domingo, 11 de novembro de 2007

O PSD-M quer a independência da Madeira!

O PSD-M ameaça de novo com a independência da Madeira.
Embora Filipe Malheiro, dirigente do PSD-M, tenha manifestado, no seu blogue, Ultraperiferias, a sua oposição à ideia, (Contra, radicalmente), mais nenhum outro dirigente, nem o presidente do Partido, veio se demarcar de Gabriel Drumond, actual deputado do PSD-M e presidente da Associação Fórum para a Autonomia da Madeira que tem o Presidente do Governo Regional, dr. Alberto João, como sócio n.º 1.
O deputado diz, numa entrevista à TSF-Madeira, que se o Governo Português não aceitar a vontade dos PSDs cá do burgo, aquando da revisão da Constituição, “A minha atitude é declararmos unilateralmente a independência na Assembleia Legislativa da Madeira” e continua os disparates: “se essa pretensão não for atendida a Madeira deve seguir a via da independência, em 2010” e assegura que tudo fará para convencer os seus amigos do poder regional da validade da sua proposta.
Em relação à reacção do dirigente Filipe Malheiro, apesar de reconhecer a sua coragem em apresentar de uma forma tão aberta a sua discordância, nesta como noutras questões internas do seu partido, não posso deixar de comentar alguns dos seus argumentos, muito curiosos.
Ora, Filipe Malheiro discorda da independência da Madeira, defendida pelo deputado do seu partido, não porque a Madeira é parte integrante do território Nacional; não porque pugna pela unidade do território português; não porque não somos um país à parte; não porque não temos quaisquer razões em termos históricos e culturais, nem muito menos pelo facto de não possuirmos uma língua própria, mas simplesmente porque considera, naturalmente, que não haveria garantia de sobrevivência.
Então, Filipe Malheiro reconhece que a Madeira não é sustentável, que depende financeiramente da República e essa é a única razão para não desejar a independência. É a minha conclusão.
E se houvesse os tais recursos financeiros, caro Filipe Malheiro? Defendia também a independência?

Transcrevo apenas alguns dos seus argumentos:
“mas afinal onde existem garantias de que a “independência” seria o “paraíso” dos madeirenses? (...) Que receitas concretas teria a Madeira enquanto “Estado”? E as obras seriam pagas com o quê? (...) Que recursos financeiros seriamos capazes de gerar para garantirmos dinheiro necessário para pagar tudo o que actualmente pagamos (o erário público)? E as concessões feitas para não sei quantos anos, davam em quê?"
Como se vê, o único problema é o dinheiro.
São estas informações que o primeiro-ministro José Sócrates precisa de conhecer. Estas reivindicações e comportamentos do PSD-M só vêm dar razão aos discursos do presidente do PS-M, dr. João Carlos Gouveia, e da sua direcção.

24 comentários:

MMV disse...

Mas então... Não percebo muito de economia... Mas a UE não nos dá mais € que o Governo da Republica?!

dhb disse...

“Poderoso cavaleiro é D. Dinheiro”

Os cidadãos das ilhas serian mais felizes sendo independentes? Pergunto.
Desconheço a situação, ainda que seguramente não deste demasiado da situação de nossas Ilhas Canárias.
Rui, felicitação pelo blog

Saúde.

DE-PROPOSITO disse...

Um tema que está relacionado com a liberdade de pensamento. Quantas coisas não pensamos, e muitas vezes não as dizemos.
Sobre o assunto, penso que independencia está relacionado com afinidades. Ou então, algum artista que quer poleiro, e depois ter os escravos por sua conta (se dono deles).
Saudações

Anónimo disse...

Rui Caetano: e não é sempre tudo uma questão de dinheiro?
Beijim.

Anónimo disse...

Isto anda tudo doido. Independência? É algo inconcebível. Também somos portugueses.

amsf disse...

A questão é essa mesma; dinheiro.
Não o tendo querem beneficiar do Orçamento de Estado. Se o tivessem declaravam a independência para que Portugal não beneficiasse dessa hipotética riqueza insular.
Esperteza saloia!!!

E depois declaram que a Madeira está disposta a ser solidária com Portugal neste momento de crise mundial.
Só que o termo solidária tem um significado bem diverso daquele a que estamos habituados. Solidário neste contexto significa receber pelo menos o que recebiam no tempo das vacas gordas. Nunca menos como seria necessário em tempo de vacas magras.

Paulo disse...

As leis da República são, também, as leis da Madeira.
A independência da Madeira, a acontecer, seria um «erro»....
Bom Blogue
Abraço

MouTal disse...

O Gabriel Drumon nem sabe o alívio que seria para os "cubanos" a independência da Madeira...

Tiago R Cardoso disse...

hoje o seu espaço e o notas rodam sobre o mesmo tema, lá como aqui são feitas várias perguntas.

Também acho que tudo se resume a questões monetárias, que neste como noutros casos o chefe manda os subalternos falar o que ele não pode dizer assim tão directamente.

Anónimo disse...

Esta de o PS-M fazer política em blogues é perda de tempo. A política faz-se no mundo real das ruas e das Tvs.

quintarantino disse...

O Gabriel pediu a independência e eu, populisticamente, quase me sentiria tentado a dar-he a satisfação de a ver concedida. Nem que fosse por um perído económico de curto/médio prazo.
Sempre queria ver.
Mais fino, lá o outro logo se lembrou que, às tantas, sem os dinheiros da República se iam os tempos de fausto!

Rui Caetano disse...

Caro anónimo, tem andado distraido, pois o PS-M tem andado na rua, mais do que muita gente pensa. E os Blogues são pessoais.

Anónimo disse...

Os blogues são só para informar os nosso conhecidos de algumas coisas que nem sempre são bem explicadas na comunicação social. Complementam o que se faz na rua. Dê a cara oh anonimo...Ou tem falta de bolas pra isso?lol. Mudando de assunto.. O PSD-M está todo doido! Esta bacorada é só para eles aparecerem nos media, só pode! hehe

amsf disse...

É perda de tempo mas o Guilherme Silva parece ter ficado nervoso ao ponto de ameaçar com a justiça em artigo de opinião de ontem no DN.

Anónimo disse...

Mas ainda alguém liga ao que Gabriel Drumond diz? Mesmo que quando fala seja uma "encomenda"? Essa forma de chantagem foi chão que já deu uvas. Há uns tempitos, ouvi uma destacada figura da "situação" num programa de TV em Lisboa, dizer algo como isto: O Continente devia agradecer ao Dr. AJJ, por respeitar a vontade dos madeirenses de quererem continuar a ser portugueses. Há gente com responsabilidades que diz cada disparate!!

7 disse...

Tudo em rol do dinheiro e com interesses de satisfações pessoais e protagonismo. Esperamos por um novo episódio...Abraços.

Joana disse...

Gostei do seu raciocínio. Concordo sem tirar, nem por.

Ah, se porventura "isso" vier a acontecer, avise aqui para que eu tenha tempo de fazer as mudanças necessárias para este lado de cá do Atlântico. Já é suficientemente mau (a QUASE todos os níveis) sermos ilha... país, quanto a mim dispenso!

Jinhos.

Manuel Veiga disse...

agradeço a visita e o estimulante comentário. gostei do blog. voltarei. para conhecer as "novidades" do Alberto João.

abraços

Luis Eme disse...

Esse senhor veio dar algumas alegrias a muitos portugueses, fartos de serem achincalhados por um palhaço, que mete medo a muita gente, não sei porquê...

Claro que é uma ideia ridicula, Rui. A Madeira foi povoada por nós, não existem nativos explorados pelos colonos, nem tão pouco um sentido próprio de nacionalidade.

Azer Mantessa disse...

hi,

this is quite an unknown issue to me but the rotten of electoral system seems happening everywhere.

esta é-me completamente uma edição desconhecida mas o rotten do sistema electoral parece de acontecimento em toda parte.

Al Cardoso disse...

Esse desejo independentista ou a sua ameaca tem funcionado, para o envio de verbas, e ate perdoes fiscais!
Ja agora se os madeirenses sao tao ciosos da sua individualidade, porque puzeram objeccao com o seu voto, a que existissem regioes no continente? Era com medo que as verbas fossem melhor repartidas nao nao lhes chega-se tanto a eles?

il _messaggero disse...

...é por estas e por outras que a credibilidade dos nossos orgãos representativos anda pela lama a nivel nacional...uma opinião sem pés e cabeça que cataloga todo a região...como madeirense sinto-me envergonhago por ouvir tantos dislates por parte dos nosso representantes...

Maria disse...

Eu, que não vivo na Madeira, nem voto PSD, estou farta do Alberto João.
Eu, se mandasse, dava a independência à Madeira. Só para não ter que o ouvir...
... mas abria-te as portas e dava-te asilo político...
É que o Alberto João já nem me consegue fazer rir...

Unknown disse...

Haja pachorra...