sábado, 5 de julho de 2008

Por onde andam os VALORES?

Esta nossa sociedade está a entrar num caminho demasiado vazio de valores e quando são os jovens a liderar este tipo de comportamento ainda é mais grave.
O DN de hoje, e toda a Comunicação Social, publicava a seguinte notícia.

"Data: 05-07-2008
-
Grupo humilhava crianças e idosos

-
Ofensas eram filmadas e depois divulgadas através do Youtbe.com
-
Um grupo de adolescentes foi identificado pela PSP esta semana pela "prática de vários actos ilícitos qualificados pela lei como crime, designadamente de ofensas à integridade física, dano e difamação", revelou ontem um comunicado desta força policial.
Os suspeitos, naturais e residentes nos concelhos de Santa Cruz e Funchal, onde a maioria estuda, pertencem a ambos os sexos e possuem idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos.
"Os menores em causa, de forma organizada e deliberada, preparavam complexas combinações de substâncias químicas e alimentares, de forma a obterem cocktails viscosos e com forte potencial de toxicidade, utilizando seguidamente essas matérias para violentar gratuitamente as suas vítimas na via pública", lê-se na referida nota.
A Divisão de Investigação Criminal da PSP apurou que as vítimas, que eram escolhidas por serem ou muito mais novas ou mais velhas que os agressores, eram abordadas em "parques públicos, recintos escolares e imediações de complexos balneares, provocando fortes prejuízos no vestuário e outros artigos afectados directamente pelas referidas substâncias".
Para a PSP, a escolha de crianças e idosos era privilegiada, tendo em conta as "dificuldades de reacção, maior fragilidade e/ou menor resistência à acção ilícita dos suspeitos", que também praticavam "actos de vandalismo em bens públicos".
As 'proezas' eram "filmadas por um ou mais membros do grupo, através dos seus telemóveis, para depois serem colocadas e difundidas na Internet, num site (Youtube) de fácil e grande acesso público, com o objectivo de humilhar publicamente as vítimas".

7 comentários:

meus instantes e momentos disse...

muito bom teu blog. Principalmente para quem está, como eu, aqui no Brasil. Nós começamos a conhecer mais esse belo Portugal.
Gostei muito daqui.
parabens.

MMV disse...

É uma situação vergonhosa... Enfim! Espero que seja tomada uma atitude por parte das autoridades, algo exemplar!

vieira calado disse...

Soube desse caso pela T.V.
É, de facto, caso para perguntarmos para onde vamos?
Um abraço

(Penso, Logo Escrevo...) disse...

Oi.
Desculpe a demora em postar, mas tive um problema com meu PC.
Estou de Volta. Aguardo sua Visita!
Abraços!!!

Sandra disse...

Dizes bem quando referes um vazio de valores que inunda a nossa sociedade. De facto pergunto-me como é possível este tipo de situações a ocorrerem constantemente! Preocupa-me.

Anónimo disse...

Para onde vamos?
Será que aqueles valores que nos ensinaram a nós, hoje ficaram esquecidos no tempo?
Abraço aqui do Pico-Salomé

Espaço do João disse...

Sempre ouvi dizer em toda a minha vida, que os ex. vêem de cima. Isso foi o resultado da leviandade de certos papás para com os seus "betinhos ". Lembro-me perfeitamente das palavras do nosso conterrâneo Vicente Jorge Silva, muito contestada em vários orgãos da comunicação social. Geração Rasca. Se isto não é a dita geração então o que sera?.
Um abraço João.