segunda-feira, 7 de abril de 2008

A Saúde é um direito

Li, na revista Visão de 3 de Abril, um relato que nos deve fazer reflectir muito sobre o nosso Serviço Nacional de Saúde. Para mim, a Saúde é prioritária a todos os níveis. O Governo tem por obrigação social, mas também ética garantir a todos os cidadãos o acesso a um sistema de saúde de qualidade. A Saúde não pode ser privilégio de alguns, mas um verdadeiro direito de todos.
-
A visão contava o seguinte:
-
"Só entra quem paga
-
Utentes do Serviço Nacional de Saúde são discriminados no sector privado"
-
«Se quiser pagar a totalidade, como mera paciente individual, faço-lhe a consulta de imediato. Se quiser pela ADSE, recebo-a daqui a dois meses.»
Foi assim, tal e qual, que uma médica, numa unidade privada de saúde, se dirigiu a Joana M, 58 anos, os últimos três em luta contra um cancro."
-
Esta situação, se é verídica, torna-se demasiado grave.
Então, os médicos não possuem um código deontológico? Onde é que o têm afixado? Muitos deles sempre o colocaram no fundo de uma gaveta, bem fundo para nem se lembrarem da sua importância. Felizmente que não são todos assim.
Quanto a mim, o Governo tem de rever esta parceria com o sector privado e deve investigar estes casos, exigindo um serviço com rapidez e qualidade.

11 comentários:

Heduardo Kiesse disse...

Amigo Rui, de facto, há muitas mudanças a levar a cabo e a saúde é um direito de todos o mais fundamental.
Abraço

amsf disse...

O código deontológico de algumas classes profissionais está na conta bancária!

Unknown disse...

## ##
#### ####
###### ######
######## ########
JESUS
É
O
CAMINHO

######## ########
###### ######
##### #####
#### ####
## ##

Boa semana.

Manuela

Luis Eme disse...

E não tens conhecimentos de casos, em que os médicos especialistas, tentam desviar os pacientes do público para o privado, em operações delicadas, com o argumento de que lá podem operar logo (a bom preço claro) e que lá no hospital, terá de ir para a lista de espera e esperar largos meses, ou anos, Rui?

Claro que o argumento é verdadeiro, mas trata-se fundamentalmente de um negócio...

Anónimo disse...

Os médicos são altos mamões. Um familiar meu andava a ser tratado por um médico da ribeira brava e o cabrão o estava a matar com comprimidos! Fiz umas pesquisas na Internet acerca da doença e mandei o meu familiar logo pra um especialista e já está curado!

Mais uns meses e dava cabo do estómago do paciente com pastilhas! Teve uma sorte dos diabos de eu não ter metido uma queixa na ordem dos médicos! Mamam dinheiro pa caraças mas são uns sapateiros. Eu até tenho medo de ir a um médico na Madeira por causa disto. Só sabem receitar pastilhas e mandam o doente pra casa!

MMV disse...

Na Madeira, nas clinicas privadas, pagamos por inteiro e depois vamos receber, porque a clinica não fica 3 meses sem o dinheiro!

Madeira Inside disse...

A saúde é um direito, mas pelos vistos não é igual para todos.....
...uns pagam sempre mais que outros, se é que me faço entender....

Menina do Rio disse...

Nem sei o que dizer... O sistema de saúde no Brasil é tão deficitário que além dos que nos descontam em folha, ainda temos que custear planos particulares.

Um beijo

Bichinho disse...

Beijo fantasma.

@ngel disse...

Meu amigo Rui
É uma vergonha como a saude está em Portugal...
Deixo te um beijo gotiko

Anónimo disse...

É o PS no seu melhor