terça-feira, 21 de setembro de 2010

Alunos recebidos em festa no primeiro dia de aulas


O primeiro dia de aulas dos cerca de 1650 alunos da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco foi diferente de todos os outros anos. Ontem houve música, teatro e dança como boas-vindas aos estudantes e a mais um ano lectivo.
Para muitos, foi também a primeira vez que pisaram aquela escola. Num canto da escola e entre colegas, Georgina Barros, de 10 anos, acabou de entrar para o 5º ano, directamente de outro estabelecimento de ensino. "Esta escola é muito grande, estou assustada", confessou ao DIÁRIO.
O regresso às aulas ficou marcado pelos reencontros, pelos novos colegas, outros professores e, acima de tudo, pelas actividades a que ontem tiveram direito, nos diferentes turnos da manhã, tarde e noite. Pelas 9 horas, uma dupla de palhaços deu as boas-vindas aos mais novos. Depois veio a música e a animação.
Apesar dos receios, Georgina Barros confessou que já tinha "saudades" do ambiente escolar. No domingo ainda foi ao supermercado com a mãe comprar os últimos três cadernos que estavam em falta. "Eu não consegui dormir", confessou, referindo que o que a acalma é saber que tem alguns colegas da anterior escola na nova turma.
Contudo, o começo não é tão aliciante para todos. "Preferia estar no sofá" foi a resposta de André Dias, de 10 anos, quando questionado se gosta da azáfama do regresso à escola. Embora tenha outras preferências, lá desabafou que, na véspera, andou "com dores de barriga". "Estive muito tempo a preparar as coisas, a pôr etiquetas e o meu nome", explicou.
Para Sara Sousa, aluna já do 10º ano, o espírito é diferente e as expectativas. "Eu quero ter boas notas para ter média para entrar na universidade", disse. Porém, a escola em si não traz saudade. "Da escola, das aulas, não tinha assim muitas saudades, mas dos amigos tinha", afirmou.
O primeiro dia é sempre mais descontraído. Todavia, a partir de hoje, o trabalho começa a sério, como fez questão de sublinhar o presidente do Conselho Executivo da escola, Rui Caetano. "A escola tem de ser uma festa no início, a recepção aos alunos, a forma como chegam à escola, queremos que vejam que é um espaço também de alegria, de diversão", sublinhou, vincando que os estudantes devem investir neles próprios e acreditar nas capacidades. Porém, frisou também que, a partir de hoje, "haverá muito trabalho e muito estudo".

"Implacáveis" quanto aos casos de indisciplina que possam surgir na escola

"Nós vamos condescender em muita coisa, mas quanto à indisciplina, à falta de respeito, à violência e ao 'bullying', nós seremos implacáveis e não vamos dar a mínima chance para que algum aluno possa prevaricar a esse nível". Na abertura oficial do ano lectivo na Gonçalves Zarco, o presidente do Conselho Executivo da escola, Rui Caetano, mostrou firmeza em relação a este assunto e referiu que os grandes objectivos para este ano escolar que agora arranca passam por "combater alguns focos de indisciplina e de intolerância", mas "fundamentalmente", combater o insucesso escolar e promover o desenvolvimento integral dos alunos.
Rui Caetano disse que a escola vai investir em parcerias várias com diversas entidades públicas e privadas, de forma a ajudar o estabelecimento de ensino a desenvolver o projecto educativo.
Presente na sessão de abertura do ano escolar nesta escola esteve o director regional da Educação, Rui Anacleto. Ao DIÁRIO, apontou que o ano lectivo começou com a "normalidade" esperada para os cerca de 52 mil alunos e sete mil docentes.
Em relação à indisciplina, frisou que "tem de haver alguma dissuasão em relação a estes comportamentos" e garantiu que "o estatuto disciplinar aplicado na Região até agora tem se revelado um bom documento legal para dissuadir" comportamentos desadequados.
O director regional da Educação afirmou ainda que não dizem que não há casos do género na Madeira, mas que efectivamente apenas um aluno foi expulso no ano transacto.

in DIÁRIO

Sem comentários: