sábado, 17 de novembro de 2007

Curiosidades da língua portuguesa

ABECEDÁRIO

Embora sem certezas, calcula-se que, há pelo menos 4000 anos, deve ter surgido o abecedário que os fenícios, com base em sinais de outros povos, sistematizaram e que, mais tarde, foi acolhido e sucessivamente modificado pelas diversas populações.
É fácil compreender a palavra : a-be-ce-de a que os latinos acrescentaram o sufixo ariu(m) que designa "conjunto, lista de". Esta terminação surge noutras palavras como em noticiário, calendário etc.)
A palavra abecedário surge também como sinónimo de alfabeto. Em termos linguísticos e de funções esta relação é correcta, contudo, não tem nada a ver com a nossa escrita.
Na verdade, alfabeto é a lista das letras gregas, formada pelas duas primeiras letras, o alfa e o beta.

Por isso, alfabeto aproxima-se mais dos abecedários árabes (árabe: alifato e hebreu: alefato).
O curioso é que foi da palavra alfabeto que se formou o vocábulo que nomeia aquele que não sabe ler nem escrever, o analfabeto.

21 comentários:

Alda Serras disse...

Convenhamos que "anabecedário" não soava muito bem...

;)

Menina Magrelinha disse...

Mto bom o texto, adorei!!!

bom fds pra vc
beijoss

Poemas e Cotidiano disse...

Oi Rui!
Obrigada pela sua visita ao meu Blog.
Ganhei minha manha lendo sobre o abecedario, que acho que sabia ha moooooito tempo atras, mas havia esquecido. Muito interessante!
E seu Blog de um modo geral, muito interessante.
Vou linka-lo ao meu, para visita-lo, viu?
Um abraco!
MARY

unknown disse...

interessante ;)

Elvira Carvalho disse...

Gostei do texto. Muito interessante.
Um abraço e bom fim de semana.
Se lhe apetecer um passeio a Arcos de Valdevez não se acanhe
http://artdecorativa.blogspot.com
Um abraço

Anónimo disse...

MUITO BEM. A(N)+ALFABERTO: O "A" COMO NEGAÇÃO, COMO EM AFÓNICO, SEM VOZ, ATEU, SEM DEUS. O "N" SURGE INTERCALADO POR UMA QUESTÃO FONÉTICA (SENÃO FICARIA "AALFABERTO; AN+ALFABERTO- SEM ALFABETO, OU SEJA, ILETRADO.

Espaços abertos.. disse...

Abordas cada vez mais temas muito interessantes e sempre a aprender com as antigas civilizações.
Bom fim de semana
Bjs Zita

Tatá disse...

Adorei o seu texto. Por isso que sempre acreditei que a blogosfera tem muita cultura, e que sempre encontro palavras sábias e que muito me ensinam.
Aprendo muito aqui, acredite.

Beijos

momentos disse...

Obrigada por sua visita ao meu humilde espaço!

Interessante seu texto...
Diga-se de passagem que conhecimento é cultura...
Bem colocado...
O nosso grande Alfabeto.

Um grande abraço!

Vou pedir sua licença e linká-lo.

Anónimo disse...

OI Rui obrigada pela sua visita lá no Bióloga POetisa.Fique a vontade sempre que quiser me visitar.Aqueles olhos castanhos descritos são os meus, já que havia falado de azuis e verdes antes.Beijuuss

Isamar disse...

Gostei. Uma curiosidade que tem muito interesse.
Beijinhos

Cöllybry disse...

Grata pela visita e palavras...gostei de saber...

Beijo doce

david santos disse...

Por favor!
Ajuda a que se faça Justiça a Flávia. Se és um ser com sentimentos, ajuda!
Eu jamais invadirei teu blogue, garanto! Mas ajuda.
Repara bem: eu, tu, seja quem for, tem nosso pai, nossa mãe, nosso irmão ou irmã, ao longo de 10 anos em coma, que vida será a nossa?
Se não tivermos a solidariedade de alguém com sentimentos, que será de nós?

TEMPO SEM VENTO

Ah, maldito! Tempo,
Que me vais matando,
Com o tempo.
A mim, que não me vendi.
Se fosses como o vento,
Que vai passando,
Mas vendo,
Mostrava-te o que já vi.

Mas tu não queres ver,
Eu sei!
Contudo, vais ferindo
E remoendo,
Como quem sabe morder,
Mas ainda não acabei
Nem de ti estou fugindo,
Atrás dos que vão correndo.

Se é isso que tu queres,
Ir matando,
Escondendo e abafando,
Não fazendo como o vento:
Poder fazer e não veres
Aqueles que vais levando,
Mas a mim? Nem com o tempo!

David Santos

Pecadormeconfesso disse...

Estás desafiado.

Silvia Madureira disse...

Sem saber o abecedário realmente não se sabe escrever um única palavra...então digamos que tem-se alergia ao alfabeto e daí ter surgido uma epidemia de analfabetismo. Analfabetismo que muitas vezes podia ser colmatado com vontade.

beijo

avelaneiraflorida disse...

Caro Rui,

Acho que vou "rapinar" este bocadinho para os meus besouros!!!!!! Posso????

Eu já lhes expliquei isto, mas vendo na net ( que para eles é qualquer coisa de SAGRADO!!!!), pode ser que afinal acreditem em mim!!!!

"Brigados" por este post!!!!!
BOM RESTO DE FIM DE SEMANA!!!

Joana disse...

an - prefixo pivativo, lit. 'sem' an-alfabeto - sem alfabeto/ instrução :)

Muito bom, o post!

Jinhos.

Ninica disse...

Ora então aqui está uma muito boa explicação!
Obrigada!

Maria disse...

Muito interessante este teu post....
Obrigada

Berta Helena disse...

Alarguei os meus conhecimentos. E isso é sempre bom.

Abraço.

Anónimo disse...

Bem, o texto é bom, mas o abecedário árabe era mesmo o que eu presisava. Thanks.