quarta-feira, 23 de abril de 2008

Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor

Hoje, 23 de Abril, celebra-se o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. Uma data instituída pela UNESCO, com o objectivo de promover o livro e a leitura.

O direito de autor é reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos do Homem e pela Constituição da República Portuguesa, funcionando como garantia de defesa do património e dos valores culturais.
A data foi instituída para prestar tributo aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia. É o caso de Cervantes, Shakespeare, Vladimir Nabokov, entre outros.
A ideia de celebrar este dia surgiu na Catalunha, onde é oferecida uma rosa a cada pessoa que compra um livro. Desde então, o dia 23 de Abril tem sido comemorado de diversas formas um pouco por todo o mundo. Todos os anos o Comité da UNESCO nomeia a Capital Mundial do Livro.


Este ano, a Capital Mundial do Livro é a cidade holandesa de Amsterdão. A organização escolheu o filósofo do século XVII Espinoza, Anne Frank e a escritora de livros para crianças Annie M.G. Schmidt como ícones do mundo das Letras para esta celebração.

8 comentários:

Jay Dee disse...

Holanda... Livros... Hum... Yeah right.

Je Vois La Vie en Vert disse...

No meu caso, por causa da televisão e da internet, o livro ficou um pouco posto de parte e acho que é pena !
Esta semana vamos festejar o DIA DA TERRA. Com pequenas coisas podemos ajudá-la. Dá-me a tua opinião. Obrigada.

Beijinhos verdinhos

poetaeusou . . . disse...

*
a capital do livro,
pode ser a livraria
mais perto . . .
,
abç
,
*

Abg. PATRICIA S. SALAZAR C. disse...

hola, paso por aqui para saludarte e informarte que te he otorgado un PREMIO, pasalo buscando por mi Blog Paty y sus Ternuritas en la siguiente dirección electronica http://patriciaysusternuritas.blogspot.com/, espero lo disfrutes, besos. nos leemos

Suelem de Oliveira Bento disse...

Belo dia! Este que deveria ser todos os dias!O dia do livro. O que desejar? Que todos tenham oportunidade!Que todos apreciem a oportunidade.Sempre grandes obras, grandes escritores, grandes pessoas. Quem escreve compartilha conosco um pouco da sua propria vida!
Abraços...

Unknown disse...

Hi there! I don't read Portuguese but I do read Spanish. Is this a brideg in Amsterdam? Does Livro mean liberty or freedom? Nice blog you have here.

Aninhas disse...

Neste dia aproveitei e acabei de ler, com gosto e calma, o livro "Cal" de José Luís Peixoto. Um livro sobre os velhos, com uma linguagem límpida e clara e com a emoção à flor da pele.
Boas leituras durante o resto do ano.

PROF.ROBERLAND@LIGIA disse...

Amigo gostei da tua matéria, por isso postamos no nosso blog: aloeducacaoapodi.blogspot.com
Somos brasileiros! Infelizmente nossa cultura ainda é de ler poucos livros! Mas vamos mudar este quadro!
Saudações lusitanas!