sábado, 28 de agosto de 2010

O Líder do PS-Madeira desafia o Líder do PSD-Madeira



Na sequência das declarações do Dr. Alberto João Jardim, desafio ao líder do PSD-Madeira: quer ou não manter o diálogo institucional com o Governo da República e com o Primeiro-Ministro em nome dos superiores interesses da Madeira?
O Primeiro-Ministro, José Sócrates, em consequência da tragédia do 20 de Fevereiro, com o sentido de Estado que o caracteriza, dispôs-se a criar as condições exigíveis e a disponibilizar os meios materiais e humanos necessários para acudir à tragédia.
O Primeiro-Ministro e o Governo do PS congregaram esforços para desencadear a cooperação entre a União Europeia, a Região e a República e o sistema financeiro, e conseguir os fundos necessários à Reconstrução da Madeira, os quais, com o contributo de todos e com a Lei de Meios, atingem o montante de mais de 1080 milhões de euros.
Num primeiro momento, o Presidente do Governo Regional da Madeira pareceu compreender o momento grave que vivíamos e foi capaz de estar à altura do cargo que ocupa. Estariam normalizadas as relações institucionais a bem dos madeirenses, finalmente.
Contudo, numa afronta às vítimas da tragédia e aos desalojados, o Dr. Alberto João Jardim volta ao impropério e ao insulto. Haja contenção e respeito por quem morreu, por quem perdeu a casa, por quem ficou sem emprego, por quem ainda chora os seus entes queridos.
O PS não aceita que se faça política inqualificável com a desgraça do 20 de Fevereiro e muito menos admite que se façam insinuações sobre o comportamento do Primeiro-Ministro e do Governo de que é o mais alto responsável.
O líder do PSD, em atitude de esquizofrenia política, propala solidariedade ao executivo central e ao seu principal responsável mas continua a acusar de roubo o Governo em Lisboa.
O Governo da República não rouba a Madeira, antes a ajuda; ao contrário do líder do PSD, que privou a Madeira de 500 milhões de fundos europeus com a sua política irresponsável; o Primeiro-Ministro não abandona a Madeira em momento de aflição, antes é solidário com os Madeirenses.
O PS desafia o líder do PSD, a dizer, claramente se, – sim ou não – o Governo da República da responsabilidade do Primeiro-Ministro José Sócrates rouba a Madeira ou ajuda a Madeira.
O PS desafia o Presidente do Governo do PSD a dizer se quer continuar, como vinha até aqui a fazê-lo, a comportar-se de acordo com a função institucional que desempenha, em nome dos interesses da Madeira e dos Madeirenses ou se pretende criar a ruptura com o actual Governo da República presidido pelo Primeiro-Ministro José Sócrates, voltando as costas aos reais problemas da população da Região.
10. Finalmente, o PS percebe o claro desnorte do líder do PSD. De facto, ele já percebeu que os tempos começam a mudar. É de facto, necessário, um novo paradigma de governação, uma nova Plataforma Democrática para retirar a Madeira do atoleiro em que a lançou o Governo do PSD e o seu líder.


O Presidente do PS-Madeira
28.08.2010
Jacinto Serrão


Sem comentários: