sábado, 17 de novembro de 2007

DIA DO NÃO FUMADOR

A 17 de Novembro comemora-se o dia do Não fumador.
Fumar é um hábito voluntário e como não é proibido por lei, os fumadores têm o direito de fumar, quando e onde quiserem, desde que não prejudiquem os outros cidadãos que recusam o fumo do tabaco.
Não é justo nem correcto obrigar os não fumadores a inalarem os resíduos do tabaco dos fumadores. É uma afronta aos meus direitos.
Eu sou anti-tabaco, se as pessoas quiserem contrair doenças devido ao tabaco ou se quiserem morrer mais cedo, estão no seu direito. No entanto, perdem toda a razão quando interferem na saúde e bem-estar de todos aqueles que recusam os seus malefícios.
É extremamente desconfortável estar numa sala, café, espaço público ou outro local com o odor horrível do fumo do tabaco.
Discordo completamente do recuo do Governo da República nesta matéria. Embora esta nova lei do tabaco tenha medidas importantes, não são suficientes e mostram-se pouco arrojadas.
O Governo cedeu aos lóbis do tabaco, não teve coragem, foi fraco, prejudicando os cidadãos não fumadores.
As medidas deveriam ter sido mais duras de modo a eliminarem as fontes de exposição involuntária ao fumo do tabaco. Só com políticas eficazes é que o Estado pouparia em despesas de saúde, protegia os que não fumam e investia em estratégias de prevenção da iniciação ao hábito de fumar.

29 comentários:

Jac C. disse...

Não fumo!
Não aprecio!
Respeito quem fuma, contanto que esteja longe de mim...rs
Bom fim de semana!

Alice disse...

Olá !! obrigada por suas palavras carinhosas, bem que meu coração está precisando delas.
Adorei esse lugar !! posso add aos meis links favoritos ?
abraços para ti

Menina do Rio disse...

Pois é...aqui no Brasil não comemora-se não! E como fumante, nem tenho o que dizer, mas hoje é aniversário de minha filhota mais nova, então eu comemoro!

http://recantodaalma.blogspot.com

Obrigada pelo teu carinho

Beijos

Letícia Losekann Coelho disse...

Eu fumo...mas respeito as pessoas! Gostaria de parar com este hábito, mas por enquanto para mim...um mal quase que necessário....uma coisa de cada vez!
beijos

Karina disse...

Boa educação e respeito ao próximo é uma coisa que vêm de berço, quem, por ventura, não a teve, deveria, ao mínimo, ter bom senso!

Sei que existes disse...

Concordo!
Toda a gente tem o direito de fazer o que lhe dá mais prazer, desde que isso não interfira com os direitos dos outros!...
Beijo grande

Blueminerva disse...

Caro Rui,
Os não fumadores não querem ser incomodados com o fumo do tabaco e eu acho muito bem. Eu, não quero incomodar os não fumadores com o meu fumo. Mas quero fumar. E só quero saber onde posso fumar sem incomodar? Seria fácil obter respostas simples, se tivessemos uma lei equilibrada.
Caro Rui, deixe-me que lhe diga que o tabaco é uma grandessíssima merda, mas ainda assim não admito que alguém se ache no direito de hostilizar um indivíduo por querer fumar.
Um abraço

Anónimo disse...

Não posso esperar mais pelo dia que vou poder ir a um café ou discoteca e ao fim da noite não sair de lá com a roupa com um fedor terrível a tabaco e a garganta toda lixada... Portugal é um atraso de vida. Na espanha e noutros paises ha séculos que existe esta lei, aqui, só agora é que estes burros alinharam nisto porque foram apertados pela U.E.!

osbandalhos disse...

Não é o estado que tem que proibir o que quer que seja mas a consciência e a educação de cada um.
E os que tresandam a transpiração no Metro? E os que andam de automóvel a poluir o ar dos outros? E os que falam alto nos restaurantes?
Políticas eficazes?
Mete-me nojo a caça aos fumadores como se de uma espécie perigosa se tratasse.
Exposição involuntária ao fumo do tabaco. Desagradável estar num café com fumo. Eu também acho. Mas nos cafés sempre se fumou. Se está muito fumo saio. A lei permite que haja cafés para não fumadores. É ir a um desses e está resolvida a questão. Deixem a vida de cada um em paz.
Não sou fumador!

Eme disse...

Agora que pus o blog e a escrita de molho recebo a visita de um ilustre dessa ilha lindíssima :)
Grata.
A concordar contigo neste tema. Há cerca de um ano postei um artigo sobre o Miguel Sousa Tavares e a sua arrogância, cujo orgulho ficou ferido quando o Governo falou numa possível tomada de atitude em relação a fumar nos locais públicos. MST comparou esta lei do tabaco a uma perseguição dos nazis aos judeus, sendo que os não fumadores são apelidados de nazis. Isto revoltou-me. Sou anti tabaco a 100% mas se alguém fumar ao meu lado num restaurante não me levanto para o impedir, quando muito já mudei de mesa. O que siignifica que tenho mais respeito pelo fumador do que ele teve por mim. Portanto muitos fumadores que criticam a imposição da lei ou o facto de outros criticarem o seu vício de fumar estão a ser injustos e acho que eles próprios é que sentirão a consciência pesada porque não são simplesmemnte capazes de perguntar à pessoa ao lado se se importa de aspirar o fumo ou de ir fumar longe dela. Por mim, fumem à vontade, mas matem-se sózinhos. Não tenho filtro.

*

*@rclight* disse...

meu amigo
apoio-t incondicionalmente!
faço das tuas palavras as minhas
embora cada um tenha o direito á escolha,é de sua responsabilidade cavar a própria cova
tambem tenho de inalar sempre algum quando tou com amigos
pois n m posso virar contra eles

cada um faz o k quer da vida
mas k saibam respeitar os outros

abraço

Belisa disse...

OLá

Dia do não fumador, Concordo!
Para os dias dos fumadores, acho que deveria haver mais civismo,por parte das pessoas que fumam, escolhendo o local, para tal.

Eärwen disse...

Concordo contigo!

Pérola incandescente de luz, te deixo em minha primeira visita ao teu mundo.

Eärwen

Ninica disse...

Eu não fumo e mesmo cá em casa, quem vem e fuma, vai logo recambiado para a varanda!!!!
O que me irrita é quando vão onde trabalho, e mesmo ao balcão onde estão pessoas a comer há sempre algum engraçadinho que se esquece dos outros e tem que ser chamado à razão...
Jokas e Boa semana!

Silvia Madureira disse...

Muito triste esta situação!

Já que os fumadores não têm consciência eu fujo deles a 7 pés. Um dia cheguei ao café e comentei "que cheiro a tabaco" ...os meninos da mesa ao lado que eram os fumadores ouviram e então um outro decide tirar mais um cigarro. Veio a empregada e disse: "desculpe mas vamos mudar de mesa". Somos prejudicados em todos os sentidos pelos fumadores porque não podemos estar nos locais que queremos e temos que contrair doenças sem querer. Minha mãe teve um cancro não pode respirar esses estúpidos aromas e como ninguém sabe e não proibem estas atitudes muitas vezes ela tem que "levar" com o fumo dos outros.

Fumadores tenham cuidado em fumar em locais isolados de pessoas! É cívico e assim podem na mesma satisfazer as vossas necessidades mas não prejudiquem quem não as tem nem pode ter!

beijo

Unknown disse...

Eu não fumo, mas respeito quem fuma! Acho que deve ser um vício extremamente difícil de controlar!

Sunshine disse...

Olá
Vim agradecer a sua visita ao meu tão recente espaço.

Estive a ler e concordo com com todos os itens do seu post.

Deixo-te um link que talvez te possa interessar.
http://ousarfazerpolitica.blogspot.com/

Já agora, posso linkar o seu??

Bj e boa semana.

M@ri@ disse...

Ola meu Amigo Rui
Ainda bem que nao sou fumadora...
Porque ninguem faz ideia o mal que faz...
Eu trab em saude e posso dizer que infelizmente,ja vi muitas mortes causadas pelo tabaco...


Meu amigo
Desejo te um lindo final de Domingo
Deixo um beijo doce
M@ri@

Mulheka disse...

Náo podia concordar mais! Querem-se matar, que se matem à vontade. Querem gastar dinheiro dinheiro em tabaco? Muito bem, o dinheiro é deles. Cada um faz com o seu dinheiro o que quer. Cada trata da sua saúde como bem lhe apatecer e eu não tenho nada a ver com isso... até ao momento que começa a interferir com a minha!

Anónimo disse...

Concordo contigo, e estas certissimo, eu, como já fumei, já sou um pouco mais tolerante... mas tens razao.

uma boa semana Rui
Beijinhos

Tozé Franco disse...

Não fumo, nem nunca fumei.
Embora nao me incomeode particularmente o fumo, acho que a lei deve impedir o fumo em determinados locais.
Um abraço e parabéns pelo blogue.

Dina disse...

Deixei de fumar há sete anos e dum momento para o outro, fumava três maços de tabaco por dia, 60 cigarros, e consegui deixar totalmente sem que isso me custasse assim tanto por isso digo que para se deixar o tabaco basta querer mas querer mesmo a sério.
Vivia ainda em espanha quando eles colocaram em prática a lei do tabaco e lá é bem mais dura que a proposta por cá e eles cumprem e quem não o fizer é penalizado, não há desculpas para ninguém. Vamos ver por cá se vai ser assim...

Maria Inácio disse...

Olá Rui!!
Pois é, tal como tu dizes esse amor, vai viver comigo até ao fim..........
Eu nao sou sou fumadora, tive as minhas experiencias, na fase da adolescencia , mas nunca me viciei.
Acho que realmente, tem de ser tomadas mais medidas de maneira a que os nao fumadores nao tenham de "fumar" involuntariamente.
Aqui em Espanha foram implantadas recentemente diversas medidas nesse aspecto, as pessoas a pouco e pouco vao-se habituando a respeitar as leis.

Um abraço
E um desejo de uma boa semana!!

Dalaila disse...

Não era o meu dia....

momentos disse...

N fumo...
E quero também ser respeitada em locais que estiver...
Os fumantes precisam se concientizar que não queremos participar de sua poluição...
e do mal que estão causando a outros.
Parabéns pelo texto.

Abraços.

Anónimo disse...

Como é que se comenta isto sem evidenciar o que sou ou deixo de ser?!
Não gosto de recuos…não sei porque mas acho que este ponto focado no texto é importante:).
O resto…esta aqui mais que comentado, há varias vertentes e acabo por me rever em cada uma delas nem que seja ligeiramente!
Boa semana!

MMV disse...

Havia de ser como na Éire... Proibido fumar em espaços fechados... É tão bom sair à noite e chegar a casa sem ter o cheiro a fumo no corpo e na roupa... E a nossa saúde agradece!

7 disse...

Caro amigo, sugiro uma visita ao meu espaço, tenho um desafio literário a propor-lhe. Abraços.

Calimera disse...

Pois.... Tens razão
Eu sou fumadora, mas em casa não fumo,sõ na varanda e agora tá um frio que bem custa :) nem quando percebo que possa estar a incomodar alguém.
Num café ou restaurante já é muito raro fumar.
Mas tens toda a razão do mundo