quarta-feira, 21 de maio de 2008

PS-M propõe a redução dos combustíveis na Madeira


O deputado do Partido Socialista, Carlos Pereira, publicou no seu blogue, http://apontamentossemnome.blogspot.com/, a proposta do PS-Madeira que "pretende criar as condições adequadas para a redução do preço dos combustíveis na Madeira".

Proposta
-
Se analisarmos a situação da Região Autónoma dos Açores, no que diz respeito à situação dos combustíveis, é possível concluir que a Autonomia naquela região contribui de forma decisiva para o bem estar das populações.
Apesar de um aparente menor desenvolvimento, conforme gosta de referir o PSD na Madeira, a verdade é que todos os índices de bem estar são favoráveis à RAA e, neste caso dos combustíveis as vantagens são bastante evidentes (ver quadro em anexo), conforme é possível verificar pelas seguintes diferenças:
A gasolina sem chumbo é 12,5% mais barata que na Madeira;
O Gasóleo rodoviário é 44% mais barato que na Madeira;
O Gasóleo agrícola é 60% mais barato que na Madeira;
O Gasóleo das pescas é 65% mais barato que na Madeira.
O Gás butano no revendedor é 35% mais barato que na Madeira.
-
Infelizmente, para todos os madeirenses, a autonomia do PSD é um processo de poder. Não é, como devia e como o PS-M defende, a utilização, plena e sistemática, do princípio da subsidariedade, de modo a contrariar os obstáculos, os problemas e as ansiedades dos madeirenses.
(...)
Medidas propostas

1. Implementação de medidas de carácter fiscal que contribuam para minimizar os efeitos do aumento do preço do petróleo. O grupo parlamentar do PS na ALRAM propõe a redução de, pelo menos 20% (o máximo possível são 30%) no ISP em comparação com o ISP a nível nacional;
2. Implementação de medidas de fiscalização no âmbito da aplicação do IVA de modo a garantir que a redução de 30% praticada na RAM tenha efeito consistente no preço final dos combustíveis.
3. Ao mesmo tempo, implementação de procedimentos de fiscalização que garantam que a redução do ISP proposto não seja internalizado pelas empresas distribuidoras.
4. Implementação de medidas adequadas de acompanhamento da concorrência de modo a evitar os comportamentos ilegais de cartelização.
5. Implementação de medidas urgentes de modo a acabar com o monopólio existente no porto do Funchal e dessa forma garantir a diminuição urgente dos transportes marítimos.
6. Desafectar o financiamento da empresa RAMED – Estradas de Portugal SA (ou de outras situações pouco claras e de prioridade duvidosa) das receitas dos combustíveis, pagos pelas famílias madeirenses, garantindo uma efectiva redução no preço final dos combustíveis.

9 comentários:

Alexandro Pestana - www.miradouro.pt disse...

Sim senhores! concordo plenamente com cada linha! É uma roubalheira o que estamos a sofrer na Madeira e pra uma pessoa como eu que tem de se deslocar entre o norte da ilha e o funchal estes aumentos da gasolina são um desfalque dos grandes na carteira!

Jay Dee disse...

Depois em vez de irmos a Espanha vamos à Madeira*

Anónimo disse...

Uma abstenção que é resposta
Qual o mistério do voto do PS na moção de censura ao Governo regional, sobretudo depois do discurso violento de Vítor Freitas sobre a pobreza que indiciava claramente uma sintonia entre PS e PCP?

Anónimo disse...

José António Cerejo
Sócrates condenado a pagar 10 mil euros a jornalista
O Tribunal da Relação de Lisboa condenou, na semana passada, o primeiro-ministro José Sócrates a pagar 10 mil euros por danos não patrimoniais causados ao jornalista do Público José António Cerejo

Maria Manuela Amaral disse...

Obrigado por ter passado na minha casinha e deixar lá um comentário muito querido.

Um abraço*
Manuela Fonseca

Roberto Almada disse...

Reabriu o Esquerda Revolucionária. Como sempre conto com a visita de todos e os comentários de quem tiver pachorra. Bem hajam. Roberto Almada.

Dama do Lago disse...

Olá Rui, obrigada pela visita ao meu jardim :)!

São disse...

Passaremos a abastecer na Madeira, pois claro.
Feliz feriado.

ஜॐ♥ஜ_Estrelinha_ஜॐ♥ஜ disse...

parabens plo lançamento do livro , espero que seja um sucesso...
retribuindo a visita a um dos meus espaços, deixo um beijinho e agradeço...tem um bom feriado