sábado, 21 de novembro de 2009

Taxa do IMI

O IMI, Imposto Municipal sobre Imóveis, é um instrumento fiscal importante do ponto de vista da receita para a autarquia do Funchal, no entanto, representa também um imposto com valor demasiado elevado para as famílias funchalenses, havendo, inclusive, casos em que a avaliação do imóvel é feita de acordo com índices desproporcionados com o valor real.
O Funchal é um dos municípios do país que apresenta um dos mais elevados índices de liquidez. A juntar a esta situação, existem imensas famílias que estão a chegar ao fim do prazo da isenção prevista na lei, o que irá aumentar a receita da CMF novamente.
Perante a grave crise mundial que afecta as famílias madeirenses, estes cidadãos não têm hipóteses de pagar o seu IMI, por motivos económicos, em muitos casos, devido ao desemprego de um dos elementos da família e, em alguns casos, dos dois,
A CMF não pode esquecer a situação económica e financeira dos funchalenses, por isso, deverá proceder não só à diminuição do IMI, ajudando as famílias madeirenses, como também encontrar formas para socorrer as pessoas que, neste momento, não estão a conseguir pagar o IMI.
O acumular das dívidas deste imposto pode vir a se agravar de ano para ano, criando situações demasiado complicadas.
A CMF poderá recuperar a receita perdida com esta diminuição do imposto, se cortar nas despesas correntes, na aquisição de bens e serviços, se não embarcar em desperdícios e se negociar com o Governo Regional uma forma de compensação do IMI que não recebe dos hotéis que estão classificados como unidades hoteleiras de interesse turístico.

Sem comentários: