segunda-feira, 5 de maio de 2008

Os nossos sindicatos

O Diário de Notícias da Madeira do dia 2 de Maio trouxe uma notícia que mostra o estado actual dos sindicatos na Região. Porque razão chegaram a este ponto? Em tempos, não muito longínquos, escrevi sobre os sindicatos e os eternos dirigentes sindicalistas. Lembro-me bem das reacções de alguns sindicalistas. E agora? Então, como vai o nosso sindicalismo? Basta ler a referida notícia e as respostas de outros sindicalistas nos dias seguintes. Este nosso sindicalismo está num caminho oposto ao dos interesses dos trabalhadores.
-
Diário de Notícias da Madeira
-
Data: 02-05-2008
-
"Pior 1.º de Maio de sempre"
USAM está à deriva: Há sindicatos que se atropelam para angariar sócios a outros


"É o meu pior 1.º de Maio de sempre". A confissão da ex-dirigente sindical, Guida Vieira, traduz a "mágoa, a vergonha e a tristeza" sentidas ontem, no Dia do Trabalhador. A crispação interna não demoveu a manifestação da União dos Sindicatos da Madeira (USAM), mas o melindre que rebentou há dois dias está longe de voltar a unir as estruturas sindicais na tão ambicionada coesão de bandeiras.
As declarações de José António Jardim, do Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria, caíram como nódoas no melhor pano de seda.
Mesmo fora, Guida Vieira saiu em defesa da USAM, não poupando críticas ao dirigente da Hotelaria que, anteontem, acusou Ivo Silva, o colega do Sindicato de Escritórios, Comércio e Serviços, de irregularidades e de não proteger os seus trabalhadores.
"Nunca vi um descaramento desta natureza: o Sindicato de Hotelaria pensa que é uma superpotência sindical? Que não há críticas a fazer ao seu trabalho? Claro que há!", aponta a histórica da USAM.
A legitimidade e a ética sindical de José António Jardim são também postas em causa. Guida Vieira acusa o coordenador do Sindicato de Hotelaria de aliciar trabalhadores dos supermercados, afectos ao sector do Comércio, tentando 'comprá-los' através de benefícios sociais como descontos em lojas.
"Através de comunicados que mais parecem um anúncio que segue as normas da publicidade e que apela à adesão sindical - venham para aqui que a gente tem mais regalias e mais descontos em lojas -, isto é ridículo, não tem nada a ver com aquele sindicalismo em que os sindicatos apoiam todos os trabalhadores do sector que representa e que defende, independentemente da religião, do partido, da orientação sexual, ou seja do que for", dispara a ex-dirigente do Sindicato dos Bordados e ex-deputada do Bloco de Esquerda.
A haver irregularidades no Sindicato do Comércio, conforme considerou José António Jardim, então estas devem ser discutidas na Rua dos Ferreiros, sede da USAM, e não na praça pública.
Guida Vieira não gostou também da data e do local escolhidos por José António Jardim para atacar Ivo Silva. "É uma provocação, é gravíssimo e se essas declarações são feitas numa conferência de imprensa da USAM, onde estava também o secretariado actual da União sentado, então há que assumir a responsabilidades". Só uma tomada de posição da CGTP poderá devolver a ordem e acabar com os atropelos numa União de Sindicatos à deriva, considera.
Com este conflito, a USAM perde credibilidade e dá razão a sindicatos como o dos Professores ou dos Enfermeiros que sempre recusaram filiar-se numa frente sindical. "Porque desconfiam deste tipo de actuações, porque não querem colaborar com este tipo de coisas, isso é que é grave: em vez de se criar condições para chamar mais sindicatos, ainda se cava mais o fosso", observa Guida Vieira. "Quem deve estar a esfregar as mãos de contente é o patronato e, de certa maneira, o poder regional, enquanto os sindicatos vão-se digladiando uns contra os outros, é claro que eles vão esfregando as mãos e vão atentando os direitos dos trabalhadores, isso é que me preocupa bastante", conclui.
-

16 comentários:

Jay Dee disse...

Algo contraditório

Anónimo disse...

Dr. Rui

E qual será a credibilidade do PS-M? Agora ligado ao seu 8º deputado, comunista do PND, já considerado um criminoso pela Justiça?
Será que o PS-M vai ter só Funchal (com os famosos ex independentes da CMF), R Brava e S Vicente?
Isto não pode continuar no PS-M!

amsf disse...

Criminoso?! No tempo da outra senhora também houve muitos criminosos mas os verdadeiros criminosos estavam cá fora!

MMV disse...

A Madeira é diferente em tudo!

Elvira Carvalho disse...

Pois deviam lutar pelo trabalhador. Porém parece que lutam mais por manter o seu "tacho"
Boa semana
Um abraço

Lapa disse...

O Alberto João sabe bem dividir para reinar!

*Carol Porne* disse...

Olá!

Os sindicatos perderam sua função de luta há muito tempo...agora são negociadores, meros mediadores na relação trabalhador-empresa, normalmente pendendo para esta última.
Infelizmente essa é a verdade...

Atualizei o blog, depois passa lá ok?
Bjos mil

Alexandro Pestana - www.miradouro.pt disse...

Infelizmente sindicatos e ordens profissionais são nada mais e nada menos que um clube de elitistas decididos a ganhar dinheiro à pala do rebanho de associados. É um negócio, pouco mais.

Letícia Perini disse...

Concordo com a Elvira,
deviam lutar mais pelo trabalhador.

LeniB disse...

Os sindicatos há muito que se defendem a si, relegando para 2º plano os interesses dos outros, os que pagam todos os meses as cotas.
Por essas e por outras é que eu não sou, nunca fui, nem serei sindicalizada.

Unknown disse...

Esclarecendo um ponto: o Coelho do PND foi condenado pelo crime de difamação e injúrias contra o antigo presidente da Câmara de Santa Cruz (por alegamente ter distribuido panfletos a acusar o homem de falcatruas)... que, na realidade, é o que o homem tem feito a vida inteira.

Quanto aos sindicatos, é a prova de que estão historicamente a ser ultrapassados. O tempo deles acabou!

poetaeusou . . . disse...

*
um dia,
se estiveres atento,
não perguntarás,
repudiarás . . . sómente . . .
,
abrç.,
,
*

Eu sei que vou te amar disse...

Uma luta desigual...infelizmente ainda existe muita coisa por fazer, o importante é vencer barreiras para que haja uma melhoria no sistema!
Beijo terno

Sei que existes disse...

Acho que tens toda a razão!
Beijos

Anónimo disse...

Amsf

Pois, mas agora vivemos em democracia, e não no tempo da outra senhora!
Relativizar tudo dá no mau resultado que temos visto.

Anónimo disse...

O ridiculo que se passou hoje na AL da RAM só prejudica o PS-M!
O PS-M foi avisado muitas vezes contra o PND.
O tal Coelho, já condenado por difamação, entre JCG e BA e Comp. Lda., obedece a estes!

O PS-M e JCG fizeram mal em se deixar usar pelo GRUPO do PND+Garajau+BlogCovarde, blog este promovido por este e outros blogs.