quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Empreendedorismo social I

O desenvolvimento das sociedades, refiro-me, naturalmente, ao verdadeiro desenvolvimento, aos profundos contributos das novas tecnologias, ao aperfeiçoamento do mundo científico, à revolução na área da saúde e da educação, à defesa da qualidade do ambiente, entre outras, em suma, a melhoria considerável da qualidade de vida de milhões de povos trouxe uma nova visão de mundo, redefinindo, de um modo irreversível, as vidas humanas.
A grande mudança, absoluta, foi a possibilidade de as pessoas viverem durante muito mais tempo com mais saúde e grande mobilidade física. Ora, esta nova conquista do aumento da longevidade dos humanos fez com que desenvolvessem outras capacidades com o objectivo de preservarem a sua qualidade de vida até ao máximo possível e, dentro das contingências da idade, a necessidade de renovarem os sonhos e as utopias, partindo em busca de outras ocupações, de outras actividades e interesses que mantenham vivo o sentido de utilidade e o gosto pela vida.
Um dos caminhos encontrados, entre tantos outros, foi o de investirem o tempo das suas longas vidas em projectos sustentáveis, mas sem a tónica capitalista do lucro como ponto de referência, isto é, começam a apostar, cada vez mais, em iniciativas de cariz social. Estas organizações de empreendedores sociais dedicam os seus dias a tentar melhorar e a transformar a vida das pessoas mais desfavorecidas oferecendo-lhes, em imensos casos, a dignidade que merecem.

Sem comentários: