segunda-feira, 23 de março de 2009

Alcoolismo na Madeira

O resultado de 30 anos de políticas erradas do PSD-Madeira! Os PPDs só têm projectos e políticas para o betão armado e para o cimento. Em relação aos cidadãos, pouco ou nada se vê! Que esperem até às calendas gregas.
-
Li no DIÁRIO: O acesso fácil, a cultura que promove o consumo, as tradições familiares e as próprias circunstâncias de cada pessoa, a sua personalidade e momento na vida desembocam em dependência.
O estudo epidemiológico, feito em 2006, mostrou que há, entre a população madeirense, 7,6% de potenciais dependentes. Os números, no entanto, não são consensuais. Rui Cardoso, da 'Mão Amiga', refere a existência de 35 mil madeirenses com problemas de álcool, mas Emanuel Alves e Sérgio Lima, psicólogo e enfermeiro do Centro Ricardo Pampuri da Casa de Saúde de São João de Deus, dizem que os 7,6% são o que mais se aproxima da realidade, resulta do único estudo sobre consumo de álcool feito até hoje na Madeira, que representará um universo de 15 a 20 mil dependentes.
15 ou 30 mil dependentes, o que os técnicos e responsáveis pelas associações conhecem são as pessoas que chegam a pedir apoio. São encaminhadas por amigos, pela família ou pelas comissões concelhias de saúde mental que funcionam nos centros de saúde.

1 comentário:

A OUTRA disse...

No seu comentário, que agradeço, diz que que os caminhos somos ná que escolhemos, mas acrescenta "e não só"...
Como vê, conscientemente, sabe que as circunstâncias levam-nos a escolher caminhos que nem sempre são os que desejamos.
Obrigada e boa semana
Maria