Mostrar mensagens com a etiqueta Câmaras. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Câmaras. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

O esbanjamento das câmaras

As transferências das Câmaras da Madeira, provenientes do OE para 2008, recebem um aumento de 3 milhões de euros. Apenas a Câmara do Porto Santo sofre uma diminuição de verbas.
Este aumento não é suficiente para cobrir os encargos com as novas atribuições e competências das câmaras. É verdade. Estou ao lado das câmaras quando exigem mais meios financeiros e técnicos para que possam servir as populações com qualidade.
As câmaras estão a reagir contra as verbas transferidas do OE para 2008, pois este orçamento não vem ao encontro das suas expectativas.
Que as câmaras exijam mais dinheiro é perfeitamente natural, no entanto, a meu ver, falta a outra face da questão.
Os presidentes destas nossas câmaras só se lembram de pedir dinheiro, mas esquecem-se de exigir a eles próprios rigor e contenção nos gastos dos dinheiros públicos. Também não informam os madeirenses dos gastos supérfluos, dos esbanjamentos que promovem ao longo dos seus mandatos.
Além de algumas autarquias cometerem irregularidades nos actos administrativos e não empreenderem, na sua maioria, critérios rigorosos na atribuição de subsídios, desperdiçam, sem qualquer penalização, os dinheiros públicos.
Indico apenas alguns exemplos concretos desse desbaratar sem controlo.
Uma câmara gasta, no mínimo, 60 mil euros para levar os amigos e afilhados à venezuela.
Uma câmara pagou, numa única obra, 660 mil euros de obras a mais do adjudicado inicialmente.
Construiram caminhos, com saneamento básico, em sítios que não beneficiam uma única habitação, embora, por mera coincidência, venham beneficiar terrenos do vice-presidente dessa autarquia.
Fazem outras estradas com curvas e contracurvas de modo a passar junto da Quinta de um sr. Secretário Regional.
Uma câmara paga almoços e serviços de cocktail a comitivas de gente do futebol na sala VIP do Estádio dos Barreiros.
Uma Câmara entrega 145 mil euros ao clube de futebol do Concelho, sem qualquer retorno nem benefício para os munícipes.
Há câmaras que utilizam o procedimento de ajuste directo em obras que, pela verba envolvida, exigiam concursos públicos.
E fico por aqui.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Um já se vendeu por uma viagem à Venezuela!

Dito e feito!!
Eu já tinha referido, neste blogue, que algumas câmaras andavam a aliciar vereadores e outros dirigentes dos partidos da oposição, convidando-os a integrarem a comitiva que vai passear à Venezuela, com as despesas a serem assumidas pelas respectivas câmaras.
Ora, a Câmara de Santa Cruz, a tal que vai gastar 60 mil euros nesta excursão, aliciou e convenceu um dos vereadores do PS.
O lucro dessa oferta já começou a ser pago, pois esse vereador, na última reunião de Câmara, votou ao lado da maioria.
Há quem prefira seguir o caminho mais fácil, o caminho do pensamento único, o caminho da subserviência, o caminho do escravo sem livre pensamento. Basta estender uma simples esmolinha.
Como seria de esperar, a Concelhia local retirou a confiança política, e muito bem, ao vereador Arlindo Freitas, eleito nas listas do PS-M.
E garanto-vos que este não é um caso isolado. Se não houver recuos, haverá novidades, sem contemplações.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Pelo menos uma Câmara vai gastar 60 mil euros para visitar a Venezuela

As Câmaras da Madeira foram convidadas pelo Centro Social Português de Caracas para participarem nas comemorações desta colectividade.
O problema não está no facto dos Presidentes de Câmara, ou algum seu representante, apoveitarem estas festividades e decidirem visitar os emigrantes provenientes dos nossos Concelhos, antes pelo contrário, considero importante este contacto directo.
Só que alguns senhores presidentes de Câmara transformaram este convite em mais uma forma para desbaratarem os dinheiros públicos, convidando grandes comitivas e suportando os custos da sua deslocação. Para quê?
Uma vergonha! Há uma Câmara que apresenta uma despesa de 60 mil euros para esta deslocação.
E não ficando satisfeitos com o despesismo e a afronta aos madeirenses, numa tentativa de branquear as despesas vergonhosas, andam a aliciar membros da oposição a integrarem a comitiva. Mas como o partido não concorda com esta decisão pessoal dos convidados eleitos, então aconselham a se desvincularem dos seus partidos e a se juntarem aos PSDs que querem troçar de todos os madeirenses.
Isto é, e afirmo sem rodeios, estão a tentar comprar pessoas com uma simples viagem à Venezuela.
A verdade é que quem aceita esta esmola mostra que não tem colona vertebral, que não tem qualquer respeito pelo partido que o elegeu nem o mínimo de consideração pelos munícipes do seu Concelho. Mas há pessoas assim.
Eu assumo aqui a minha discordância, aliás, manifesto a minha revolta. É inaceitável!
Como é que podemos combater este tipo de prepotência?
Onde é que está o sentido de responsabilidade destes presidentes de Câmara? E ainda falam da Lei das Finanças Locais?
É para este tipo de investimentos que querem mais verbas para as Câmaras?
Se as Câmaras atravessam dificuldades financeiras, se não possuem verbas para avançar com investimentos em prol das populações, se não têm orçamento para ajudarem os mais necessitados nos seus Concelhos como é que vão desperdiçar milhares e milhares de euros para pagar um passeio à Venezuela a amigos, afilhados e a alguns interesseiros?