quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Palhaçada na Assembleia Legislativa da Madeira

Esta cena ocorreu no parlamento da Bolívia, não se assustem.
A cena que conto já foi na Madeira, no Parlamento Regional.
A imagem dos políticos da Madeira e da Assembleia Legislativa Regional cai, a cada dia que passa, nas ruas da amargura.
E esta imagem surge por culpa de alguns, poucos, deputados que não sabem se comportar civicamente. Algumas atitudes antidemocráticas e de desrespeito pelos outros acontecem devido ao excesso de poder que alguns deles detêm.
Alguns senhores do PSD-M consideram-se portadores de um poder absoluto que domina tudo e todos e, por isso, não receiam adoptar uma conduta condenável socialmente, mesmo que envergonhem os madeirenses que os elegeram.
Até quando?
Já não basta o escândalo dos milhões de euros que a Assembleia esbanja, sem sentido, já não basta as mordomias que alguns deputados assumem para si, ainda se acham no direito abusivo de se comportarem mal, de não agirem com educação e deferência perante os adversários políticos, utilizando uma linguagem de baixo nível, por vezes arruaceira, segundo me dizem.
E andámos a discutir o estatuto dos alunos? E andamos a discutir a indisciplina na escola? E andamos a discutir a falta de educação dos nossos alunos? E estes senhores deputados eleitos pelos votos do povo? O exemplo deveria vir de cima.
Os alunos deveriam conhecer estes comportamentos destes senhores deputados indisciplinados e reflectirem seriamente entre si.
Ao longo dos anos, contam-me comportamentos tristes de alguns deputados na Assembleia. São provocações imorais, bocas indirectas de carácter pessoal, ofensas ostensivas e provocantes, em suma, uma autêntica peixaria.
O Presidente da Assembleia faz de conta que não ouve, porque as provocações vêm da maioria, por isso, manda seguir em frente e não intervém de modo pedagógico.
Depois choram que a imagem dos políticos é má! De quem será a culpa? De alguns deles. Não são todos, pois a estratégia de generalizar é errada e injusta, pois nem todos são de baixo nível e de uma educação terceiro-mundista. Tanto nos partidos da oposição como da maioria há deputados cumpridores e respeitadores das diferenças, mas outros há que nem na América latina teriam lugar.
Ontem, foi mais um episódio consternador, humilhante para todos nós madeirenses. Dois deputados, o do PND e o Presidente do Grupo Parlamentar do PSD-M, Jaime Ramos, investiram um contra o outro.
O deputado do PND fazia a sua intervenção normalmente e do outro lado o Presidente do Grupo Parlamentar do PSD-M, e mais alguns deputados da maioria, disparavam uma série de ofensas contra o deputado que discursava.
A determinada altura, o Presidente do Grupo Parlamentar do PSD-M insinuou questões relacionadas com a droga e com a infância do deputado do PND. Este, sentindo-se ofendido na sua honra, exaltou-se e, de mãos nos bolsos, dirigiu-se junto do Presidente do Grupo Parlamentar do PSD-M pedindo que ele repetisse as ofensas, se ele “tinha a coragem de as repetir”.
Se outros deputados não se colocassem entre os dois, com certeza, haveria agressões físicas.
Um espectáculo deprimente, humilhante para todos nós.

15 comentários:

hora tardia disse...

e se fora só lá....:(


mas não...um pouco por toda a parte este país "amortalha-se"....








beijo.


sincero.


/piano.

miruii disse...

Ganda blog, pá!
Eu até sou mosquito, nem entro em disputas humanas, mas que isto é um blog com tomates é. Vê lá se te cuidas que o Albero João, nã tarda, trinca-tos!
Piquei, fui...

MMV disse...

Não percebo como é que ele ainda não se demitiu!

Anónimo disse...

Se eu fosse o Cavaco Silva, há muito tempo que já tinha mandado a assembleia da Madeira pra casa mas desta vez não era a pedido do AJJ! lol. Anda o povo a se lixar a fazer descontos para andarem palhaços a faltar o respeito na ALM no lugar de trabalharem pelo bem do povo.

Boris Vi. An? disse...

Não sendo eu apologista da violência, tenho a certeza que iria às ventas do Jaime Ramos.
Esse "homem" é uma das figuras mais nojentas que existe no meio político madeirense. Não respeita ninguém, tem uma linguagem que ofende qualquer carroceiro, e apesar de tudo continua na sua "varandinha" a escarrar em cima de todos.

amsf disse...

Será que a imunidade parlamentar de que benefícia o sr. Jaime Ramos protegeo-o de um bom murro?! Mais tarde ou mais cedo isso há-de acontecer!

Anónimo disse...

Como somos democratas, temos o dever de perceber por que o povo vota no PSD.

Lady disse...

Pois é, os que deveriam dar o exemplo... não dão!
Gostei do texto... e agradeço-te o teu magnifico comentário e visita no meu cantinho!
Deixei lá uma resposta, caso tenhas curiosidade, já sabes onde me encontrar...
Beijinhos e inté

Apenas um homem disse...

Gostei de ler este teu espaço, muito cuidado e bem elaborado onde reina uma crítica mordaz, continua, virei ver-te mais vezes.
Um abraço

Silvia Madureira disse...

Não vou culpabilizar ninguém...mas penso que a vida particular de cada um não deve ser usada em discursos nem em defesas. Mas...seja qual for o motivo nada justifica uma agressão...devendo haver alguém a controlar vivamente estas situações.

Como podemos "andar para a frente" se os "maiores", os que ditam as regras...não dão exemplo e nem sabem para que lado ir?

beijo

É uma frustração!

MMV disse...

Será o Sr. Amsf a dar... ou então o Deputado do PND!

Anónimo disse...

Estamos a "baixar a fasquia" com os desaires do "impune" Ramos.
Esse senhor tem de entender que não pode transformar a "casa da democracia madeirense" num fórum do terceiro mundo, (a que ele muito provavelmente está habituado). A sua legitimidade não é maior, do que a de qualquer deputado lá representado. A falta de educação que demonstra com as suas atitudes "pasquins" não passam de mais lama que atira para as suas fileiras.
Ser "testa-de-ferro" não condiciona a inteligência. A não ser que dentro da "testa" haja um profundo vazio!

Anónimo disse...

Mudm os cenários, os idioma, mas a palhaçada é a mesma. Impressionante.

Agradeço-te as visitas constantes na minha página, querido!

Beijinhossss

Anónimo disse...

Estas cenas repetem-se. De cada vez que se ouve falar de bronca na ALR, qual o nome que está sempre envolvido? Ramos.
Enquanto aquilo andar por lá, as cenas irão repetir-se. Até o dia em que alguém perca a cabeça e lhe parta aquele focinho.
Acho piada é a impassividade da "Rainha de Inglaterra" que permite as situações e depois tem a distinta lata de meter um processo contra um jornal que publica uma carta em que chama os deputados de pulhas. Pulha só há um, o Ramos e mais nenhum.

PS: Por razões óbvias, manterei o comentário no anonimato. Não vá o Ramos... o diabo tecê-las.

Anónimo disse...

Grande homem que foi O Dr. Baltasar. A Madeira precisa de mas deputados como o da Nova Democracia. Julgo k a panela de pressao ia funcionar. Parabens Dr. Baltasar