terça-feira, 26 de agosto de 2008

Extracção ilegal de areia nos Socorridos!

Há coisas que ninguém consegue perceber. Então, a Câmara Municipal do Funchal, através do seu vereador Costa Neves, alerta para o perigo na Ribeira dos Socorridos? O senhor vereador receia que, se a extracção ilegal de areias continuar, a Central Térmica corre perigo?
-
O DN noticia:
-
"A Câmara Municipal do Funchal (CMF) reforça o alerta para os perigos subjacentes à extracção ilegal de areia na Ribeira dos Socorridos, dois meses depois do DIÁRIO ter denunciado a prática.
Costa Neves, vereador do Ambiente, faz votos para que a remoção cesse na totalidade e para que "o leito da ribeira seja reposto" antes do período de chuvas.
"Espero que isso venha a acontecer antes de Outubro", afirma. O vereador da CMF chama a atenção para a dimensão da Ribeira dos Socorridos e para a proximidade com a Central Termo eléctrica da Vitória. "É uma ribeira muito grande e com capacidade para acumular caudais de água muito volumoso", vinca.
Para Costa Neves, a forma como se processou a extracção de inertes e como "o leito está estrangulado em algumas áreas" é preocupante.
O representante da Câmara do Funchal diz mesmo que a ribeira pode vir a ser "uma verdadeira dor de cabeça", uma vez que a exploração do leito já envolveu uma área significativa "desde a foz da Ribeira dos Socorridos até praticamente a afluente Ribeira da Lapa".
Contra as directivas do Governo Regional, a extracção de inertes prosseguiu em força no mês de Julho, não havendo indicações, quer na Câmara, quer na Associação Quercus, de que a actividade tenha sido suspensa".
Esta reacção da CMF insinua tentativa de sacudir a água do capote.
Alguém que me explique!! Mas não existe lei? Não vivemos num Estado de Direito? Ou andam a atirar areia para os olhos para nos entretermos?
Se a extracção é ilegal, como confirmam, por que razão não se pediu ao Ministério Público que mandasse parar essa extracção?
Segundo consta, nesta história, existem alegados pequenos (grandes) pormenores que ainda ninguém explicou aos madeirenses!!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

o que é muito estranho é a quercus não ir para tribunal...

Rui Caetano disse...

Também acho muito estranho.