terça-feira, 3 de março de 2009

Na Madeira, o PSD promove a TEOLOGIA DO MEDO

Li no DN: "Presidente do Governo impõe 'tolerância zero'. Jardim 'manda' Câmaras e secretarias levarem tudo e todos a tribunal.
É um 'segredo dos deuses' que o DIÁRIO consegue desvendar quase um mês depois de ter sido produzido. O presidente do Governo enviou ofícios aos presidentes de Câmara da Região, a recomendar que levem a tribunal tudo e todos aqueles que entendam a estar a colocar em causa o bom nome pessoal e das instituições.

A recomendação seguiu também para as secretarias regionais. Há meses que Jardim deu a entender que essa deveria ser a prática, mas só no final de Janeiro oficializou a sua recomendação.
Outra das diferenças é que a intenção havia sido manifestada na qualidade de líder partidário e agora é concretizada na de presidente do Governo. O que causou estranheza nisto tudo é que a presidência do Governo não é superior hierárquico do poder autárquico.
Alguns autarcas interrogam-se mesmo se teria havido recomendação/ordem a uma Câmara socialista, caso houvesse alguma. Resta ainda a interpretação de que haverá uma consideração de menoridade para com os responsáveis autárquicos, o que não existiria se tudo tivesse acontecido ao nível partidário. Todas as Câmaras da Região são lideradas por eleitos do PSD.
Intimidação de adversários. O ofício de Jardim não vai ao ponto de considerar ser necessário intimidar os adversários políticos, mas é essa a interpretação que o documento está a suscitar. Oficialmente, a ideia é pugnar por alguma dignidade cívica, por se considerar haver um certo laxismo quando muitas acusações são feitas por quem diverge dos social-democratas, politicamente ou ao nível do pensamento. Algo que tende a ganhar dimensão na actualidade.
É defendido, por isso, que é necessário chamar os 'infractores' à atenção, para o facto de não poderem fazer acusações gratuitas. A fórmula encontrada é a de mandar tudo para tribunal. A decisão é para aplicar a toda a gente e toda a organização que falte ao que for entendido como 'a verdade' e ao que se achar que ponha o bom-nome das pessoas e das instituições em causa.
Além dessas pessoas, é para levar a tribunal os meios de comunicação social que divulguem textos no sentido descrito. É a 'tolerância zero' do presidente do Governo Regional da Madeira".

1 comentário:

amsf disse...

Quanto a pseudo-processos judiciais desta índole o que há fazer é ignorar qualquer contacto/convocatória do sistema judicial! Este que me processe por incentivo à desobediência civil ou desrespeito!