sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Negligência dos nossos governantes?

Aconteceu um acidente gravíssimo nos Socorridos, em Câmara de Lobos. Uma derrocada esmagou por completo um laboratório da empresa construtora Tâmega, matando dois funcionários e muitos mais poderiam ter morrido.
E de quem é a responsabilidade? Quem licenciou, por negligência, o laboratório naquele sítio? Quem não fiscalizou? Quem fechou os olhos àquela bomba?
A escarpa que cedeu constituía um perigo iminente, bastava passar por perto para nos apercebermos de que ali em cima estava uma "rocha-bomba-suicida".
A comunicação social já tinha alertado, pois em 2005, no mesmo local, houve uma derrocada que, por milagre, não teve as mesmas consequências desta última e os prejuízos foram menores. Há duas semanas atrás, no mesmo local, voltara a cair da escarpa alguma rocha de proporções alarmantes.
No entanto, apesar destes indícios evidentes, as instalações mantiveram-se no mesmo local e os trabalhadores continuaram a arriscar as suas vidas.
Infelizmente, o inevitável aconteceu. Agora, de um modo vergonhoso, os governantes entram no jogo do empurra e estão todos a tentar fugir das suas responsabilidades.
Santos Costa, o Secretário Regional do Equipamento Social, recusa culpas, Miguel de Albuquerque diz que a Câmara licenciou o que a Indústria autorizou. A directora regional do Comércio e Industria diz que naquele local não existem indústrias. O presidente do governo afirma que as causas são naturais e não há culpados. O ex-vereador da Câmara, Raimundo Quintal, responsável pela pasta do ambiente, afirma que votou contra o licenciamento do alargamento da zona industrial para aquela zona devido ao perigo.
E, por fim, a empresa Tâmega, a dona do laboratório, responsabiliza a intempérie.
Mas em relação à empresa Tâmega ainda há uma preocupação a ter em conta, pois se construíram o seu laboratório por baixo de uma escarpa tão insegura como a que ruiu e consideravam que estavam em segurança, é caso para duvidar, ou, no mínimo, questionar a segurança dos túneis que esta mesma empresa construiu por esta Madeira fora.
Estas reacções dos nossos governantes são próprias de uma região governada por políticos irresponsáveis, onde reina o abuso de poder e o desrespeito pelas vidas humanas.
Sinto-me envergonhado!

23 comentários:

Aninhas disse...

Enquanto for voz de denúncia nunca se sinta envergonhado.
Um abraço deste lado do mar.

samuel disse...

Amigo Rui
Não entendo a dúvida sobre os culpados...
É evidente que os culpados são os trabalhadores que morreram!
Quem é que os mandou precisarem de trabalhar?
Se não precisassem, estariam no seu iate, na marina, acompanhados de umas jovens festivas e pagando copos a alguns dos figurões que mencionou.

Anónimo disse...

Isso era um caso pra ser resolvido pelos meus chefes HEHE. Aqui no MP anda tudo doente por causa das granadas da INVESTIGAÇÃO DA CORRUPÇÃO que vem ai em Fevereiro 2008. Vai ser lindo vai!

Paulo Vilmar disse...

Rui!
O descaso, infelizmente, é próprio das classes dirigentes, a maioria da população, como diz o Samuel, precisa é trabalhar. És corajoso, ao denunciar e por isso merece, cada vez mais, a admiração deste novo amigo, cá da pontinha sul do Brasil! Continue, o mundo precisa de homens assim.
Abraços.

Lígia disse...

Vim retribuir a visita (ainda que com algum atraso) e dizer que sim , será uma boa ideia voltar!!!

Pena disse...

Caríssimo Amigo:
Sabe, infelizmente, quando grandes catástrofes ocorrem, ninguém tem culpa. Empurram as responsabilidades do sucedido de uns para outros.
Pobres das vítimas e familiares que sofrem na pele as tragédias irrecuperáveis. Sim! Até os abandonam de forma brutal.
Olhe, lute, porque a sua luta e a sua garra têm imenso valor e todos de certeza estão consigo. É de um Ser Humano gigantesco. Precioso e que actua pelo bem-estar, sinceridade e enorme postura na vida.
Um Bem-Haja enorme pelo que é.

Abraço forte de estima

Respeitosamente

pena
Estou consigo!

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá Rui, bom fim de semana,
Beijinhos,
Fernandinha

Alice Matos disse...

Rui...
Vim agradecer a tua presença no meu espaço...
Aproveito para dizer que me identifico com o que já li aqui e espero continuar a visitar-te... As vozes não são para calar!

Beijos...

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Querido amigo Rui, criei um novo blogue de sonetos, se me quiser visitar é bem vindo.

fernandasonetos.blogspot.com

Muitos beijinhos,
Fernandinha

Anónimo disse...

E quem se "lixa" é sempre o mexilhão/povo trabalhador.

Abraço solidário

quintarantino disse...

É claro que a culpa morreu solteira... e há muito tempo.

Paula Calixto disse...

Nossa! Que tragédia! ): Sinto muito pelas vítimas e seus familiares.

Sem palavras...

Beijos.

Cöllybry disse...

A falta da obrigatoria segurança fazem que aconteça estes acidentes, aqui fica meu lamento...

Bjca doce

Mónica disse...

Olá Rui,

voçê tem toda a razão...é uma autêntica vergonha.

Se acontecesse a um familiar muito chegado a um desses governantes as suas atitudes seriam bem mais diferente, mas como não foi o caso, o que eles pensam é: aconteceu e lamentamos.

Infelizmente é assim que funcionam as coisas.

Letícia Losekann Coelho disse...

Rui,
negligência...esta é a palavra! Os Governos fazem vistas grossas e liberam projetos que lhe interessam...o resultado é sempre negativo! Quem sofre com isso é o povo!
beijos meus!!

Silvia Madureira disse...

Aqui no continente aconteceu algo do género. Uma ponte antiga que metia "nojo" ruiu matando as pessoas que viajavam no autocarro. Muitas pessoas em Castelo de Paiva ficaram sem rendimentos e mais ...sem os entes queridos. É revoltante, é nojento que este povinho que canta "nobres valentes" deixem andar as coisas até ver no que dá...é tudo à últimas...mas às vezes é preciso ver morrer para se fazer algo...isso dói.
E dói tanto que tenho medo deste país e quando passo numa ponte não confio.

beijo

®efeneto disse...

Saudações. Venho por este meio agradecer a sua visita ao meu espaço. Voltarei para o ler com o tempo e a atenção que merece.Á primeira vista um espaço interesante e defensor de ideias nobres. voltarei...aproveito para lhe desejar continuação de bom fim de semana. Abraço.

mixtu disse...

assino por baixo, tirando a questão da segurança dos túneis, uma cousa nada tem a ver com outra...

abrazo europeo

Ps. pormenor interessnte?????!!!!

Maresi@ disse...

Ola Rui...

Grata sempre pelas visitas ao meu recanto...deixando la sempre seu aroma...

Gostei muito deste post e da abordagem franca e directa com que é tratada a negligência...

Infelizmente nem todos os brados chegam aos céus...

Beijo suave____Maresia

Afonso Faria disse...

Mediocridade pura e dura!
Quem, quem, quem?
Sentes vergonha? Também eu...e revolta!
Um abraço

Anónimo disse...

É uma vergonha... Se fosse para irem receber dinheiro da república, com certeza que até brigavam para assumir responsabilidades, mas como é para pagarem por asneiras, toda a gente é inocente...

Rui Vasco Neto disse...

rui,

bebido aqui. obrigado.

http://setevidascomoosgatos.blogspot.com/2007/11/onde-est-o-tolo.html

GONIO disse...

E o que vai acontecer ao quartel de bombeiros que está mais acima do Campo da Barca, numa situação semelhante? deslocalizar ou esperar que a natureza o esmague?