sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Os Jogos Olímpicos, a Rússia e a Geórgia!!

A Rússia e a Geórgia deram mais um exemplo da faceta de hipocrisia do ser humano. Nestes novos tempos, quando se esperava que os problemas políticos, pelo menos numa Europa democrática, deveriam ser resolvidos com a força do diálogo e com as armas da palavra e da argumentação, agarram-se novamente aos hábitos animalescos da violência e da morte gratuita.

Espalhar a morte entre os homens, as mulheres e as crianças pelo domínio de Ossétia do Sul, um ex-território soviético que em 1992 proclamou a independência, é um acto inominável de puro desprezo pela dignidade humana.


Durante os Jogos Olímpicos, a Rússia e a Geórgia entram em estado de guerra declarada e o mais revoltante é ouvir, dos dois lados do conflito, que esta guerra, um assassínio colectivo, tem como objectivo a protecção dos cidadãos. Mas que paradoxo.
Neste confronto, os únicos inocentes são os povos que apenas sonham com uma vida de paz e de liberdade.
Em termos políticos, os governantes de um lado e de outro são todos responsáveis e sanguinários. Em vez de semearem a morte, obrigando os soldados a espalharem o terror, estes políticos deveriam pegar nas armas e lutar uns contra os outros até se aniquilarem, mas longe dos povos. É muito fácil mandar os outros se matarem.


Os confrontos garantem o sofrimento e o desespero entre todos, aqui não existem vencedores, todos são derrotados, o povo perde as suas habitações, muitas mães perdem os seus filhos, as mulheres os seus maridos e os filhos os seus pais.
Quando decorrem os Jogos Olímpicos, um espectáculo que, através da competição, deveria servir para aproximar e reconciliar os povos, como simbolizam os cinco anéis de cores diferentes entrelaçados representados na bandeira, os políticos daqueles territórios, autênticos impostores, decidem competir com o sangue dos seus próprios povos.

2 comentários:

Espaço do João disse...

Onde imperou o comunismo, difícilmente se viverá em democracia. Muitos estão esquecido a invasão de Praga. Outros a Praça de Tianamen e muito mais. Se nós fossemos governados por esses utópicos, seríamos mais um dos seus satélites. Os povos oprimidos outrora pela União Soviéticas hoje continuam com os mesmos receios. Estamos novamente em frente duma guerra fria. Quem acredita na extinção da K G B ?Eu não.

Ailime disse...

Tenho cada vez mais dificuldade em entender o que move alguns dos têm entre mãos o destino de nações inteiras!
Torturam, brincam, não só com a dignidade e destino dos povos seus filhos, como a de todos nós, povos irmãos, a quem todas estas guerras incomodam e moem!
Bem-haja pelo post!
Um abraço.