quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A Escola

A Escola existe para servir os alunos - crianças, adolescentes e adultos. Estes alunos não surgem na Escola sem o seu ser, sem as suas dúvidas, comportamentos e atitudes. São pessoas que se relacionam entre si e interagem com toda a restante comunidade educativa e é por isso também que o item do relacionamento entre pessoas é considerado em toda a acção dos professores e na definição dos Projectos Educativos.
No meu entender, o sucesso dos alunos depende também da capacidade da Escola encontrar as melhores soluções para gerir o relacionamento entre os diferentes agentes da comunidade escolar. Isto é, numa simples acção pedagógica mistura-se um conjunto de constrangimentos, factores pessoais e relacionais que devem ser aferidos e ponderados em todo o processo educativo.
A Escola é um espaço relacional multifacetado, repleto de incertezas, mas é com esta realidade que os professores trabalham, dentro e fora das salas de aula, em actividades curriculares e de enriquecimento curricular, e procuram transformar aquelas contingências em activos formativos.
Os professores ambicionam o sucesso escolar dos seus alunos, mostrando e comprovando que não é com facilitismos que se atinge o sucesso escolar. Sempre que o aluno não atinge os resultados mínimos, os professores ajudam, alteram as estratégias, insistem, alteram métodos em prol do sucesso dos seus alunos. Cumprem o seu papel! O segredo é não desistir perante as dificuldades.
Ninguém encontra o seu rumo nem atinge um sonho, ninguém se torna livre nem autónomo e muito menos racional se não cultivar na Escola e na vida social e profissional a cultura do esforço e da dedicação.
A Escola assume a enorme responsabilidade de formar os nossos jovens de modo a que aprendam hoje a fazer, a praticar, a exercitar, a conviver, a crescer integralmente para que sejam capazes de actuar bem fora da escola e num outro tempo.

Sem comentários: