segunda-feira, 9 de março de 2009

Os subsídios do Governo Regional da Madeira

O Diário de Notícias publica hoje um suplemento dedicado aos subsídios, apoios financeiros e comparticipações do Governo Regional da Madeira a todo o género de entidades, públicas e privadas, culturais e religiosas, da Educação e do Desporto.
-
Grande 'bolo' para a Estradas da Madeira e confirmação de menos avales: São 295 milhões comparticipados à RAMEDM e uma quebra de 89,5% a endividamentos. É, de longe, o maior responsável pelos valores 'astronómicos' atingidos pelos Subsídios de 2008, não só em termos verbas como em número de entidades beneficiadas.
Só em volume de transferências/pagamentos, o GR atribuiu um total de mais de 377 milhões de euros a 158 empresas públicas ou privadas ou empresários em nome individual, 29,76 por cento acima de 2007 (290,7 milhões de euros).
Se a este valor retirássemos os quase 295 milhões atribuídos, em forma de comparticipação à empresa 'RAMEDM - Estradas da Madeira, S.A.' para a construção das principais vias, túneis e pontes que ainda estão por concluir a Oeste e Norte da Madeira e para a Cota 500 do Funchal e a extensão da Via Rápida ao Estreito de Câmara de Lobos , este sector ficaria com a 'magra' fatia de 82.303.671 euros.
A não retirada deste valor - que segue os mesmos critérios de outros anos, como foi o caso do Serviço Regional de Saúde (actual Serviço de Saúde da RAM, E.P.E.) nos últimos dois - ajudou a inflaccionar os números finais, apesar de em 2008 já não termos assistido ao forte apoio às Sociedades de Desenvolvimento, como vinha acontecendo desde 2001.
-
Ver mais em :

Sem comentários: