terça-feira, 9 de junho de 2009

Durãso Barroso candidato

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, declarou-se esta manhã candidato a um novo mandato à frente dos destinos do Executivo europeu.O anúncio foi feito na sequência de um encontro com o primeiro-ministro da República Checa, Jan Fischer, que ocupa a presidência rotativa da União Europeia (UE) e após contactos com o Governo sueco, que sucederá aos checos em Julho.
“Estou honrado por o presidente do Conselho Europeu me ter perguntado hoje se eu avançaria para um segundo mandato. Aceitei esse pedido”, disse o antigo primeiro-ministro português.

1 comentário:

il _messaggero disse...

Ó nomede Durão Barroso não é assim tão consensual quanto parece. Para ser eleito, Barroso precisa de obter um maioria qualificada no PE, algo que o PPE sozinho não tem.

Daí a necessidade de apoios por parte dos liberais, dado que dificilmente obterá apoios por parte do PSE ou do GUE (socialistas e comunistas), sendo de todo impossível obter apoios por parte dos Verdes.

Claro que haverá quem fure os apelos dos respectivos grupos políticos no PE (valores nacionais acabam ainda por falar mais alto), mas não prevejo uma eleição assim tão inconstestada como leio em muita CS.

Aliás, Sarkozy pondera dar apoio público a Barroso só após as municipais francesas em Outubro. Isto porque o nome Barroso foi dos temas centrais da campanha naquele país, não colhendo muito apoio por parte da opinião pública.

De facto, a gestão da crisepor parte da comissão, tem suscitado muitas reservas por parte dos maiores países.