terça-feira, 31 de março de 2009
Fundação Calouste Gulbenkian - Campanha solidária para as famílias em crise arranca com um milhão de euros
Selecção de futebol - Ronaldo: ‘Boca’ revolta balneário
Selecção: ‘Pesos-pesados’ da equipa esperavam reacção da federação."Se todos fizessem o que eu já fiz, éramos campeões do Mundo". Esta frase de Cristiano Ronaldo, proferida antes do jogo com a Suécia (0-0), caiu mal na selecção nacional.
PSD-Madeira repudia escolha de Jorge Miranda para Provedor da Justiça
segunda-feira, 30 de março de 2009
O negócio dos lixos é ruinoso para as Câmaras e lucrativo para a Valor Ambiente
As Câmaras pagam três vezes os lixos entregues nas Estações de Tratamento. Depois de recolherem os resíduos sólidos com as suas viaturas, o seu pessoal e os seus combustíveis, pagam à Valor Ambiente uma taxa fixa mensal que, somando todas as autarquias, fica em 421 mil euros, todos os meses, entreguem ou não lixo.
O Governo Regional criou uma empresa com o objectivo de reduzir estas despesas. Já estamos em finais de Março e nada se alterou. Está tudo na mesma.Obama anuncia ajuda aos construtores automóveis e incentivos à compra
GNR apreende droga em autocarros de estudantes
domingo, 29 de março de 2009
Jornal da Madeira congratula-se com as pedradas contra jornalistas?

As sete maravilhas do Atlântico
Destacar sete locais ou actividades imperdíveis no Atlântico é quase como eleger estrelas preferidas na Via Láctea... Eis a nossa selecção de algumas maravilhas que não deve deixar de ver antes de morrer.
Katia Delimbeuf

Açores
Banco Princesa Alice e Banco D. João de Castro
Cento e seis milhões duzentos mil quilómetros quadrados de mar - 106.200.000 km2, escrito por extenso, ainda tem mais impacto - e um dos destaques é nosso. Nosso, português, dos Açores. A 90 quilómetros do Pico, esconde-se um tesouro debaixo de água, considerado pelos entendidos como um dos melhores locais de mergulho de todo o Atlântico.
O Banco Princesa Alice - assim chamado porque descoberto a bordo do navio de investigação "Princesse Alice", do príncipe Alberto I, do Mónaco, em 1896 - é uma montanha submarina de águas límpidas, a 500 metros de profundidade, e uma imensa biodiversidade. Ali reina a fauna típica de mar aberto, os chamados "peixes do azul", grandes exemplares em enormes cardumes.
Outro local de mergulho soberbo é o Banco D. João de Castro, um vulcão submarino onde os mergulhadores descem habitualmente ao topo da cratera. Ali, podem ver-se as bolhinhas a sair das frestas, sinal da actividade sísmica. "É como mergulhar num aquário", partilha Luís Quinta, um dos raros privilegiados a ter fotografado estes locais ainda pouco divulgados.
http://clix.expresso.pt/
A linguagem rafeira do PSD-Madeira
sábado, 28 de março de 2009
Selecção portuguesa de futebol. Ou hoje ou nunca!

Um jogo para a selecção de Queiroz mudar de rumo
A selecção portuguesa já perdeu sete pontos no caminho para o Mundial 2010. Chegou a hora da verdade. Com Deco, recuperado, Cristiano Ronaldo espicaçado, o trinco Pepe e Eduardo mãos de Queiroz.
http://www.publico.clix.pt/
-
sexta-feira, 27 de março de 2009
Marinho Pinto: carta anónima que deu origem ao caso Freeport foi combinada com a PJ
No Público: O bastonário da Ordem dos Advogados afirma que a carta anónima que deu origem à investigação do caso Freeport foi combinada entre o autor e alguns elementos da Polícia Judiciária (PJ). Miséria na Indonésia
Rebentamento de barragem devasta parte de Jacarta.Após intensas chuvas, uma barragem nos arredores de Jacarta, Indonésia, acabou por ceder, inundando centenas de casas esta manhã. Cinquenta pessoas morreram.
Mais epísódios sobre o negócio da Valor Ambiente!
GOVERNO RESOLVE DÍVIDA À OTRS COM 5 ANOS PELA OPERAÇÃO DA MEIA SERRA.
quinta-feira, 26 de março de 2009
Afinal, há dinheiro, mas está mal aplicado!
Sobre a mesma matéria dos dinheiros dos partidos o Diário publicou um interessante trabalho: Nova Lei do Financiamento dos Partidos inclui norma que salva 'jackpot' Regional
'Causas sociais'
Muitos poderiam ser apoiados, conforme os casos, com os milhões do 'jackpot' aos partidos. Numa altura que se fala tanto do desemprego, se por exemplo fosse atribuído à média regional actual de 514 euros a quem não tem trabalho, daria para cerca 10.500 subsídios de desemprego ou para 875 pessoas durante um ano.

Lá conseguiram o "jackpot"!
Li no Diário:Só muda a cor, o resto é igual
Depois de tanta polémica em torno do famoso 'jackpot', eis que Lisboa acaba por dar o chamado 'jeitinho' e resolver o problema aos partidos. Não furtámos nada, apressam-se a apregoar os partidos. É verdade, ninguém roubou nada a ninguém. Mas não deixa de ser lamentável que os partidos usem os assentos parlamentares para aprovar, em benefício próprio, mordomias inacessíveis à maioria dos mortais. Pior ainda. Que tal aconteça numa época de plena crise económica, em que muitas famílias lutam pela sobrevivência.
Subeditor de Política e Economia
http://www.dnoticias.pt/Default.aspx?file_id=dn04010602260309&id_user=
quarta-feira, 25 de março de 2009
Política partidária
Hoje, assumir como opção de vida o exercício da cidadania plena, integrando um partido político, com o objectivo de participar de forma activa na construção de uma sociedade mais justa e mais livre não constitui uma tarefa fácil nem no interior da estrutura partidária nem no exterior!Na política, em qualquer região do país e do mundo, não basta parecer bem, ter uma gravata bonita, um fato bem engomado, uma licenciatura e boas ideias. Torna-se imprescindível além do respeito pelos outros e da capacidade de interacção e da disponibilidade para conviver com as regras da pluralidade, ter o discernimento de saber como expressar os argumentos necessários para defender as suas ideias.

Esta forma de actuar não tem nada a ver com política, este procedimento significa oportunismo e serve para destruir o que a política tem de mais genuíno que é o pluralismo, o debate de ideias e a construção de projectos em prol de uma causa comum.

Como dizia Hipócrates “O tempo é aquele em que há oportunidade e a oportunidade é aquilo em que há tempo, mas não muito”. Por isso, devemos agarrar as oportunidades que nos surgem e não deixá-las escapar por meros egoísmos ou porque não queremos contar com todos, mas apenas com alguns.
Virgílio Pereira é um PSD democrata
No DIÁRIO: "A alternância no poder é um pilar da democracia".Virgílio Pereira apoia afirmações de Monteiro Diniz e defende limite de mandatos.
O Representante da República afirmou, depois da audiência com Jaime Gama, que um dos problemas da democracia, na região, é o facto de apenas um partido exercer o poder, desde 1976. Algo que resulta da "vontade do povo da Madeira", como sublinhou Monteiro Diniz, mas que afecta a vida política regional.
Manuel Maria Carrilho: “É urgente mudar” a política cultural
terça-feira, 24 de março de 2009
Dia do Estudante
Algumas centenas de estudantes manifestaram-se hoje, um pouco por todo o país, contra as políticas do Ministério da Educação, em protestos com fraca afluência que os alunos atribuem ao regime de faltas.-
Relatório da IGE - furos nos horários dos alunos
No início do ano lectivo 2008/09, a percentagem de turmas do 3º ciclo do ensino básico com ‘furos’ nos horários subiu, em comparação com o ano anterior. A IGE apurou que 25 por cento das crianças com 3 anos, inscritas em creches do Estado, acabaram por não obter vaga, uma situação mais significativa nas áreas urbanas. No entanto, estes números “não significa que as crianças tenham ficado de fora de uma creche”, explicou o responsável.
“Podem ter ido para outras redes, até mesmo com apoio do Estado”, acrescentou José Maria Azevedo. Já em relação à dimensão das escolas do 1º ciclo, diz o trabalho dos inspectores da Educação que 27 por cento têm até 25 alunos, quando em 2004-05 eram mais de metade (54 por cento).
Baleias e golfinhos dão à costa
segunda-feira, 23 de março de 2009
Jaime Gama na Madeira?

Fazer coincidir uma visita oficial com um fim-de-semana é meio caminho andado para desvalorizar a iniciativa. A outra metade do caminho vem com a desconsideração em relação ao Parlamento da Madeira. Tal como Cavaco Silva, Jaime Gama evita a Madeira real.
Miguel Silva
Alcoolismo na Madeira
O resultado de 30 anos de políticas erradas do PSD-Madeira! Os PPDs só têm projectos e políticas para o betão armado e para o cimento. Em relação aos cidadãos, pouco ou nada se vê! Que esperem até às calendas gregas.-
Li no DIÁRIO: O acesso fácil, a cultura que promove o consumo, as tradições familiares e as próprias circunstâncias de cada pessoa, a sua personalidade e momento na vida desembocam em dependência.
Luanda -Cerca de três milhões de crentes na missa orientada pelo Papa


Cerca de três milhões de pessoas, oriundas das 18 províncias de Angola e de vários países, participaram na missa campal, orientada pelo Papa Bento XVI, domingo, na Esplanada da Cimangola, em Luanda.
Duas horas antes do culto calculavam-se já em cerca de um milhão e 500 pessoas no recinto, que ocupa uma área de 20 hectares.
Muitos pernoitaram no largo e outros milhares foram afluindo ao lugar desde as primeiras horas de hoje.
Administradores e gerentes têm de pagar coimas fiscais das empresas
domingo, 22 de março de 2009
A INVEJA MATA
Uma pessoa que tudo faz para prejudicar os outros por incontrolável inveja deve ter uma vida assente numa profunda frustração. É triste ver alguém viver assim. Concordo com o post do blogue:
http://coragem-pra-mudar.blogspot.com/2009/03/inveja-mal-secreto.html
sábado, 21 de março de 2009
Dia Mundial da Poesia

Outro segredo
Abro os olhos e fixo a janela aberta ao som da água
que corre no pequeno riacho
defronto-me com um espaço longe daquela janela
mas não apanho o entendimento desse espaço
ouço somente a água desprendida a correr
seguindo o firmamento que é só dela
antes de ruir com este momento e voltar a adormecer
seguro-me ao umbral da janela
ansioso por mais um outro segredo...
Rui Caetano
Primavera em Cabul
Quatro anos de governo do PS
Passados 4 anos de governo PS, concluímos que, apesar de o governo ter ganho a aposta no plano tecnológico, embora se reconheça o seu esforço por implementar medidas sociais aos mais desfavorecidos e por adoptar estratégias económicas para ajudar o sector empresarial, nem tudo correu bem. As políticas reformistas deste governo, muitas delas extremamente necessárias, mexeram demasiado com a vida dos cidadãos. Alteraram hábitos, retiraram vícios, criaram novos conceitos e lançaram as bases para uma visão moderna da sociedade, contudo, o objectivo economicista de algumas das reformas retirou privilégios e direitos adquiridos que não agradaram.
Na Região, a origem dos problemas não vem da República, mas dos erros estratégicos dos sucessivos governos do PSD e da sua governação autista. É falso e desonesto responsabilizar a Lei das Finanças Regionais pelas dificuldades da Madeira. Esta Lei trouxe, na verdade, mais rigor e contenção às contas públicas. Houve um corte das verbas da República para a Madeira, no entanto, o valor retirado é insignificante, pois a redução foi inferior aos milhões de euros que o governo regional está a gastar com a obra inútil da Marina do Lugar de Baixo.
A saúde económica, bem como o poder de compra dos madeirenses têm vindo a se agravar desde muito antes da LFR. O PSD-M provocou eleições antecipadas com o objectivo de esconder a sua incapacidade para governar com contenção, rigor e planeamento. Refugiando-se atrás das trincheiras das ameaças, da chantagem, dos insultos, dos discursos separatistas e do contencioso das autonomias, habituou-se a governar sem regras e inchado de fundos inesgotáveis. Sem estas condições não sabe governar.
Fizeram obras necessárias, como era seu dever, todavia, também estiveram, ao longo de 30 anos, a esbanjar e a desbaratar os recursos financeiros públicos na promoção de imensas obras inúteis e na aposta de um modelo de desenvolvimento obsoleto que criou uma dívida monstruosa e, entre outras consequências graves, lançou na sociedade madeirense mais de 10 mil desempregados.
As únicas medidas anti-crise que chegam à casa dos madeirenses, até hoje, são as políticas do governo do PS. O GR, sem alternativas, limita-se a aplicar as medidas do PS sem qualquer tipo de adaptação à nossa realidade insular, embora tenham poder para proceder a essas alterações.
Lembremo-nos de que o dr. Alberto João já disse que estava “disponível a apoiar Sócrates se este não tiver maioria absoluta”.
A vergonha da Madeira: PSD-Madeira

'O Governo Regional denuncia publicamente falsos "ambientalismos" com intuitos políticos, não cobre farsas, nem é hipócrita ao ponto de se solidarizar com aqueles que livremente entende não merecerem".
sexta-feira, 20 de março de 2009
A política partidária é uma actividade séria!
Quem está na política e utiliza a estratégia da exclusão e da ofensa pessoal como meios para atingir os seus objectivos políticos, mostra a sua fraqueza e, em pouco tempo, tornar-se-á vítima da sua própria estratégia.A RTP e as manifestações
A administração da RTP acaba de anunciar que decidiu retirar da emissão o anúncio publicitário de promoção da manhã informativa da Antena 1 cujo teor demonstrava uma crítica clara às manifestações.
quinta-feira, 19 de março de 2009
As grandes prioridades do PSD-Madeira
A vergonha da Madeira!!
O DIÁRIO conta a a reacção do dr. Alberto João, o presidente do governo regional, o responsável máximo pelos destinos da Madeira.
«Confrontado com o atentado que tem vindo a ser realizado na Ribeira do Faial, apesar de já ter sido várias vezes denunciado pelo DIÁRIO e identificado pelas entidades responsáveis, o presidente do governo regional disse, ontem, não saber sobre o que se estava a falar.Câmara de Lobos obrigada a devolver 2,5 milhões: Incompetência? Negligência?
Li no DIÁRIO: Arlindo Gomes ainda não sabe onde irá buscar o dinheiro a devolver à UE. A má notícia para a Câmara chegou no início deste mês. EUA: lei que obriga AIG a devolver bónus foi aprovada
O presidente da AIG esteve hoje no Congresso dos EUA a testemunhar. O comité judicial dos Estados Unidos, controlado pelos democratas, aprovou uma lei destinada a recuperar os 165 milhões de dólares (cerca de 127 milhões de euros) pagos pela seguradora AIG aos seus executivos.quarta-feira, 18 de março de 2009
Jornalistas tinham sido ameaçados com uma "chuva de pedras"

Li no Diário de Notícias: Pedras para calar extracção ilegalO automóvel do DIÁRIO foi apedrejado ontem à noite no sítio dos Moinhos, no Faial, durante uma reportagem sobre extracção ilegal de inertes na ribeira.

Famílias com desempregados vão ter redução de 50 por cento na prestação da casa
terça-feira, 17 de março de 2009
Escândalo na RTP-M - programa: Prolongamento

Ontem, realizou-se o jogo Nacional-Marítimo. O resultado final foi um empate (1-1). À noite, na RTP-M, realizou-se o programa desportivo Prolongmento. Neste programa, entre outros intervenientes, existe um convidado do Marítimo e outro do Nacional.
O presidente do Nacional, o engenheiro Rui Alves, dirigiu-se às instalações da RTP-M com o objectivo de pedir satisfações ao comentador do Marítimo. A discussão foi violenta e não chegaram a se agredir, porque os restantes convidados e o apresentador conseguiram evitar.






