segunda-feira, 30 de março de 2009

O negócio dos lixos é ruinoso para as Câmaras e lucrativo para a Valor Ambiente

As Câmaras pagam três vezes os lixos entregues nas Estações de Tratamento. Depois de recolherem os resíduos sólidos com as suas viaturas, o seu pessoal e os seus combustíveis, pagam à Valor Ambiente uma taxa fixa mensal que, somando todas as autarquias, fica em 421 mil euros, todos os meses, entreguem ou não lixo.
Pagam ainda por cada tonelada de lixo entregue nas estações. O Funchal, por exemplo, paga 135 euros por tonelada. E, por fim, o lucro da venda dos lixos recicláveis, que são vendidos à Ponto Verde, não são entregues na totalidade às Câmaras. Para vender, a Valor Ambiente exige mais uma taxa de compensação e, por isso, retira 25% da verba correspondente ao vidro, 35% correspondente ao papel, ao cartão, às embalagens de plástico e metal. Em 2007, esta taxa ficou com 100 mil euros das Câmaras.
O Governo Regional criou uma empresa com o objectivo de reduzir estas despesas. Já estamos em finais de Março e nada se alterou. Está tudo na mesma.
Este tipo de negócios arruínam os orçamentos das Câmaras e prejudicam os munícipes. Se as Câmaras estão endividadas e têm problemas financeiros a culpa é desta má gestão dos dinheiros públicos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Interessante ver a sua perspectiva, não quero fazer o trabalho de advogado de defesa, contudo parece-me que algo não está 100% correcto, primeiro, não me parece que seja a valorambiente a aproveitar-se do dinheiro, ou a cobrar demasiado pelo seu tratamento, acho que as pessoas ainda não se aperceberam que devem reduzir o lixo produzido e pagar pelo seu tratamento, afinal as estações representam um custo fixo mensal, quer sejam entregues resíduos ou não. Acho que uma consulta ao relatório de contas da empresa (que me parece bem estruturado) e ao seu estudo de sustentabilidade talvez o pudessem elucidar. Talvez o melhor fosse colocar tudo numa barcaça e despejar ao largo no meio do Oceano, ou então enterrar no centro da ilha.....Quanto à nova empresa prepare-se, acho que as coisas ainda vão piorar.....Peço desculpa pelo anonimato, mas nesta ilha às vezes é melhor só falar quando se pode e não quando se quer.....