quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Quer conhecer Marte? A NASA leva-o lá

A NASA e a Microsoft acabam de lançar um jogo que permite aos fãs do espaço explorar o planeta vermelho. A missão interactiva “be a Martian” (Seja um marciano) convida os internautas a ajudar os cientistas nas suas investigações. Entre várias tarefas, o jogador pode aperfeiçoar mapas do planeta ou contar o número de crateras existentes à superfície.
“Vivemos numa época na qual todo o mundo pode ser um explorador”, observou Doug McCuistion, director do programa de exploração de Marte da NASA, num comunicado de imprensa. “Com tanta informação das missões marcianas acessíveis ao cidadão, explorar Marte tornou-se uma missão humana partilhada”, acrescentou.
“A colaboração de milhares de participantes pode ajudar os cientistas a confeccionarem mapas mais precisos”, acrescenta ainda o comunicado.
“A beleza deste tipo de experiência é que não só ensina as pessoas sobre Marte e o trabalho que a NASA faz, mas também envolve vastos grupos de pessoas a ajudarem na resolução de desafios reais que os computadores não podem resolver sozinhos,” sublinhou também o director de inovação comercial da Microsoft, Marc Mercuri.
O site contém centenas de milhares de fotografias de Marte obtidas em quase 50 anos, muitas nunca antes divulgadas.

Sem comentários: