sábado, 24 de novembro de 2007

Curiosidades da língua portuguesa

Alarme

Logo de início, não conseguimos perceber a verdadeira origem da palavra “alarme”. É interessante o que se esconde nesta palavra que hoje é indicativa de situação perigosa, de sobressalto perante acontecimento que pode ser prejudicial ou fatal para os seres humanos ou para a Natureza.
Os vocábulos que na palavra se ocultam são italianos.
Trata-se de arme que, na língua transalpina, é o plural de «arma», a que se antepõe alle, «às», simplesmente. Assim, all`arme é, na nossa língua, «às armas» e foi um grito soltado pelas tropas italianas nos séculos XVI e XVII, aquando das guerras com os espanhóis.
A palavra “Alarme passou para a nossa língua, quase directamente, sem ter havido, todavia, a adaptação do plural.
Se houvesse essa adaptação em português o plural seria «alarmas», mantida no Castelhano.

17 comentários:

São disse...

E já aprendi mais uma coisa...
Venho lembrar que hoje é dia de dizer:ABAIXO A VIOLÊNCIA DE GÉNERO:HUMANIDADE NÃO TEM SEXO!!
Bom domingo.

Joana disse...

Não sabia, mas folgo em saber. É curioso termos importado uma expressão do italiano quando a expressão "às armas" existe em Português, pelo menos a nível literário - estou a pensar na letra do hino nacional - mas se calhar isso, i.e. o facto de se ter tornado tão produtiva especialmente no registo coloquial, justifica também a sua entrada no léxico. :)
Gostei muito.

Jinhos.

Blog Dri Viaro disse...

Otimo saber mais uma dica da lingua portuguesa
bjs otima semana

Tiago R Cardoso disse...

Informativo.

avelaneiraflorida disse...

Caro Rui,

Sabe-me tão bem aprender estas coisas!
Acho que os meus "besouros" iriam gostar...

"BRIGADOS", BOM DOMINGO!!!!
Bjks

Anónimo disse...

Interessante isto.... Eu entendo-me mais com os números, mas as letras as vezes também tem coisas interessantes :)

Berta Helena disse...

Sempre a aprender, Rui Caetano.
Muito interessante o post que nos trz hoje.

Abraço

Lapa disse...

Esta também desconhecia.
Contudo penso que é muito discutível...
O quadro é maravilhoso. Quem é o artista?

Marina disse...

Nossa...é muito bom aprender um pouquinho sobre as palavras. As vezes sua origem pode dar um roteiro de filme. A primeira vez que isso me aconteceu, foi com a expressão OK, quando meu pai me explicou sua origem, achei muito legal.

Um beijo

Kari disse...

Caramba, que interessante.
Adoro essas estórias sobre a origem das palavras...

Beijos

Maria Laura disse...

Não sabia. Mas gostei muito de aprender. :)

Alice Matos disse...

Saber nunca ocupa lugar... e não é perda de tempo... Gostei...

E... na sequência deste dia...

"Não é, de forma alguma, aceitável que um ser humano seja perseguido, assediado, humilhado ou maltratado, por motivos relacionados com o seu género...
(...)
Aqui fica a minha solidariedade para com todos aqueles que sofrem, no corpo ou na mente, da violência dos que se julgam muito fortes mas não passam de reles cobardes..."

Bjs...

Maria disse...

Já aprendi mais qualquer coisa, hoje...
Obrigada

Natália Nunes disse...

Olá, Rui.

Obrigada pela visita :)

Ah, eu acho bem interessante cavucar nas raízes da nossa língua.

Gi disse...

Viver e aprender. Interesantíssima esta curiosidade.

Gosto da pintura. Sabes por acaso a quem pertence?

Um beijinho, estava em falta com a visita que me fizeste. Desculpa. Boa semana

Unknown disse...

Gostei do ensinamento que deixou no meu espaço e decidi retribuir a visita. E não é que vim aqui aprender mais!!! Obrigada!

Um abraço

Simone disse...

Não fazia ideia! Estamos sempre a aprender, e isso é maravilhoso.

Obrigada pela visita