terça-feira, 3 de agosto de 2010

DEIXEM DE FUMAR!!

Cigarros têm metade do tabaco e mais químicos.
Os cigarros actuais têm metade do tabaco vegetal do que aqueles que se fabricavam há 40 anos, sendo-lhes adicionados centenas produtos químicos para os tornar mais apelativos para os jovens e aumentar o poder viciante da nicotina. Esta a conclusão do Comité Nacional para a Prevenção do Tabagismo (CNPT) espanhol num relatório hoje divulgado pela agência EFE.
O relatório reflecte um estudo do Comité Científico para a Identificação dos Riscos Emergentes para a Saúde Pública, da Comissão Europeia, que avalia o uso de aditivos no tabaco com o objectivo de aumentar o vício.
'A indústria tabaqueira adiciona aos cigarros entre 400 a 600 substâncias químicas', escreve a CNPT. Estes químicos servem para dar a cada marca o seu sabor próprio, mas através da combustão transformam-se em elementos por si só prejudiciais à saúde.
A CNPT exemplifica: os açúcares adicionados aos cigarros para lhes dar sabor convertem-se, após a combustão, em acetaldeído, um produto químico que 'é viciante por si mesmo e que aumenta o poder da nicotina'.
Outra substância também utilizada pelos fabricantes é o cacau cujo fumo, após inalado, tem um efeito dilatador nos brônquios, o que 'facilita o trânsito dos vapores da nicotina nos pulmões', que assim chega com mais facilidade ao sangue, ainda segundo a CNPT citada pela EFE.

1 comentário:

Espaço do João disse...

Por muito que se queira, altos poderosos estão por detrás deste negócio, entre eles o próprio estado. 80% das receitas do tabaco vão para o estado que por sua vez, não tem interesses que se acabe com o vício do fumo.
É de lembrar que durante as guerras quer as que Portugal marcou presença , quer outras de outros países, enviava-se cigarros para as tropas em combate em que eram ministrados nos mesmos, productos provenientes de droga , para que os próprios soldados se esquecessem que estavam para matar. Que me venham dizer ao contrário.Veja-se que a canabis, teve o seu boom nos tempos de guerra. Muito mais o meu conhecimento teve, mas não quero alimentar polémicas.