores, e também já no continente, advogado, ex-representante de Débora Cabral Mota Raposo (agora, depois de foragida à justiça no Canadá) finalmente julgada por burla relativa ao caso da Caixa Geral de Depósitos de Vila Franca do Campo), ex-sócio-gerente (com Débora Raposo) do Colégio Internacional do Funchal, ex-Secretário Regional da Agricultura dos Açores e ex-deputado à Assembleia Regional dos Açores, que goza da máxima confiança e máximo apoio do líder do Partido Socialista e do Governo José Sócrates e, por isso, se tornou nesta legislatura vice-presidente da bancada socialista da Assembleia da República e membro do Conselho Superior do Ministério Público, alegadamente o autor formal da proposta, aprovada pela maioria socialista em comissão e plenário, de reposição do acrescento "salvo tratando-se da mesma vítima" (que não exclui os crimes sexuais) ao n.º 3 do art. 30 do Código Penal de 2007 e seu estrénuo defensor, que durará o tempo necessário para que foi aprovado, parece - vejam-se três posts seguidos no Causa Nossa da Dra. Ana Gomes, 1, 2 e 3, via Apdeites) - que... vai dançar, passado o tempo comum (mais extenso quando há mais poder) de controlo de prejuízos por José Sócrates.

Siga a dança que o baile é o mesmo.


Pós-Texto: Este post foi emendado às 17:47 de 4-11-2007.

Maresi@ disse...

OLa Rui...
Visitou um dos meus recantos, que não tem estado aberto a comentários. Se reparou somente
existem estes ultimos 2 post com comentarios, pois...tinha imensos pedidos...solicitando a sua abertura.

Como o vi por la...como meu visitante...vim agradecer lhe a sua simpatia e a sua visita....

Gostei de ler seu post..sobre a Madeira.....

Beijo suave_________Maresia

Anónimo disse...

É uma associação que nada vem acrescentar ao pluralismo das ideias. É política pura e dura.

Lapa disse...

Espero que um dia ganhe as eleições, derrotando esse poder instalado da Madeira.