sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Vacina para família e amigos - Parentes e amigos de membros do GR e de médicos tratados como grupo de risco

DIÁRIO: Os centros de vacinação da Região estão a ministrar a vacina contra a Gripe A aos titulares de cargos públicos de acordo com listas enviadas pelas próprias entidades já que, por cá, não é o IASAÚDE que estabelece as prioridades, mas cada serviço público.
O certo é que nos últimos dias, no Centro de Saúde de Santo António, familiares de governantes e de médicos foram tratados como grupo de risco e vacinados. Esse foi, pelo menos, o caso da família do vice-presidente do Governo Regional que recebeu a vacina em Santo António na última quarta-feira (com um atendimento nas Urgências do Hospital já ontem). Aliás, a quarta-feira foi bastante movimentada no Centro de Santo António onde apareceram parentes e amigos de médicos de partida para viagens longas.
Estas vacinas foram ministradas sem a apresentação de uma credencial. Ou seja, contrariando as indicações de que, no caso dos adultos, as vacinas apenas podem ser dadas a doentes crónicos que apresentem a carta do médico assistente.
A única justificação apresentada foi de que a "ordem veio de cima". Tanto os titulares de órgãos de soberania (no caso regional os titulares de órgãos de governo próprio), como os profissionais de Saúde estão incluídos nos grupos de risco definidos pela Direcção Geral de Saúde, mas as orientações nacionais - que estão disponíveis no 'site' da DGS - não incluem as famílias ou os amigos próximos nos grupos de risco.
-
Não vejo onde está o problema. Acho muito bem que os senhores do governo defendam primeiro os seus interesses e só depois, e se não constituir muita maçada nem demasiados transtornos, os cidadãos comuns, pois se o povo votou no PSD da forma que votou é porque prefere assim. Estes senhores sempre demonstraram este tipo de atitudes, no entanto, continuam a receber o apoio do povo.
Por isso, há razões para contestar? Talvez! Mas onde e quando?

Sem comentários: