sexta-feira, 2 de outubro de 2009

UNESCO declara o tango Património Imaterial da Humanidade

O tango passou ontem a ser Património Imaterial da Humanidade. A decisão da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), tomada durante uma convenção em Abu Dhabi, garante a protecção deste tipo de música e dança da zona do Rio da Prata, na América Latina.
A candidatura foi apresentada em conjunto pela Argentina e o Uruguai, e os dois países deverão agora adoptar medidas para promover e proteger o tango - para isso já apresentaram uma série de projectos que exigirão um investimento de um milhão de dólares, adianta a AFP.
A Unesco tem vindo a promover, a par do património material (monumentos e lugares naturais), a protecção do chamado património imaterial, que reúne práticas e conhecimentos que caracterizam as culturas de determinados grupos ou comunidades e que se manifestam, por exemplo, em expressões orais, artes do espectáculo, rituais ou festas tradicionais. Um dos objectivos é preservar práticas deste tipo que estejam ameaçadas de degradação ou desaparecimento.
Portugal está também a preparar uma candidatura do fado a Património Imaterial da Humanidade, e o facto de o tango já ter conquistado este estatuto pode ser uma boa notícia.

O tango nasceu no início do século XX quando muitos imigrantes europeus começaram a chegar ao Rio de La Plata. A tradição, que surgiu nos meios populares de Buenos Aires e Montevideu, alargou-se e a dança e a música são hoje conhecidas em todo o mundo e têm núcleos de fãs por todo o lado.
http://jornal.publico.clix.pt/noticia/01-10-2009/unesco-declara-o-tango-patrimonio-imaterial-da-humanidade-17929908.htm


Sem comentários: